afinal que marca de ração dão??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
petucas
Membro
Registado: quinta set 25, 2008 9:44 am

quinta out 02, 2008 8:17 pm

TheGreatDane Escreveu:A questão não lhe foi colocada mas à forista Agatha. Obrigado.
Esta agora... :? Estou pasmo...
Última edição por petucas em quinta out 02, 2008 8:18 pm, editado 1 vez no total.
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

quinta out 02, 2008 8:18 pm

BigBrother Escreveu:
agatha Escreveu: Estando os cereais considerados com uma % elevada talvez apresentem elementos/propriedades nutritivas importantes ao organismo "mamífero" e por essa lógica, acho que também possa ter a sua importancia no cão.
Pois, só que não há tal coisa como "organismo "mamífero"". Há mamíferos que só comem carne, como há mamíferos que só comem erva, mamíferos que só comem fruta, mamíferos que só comem insectos, ou mamíferos que se alimentam de sangue. Tentar arranjar paralelismo entre o metabolismo do Homem e o metabolismo do cão é um erro crasso - embora muito comum.
Totalmente de acordo
jclarinos
Membro Veterano

quinta out 02, 2008 8:18 pm

petucas Escreveu:
BigBrother Escreveu: Pois, só que num cão, as coisas são mais do estilo:
Cereais e derivados, tubérculos – 0%
Hortícolas – 1%
Fruta – 1%
Lacticínios – 0%
Carne, pescado e ovos – 70%
Leguminosas – 0%
Gorduras e óleos – 28%
Mas conhece alguma ração que não tenha cereais? Mesmo as TAO FAMOSAS e sempre faladas no fórum os têm...

Cump.
Sim conheço.
jclarinos
Membro Veterano

quinta out 02, 2008 8:20 pm

petucas Escreveu:
TheGreatDane Escreveu:
agatha Escreveu: Eu acho que não, acho que são também componentes importantes...mas pronto.
Pode compartilhar connosco os seus argumentos ?
[b]Os cereais são uma fonte importantíssima de hidratos de carbono, que são fundamentais como fonte de energia.[/b]
Mas há uma coisa que não estou a perceber... Mas agora as rações também não é suposto terem cereais?
Afinal que ração vocês usam???? É que já não percebo nada...

Por exemplo a NUTRO CHOICE, que me foi indicada pelo meu vet., e já vi várias vezes mencionada aqui no fórum:
INGREDIENTES: Carne de frango desidratada (min. 27%), Arroz integral (min. 17%), Farinha de trigo, Glúten de milho, Trigo integral, Gordura de aves (min. 10%), Farelo de arroz, Polpa de beterraba, Cloreto de potássio, Carbonato de cálcio, Fosfato monossódico, Levedura desidratada, Ovo desidratado, Algas desidratadas, Alho.

Comparando com a Outdog, as diferenças não são assim tão evidentes. Já o preço...
Volto a referir que não estou a dizer que é melhor! Apenas que tem uma relação preço\qualidade muito boa.

Cump
Uma coisa são humanos, outra animais.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta out 02, 2008 8:23 pm

Como lhe disse, perguntei à Agatha pois considero que quem faz uma afirmação deve conseguir consubstanciá-la e quero saber os argumentos da Agatha, sendo que agradecerei se ela os compartilhar connosco. A sua resposta está fora do contexto da participação da BB e da Agatha, por isso não vejo que tem a ver. Quanto a aprender consigo, nunca conseguirei ser tão sapiente como você, nem perceber os seus posts, por isso prefiro falar com pessoas que, como eu, são menos sábias e menos conhecedoras de nutrição animal.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta out 02, 2008 8:24 pm

