yorkshier ajuda
Moderador: mcerqueira
Desculpa lá, Arcanjo mas não posso concordar contigo. Comprei o meu bob há 12 anos na feira de actividades económicas em Braga. Era um " importador " de animais que o tinha à venda. Na altura dei 120 contos ( 600 euros ). por ele. O tal LOP nunca apareceu mas isso não faz do meu cão um rafeiro, desculpa. Ou seja ele é decididamente um bobtail. Tem todas as caracteristicas próprias da raça, estalão, etc. Não tem LOP. Mas não deixa de ser um bobtail.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
nicosa Escreveu:Desculpa lá, Arcanjo mas não posso concordar contigo. Comprei o meu bob há 12 anos na feira de actividades económicas em Braga. Era um " importador " de animais que o tinha à venda. Na altura dei 120 contos ( 600 euros ). por ele. O tal LOP nunca apareceu mas isso não faz do meu cão um rafeiro, desculpa. Ou seja ele é decididamente um bobtail. Tem todas as caracteristicas próprias da raça, estalão, etc. Não tem LOP. Mas não deixa de ser um bobtail.
Decididamente???
Ok..então e provas isso?..sabes quem são os pais...alias sabes ou tens a certeza de quem são os pais dele...de onde veio..os avôs as avós etc etc...e consegues provar isso??? Não!! ou seja...até poderá dar-se o caso de a ninhada ter sido registada e até aver LOP (ou outro documento do País respectivo)..mas sem isso afirmo-te que até poderia ser um Excelente Exemplar...mas é um RAFEIRO!
Sem papel a provar a proveniencia do animal...lamento mas até pode ser um canito muito parecido com um BOB e nada ter a ver com ele...
Arcanjo
Sem querer entrar em polémicas é então um papel que define a pureza da raça de um cão ? Ou seja os 2 filhotes que o Bernie teve há 8 anos atrás com uma bob não são puros porque tambem eles não foram registados. Não interessa que estejam dentro das caracteristicas. Não têm o tal papel = RAFEIROS.
Já agora define-me lá RAFEIROS...
Nota que estou a pura e simplesmente a questionar , não quero de maneira nenhuma entrar em polémicas nem discussões. Isso é muito arriscado aqui por estes lados ....lolololol!
Já agora define-me lá RAFEIROS...

Nota que estou a pura e simplesmente a questionar , não quero de maneira nenhuma entrar em polémicas nem discussões. Isso é muito arriscado aqui por estes lados ....lolololol!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
- Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas
e voltamos á mesma conversa.
rafeiro: animal sem LOP nem nenhum tipo de registo, animal cujos antecedentes (pais, avós, etc) são desconhecidos.
eu tenho em casa aquilo a que podemos chamar uma orky. ou seja, foi comprada a uma criadora conceituada, que me jurou a pés juntos que a minha cadela era filha de uma miniatura que ela lá tinha. a minha Yorkie tem LOP e custou 85 contos (há doze anos atrás!).
posso dizer que não deixa de ser pura mas é um péssimo exemplar da raça. é demasiado grande, demasiado comprida, demasiado pesada, o pêlo não é nada de jeito (por muito que eu tente melhorá lo!). enfim, enfiaram me bem o barrete!!!
mas é a minha orkshire mais linda e eu gosto dela assim!
rafeiro: animal sem LOP nem nenhum tipo de registo, animal cujos antecedentes (pais, avós, etc) são desconhecidos.
eu tenho em casa aquilo a que podemos chamar uma orky. ou seja, foi comprada a uma criadora conceituada, que me jurou a pés juntos que a minha cadela era filha de uma miniatura que ela lá tinha. a minha Yorkie tem LOP e custou 85 contos (há doze anos atrás!).
posso dizer que não deixa de ser pura mas é um péssimo exemplar da raça. é demasiado grande, demasiado comprida, demasiado pesada, o pêlo não é nada de jeito (por muito que eu tente melhorá lo!). enfim, enfiaram me bem o barrete!!!
mas é a minha orkshire mais linda e eu gosto dela assim!
Devem e têm que ser considerados como sem raça definida!
