Dogue Argentino macho ou fêmea?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

sexta jun 27, 2008 10:22 am

Nuno_Coelho Escreveu:Eu até consigo perceber que o Francisco encontre esta incoêrencia (eu tb não estou de acordo com mt coisa nesta lei e acho que tb se contradiz).

Mas nesta questão da caça existe um lei propria que define o que é um acto venatório e concede a possibilidade nesse caso e só durante o acto venatório o cão mate outros animais.

Se um cão fora do terreno de caça atacar, isso faz dele um cão perigoso e que pode fazer sentido se um cão de caça entra dentro de um galinheiro é realmente perigoso. Não no podemos esquecer que a definição de cão perigoso não se prende apenas com o perigo para as pessoas mas tb para outros animais.

Agora a lei realmente não refere a caça, mas uma vez que existe uma lei especifica que regula a caça é essa que é levada em conta quando se caça, fora da caça essa lei já não pode ser aplicada e aplica-se a lei geral.
Bom dia

Pois é, existe legislação específica para o acto venatório. O problema é perceber de caça e de cães de caça para legislar. Ou apenas ter bom senso para o mesmo efeito. Aproveitemos o exemplo do Dogo Argentino, é uma raça cujo propósito original (ou quase) foi a caça grossa. Foi criado, concebido, moldado para enfrentar os mais perigosos predadores da América do Sul e fazê-lo com a máxima garantia (possível) de minimizar os danos que possa sofrer nesse embate e maximizar a eficácia com que o faz. Por esse motivo é uma das raças eleitas pelos matilheiros para fazer parte das matilhas de caça grossa (javali) em Portugal.

Ora muito bem, se uma Lei especial (Lei da caça) excepciona uma Lei geral (Lei das Raças Potencialmente Perigosas) no que diz respeito a um dos elementos basilares desta última – impedir ou sancionar qualquer tipo de agressividade de um cão e/ou limitar a posse de certas raças – significa que também a derrogará no que ao registo diz respeito. Quem tem um Dogo para caça maior tem todo o direito de exigir que o animal seja registado como cão de caça. Afinal, segundo parece, a classificação de raças potentialmente perigosas apenas se aplica se estivermos a falar de animais de companhia e nunca de detenção de animais com fins económicos. E as matilhas existem porque dão dinheiro (e um gozo desgraçado, diga-se, aqueles animais a trabalhar é lindo de se ver).

Para terminar, a Lei não autoriza em ponto algum os cães de caça a matar peças de caça (essa devia ser a função do caçador, enfim). O que a Lei autoriza é que andem sem trela e/ou açaime durante o acto venatório. Até porque não existe nenhuma raça cuja finalidade seja matar caça, estes cães são apontadores, cobradores, rasteadores, etc e como tal são considerados pela Lei. A morte da peça de caça decorre (ou não) das suas funções. Mas para perceber disto era preciso levantar o “traseirinho” dos cadeirões almofadados e ir para o campo e, já agora, olhar com olhos de ver e não ter medo de sujar as lindas botinhas e calcinhas da Kettner nem amachucar a peninha no chapéu, coisa que os nossos querido legisladores não fazem, benza-os Deus.

Cumprimentos
Helena
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jun 27, 2008 10:36 am

Nuno_Coelho Escreveu:Eu até consigo perceber que o Francisco encontre esta incoêrencia (eu tb não estou de acordo com mt coisa nesta lei e acho que tb se contradiz).

Mas nesta questão da caça existe um lei propria que define o que é um acto venatório e concede a possibilidade nesse caso e só durante o acto venatório o cão mate outros animais.

Se um cão fora do terreno de caça atacar, isso faz dele um cão perigoso e que pode fazer sentido se um cão de caça entra dentro de um galinheiro é realmente perigoso. Não no podemos esquecer que a definição de cão perigoso não se prende apenas com o perigo para as pessoas mas tb para outros animais.

Agora a lei realmente não refere a caça, mas uma vez que existe uma lei especifica que regula a caça é essa que é levada em conta quando se caça, fora da caça essa lei já não pode ser aplicada e aplica-se a lei geral.
Caro Nuno
Isto é um assunto nada linear e eu não sou jurista mas, do meu ponto de vista não deixa de haver contradições.
É verdade que durante a caça se aplica a lei da caça, e segundo esta posso caçar com cães (independentemente de serem PPs ou perigosos, porque a lei da caça nada diz acerca disso).
Mas a lei dos PPs refere que qualquer cão que mate ou fira gravemente outro animal fora da propriedade do dono passa a ser considerado perigoso, e não considera que a caça seja uma excepção.
Penso que as duas leis se contradizem.
Mais do que isso, a lei refere matar animais e não diz que tipo de animais (quando deveria dizer pelo menos, animais domésticos), pois ratos, borboletas e baratas também são animais.