petucas Escreveu:
TheGreatDane Escreveu:A questão não lhe foi colocada mas à forista Agatha. Obrigado.
Editado pela última vez por petucas em 02 Out 2008 20:18, num total de 1 vez
Em adenda, é pena que se possa editar as mensagens pois a sua tendo sido editada tira o sentido ao que eu acabei de escrever acima. Se calhar a moderação devia considerar retirar a edição dos posts.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
petucas
Membro
Registado: quinta set 25, 2008 9:44 am

quinta out 02, 2008 8:44 pm

TheGreatDane Escreveu:
petucas Escreveu:
Editado pela última vez por petucas em 02 Out 2008 20:18, num total de 1 vez
Em adenda, é pena que se possa editar as mensagens pois a sua tendo sido editada tira o sentido ao que eu acabei de escrever acima. Se calhar a moderação devia considerar retirar a edição dos posts.
A edição foi feita de imediato, sem ver a sua resposta.
E visou apenas não "alimentar" uma "discussão" com alguém que não parece querer participar com nada de positivo, ou seja não diz concretamente nada, apenas questiona (sem querer ouvir as respostas).
Como lhe disse, perguntei à Agatha pois considero que quem faz uma afirmação deve conseguir consubstanciá-la e quero saber os argumentos da Agatha, sendo que agradecerei se ela os compartilhar connosco. A sua resposta está fora do contexto da participação da BB e da Agatha, por isso não vejo que tem a ver. Quanto a aprender consigo, nunca conseguirei ser tão sapiente como você, nem perceber os seus posts, por isso prefiro falar com pessoas que, como eu, são menos sábias e menos conhecedoras de nutrição animal.
A minha resposta estava fora do contexto???? !!!!
Quanto à minha sapiência, é pouca nesta área, nunca disse o contrário. Já quanto a não perceber os meus posts terá de rever é a sua sapiência noutras áreas...

Podemos agora voltar ao assunto, sem "diz-que-disse" que não interessam a ninguém?

Afinal uma ração deve ou não ter cereais? (se possivel responda e não levante outra questão qualquer...)

Cump.
agatha
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 9:56 pm

quinta out 02, 2008 10:37 pm

Para poder referir qual a dieta ideal do cão seria indispensável ter conhecimentos de todas as particularidades morfológicas, fisiológicas e exigências nutricionais do cão, como me assumo como alguém que nunca teve formação a este nível não poderei dar uma resposta isenta de erros.

Em relação aos cereais:
São considerados alimentos importantes pela sua riqueza em hidratos de carbono, pela quantidade e qualidade de proteinas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais.

Pelo seu conteudo em fibras melhora o processo digestivo em:
- Aumentar o tempo de digestão no estômago e intestino delgado (o que permite uma melhor assimilação dos alimentos)
- Melhorar o esvaziamento biliar (o que permite uma melhor digestão de gorduras)
- Acelerar o transito intestinal (o que permite uma maior fluidez das fezes)

Por isto, penso que, a presença de cereais (numa quantidade balanceada) na dieta do cão traz vantagens do que numa dieta apenas à base de carne.

Talvez seja em parte fibras que o cão procura instintivamente na natureza quando come relva. Não sei...
Última edição por agatha em quinta out 02, 2008 11:03 pm, editado 1 vez no total.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta out 02, 2008 10:40 pm

petucas Escreveu: Afinal uma ração deve ou não ter cereais? (se possivel responda e não levante outra questão qualquer...)

Cump.
Se as rações não tivessem cereais (e existem rações sem eles...), sairíam carissimas!!
Agora, para os cães tirarem proveito dos nutrientes dos cereais, estes têm que ser processados de tal forma para que isso seja possível.

AS pessoas esquecem-se que os cães continuam a ser lobos, embora com "roupagens" variadamente diferentes!

E na natureza, os lobos apenas consomem 2 ou 3% de matéria vegetal.

Quem alimenta os cães com alimentação alternativa, em muitos casos, só esporádicamente lhe dá vegetais, sendo o essencial, carne ossos e visceras. E tudo crú!!
Provávelmente são os cães mais bem alimentados, mas também serão aqueles cuja alimentação sai mais cara...

