O melhor inimigo do homem

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 08, 2008 11:12 am

MAS entendam de uma vez por todas que os cães de trabalho de grande porte tÊm uma inteligência diferente da dos outros cães devido a todo um rol de tarefas que desempenharam ao longo dos seculos e que os fez desenvolver caracteristicas como a dominancia, a teimosia e a capacidade de diferenciar situações (por exemplo). São cães possantes que SABEM que são fortes. Eles não se submetem ao ser humano, colaboram conosco mediante o respeito que lhes iunfudimos. Não são submissos. Não nasceram para estar sózinhos,apreciam e necessitam da companhia do ser humano mais até do que a companhia dos outros da mesma espécie.
Se todos tivessem consciência disso os problemas não existiriam ou seriam minimizados
Aqui é que está o real problema como de resto está patente em muitos users deste fórum, basta ler os múltiplos tópicos da treta da "perigosidade dos donos" e afins. Como o AmericanoSever já disse, os acidentes que têm acontecido ultimamente não são provocados por cães do sub-mundo das lutas. São cães de pessoas que insistem em manter estes animais sem nada saberem sobre o seu carácter e sem a mínima noção de treino.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

terça abr 08, 2008 11:14 am

nynf Escreveu: Estes não são cães para qualquer pessoa. E não são cães iguais aos outros. E agora desculpem-me se vos parecer arrogÂncia, gosto muito de todos os animais e de todos os cães e blablabla...
MAS entendam de uma vez por todas que os cães de trabalho de grande porte tÊm uma inteligência diferente da dos outros cães devido a todo um rol de tarefas que desempenharam ao longo dos seculos e que os fez desenvolver caracteristicas como a dominancia, a teimosia e a capacidade de diferenciar situações (por exemplo). São cães possantes que SABEM que são fortes. Eles não se submetem ao ser humano, colaboram conosco mediante o respeito que lhes iunfudimos. Não são submissos. Não nasceram para estar sózinhos,apreciam e necessitam da companhia do ser humano mais até do que a companhia dos outros da mesma espécie.
Se todos tivessem consciência disso os problemas não existiriam ou seriam minimizados.
Substituiria apenas a parte a bold para "são possuidores de um conjunto de características, seleccionadas e apuradas ao longo dos séculos, para o desempenho de um rol de tarefas, o que os torna, nessa medida, 'diferentes' dos outros cães". No restante concordo em absoluto com o que afirmastes e, parece-me pois não pude ver a reportagem, será neste aspecto que a mesma pecou, por o não ter afirmado cabalmente. Ainda que depreenda que para quem é entendido na matéria, como o Francisco, tal fosse implícito. Mas, no estado em que as coisas estão, para o publico geral, estar implícito não é (nem pode) ser o suficiente. Há que o afirmar e demonstrar claramente.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 08, 2008 11:24 am

Bullie, era isso mesmo, mas estou no trabalho e tenho que escrever depressa...não dá tempo para elaborar ou para emendar ;)

Rapidamente, quanto á fiscalização...acham mesmo que está nas mãos da PSP e GNR? E acham que eles têm os meios para isso? E a vontade? Dadas as condições em que trabalham, o que lhes pagam e o facto de terem que justificar cada passo que dão?

Que raio!! Se me pagassem o que lhes pagam a eles para se sujeitarem a levar um tiro, eu cá ficava quietinha. Quanto aos politicos...só ficam na classe politica os mediocres, porque os outros que valem alguma coisa vão para as empresas onde ganham muito mais. A corrupção? A corrupção é inconscientemente incentivada desde que somos crianças...querem que faça um desenho?
Com isto apenas quero chamar a atenção para o facto de que os problemas em Portugal são estruturais e de mentalidade. VÊm dos alicerces, e enquanto teimarem em atirar pedras aos telhados e remendar as fachadas, continuaremso a viver numa casa podre.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça abr 08, 2008 11:40 am

nynf Escreveu:Bullie, era isso mesmo, mas estou no trabalho e tenho que escrever depressa...não dá tempo para elaborar ou para emendar ;)

Rapidamente, quanto á fiscalização...acham mesmo que está nas mãos da PSP e GNR? E acham que eles têm os meios para isso? E a vontade? Dadas as condições em que trabalham, o que lhes pagam e o facto de terem que justificar cada passo que dão?

