Dificuldade no acasalamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta nov 04, 2009 2:11 pm

Esses problemas ocorreram porque não a esterilizou na devida altura, ou seja, antes do primeiro cio, por volta dos 7/8 meses.
Se o tivesse feito, a cadelinha não teria sofrido de todas essas maleitas,, nem piómetras, nem tumores mamários, nem falsas gravidezes.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quarta nov 04, 2009 3:15 pm

Vermoeira Escreveu:Que raio de respostas por aqui se deram. De uma pergunta sobre acasalamento de cães, passou-se por mulheres, etc, etc. Sinceramente, não sei o que tem a ver com a pergunta mas... Eu tenho uma cadela Epagnuel Breton que nunca pariu e segundo a vet, todos os problemas que ela teve quando mais velha foi exactamente por não ter parido. Teve de ser operada para lhe retirarem o útero, etc. Para além disso teve várias gravidezes imaginárias e tinha de levar injecções para secar o leite. Espero ter ajudado na sua tomada de decisão. Pelo menos falei de cães...
pra dizer o chorrilho de disparates que disse mais valia ter ficado calado! 8)
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta nov 04, 2009 4:18 pm

colette Escreveu:Esses problemas ocorreram porque não a esterilizou na devida altura, ou seja, antes do primeiro cio, por volta dos 7/8 meses.
Se o tivesse feito, a cadelinha não teria sofrido de todas essas maleitas,, nem piómetras, nem tumores mamários, nem falsas gravidezes.
Eu fui aconselhada pelo meu vet a esterelizar a minha apos o primeiro cio, ele nem faz antes disso... é uma questão de hormonas... não sei se dependera da raça. mas a minha de raça grande, e assim me foi aconselhado! :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta nov 04, 2009 4:27 pm

Vermoeira Escreveu:Que raio de respostas por aqui se deram. De uma pergunta sobre acasalamento de cães, passou-se por mulheres, etc, etc. Sinceramente, não sei o que tem a ver com a pergunta mas... Eu tenho uma cadela Epagnuel Breton que nunca pariu e segundo a vet, todos os problemas que ela teve quando mais velha foi exactamente por não ter parido. Teve de ser operada para lhe retirarem o útero, etc. Para além disso teve várias gravidezes imaginárias e tinha de levar injecções para secar o leite. Espero ter ajudado na sua tomada de decisão. Pelo menos falei de cães...
Ah boa, eu conheço vários casos de cadelas e gatas que já pariram, algumas até mais que uma vez e que mesmo assim fizeram piómetras, gravidezes psicológicas e tumores mamários portanto não sei em que é que a sua vet se baseia para tirar essa conclusão com tanta certeza e exactidão. Uma coisa lhe posso dizer com toda a certeza: se tivesse esterilizado a cadela garanto que ela não tinha feito nem gravidezes psicológicas nem piómetra!

E já que neste tópico tanto equiparam fêmeas humanas com fêmeas canídeas: nunca pari! Será que vou ter cancro da mama ou do útero por causa disso? :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

colette
Membro Veterano

quarta nov 04, 2009 4:37 pm

Sem querer armar em sabichona, penso que a corrente actual é de esterilizar ainda antes do primeiro cio. Quanto mais cedo melhor.
De qualquer modo, antes ou depois, o que é preciso é fazê-lo. Em minha casa não entra nenhuma com entranhas. Mesmo as velhotas que adoptei, se não estavam passaram a estar, nem que tenham 20 anos. Para bem delas e para o meu bem, que uma cadela em cio é uma grande seca.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 04, 2009 4:54 pm

O meu diagnóstico, Dinodane, é que, como fiel seguidora dos preceitos da rainha Vitória, a menina não tem instintos, portanto também não fez gravidezes imaginárias, não andou doente durante toda a gravidez (ou gravidezes) porque a sua falta de instinto reprodutivo não a levou a tal, nem sequer é uma primípara. :lol:

Mas mesmo assim corre grandes riscos de vir a ter uma endometrite e de vir a fazer tumores mamários, sim, pois como não foi "estrelizada" ao entrar na adolescência ainda tem as tais coisas das hormonas a trabalhar contra si. :lol: :lol: :lol:

Agora falando a sério: não percebo esse horror a ver-se equiparada a uma cadela, ou vice-versa... A mim, tal questão nem sequer se põe, a minha cadela é uma cadela, eu sou gente, a humana que se reivindica de dona dela: onde está a confusão? Na minha cabeça não é, com certeza, e na dela também não.

E em termos médicos, a minha cadela tem as mesmas hormonas que eu - progesterona, etc. - , os mesmos órgãos que eu - coração, pulmões, fígado, útero, ovários - e, por consequência, as mesmas doenças. Uma infecção uterina nela chama-se piómetra, em mim chamar-se-á outra coisa qualquer, mas tal como ela, eu também sou passível de ter uma gravidez imaginária, com produção de leite, dilatação da barriga e tudo, e de fazer tumores mamários.