Em suma: Quanto mais carne e menos cereais tiver uma ração, melhor será, mas também será mais cara.
Sem ovos não se fazem omoletes...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta out 02, 2008 10:55 pm

fang Escreveu:AS pessoas esquecem-se que os cães continuam a ser lobos, embora com "roupagens" variadamente diferentes!

E na natureza, os lobos apenas consomem 2 ou 3% de matéria vegetal.

Quem alimenta os cães com alimentação alternativa, em muitos casos, só esporádicamente lhe dá vegetais, sendo o essencial, carne ossos e visceras. E tudo crú!!Provávelmente são os cães mais bem alimentados, mas também serão aqueles cuja alimentação sai mais cara...
Realmente já Darwin e mais tarde Einstein o diziam , " o meio ambiente e a habituação faz o individuo".

O meu velho, nunca comeu carne crua, visceras ou afins....
Com 13 anos ( quase 14 ) , fora de prazo como diz a vet , está saudavel que baste para a idade. O que me leva a perguntar :
Vale mesmo a pena gastar dinheiro em rações xptos???????
Dar-lhe carne crua????? Não vale a pena , nem lhe toca.....
Começou por comer Hill´s , durante uns aninhos. Depois passou para Pedigree e até hoje......mas se lhe aparecer pela frente outra qualquer ...marcha. Até o comer das gatas vai......( desconfio que se apanhasse a geito o comer das ratz .......)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 03, 2008 6:54 am

Olá

Este será eventualmente o milionésimo tópico que se abre neste fórum sobre rações ao longo dos anos.
Normalmente, as minhas intervenções, embora raras, têm consistido no sentido de defender as rações como alimento ideal, em detrimento de outros tipos de alimentação. Mas rações de qualidade e preferencialmente "receitadas" pelo veterinário.

E é aqui que eu quero chegar. Das duas uma: ou efectivamente se confia no conselho do veterinário, ou... muda-se de veterinário.
Dir-se-á: pois, mas eles não são isentos porque são eles próprios a vender o produto. E eu continuo na minha: se não se confia no homem, então mude-se de técnico.

Sempre entendi que a ração deve ser receitada pelo veterinário tal como o é um medicamento. A partir daí, muito francamente, não me preocupa absolutamente nada a constituição da ração que utilizo, desde que a saúde deles se mantenha dentro de parâmetros considerados normais (isto é muito vago, mas enfim...).
Eu quando tomo um medicamento, por princípio e principalmente por curiosidade, leio sempre as indicações. Mas se essa leitura me causar dúvidas, muito provavelmente questiono o médico e, em última análise, não mudarei de medicamento mas sim de médico.

De forma alguma, contudo, estou a desvalorizar algumas intervenções sobre rações que aqui têm sido feitas.

Mas intervir no tópico sem responder à questão proposta, será no mínimo antipático.
Desde sempre, há nove anos, que uso Eucanuba. Nunca usei outra ração e, por princípio, salvo indicação do veterinário, não mudarei para outra.
Com a idade dos bichos, é muito provável que ele venha aconselhar uma outra qualquer com efeitos terapeuticos. Não sei, não faço ideia nem isso me preocupa.
Mas não será seguramente por influência de A ou B aqui no fórum terem evidenciado esta ou aquela ração, ou este ou aquele ingrediente, que eu vou mudar...
Por um motivo muito simples: porque não tenho competência e é por isso que utilizo os serviços do(s) veterinário(s).
(Ultimamente, tenho recorrido a médicos de diferentes especialidades e também a mais do que um veterinário - pois, a idade não perdoa...)
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

sexta out 03, 2008 7:00 am

petucas Escreveu: Afinal uma ração deve ou não ter cereais? (se possivel responda e não levante outra questão qualquer...)
Ora, quer uma resposta? :lol: É simples. Uma ração seca tem que ter cereais (ou batatas, que é a mesma coisa - acho um piadão aos defensores das "grain-free" :lol: ):

- primeiro porque, como o fang já disse, torna a ração mais barata
- segundo porque é necessário um elemento agregador para conseguir fazer as bolinhas da ração (e são os feculentos que desempenham essa missão).