Que raio!! Se me pagassem o que lhes pagam a eles para se sujeitarem a levar um tiro, eu cá ficava quietinha. Quanto aos politicos...só ficam na classe politica os mediocres, porque os outros que valem alguma coisa vão para as empresas onde ganham muito mais. A corrupção? A corrupção é inconscientemente incentivada desde que somos crianças...querem que faça um desenho?
Com isto apenas quero chamar a atenção para o facto de que os problemas em Portugal são estruturais e de mentalidade. VÊm dos alicerces, e enquanto teimarem em atirar pedras aos telhados e remendar as fachadas, continuaremso a viver numa casa podre.
Exatamente.. Fiquei a saber ontem por exemplo que as lutas ilegais não são crime :o ! Mas sim uma contra-ordenação, ao que leva a uma multa até no maximo de 500 euros... Ora visto que este valor o pessoal dos bairros ganham numa luta, tamos muito mal.. pois tanto eles tão-se marimbando para a lei e continuam a organizar lutas e pagam a mukta se tiver de ser, como a policia não se arrisca a entrar por esses bairros dentro se não podem deter ninguém..

Mais uma vez fica provado que esta nova lei só prejudica quem vive dentro da legalidade e cumpria todos os requesitos até agora..

Já agora, fui só eu que fiquei com a sensação que o tal "primeiro homem a trazer um pitbull para Portugal estava a favor das lutas de cães, pois com isso seleccionava-se os melhores?? Ou percebi mal?

Pedro
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 08, 2008 11:41 am

nynf Escreveu:Rapidamente, quanto á fiscalização...acham mesmo que está nas mãos da PSP e GNR? E acham que eles têm os meios para isso? E a vontade? Dadas as condições em que trabalham, o que lhes pagam e o facto de terem que justificar cada passo que dão?
Em conversa com o Paulo Santos, na exposição da Moita, no passado Domingo, acerca dessa questão, dei a minha opinião, de que o problema (de fundo) não é a fiscalização ou a falta dela; é um problema cultural nosso que é a nossa crónica falta de cívismo. É essa falta de cívismo e de "saber viver em sociedade" que fomenta, em primeiro lugar, o desrespeito absoluto pelas leis que, na nossa opinião não façam sentido - vide a simples aplicação da obrigatoriedade de TODOS os cães utilizarem trela na via pública, e em segundo lugar, a visão negativista e vitimizante que auto-incutismo relativamente ao 'fiscalizador' - na opinião do português, o fiscal da aplicação de uma determinada legislação actua não no sentido de garantir a correcta aplicação da mesma e a harmonia social mas sim com a intenção unicamente penalizadora da transgressão crónica, típica do nosso povo. É a chamada "pescadinha-de-rabo-na-boca"...

Por isso, legislem à-vontade, multem à grande, e fiscalizem o que lhes aprover... enquanto não pensarmos em sociedade, o problema mantém-se. Hoje relativamente à BSL, amanhã acerca da IPO dos carros, depois das bananas da Madeira... é, repito, um mal cultural que temos enraízado.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça abr 08, 2008 11:41 am

dinodane Escreveu:Mais uma vez, apesar das "boas intenções" e das "indirectas subtis",
Algumas indirectas subtis, sim.... boas intenções, absolutamente nenhumas, tal como imparcialidade.

Como disse ontem ao Fang, é certo, que com a ajuda de algum exercicio mental, se pode tirar daquela reportagem, algumas conclusões que, poderão ajudar, especialmente o Sr Ministro e a sua equipa, a perceber onde realmente está o problema.

Quanto à reportagem em si, ela e tendenciosa, eu diria até, maldosa, que na verdade, não mostrou o tal "outro lado"

Foi uma reportagem, cujo o seu conteúdo, se centrou em aspectos.
negativos

Alguns depoimentos, que até poderiam ser positivos, mas que descontextualizados, têm o efeito contrário.

Esta reportagem foi somente mais um valioso contributo para aumentar o já existente alarme social que existe em redor destes cães.

Como já alguém referiu, a mim, também já me cansa o cliché do cão a lamber a criancinha, para dar um ar soft à "coisa", inserido por breves segundos, entre declarações do ministro e relatos sobre como transformar um animal, num cão de guerra.

Continuam a ser referidos numeros, que no fundo não entendo a que se referem.... 5.000 cães perigosos registados... 10.000 não registados... 700 cadastrados.

Enfim, tudo isto serve somente para reforçar toda esta fobia em torno destas raças.

Quero finalizar com um pensamento, um desabafo, uma preocupação ou lá o que lhe quiserem chamar.

Nos ultimos dias, tenho mantido algumas conversas com pessoas ligadas a esta problemática, seja como simples donos, seja como representantes activos de clubes e associações.

Tomei conhecimento de situações gravissimas, com as quais algumas pessoas se depararam.