Diferenças? Claro que as há, somos espécies diferentes, mas ambas somos animais, vertebrados e mamíferos, como já disse antes. E se eu não me sinto nada ofendida por ter instintos primários iguais aos dela, ela também não se ofende nada se for comparada comigo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
colette
Membro Veterano

quarta nov 04, 2009 5:04 pm

Pois eu também não me ralo nada com essas comparações, até porque eles (os meus cães e os gatos) estão em grande vantagem em relação à minha pessoa. Basta eu ter que trabalhar para viver e eles terem tudo à disposição, só mordomias, cama mesa e roupa lavada, sem precisarem de mexer uma palha. Só por isso já os considero superiores.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta nov 04, 2009 7:25 pm

O ciclo reprodutor das fêmeas humanas não tem nada a ver com o das cadelas, das gatas, ou até das vacas. No entanto somos todas mamíferas e todas temos útero, ovário, hormonas, etc, etc...

Eu não faça dois cios por ano, estou receptiva diariamente ao sexo e faço uma ovulação mensalmente, já as cadelas não são assim.

O que mais me choca na comparação com as mulheres quando aqui se fala em fazer as cadelas parirem não é a questão da fisiologia, como muito bem sabem, é a ideia de que os nossos animais domésticos precisam de ter ninhadas para se "satisfazerem" como fêmeas que são, para satisfazerem o instinto primordial da reprodução. E não me venham cá com justificações de vet para tal porque não ter filhos não é condição para adoecer das maleitas mencionadas. De mais a mais, nunca é a pensar no interesse do animal que se fazem ninhadas, é por capricho, para ficar com um filho, para assistir ao milagre da vida, para fazer uns cobres com os flhotes, por descuido, por desinformação.

Os nossos cães são animais domésticos e domesticados. A maioria dos nossos cães vive uma vida o mais afastada da vida natural que se possa imaginar. Existe um flagelo de animais sem dono que não tem fim precisamente porque todo o bicho careta que tem uma cadela mais tarde ou mais cedo pensa em ter crias e não se pensam nas consequências que isso traz porque se dão os cachorros ou se vendem por tuta e meia e nunca mais se pensa neles. As pessoas acham que as suas acções individuais não contribuem para o todo.
E para terminar, as pessoas encaram de uma forma muito pouco esclarecida o que deve ser a criação de cães, mais propriamente de cães de raça, com consequências trágicas para os animais, porque não sabem que a "pureza" acarreta doenças genéticas que passam de geração em geração se não houver um mínimo de SELECÇÃO dos reprodutores. A criação de cães de raça envolve conhecimento, trabalho e sobretudo, despesa.

É por estas razões que eu volto a perguntar:
O que é que o instinto reprodutor animal tem a ver com a reprodução dos nossos animais domésticos e com as más práticas de criação?
Os vossos cães vivem instintivamente? É-lhes permitido caçar e ser os predadores que são, ladrar e uivar, formar matilhas com outros da mesma espécie, ter liberdade de movimentos, marcar o seu território como é do seu instinto? Vivem e morrem naturalmente, têm a esperança de vida natural da espécie, adoecem dos vírus que afligem os outros canídeos selvagens? Fazem uma alimentação natural, à base de carne, ossos, peles, pêlo ou penas, presas inteiras como os canídeos selvagens?
Tudo isso não é instintivo também?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quarta nov 04, 2009 8:09 pm

dinodane Escreveu:O ciclo reprodutor das fêmeas humanas não tem nada a ver com o das cadelas, das gatas, ou até das vacas. No entanto somos todas mamíferas e todas temos útero, ovário, hormonas, etc, etc...

Eu não faça dois cios por ano, estou receptiva diariamente ao sexo e faço uma ovulação mensalmente, já as cadelas não são assim.

O que mais me choca na comparação com as mulheres quando aqui se fala em fazer as cadelas parirem não é a questão da fisiologia, como muito bem sabem, é a ideia de que os nossos animais domésticos precisam de ter ninhadas para se "satisfazerem" como fêmeas que são, para satisfazerem o instinto primordial da reprodução. E não me venham cá com justificações de vet para tal porque não ter filhos não é condição para adoecer das maleitas mencionadas. De mais a mais, nunca é a pensar no interesse do animal que se fazem ninhadas, é por capricho, para ficar com um filho, para assistir ao milagre da vida, para fazer uns cobres com os flhotes, por descuido, por desinformação.