De resto, nutricionalmente, o cão não precisa de hidratos de carbono para suprir as suas necessidades energéticas, o "combustível" do cão por excelência são as gorduras.
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
agatha
Membro

sexta out 03, 2008 7:46 am

Composição da ração Outdog Entertain: Carnes de frango e produtos de frango fresco (minimo30%), arroz integral, milho, trigo, polpa de beterraba, levedura de cerveja, gordura de galinha (garantida em vitamina E), óleo de girassol, sais minerais, DL-Metionina, lisina, sulfato de cobre pentahidratado, vitamina A, vitamina D3, vitamina E

-A Enegie tem mais proteina e matéria gorda-

Receita promenorizada da entertain: Análise média para 1kg, Proteina (24%), Matéria gorda (10%), Humidade (10%), Cinza (8%), Celulose bruta (3%), Cálcio, (1,4%) Fósforo (0,9%), ....

Vai de encontro ao que o fang diz em relação aos lobos...

Agora já não é da minha autoria, site Royal Canin, está simples e fácil de entender com desenhos e tudo...
http://www.royalcanin.pt/cao/alimentacao/glossario.html

Retirados alguns excertos:

"Fibras alimentares
Componentes presentes nos vegetais formados pela celulose, as hemi-celuloses e as pectinas não assimiláveis pelo organismo. Muito embora não possuam um poder nutritivo directo, as fibras alimentares são muito importantes devido ao seu papel: as fibras insolúveis facilitam o trânsito intestinal enquanto que as solúveis ou susceptíveis de fermentar participam na protecção da parede intestinal e no combate contra as bactérias responsáveis por diarreias."

"Amido
Substâncias de reserva próprias dos vegetais (cereais, batatas, massas...) formadas por milhares de moléculas de glucose e que constituem uma fonte de energia para o cão."

"Os glúcidos ditos complexos, de entre os quais os amidos (fontes de energia) e as fibras alimentares (indispensáveis á higiene global do tubo digestivo)."

"Celuloses
Elementos de suporte de plantas que constituem uma espécie de esqueleto destas últimas. São compostos por moléculas de glicose com uma interligação mais forte entre si do que no caso do amido. As celuloses permitem assegurar a higiene e o funcionamento do tubo digestivo (designam-se também por fibras)."

"Fruto-oligossacarídeos (FOS)
Glúcidos especiais pertencentes á categoria das fibras fermentescíveis (beterraba, soja, psyllium) que permitem inibir a proliferação de bactérias nocivas no tubo digestivo, estimular o sistema imunitário e melhorar a absorção dos nutrientes."
Última edição por agatha em sexta out 03, 2008 8:18 am, editado 2 vezes no total.
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

sexta out 03, 2008 7:48 am

É pá, você é mesmo uma expert :lol: 2-3% de vegetais NÃO é a mesma coisa que 3% de celulose bruta :roll:
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
agatha
Membro

sexta out 03, 2008 8:14 am

BigBrother Escreveu:É pá, você é mesmo uma expert :lol: 2-3% de vegetais NÃO é a mesma coisa que 3% de celulose bruta :roll:
Celuloses são elementos de suporte de plantas que constituem uma espécie de esqueleto destas últimas, logo, do que eu entendo parte de % nos vegetais são celulose não em 100%

Não referi que 3% de celulose = a 3% de vegetais

Agradeço que não me aponte como expert com ironia, porque por mim própria me assumo como não sendo. Para além disso sou uma pessoa formada e com respeito ao outro, recuso-me a alimentar provocações. Com todo o respeito o ou a informo que não responderei às suas mensagens neste tópico

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Cães”