caça ao cão autorizada pela DGV e pela camara municipal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

sexta dez 02, 2011 7:52 pm

Caçada? Nahhh... Utilização de armas de fogo?? Nahh...

«Foi sugerido por técnicos da Câmara de Mirandela que os cães vadios e errantes deviam ser abatidos a tiro»

In: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portuga ... id=2163945
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta dez 02, 2011 8:04 pm

desculpem mas até me dizerem onde é que alguém disse que esta captura massiva ia ser um festim de tiros balas e pauladas eu acho este tópico sensacionalista e desprovido de fontes credíveis. Lamento mas acho que estão a querer crucificar pessoas que sofrem diariamente com animais assilvestrados, porque vos custa aceitar que Portugal é um país cheio de gente irresponsável e MUITOS voluntários de sofá.
António Branco demarcou-se da alegada proposta feita à GNR, alegando que «foi uma opinião pessoal de alguém», e frisou que a Câmara de Mirandela não tem qualquer responsabilidade nesta operação.
convém ler tudo...
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

sexta dez 02, 2011 8:14 pm

Charlie2 Escreveu:desculpem mas até me dizerem onde é que alguém disse que esta captura massiva ia ser um festim de tiros balas e pauladas eu acho este tópico sensacionalista e desprovido de fontes credíveis. Lamento mas acho que estão a querer crucificar pessoas que sofrem diariamente com animais assilvestrados, porque vos custa aceitar que Portugal é um país cheio de gente irresponsável e MUITOS voluntários de sofá.
António Branco demarcou-se da alegada proposta feita à GNR, alegando que «foi uma opinião pessoal de alguém», e frisou que a Câmara de Mirandela não tem qualquer responsabilidade nesta operação.
convém ler tudo...
Então e quem fala a verdade? Suponho que António Branco... Já o Comandante da GNR de Bragança é um aldrabão... Certo Charlie2?
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sexta dez 02, 2011 8:20 pm

Ó Die, leia lá bem faz favor!
Nem a Charlie está a dizer que o comandante do posto é mentiroso nem que o tal vereador o é. O que foi ali citado foi que o vereador se demarcou dessa proposta dizendo que se algum técnico a fez foi meramente em nome pessoal e nunca em nome da Camara.
Mas porque é que as pessoas só lêm do modo que lhes interessa? :roll:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sexta dez 02, 2011 8:28 pm

Entretanto as pessoas que lá moram .... que se aguentem! Quando alguem for parar ao hospital , talvez se consigam decidir a tomar providências....
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta dez 02, 2011 9:17 pm

O comando distrital de Bragança da GNR recusou participar na captura de cães na zona do Cachão por entender que a proposta feita pela Câmara Municipal de Mirandela aos militares constituía "crime".
Está aqui: http://www.sabado.pt//Ultima-hora/Socie ... elada.aspx

Até que enfim perceberam que isto não estava certo!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta dez 02, 2011 9:18 pm

Editei para corrigir a fonte (sorry):
http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive ... 227-o.aspx
É do Jornal de Notícias...

O comando distrital de Bragança da GNR recusou participar na captura de cães na zona do Cachão por entender que a proposta feita pela Câmara Municipal de Mirandela aos militares constituía "crime".

A operação com início previsto para segunda-feira - como aqui já tinhamos dado conta - foi entretanto cancelada, com a autarquia a alegar falta de "solidariedade institucional" por ser a única disponível para a captura determinada pela Direcção Geral de Veterinária (DGV).

Em declarações à Lusa, o comandante distrital da GNR, Sá Pires, garantiu que "os militares da Guarda estão sempre disponíveis para ser parceiros na resolução de problemas às populações, mas não podiam aceitar a proposta de todo bizarra que foi feita".

Segundo contou, o destacamento de Mirandela da GNR, foi contactado "pelo departamento do ambiente da Câmara de Mirandela que propôs que os militares fossem lá e abatessem os cães com as suas armas".

"É evidente que achamos que isto é crime e que não estamos disponíveis", declarou, acrescentando que a GNR propôs a "única alternativa legal para esta operação, mas até ao momento ainda não obteve resposta da autarquia".

O comandante Sá Pires disse que a GNR recomendou que a captura fosse feita de acordo com as regras, que é "capturar os cães com redes e, em caso de dificuldade acrescida, disparar dardos com sedativos para imobilizar o animal".

Nestes casos, acrescentou, os cães seriam recolhidos pelo canil, onde teriam de ficar em quarentena, para adopção, se reunissem condições, ou abatidos de acordo com as normas.