Existem pessoas que têm sido violentamente agredidas verbalmente (e do verbal ao fisico, o caminho é curto) e até impedidas de circular com os seus cães em determinados locais, casos de envenenamento e destruição/vandalização de propriedade, entre outros.

Admito muito sinceramente que começo a sentir algum receio face a esta situação. Não me vejo a ser agredido verbalmente e impedido de circular com os meus cães na via pública e receio, caso seja confrontado com essa situação, as consequências que daí podem advir.

Aceito criticas, mas não aceito que ninguém me prive dos meus direitos e liberdades e no momento em que alguém o fizer, a "coisa" vai correr mal.
Última edição por PaulloSantos em terça abr 08, 2008 11:46 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 08, 2008 11:46 am

ElMariachi Escreveu:Já agora, fui só eu que fiquei com a sensação que o tal "primeiro homem a trazer um pitbull para Portugal estava a favor das lutas de cães, pois com isso seleccionava-se os melhores?? Ou percebi mal?
Não vi a notícia mas é verdade que assim foi. É um senhor do Porto se não estou enganado. Combates de cães noutros moldes e noutras condições que não as mencionadas mas, ainda assim, combates de cães e, como tal, na minha perspectiva pessoal, reprováveis.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 08, 2008 11:49 am

Bullie Escreveu:
nynf Escreveu:Rapidamente, quanto á fiscalização...acham mesmo que está nas mãos da PSP e GNR? E acham que eles têm os meios para isso? E a vontade? Dadas as condições em que trabalham, o que lhes pagam e o facto de terem que justificar cada passo que dão?
Em conversa com o Paulo Santos, na exposição da Moita, no passado Domingo, acerca dessa questão, dei a minha opinião, de que o problema (de fundo) não é a fiscalização ou a falta dela; é um problema cultural nosso que é a nossa crónica falta de cívismo. É essa falta de cívismo e de "saber viver em sociedade" que fomenta, em primeiro lugar, o desrespeito absoluto pelas leis que, na nossa opinião não façam sentido - vide a simples aplicação da obrigatoriedade de TODOS os cães utilizarem trela na via pública, e em segundo lugar, a visão negativista e vitimizante que auto-incutismo relativamente ao 'fiscalizador' - na opinião do português, o fiscal da aplicação de uma determinada legislação actua não no sentido de garantir a correcta aplicação da mesma e a harmonia social mas sim com a intenção unicamente penalizadora da transgressão crónica, típica do nosso povo. É a chamada "pescadinha-de-rabo-na-boca"...

Por isso, legislem à-vontade, multem à grande, e fiscalizem o que lhes aprover... enquanto não pensarmos em sociedade, o problema mantém-se. Hoje relativamente à BSL, amanhã acerca da IPO dos carros, depois das bananas da Madeira... é, repito, um mal cultural que temos enraízado.
Ora aí está Bulie, o mal vem dos alicerces, e não do resto que foi sendo construido com base neles.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
PaulloSantos
Membro Veterano

terça abr 08, 2008 11:54 am

nicosa Escreveu:.
E eu pergunto : e o CCP ? E os Clubes das raças? Onde está quem tem o dever de defender estas raças????????
Bom, o CCP não faço ideia do que fez ou do que tem feito, mas o CPC esse sim, está activo.

Aliás, basta ver, que foi aprovada a "abertura" de RI a raças estrangeiras.

Agora, com jeitinho, talvez se consigam os tão desejados papeis para o Rotts, para alguns Pits que passarão como AmStaff, enfim... com jeito tudo se consegue.

Quanto ao Clubes de raça e Associações, eu acredito que estejam a fazer (ou a tentar) alguma coisa, mas... há muito obstáculo a ultrapassar, alguns, que eu me atrevo a dizer que serão mesmo intransponiveis.
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 08, 2008 11:56 am

PaulloSantos Escreveu:[Agora, com jeitinho, talvez se consigam os os tão desejados papeis para o Rotts, para alguns Pits que passarão como AmStaff, enfim... com jeito tudo se consegue.
Queres ver que ainda vai dar origem ao Portuguese Staffordshire Rednose Terrier?
PaulloSantos
Membro Veterano

terça abr 08, 2008 11:59 am

Bullie Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:[Agora, com jeitinho, talvez se consigam os os tão desejados papeis para o Rotts, para alguns Pits que passarão como AmStaff, enfim... com jeito tudo se consegue.
Queres ver que ainda vai dar origem ao Portuguese Staffordshire Rednose Terrier?

LLLOOOLLL ganda maluco... mas sabes, com jeito, dá para fazer algumas brincadeiras.