Mesmo sendo genéticamente puros, se não tem registo não pode ser considerado como tal, pois como já disse em posts anteriores, o que não falta é gente convencida que tem cães de raça, quando da raça não têm nada
Daí a importância do LOP e o porquê dos cães sem registo terem que ser considerados como sendo de raça indefinida.
Mesmo sendo genéticamente puros, se não tem registo não pode ser considerado como tal, pois como já disse em posts anteriores, o que não falta é gente convencida que tem cães de raça, quando da raça não têm nada

Daí a importância do LOP e o porquê dos cães sem registo terem que ser considerados como sendo de raça indefinida.
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
RAFEIRO = Cão sem Raça definida!...não existe pureza ou impureza..existe cão de raça (Provada pelo tal LOP) e cão de sem raça VULGO Rafeiro.nicosa Escreveu:Sem querer entrar em polémicas é então um papel que define a pureza da raça de um cão ? Ou seja os 2 filhotes que o Bernie teve há 8 anos atrás com uma bob não são puros porque tambem eles não foram registados. Não interessa que estejam dentro das caracteristicas. Não têm o tal papel = RAFEIROS.
Já agora define-me lá RAFEIROS...![]()
![]()
![]()
Arcanjo
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Boas
Vou ver se consigo explicar de forma(s) a que todos percebam.
O LOP é como se fosse o BI do cão. Atesta varios elementos, nomeadamente a genealogia (pais, avós e bisavós) e a raça a que o cão e os seus antepassados pertencem.
Se perdermos o nosso BI não temos nada que ateste quem nós somos nem a nossa nacionalidade. O mesmo se passa com o cão: sem LOP não se pode afirmar que de trata de um cão de raça, mas um cão com caracteristacas da raça X. O cão perde a "nacionalidade", até pode ser do mais puro que existe, mas para todos os efeitos é um cão sem raça definida.
O LOP tem varias utilidades, nomeadamente quando usado por criadores decentes. Evita-se demasiada consanguinidade por exemplo, defeitos geneticos ou doenças debilitantes. Mas claro isto implica MUITA pesquisa.
Ao cruzar um cão sem LOP corre-se sempre o risco, por exemplo, de cruzar dois irmãos.
Ahh.. e o valor do LOP numa ninhada de 5 cachorros fica em cerca de 20€ por cachorro. Basta irem ao site do CPC e fazerem as contas.
Agora o que entra em causa é a decência e a honestidade dos criadores. Claro que podem entregar rafeiros (mae pura pai desconhecido) e entregar um LOP e dizer que são filhos do cão que aparece nos papeis. Infelizmente ainda não se verificam tantas ninhadas quanto se devia (para mim eram todas). E não se esqueçam da lotaria que é a genetica: 2 animais suberbos e campeões podem, juntos, não produzir grandes cães.
É um pouco como comprar um carro: pedimos e pagamos extras como air-bags xpto e controlo disto e daquilo e só quando batemos é que se descobre que fomos enganados.
Vou ver se consigo explicar de forma(s) a que todos percebam.
O LOP é como se fosse o BI do cão. Atesta varios elementos, nomeadamente a genealogia (pais, avós e bisavós) e a raça a que o cão e os seus antepassados pertencem.
Se perdermos o nosso BI não temos nada que ateste quem nós somos nem a nossa nacionalidade. O mesmo se passa com o cão: sem LOP não se pode afirmar que de trata de um cão de raça, mas um cão com caracteristacas da raça X. O cão perde a "nacionalidade", até pode ser do mais puro que existe, mas para todos os efeitos é um cão sem raça definida.
O LOP tem varias utilidades, nomeadamente quando usado por criadores decentes. Evita-se demasiada consanguinidade por exemplo, defeitos geneticos ou doenças debilitantes. Mas claro isto implica MUITA pesquisa.
Ao cruzar um cão sem LOP corre-se sempre o risco, por exemplo, de cruzar dois irmãos.
Ahh.. e o valor do LOP numa ninhada de 5 cachorros fica em cerca de 20€ por cachorro. Basta irem ao site do CPC e fazerem as contas.