É obvio que qualquer cão, pela sua natureza de predador mata outros animais e não me parece que isso faça do cão um ser perigoso.
A lei (dos PPs) apenas deveria impedir que um cão mate animais domésticos, pois para os animais selvagens existe a lei da caça: o cão pode matar animais selvagens, se forem espécies cinegéticas durante o acto da caça ou treino, fora disso o cão está a caçar ilegalmente.

A ideia do legislador percebe-se, mas a lei está mal feita e entra em contradição com a lei da caça, não fazendo a excepção.

Cumprimentos
Francisco Bica
DiogoSeguro
Membro Júnior
Registado: segunda set 24, 2007 12:00 pm

sexta jun 27, 2008 10:46 am

já pensou num Cão Fila de S. Miguel ? dizem que são muito bons para guarda.

De facto estive por adquirir um antes de optar pelo pastor alemão.

Cumps
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

sexta jun 27, 2008 11:22 am

FBC Escreveu:

Caro Nuno
Isto é um assunto nada linear e eu não sou jurista mas, do meu ponto de vista não deixa de haver contradições.
É verdade que durante a caça se aplica a lei da caça, e segundo esta posso caçar com cães (independentemente de serem PPs ou perigosos, porque a lei da caça nada diz acerca disso).
Mas a lei dos PPs refere que qualquer cão que mate ou fira gravemente outro animal fora da propriedade do dono passa a ser considerado perigoso, e não considera que a caça seja uma excepção.
Penso que as duas leis se contradizem.
Mais do que isso, a lei refere matar animais e não diz que tipo de animais (quando deveria dizer pelo menos, animais domésticos), pois ratos, borboletas e baratas também são animais.

É obvio que qualquer cão, pela sua natureza de predador mata outros animais e não me parece que isso faça do cão um ser perigoso.
A lei (dos PPs) apenas deveria impedir que um cão mate animais domésticos, pois para os animais selvagens existe a lei da caça: o cão pode matar animais selvagens, se forem espécies cinegéticas durante o acto da caça ou treino, fora disso o cão está a caçar ilegalmente.

A ideia do legislador percebe-se, mas a lei está mal feita e entra em contradição com a lei da caça, não fazendo a excepção.

Cumprimentos
Francisco Bica
Concordo plenamente consigo.
Cumps.
Nuno Coelho
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

sexta jun 27, 2008 11:54 am

windman Escreveu:Desculpem lá voltar à carga:
windman Escreveu:Bom...

E... Se por exemplo eu tiver uma quebra de memória e o meu PP chegar ao registo da Junta de Freguesia como "desconheço a raça, foi recolhido na rua, trata-se de um cão para fazer guarda à propriedade"???

Estou a pôr esta hipótese, mas foi o que aconteceu com a minha cadela, recolhi-a da rua e não sabia o que ia dar... é muito branca, eu sei lá se é arraçada de Dogue Argentino, Bulldog ou Perdigueiro...

Esta lei é um autêntico aborto à pressa...
O que acham disto???
Isto funciona se nunca tiver nenhum problema. Mas se por azar tiver um incidente e a cadela for avaliada pelas autoridades leva a machadada.

Não há dono que esteja livre de por um incidente estúpido passar a ser dono de um cão perigoso, mas no caso de ser PP e não estar registado como tal a coisa agravasse.

Agora no caso da cadela, se fosse eu tb não registava PP, se fosse pura não tinha outro remédio, mas tendo só parecenças não se justifica se não qq dia qq cão SRD com um focinho mais largo ou mais entroncado é PP.

A pobre cadela não tem culpa de ser bonita :)

Esta lei é racista e eu acho que mesmo as autoridades usam de bom senso, salvo algumas excepções claro.

Agora se conseguir um DA puríssimo e não o registar como PP...:) vai andar com sempre com medo de ser denunciado. Infelizmente existem casos de denuncias feitas por terceiros que trouxeram chatices.
Cumps.
Nuno Coelho
Responder

Voltar para “Cães”