Por exemplo... uma Malamute daqueles mais ranhosos, com umas lentes de contacto coloridas, quase que apostava que tirava dali um RI de Husky... ou então, como ando a apertar o cinto e a poupar na ração, um Rott mais magrinho, ainda o passo a Dober e o "saco" da BSL ;)
<p> </p>
CIK9
Membro
Registado: quarta ago 08, 2007 4:05 pm

terça abr 08, 2008 12:17 pm

nynf Escreveu:Bullie, era isso mesmo, mas estou no trabalho e tenho que escrever depressa...não dá tempo para elaborar ou para emendar ;)

....Até que enfim que há alguem com dois dedos de testa e diz alguma coisa acertada
Barraka179
Membro
Registado: sexta jan 18, 2008 5:25 pm
Localização: 2Cães, 1Gato, 1Coelho anão, 1Esquilo Siberiano, 1Tartaruga

terça abr 08, 2008 12:20 pm

Não tive oportunidade de ver a reportagem, mas já percebi que não perdi nada.
Mais uma para o saco..... :evil:
Every wasted day becomes a wasted chance...
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça abr 08, 2008 12:42 pm

Isto é tudo uma questão de mentalidades e estas não mudarão de um dia para outro!
Temos, no fundo tínhamos, 3 cães: dois SRD’s e um PP.
No início do ano passado mudámo-nos para uma vivenda e foi então que fomos adoptar os dois SRD’s. Já tínhamos o PP.
Os 3, enquanto estávamos a trabalhar ficavam no jardim. Quando chegávamos a casa iam para dentro de casa onde ficavam sempre enquanto nós lá estivéssemos. Inclusive dormiam todos no nosso quarto.
Dadas as notícias que começaram a aparecer nos média, fomos também nós confrontados com comentários desagradáveis por causa do nosso PP sempre que o passeávamos na rua. É um cão que tem tudo aquilo que a Lei exige. Os SRD’s também têm tudo aquilo que é exigível para um PP (excepto o LOP), mas apenas por segurança nossa (e deles).
Com o avolumar das situações menos agradáveis que se passavam sempre que íamos com o PP na rua, decidimos que, para a própria segurança do nosso PP, este voltasse para a casa dos “avós”, em Lisboa. Ficámos seriamente com receio de alguém envenenar o cão, enquanto estivéssemos ausentes no trabalho.
É triste mas é assim… Felizmente o nosso PP é tipicamente um cão de apartamento e até parece agora mais feliz… desde os 3 meses que vive num apartamento, tirando uns 8/10 meses que esteve na vivenda. Tem 7 anos.
Para verem o “pânico” dos donos de cães PP’s, ainda ontem à noite fomos, como fazemos todas as noites, passear os nossos SRD’s. Passeamo-los por volta da meia-noite, para poderem ser soltos e correrem até se cansarem. Já na vinda do passeio e quando até já estávamos a chamá-los para irmos para casa, reparámos que o Rafa (um dos nossos SRD) estava estático a olhar para outro lado. Olhámos também e eis que… lá estava a virar a esquina um rot, sem trela, tal como os nossos. Dei um berro para chamar os meus para os prender e ouvimos logo um berro ainda maior e uma pessoa a correr para o rot. para o prender. Tudo tranquilo! Os nossos presos e o dele também. Haviam de ver o dono a desfazer-se em desculpas, sem necessidade alguma! Ficou mais tranquilo quando lhe dissemos que não tinha problema algum e que se o dele estava solto os nossos também e que também “tínhamos” um e blá, blá, blá… Ficou aterrorizado com a possibilidade de nós fazermos queixa ás autoridades por ele estar solto!
Acabámos por ficar à conversa e ele disse-nos que se vê obrigado a passear o cão às 7 da manhã e à noitinha, precisamente para não se cruzar com ninguém, nem ouvir comentários desagradáveis. Disse-nos que só falta chamarem-lhe assassino! Se um cãozinho ladra é engraçado se o dele faz o mesmo é porque vai matar alguém, etc, etc … Teve mesmo que vedar o acesso à parte da frente da casa dele para evitar que lhe façam mal ao cão!
Quanto aos passeios, ficou combinado que nós vamos para “baixo” e ele vai para “cima”! Tivemos seguramente mais de meia hora à conversa e tanto o cão dele como os nossos ficaram ali tranquilos à espera que a conversa acabasse! Quais PP’s quais o quê!
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

terça abr 08, 2008 1:13 pm

Nao me vou alongar...

A reportagem cumpriu aquilo que eu esperava: Mostrou que os culpados de existirem animais perigosos são os seus donos. Os animais tornam-se violentos porque os donos os incentivam a ser assim...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Responder

Voltar para “Cães”