Agora o que entra em causa é a decência e a honestidade dos criadores. Claro que podem entregar rafeiros (mae pura pai desconhecido) e entregar um LOP e dizer que são filhos do cão que aparece nos papeis. Infelizmente ainda não se verificam tantas ninhadas quanto se devia (para mim eram todas). E não se esqueçam da lotaria que é a genetica: 2 animais suberbos e campeões podem, juntos, não produzir grandes cães.
É um pouco como comprar um carro: pedimos e pagamos extras como air-bags xpto e controlo disto e daquilo e só quando batemos é que se descobre que fomos enganados.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
Ainda acrescento:
Porquê a importância do LOP?
Porque vocês podem pegar num Labrador e num rafeiro e cruza-los. E o que pode sair? Podem sair cachorros muito idênticos ao Labrador, ou ao rafeiro, ou uma mistura dos dois. Agora eu pego nos cachorros que ficam idênticos ao Labrador e vendo-os como tal, mas sem LOP, vendo-os baratos e digo que sou um pessoa honesta, que não vive da criação como os mauzões e gananciosos dos Criadores, e por isso até nem registei a ninhada. Ora vocês ficam todos contentes com a pechincha, e com um cão e até dizem que é um Labrador. Mas esse cão não passa de um rafeiro. E para vocês que pouco percebem da raça, e querem é barato, não vêm as más características que esse cão tem. Se cruzarem mais tarde esse cão, que supostamente deveria ser um Labrador com um Labrador (com LOP), pode-vos sair cães iguais ao rafeiro pai do vosso cão. Todos não vão passar de RAFEIROS, por muito que se parecem com determinada raça.
Porquê a importância do LOP?
Porque vocês podem pegar num Labrador e num rafeiro e cruza-los. E o que pode sair? Podem sair cachorros muito idênticos ao Labrador, ou ao rafeiro, ou uma mistura dos dois. Agora eu pego nos cachorros que ficam idênticos ao Labrador e vendo-os como tal, mas sem LOP, vendo-os baratos e digo que sou um pessoa honesta, que não vive da criação como os mauzões e gananciosos dos Criadores, e por isso até nem registei a ninhada. Ora vocês ficam todos contentes com a pechincha, e com um cão e até dizem que é um Labrador. Mas esse cão não passa de um rafeiro. E para vocês que pouco percebem da raça, e querem é barato, não vêm as más características que esse cão tem. Se cruzarem mais tarde esse cão, que supostamente deveria ser um Labrador com um Labrador (com LOP), pode-vos sair cães iguais ao rafeiro pai do vosso cão. Todos não vão passar de RAFEIROS, por muito que se parecem com determinada raça.
Até acho o conceito do LOP um bom conceito, se funcionasse. Talvez daqui por uns anos as mentalidades mudem e realmente tenha o significado que agora lhe apregoam.
Conheci um caso de uma pessoa que tinha cães de pais com LOP e que optou por não os registar precisamente porque neste momento o dito documento nao garante nada. E porque o estalão das raças podem mudar um função das pessoas que o definem. Não conheço prpriamente bem a pessoa, mas não acredito que tivesse razões para mentir.
Conheci um caso de uma pessoa que tinha cães de pais com LOP e que optou por não os registar precisamente porque neste momento o dito documento nao garante nada. E porque o estalão das raças podem mudar um função das pessoas que o definem. Não conheço prpriamente bem a pessoa, mas não acredito que tivesse razões para mentir.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Artemysa Escreveu:Conheci um caso de uma pessoa que tinha cães de pais com LOP e que optou por não os registar precisamente porque neste momento o dito documento nao garante nada. E porque o estalão das raças podem mudar um função das pessoas que o definem. Não conheço prpriamente bem a pessoa, mas não acredito que tivesse razões para mentir.
Pode não ter razões para mentir, agora daí até isso fazer algum sentido...
Da maneira que ele colocou as coisas, até fez, mas eu disso não percebo nada, porque sempre tive rafeiros.
