raças de cães portuguesas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

segunda mar 08, 2010 5:28 pm

FBC Escreveu:Se o cão estiver a guardar as ovelhas na propriedade do dono, como geralmente acontece, é legal matar o cão que lá entre.
Eu tenho vários CGT a guardar ovelhas em propriedades privadas e obviamente eles não se vão pôr na brincadeira com o bobby, que por ventura, lá entre para atacar as ovelhas. Se era para isso metia lá um cão de loiça que sai mais barato.
O cão que mata outro só passa a "perigoso" se esse ataque fôr fora da propriedade do dono.

Cumprimentos
Francisco Bica
e se o ataque for a uma pessoa ( por exemplo um amigo, membro da familia ) dentro da propriedade do dono?
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Paulo5antos
Membro
Registado: sexta mar 05, 2010 12:02 pm

segunda mar 08, 2010 5:34 pm

bastet1 Escreveu:
FBC Escreveu:Se o cão estiver a guardar as ovelhas na propriedade do dono, como geralmente acontece, é legal matar o cão que lá entre.
Eu tenho vários CGT a guardar ovelhas em propriedades privadas e obviamente eles não se vão pôr na brincadeira com o bobby, que por ventura, lá entre para atacar as ovelhas. Se era para isso metia lá um cão de loiça que sai mais barato.
O cão que mata outro só passa a "perigoso" se esse ataque fôr fora da propriedade do dono.

Cumprimentos
Francisco Bica
e se o ataque for a uma pessoa ( por exemplo um amigo, membro da familia ) dentro da propriedade do dono?
Passa a perigoso ;) e se os ferimentos forem considerados graves, eventualmente é abatido.

Isto claro, caso a situação venha a ser do conhecimento das autoridades.

A Lei apenas prevê excepções para quando esta situação ocorra dentro da propriedade e em relação a outros animais.
<strong>Paulo Santos

</strong>Lerdinha, mais do que um simples adjectivo, &eacute; uma forma de estar na vida.<strong></strong>
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

segunda mar 08, 2010 5:40 pm

Paulo5antos Escreveu:
bastet1 Escreveu:

Cumprimentos
Francisco Bica
Passa a perigoso ;) e se os ferimentos forem considerados graves, eventualmente é abatido.

Isto claro, caso a situação venha a ser do conhecimento das autoridades.

A Lei apenas prevê excepções para quando esta situação ocorra dentro da propriedade e em relação a outros animais.

é importante que fique aqui, para que não persevere a mentalidade : "estava dentro da propriedade."

:wink:

até porque muitas vezes estão a guardar gado mas não dentro dos limites das terras dos donos, mas em pastos onde é raro mas pode acontecer o aparecimento de pessoas estranhas aos animais.

já tive essa experiência ( por sorte tenho nervos de aço ) :lol:
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quarta mar 10, 2010 11:35 am

FBC Escreveu:
Bikejorer Escreveu:
moslie Escreveu:Eu acho-os um bocado feiosos...já me contaram que havia uma variedade muito grande de pêlo cerdoso que parece que desapareceu de todo.
Felizmente não desapareceram de todo, ao que parece até são mais comuns que os de pêlo liso. Ainda se vão vendo uns quantos podengos grandes e seus cruzamentos, integrados em matilhas de caça maior, onde o facto de serem bonitos ou feios nada importa, precisam é de caçar bem...
Ora, nem mais!

Tenho vários . . . e como caçam!!!!
Só espero que continuem longe da moda dos Shows e do "Homos urbanoide"

Cumprimentos
Francisco Bica
FBC

Ou está a ser demasiado radical, ou então têm conhecimento de alguma de alguma coisa que não se saiba… Será que nos “shows” eles são assim tão mauzinhos para os animais?
<u><strong><a href="http://www.portugalmushing.com">www.portugalmushing.com</a></strong></u>
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quarta mar 10, 2010 11:44 am

O rumo que a conversa levou, poderá levar a que um leitor menos atento e/ou menos conhecedor, a achar que os cães de gado são “maquinas sanguinárias” prontas para despedaçar qualquer incauto que lhe apareça à frente. Para desmistificar isso, sublinho a frase escrita por bastet1: "já tive essa experiência (por sorte tenho nervos de aço) ”. Pelos poucos conhecimentos práticos que tenho no assunto (fui criado em parte da minha infância e pré-adolescência na Santa Terrinha), o bom senso e o conhecimento ajuda a lidar com este tipo de situações, a calma e começar a recuar para trás sem grandes “ondas” ajuda. Enfrentar e dar 2 passos em frente, isso sim, podia ser fatal, dependendo da “cabeça” do cão.

Mesmo quando eles correram atrás do setter, não acredito que a intenção principal fosse matar, mas sim correr com ele para bem longe dali, evitando deste modo, o confronto físico directo. Mas se ele não fugisse e enfrentasse, talvez, aí sim, houvesse porcaria com “M” maiúsculo.

O fantástico destes e de qualquer outro cão de trabalho é o modo com a “cabeça” trabalha de acordo com a função que desempenham.
<u><strong><a href="http://www.portugalmushing.com">www.portugalmushing.com</a></strong></u>
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

sábado mar 13, 2010 1:10 am

moslie Escreveu:Eu acho-os um bocado feiosos...já me contaram que havia uma variedade muito grande de pêlo cerdoso que parece que desapareceu de todo.
Acho subjectivo, eu gosto de vários tipos de cães. Sendo cães esguios, de grande porte, orelhas erectas e focinho afunilado um dos aspectos que considero interessantes, assim, considero que cães como o Ibizian Hound/Podenco de Ibiza ou Pharao Hound bastante atractivos. O Podengo Português, como o nome indica é Nacional, logo "é bom" ("o que é nacional é bom" - estou brincando). Creio que o nacionalismo no que toca a estes assuntos fala mais alto e, tendo em conta a sua raridade, escolheria um Podengo Português em detrimento de qualquer outro cão do género. :D
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

terça mar 16, 2010 3:34 pm

Aproveito este tópico para ver se alguém me ajuda numa pequena dúvida. Não se justifica abrir um tópico, acho :? .

Quando se fala de um exemplar fêmea de determinada raça, esta concorda com o género, ou respeita-se o nome da raça? É que tenho visto referirem-se, por exemplo a "podenga".

Exemplo:
Num texto em que se mencionam raças portuguesas de várias espécies (Vaca Mertolenga, Cavalo Lusitano, Burro Mirandês, etc):

Na frase " ... Nem o cão foi esquecido, a cadela Rafeiro Alentejano, que dá pelo nome de "****"..." está correcta?

Obrigada!
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça mar 16, 2010 6:16 pm

cockinhas Escreveu:Na frase " ... Nem o cão foi esquecido, a cadela Rafeiro Alentejano, que dá pelo nome de "****"..." está correcta?

Obrigada!
Sempre me referi a determinada raça assim e penso que esta será a forma correcta. Por exemplo, é uma cadela Podengo, ou uma cadela São Bernardo.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”