Os nossos cães são animais domésticos e domesticados. A maioria dos nossos cães vive uma vida o mais afastada da vida natural que se possa imaginar. Existe um flagelo de animais sem dono que não tem fim precisamente porque todo o bicho careta que tem uma cadela mais tarde ou mais cedo pensa em ter crias e não se pensam nas consequências que isso traz porque se dão os cachorros ou se vendem por tuta e meia e nunca mais se pensa neles. As pessoas acham que as suas acções individuais não contribuem para o todo.
E para terminar, as pessoas encaram de uma forma muito pouco esclarecida o que deve ser a criação de cães, mais propriamente de cães de raça, com consequências trágicas para os animais, porque não sabem que a "pureza" acarreta doenças genéticas que passam de geração em geração se não houver um mínimo de SELECÇÃO dos reprodutores. A criação de cães de raça envolve conhecimento, trabalho e sobretudo, despesa.

É por estas razões que eu volto a perguntar:
O que é que o instinto reprodutor animal tem a ver com a reprodução dos nossos animais domésticos e com as más práticas de criação?
Os vossos cães vivem instintivamente? É-lhes permitido caçar e ser os predadores que são, ladrar e uivar, formar matilhas com outros da mesma espécie, ter liberdade de movimentos, marcar o seu território como é do seu instinto? Vivem e morrem naturalmente, têm a esperança de vida natural da espécie, adoecem dos vírus que afligem os outros canídeos selvagens? Fazem uma alimentação natural, à base de carne, ossos, peles, pêlo ou penas, presas inteiras como os canídeos selvagens?
Tudo isso não é instintivo também?
ai ai rapariga, quem me dera ter a tua paciencia para falar para o boneco! :roll:
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quarta nov 04, 2009 8:28 pm

Dino, a mim o que me choca, ou melhor dá vontade de rir é ver a quantidade d egente licenciada em net a falard e coisas sobre as quais desconhece...é como diz a Omega...gabo a paciência...
dinodane Escreveu:

O que mais me choca na comparação com as mulheres quando aqui se fala em fazer as cadelas parirem não é a questão da fisiologia, como muito bem sabem, é a ideia de que os nossos animais domésticos precisam de ter ninhadas para se "satisfazerem" como fêmeas que são, para satisfazerem o instinto primordial da reprodução. E não me venham cá com justificações de vet para tal porque não ter filhos não é condição para adoecer das maleitas mencionadas. De mais a mais, nunca é a pensar no interesse do animal que se fazem ninhadas, é por capricho, para ficar com um filho, para assistir ao milagre da vida, para fazer uns cobres com os flhotes, por descuido, por desinformação. ?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 04, 2009 8:34 pm

omegaa Escreveu:...ai ai rapariga, quem me dera ter a tua paciencia para falar para o boneco! :roll:
A mim é que me falta a paciência para a falta de sentido de humor das pessoas, que tudo levam a fio de espada e parecem incapazes de rir e de perceber as brincadeiras.

Portanto, fico-me por aqui, já chega. Tenham é cuidado com os clones, façam o favor.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quarta nov 04, 2009 9:17 pm

Estas gente que sempre que erra ou foge à correcção ou que diz que estava a brincar tem um piadão. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: 8)
Margarida80
Membro
Registado: domingo out 25, 2009 3:49 pm

quinta nov 05, 2009 9:21 am

Gypsfulvus Escreveu:Dino, a mim o que me choca, ou melhor dá vontade de rir é ver a quantidade d egente licenciada em net a falard e coisas sobre as quais desconhece...é como diz a Omega...gabo a paciência...
dinodane Escreveu:
Não percebo muito bem o que ser licenciado em Net...
Nem percebo este "ódio" de estimação que parece ter em relação a este meio de comunicação (que também o é) entre outras coisas... boas e más, claro está...
O sr. Gyp... tem ideias próprias em relação à criação/ reprodução/ instinto animal que há que respeitar. Reconheço-lhe inclusivé alguns méritos na análise que faz do "mundo canino". Chamemoe-lhe assim!
Neste fórum tem muitas oportunidades de encontrar pessoas que pensam de igual modo. Excelente! Terão essas pessoas todo o direito de proliferar os seus ideais. Estão, quiçá, no seu local ideal.
Sendo o caro Gyps... um dos veteranos com mais intervenções neste fórum (TOP TEN?) quer com esta identidade (vulgo nick) quer com anteriores clones... (disparate... clones são só os outros) já deveria o prezado forista ter assumido como de grande utilidade esta coisa horrível que é a Worl Wide Web. Posto isto volto a questionar o porquê deste ressentimento que tem contra as pessoas que por aqui vão passando e "desaparecendo" só porque não decalcam a conduta delas pela sua...
Leia, reflicta, seleccione só o que realmente interessa e, só depois, fruto da sua experiência e maturidade, emita opiniões, honestas, fundamentadas, com o hunmor que tanto critica... enfim... Deixe-se "evoluir"...
Passar bem!
Responder

Voltar para “Cães”