Mas diga-me, porque é que acha que a opinião do tal sr não faz sentido? Pelo que vi aqui, realmente o LOP não garante nada (embora um cão não registado garanta menos ainda isso é verdade)
Mas diga-me, porque é que acha que a opinião do tal sr não faz sentido? Pelo que vi aqui, realmente o LOP não garante nada (embora um cão não registado garanta menos ainda isso é verdade)
O LOP e mesmo para proteger a pureza da raça. Que nâo se façan cruzamentos indiscriminados com câes de diferentes raças, ou com câes que tenhem problemas de genetica (muita consaguineidade, problemas implícitos na raça como por exemplo: perthes, patellas, ataques epiléticos etc etc., tudo isto para nâo enganar a gente que compra. Quem diga, que nâo regista os seus câes porque isso nâo e garantia de nada, esta a mentir mesmo, porque que custa registar un cachorro para dar ao menos uma garantia ao cliente?. Se nâo se regista e porque nâo tenhem qualidade ou porque os câes nâo tenhem pedigree puro. O resto som ideias de grandes vendedores. Se venden os câes a 250€ que diferença a com vendelos a 270€? Deixaram de vender porque acham que é muito mais caro?..
Ninguem diz que um câo sem LOP nâo possa ser bonitinho, mas puro nâo e, ou tem defeitos. Leve o cachorro a uma exposiçao para confirma-lo, si nâo se confirma e que nâo esta com o estalâo da raça. A muitos yorkies aqui que nâo serian confirmados e isso nâo quere dizer que nâo sejam bonitinhos para os seus donos.
Quem trabalha bem pela raça nâo pode vender un câo a preços tan baratos, é muito trabalho de investigaçâo, viagems e gastos de exposiçâo. E un negocio ou un hobby mas sempre ten os seus custos. Quem tenha un yorkshire de excelente pedigree sabe do que estou a falar, nunca mais na vida torna a comprar un yorkie de menos de 600€.
Ninguem diz que um câo sem LOP nâo possa ser bonitinho, mas puro nâo e, ou tem defeitos. Leve o cachorro a uma exposiçao para confirma-lo, si nâo se confirma e que nâo esta com o estalâo da raça. A muitos yorkies aqui que nâo serian confirmados e isso nâo quere dizer que nâo sejam bonitinhos para os seus donos.
Quem trabalha bem pela raça nâo pode vender un câo a preços tan baratos, é muito trabalho de investigaçâo, viagems e gastos de exposiçâo. E un negocio ou un hobby mas sempre ten os seus custos. Quem tenha un yorkshire de excelente pedigree sabe do que estou a falar, nunca mais na vida torna a comprar un yorkie de menos de 600€.
Bem, neste caso segundo o dono, os cães eram puros e não tinham defeitos. Não eram yorkies mas isso não interessa para o caso. Mas também não me parece que a pessoa em questão quisesse cruzar os cães. Só queria pura e simplesmente gozar da companhia deles.Ninguem diz que um câo sem LOP nâo possa ser bonitinho, mas puro nâo e, ou tem defeitos. Leve o cachorro a uma exposiçao para confirma-lo, si nâo se confirma e que nâo esta com o estalâo da raça.
Em todo caso, se o LOP existe realmente para proteger as raças porque é que não existe uma lei um impeça um cão sem LOP de ser vendido?? Por exemplo, nas lojas? Acho que isso demoveria muita gente de usar cães como fábricas de cachorros. Não sei, é uma ideia.
Acho que o LOP ainda tem muito que ser trabalhado na cabeça das pessoas até valer realmente como prova de pureza.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Porque é que não faz sentido? Ora, é claro. O LOP simplesmente serve para indicar a genealogia do cão. O tal senhor não tem a certeza quem é o pai e a mãe dos cachorros que criou? OK, se não tiver acho bem que não registe os cachorros, mas que raio de criador é que não tem a certeza de quem são os pais dos cachorros?Artemysa Escreveu:Mas diga-me, porque é que acha que a opinião do tal sr não faz sentido? Pelo que vi aqui, realmente o LOP não garante nada (embora um cão não registado garanta menos ainda isso é verdade)

E essa do estalão mudar em função das pessoas que o definem então é uma anedota pegada