O vice-presidente e vereador do ambiente na autarquia de Mirandela, António Branco, confirmou hoje à Lusa que a operação marcada para segunda-feira foi cancelada e que a GNR não se disponibilizou para participar.

António Branco demarcou-se da alegada proposta feita à GNR, alegando que "foi uma opinião pessoal de alguém", e frisou que a Câmara de Mirandela não tem qualquer responsabilidade nesta operação.

Segundo disse, o município foi a única entidade que se disponibilizou para congregar parcerias para resolver este problema, entre as que foram solicitadas pela DGV que determinou, em novembro, a "captura e/ou eliminação" dos cães, divulgada na zona através de editais, em que é pedida a colaboração de todas as entidades, nomeadamente Câmara de Mirandela, Proteção Civil, GNR, ICNB, PSP e corporações de bombeiros".

Verificou-se que "a única entidade ou autoridade disponível para participar (na operação) era exclusivamente" a Câmara Municipal de Mirandela, segundo António Branco, que concluiu não existirem "condições de segurança para os funcionários envolvidos, nem de solidariedade institucional para o prosseguimento de qualquer ação".

Assim, a autarquia "não promoverá qualquer tipo de iniciativa, aguardando quaisquer outros desenvolvimentos que as diversas entidades e autoridades possam vir a promover".

A operação foi determinada pela DGV depois de dois anos de ofícios da Câmara de Mirandela para se encontrar uma solução para o problema da matilha de 200 cães selvagens em volta do aterro sanitário da Terra Quente, na zona do Cachão.
Os animais já atacaram agricultores, pastores e os homens do lixo, pelo que as autoridades locais entendem que está em causa um problema de "saúde e segurança públicas".

A operação, segundo disse o vereador António Branco, contemplava o abate a tiro dos cães, nas situações em que se justificasse.

Esta possibilidade gerou a contestação de defensores dos animais, concretamente a Associação Zoófila Portuguesa, que classificou esta captura de "matança" e acusou as autoridades locais de negligência.
Última edição por aisd em sexta dez 02, 2011 9:23 pm, editado 1 vez no total.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sexta dez 02, 2011 9:20 pm

como sabemos os blogs são sempre crediveis
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta dez 02, 2011 9:23 pm

Praziquantel Escreveu:como sabemos os blogs são sempre crediveis
Credivel ou não, aqui está a solução mais lógica:
O comandante Sá Pires disse que a GNR recomendou que a captura fosse feita de acordo com as regras, que é "capturar os cães com redes e, em caso de dificuldade acrescida, disparar dardos com sedativos para imobilizar o animal".

Nestes casos, acrescentou, os cães seriam recolhidos pelo canil, onde teriam de ficar em quarentena, para adopção, se reunissem condições, ou abatidos de acordo com as normas.
Mas isto deve dar muita despesa á camara municipal de mirandela :evil:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta dez 02, 2011 9:25 pm

Eu acho incrivel como a CMM se desmarca assim de responsabilidades! :o
Sãos os seus funcionários, no seu aterro. O que fazem? Nada....

A GNR, nada também! Ninguém quer passar por mau da fita e entretanto andam ali dezenas de animais de grande porte à vontade e a constituir um risco real!

O que vai acabar por acontecer é as pessoas começarem a meter iscos nos terrenos e matar os cães com veneno, como aliás tentam fazer com os lobos.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta dez 02, 2011 9:26 pm

Mas para isso é necessário que o veterinário da câmara possua arma de dardos 8)
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta dez 02, 2011 9:45 pm

kittten Escreveu:Mas para isso é necessário que o veterinário da câmara possua arma de dardos 8)
E dardos... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
volare
Membro Júnior
Registado: sexta dez 02, 2011 1:45 pm

sexta dez 02, 2011 10:04 pm

Entre matá-los a tiro e o stress da captura, transporte para o canil, o sentirem-se presos e, finalmente serem abatidos venha o diabo e escolha. Um tiro certeiro, seria "mais limpo". É lógico que os cães estão esfomeados e tentam sobreviver. como fariam os humanos em caso de fome extrema: matavam-se uns aos outros por um pedaço de pão, ou duvidam? Nós humanos somos fantásticos!
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta dez 02, 2011 10:29 pm

Eu não sei onde encontrar um canil que assim de um dia para o outro receba mais de 100 cães de uma vez.... :roll:
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta dez 02, 2011 10:33 pm

sasquatch Escreveu:Eu não sei onde encontrar um canil que assim de um dia para o outro receba mais de 100 cães de uma vez.... :roll:
Não precisam, o vet leva a seringa do eutasil até à carrinha e vão directos para o aterro :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”