Venda de cachorros cruzados em loja

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jul 01, 2012 9:05 pm

Legalmente parece-me burla.
Que é que acham de comprar um portátil que tem etiqueta toshiba e depois chegarem a casa e afinal ser um sfehj feito na China (imaginemos) ?
Isto não é burla ?
Não percebo nada de leis comercais mas de certeza que não é legal vender gato por lebre.
Podem comunicar à ASAE.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo jul 01, 2012 9:05 pm

Foi um bom jogo.

Olhe ziggyma se uma pessoa quer comprar um rafeiro, e desde que não me peça o dinheiro a mim, pode.

Se outra pessoa preferir comprar um cão com pedigree, e desde que também não me peça dinheiro, é livre de o fazer.

Chama-se liberdade individual e é uma coisa que prezo imenso.
Trolitar
Membro
Registado: sexta jun 29, 2012 7:18 pm

domingo jul 01, 2012 9:06 pm

maraya Escreveu:As pessoas estão a comprar rafeiros quando compram caes que nao sao descendentes de outros da mesma raça.

lol ok. fiquei sem saber se as pessoas que compram nas lojas, compra yourkshires ou rafeiros.
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

domingo jul 01, 2012 9:08 pm

WaterMonitor Escreveu:Foi um bom jogo.

Olhe ziggyma se uma pessoa quer comprar um rafeiro, e desde que não me peça o dinheiro a mim, pode.

Se outra pessoa preferir comprar um cão com pedigree, e desde que também não me peça dinheiro, é livre de o fazer.

Chama-se liberdade individual e é uma coisa que prezo imenso.
Foi mesmo um grande jogo.

A mim, que comprem os cães onde quiserem estou com você! País democrático. :lol:
<p>&nbsp;</p>
Trolitar
Membro

domingo jul 01, 2012 9:09 pm

Eu não costumo dizer isto, mas o meu cão foi comprado precisamente numa loja de animais, sem LOP.

Pelo que tenho lido vocês dizem que é rafeiro. Ou confesso que já não sei se o trato por rafeiro ou não. Isto tudo faz-me cá uma confusão.
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

domingo jul 01, 2012 9:10 pm

aisd Escreveu:Legalmente parece-me burla.
Que é que acham de comprar um portátil que tem etiqueta toshiba e depois chegarem a casa e afinal ser um sfehj feito na China (imaginemos) ?
Isto não é burla ?
Não percebo nada de leis comercais mas de certeza que não é legal vender gato por lebre.
Podem comunicar à ASAE.
É isso que tenho dito desde o princípio! Mas parece que não consigo me fazer entender. Porque nem reclamam no livro de reclamações, só reclamam aqui. :( e aqui não podemos resolver a questão. :(
<p>&nbsp;</p>
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

domingo jul 01, 2012 9:12 pm

dinodane Escreveu:
acho que qualquer pessoa que decide adquirir determinada raça à partida vai informar-se minimamente sobre a mesma e nunca na vida iria comprar uns cachorros que se vê a milhas que não são puros, sem LOP e numa loja...
Acha mesmo...?
é que a grande maioria não o faz.
Acho que devia!
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo jul 01, 2012 9:12 pm

Trolitar Escreveu:Eu não costumo dizer isto, mas o meu cão foi comprado precisamente numa loja de animais, sem LOP.

Pelo que tenho lido vocês dizem que é rafeiro. Ou confesso que já não sei se o trato por rafeiro ou não. Isto tudo faz-me cá uma confusão.
Se o criador nao o registou no LOP é porque em principio os progenitores nao estariam registados (ou porque faz ninhadas a mais, ou porque etc). Se nao tem o LOP nao consegue saber qual a ascendência do cachorro e o mais provável é já terem havido cruzamentos pelo meio....
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Trolitar
Membro

domingo jul 01, 2012 9:15 pm

fteixeira Escreveu:
dinodane Escreveu:
acho que qualquer pessoa que decide adquirir determinada raça à partida vai informar-se minimamente sobre a mesma e nunca na vida iria comprar uns cachorros que se vê a milhas que não são puros, sem LOP e numa loja...
Acha mesmo...?
Acho que devia!
Eu informei-me. Comprei um spitz alemão. Pelo menos parece. Mas já fiquei a saber que tenho de chamar rafeiro.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jul 01, 2012 9:18 pm

Senhores, os livros genealógicos fizeram-se para comprovar o que o olhómetro não pode fazer. Ainda não se descobriram exames de adn para identificar e comprovar pertença legítima a uma raça. Os cães têm pedigrees para isso, assim como os cavalos lusitanos, os bois charoleses e todos os animais de raça.
É sabido que um animal de raça tem menor diversidade genética que um animal sem raça definida, fruto de cruzamentos aleatórios. é sabido que as raças de cães e outros animais provêm de selecção artificial feita pelo homem.
Se um criador não se preocupa em registar no livro de origens o que cria ou não sabe sequer o que é, e isto é uma coisa do mais básico que existe, é altamente duvidoso que conheça o histórial genético do que cria, que teste os progenitores às doenças mais comuns na raça, que sequer saiba distinguir um bom exemplar de um cão que nem devia cruzar. Os criadores éticos não colocam os seus cães em loja, querem conhecer os potenciais donos e se a coisa não lhes agradar mais depressa o colocam de borla numa boa casa do que o vendem a essa pessoa.
É esta lotaria que se compra ao comprar um cão numa loja sem pedigree, é tão simples como isto.
Se a raça não é importante, então adopte-se um dos milhares de cachorros que nascem de qualquer maneira no nosso país e vão parar com os costados ao canil até serem mortos. A custo zero.

Quanto à loja, publicita canitos peludos castanhos como yorkies. Informa que não têm registo. Só compra quem quer. Ainda há quem ache que uma loja é o local indicado para comprar um cão ou um gato e que é uma compra com garantia. O pior é quando o yorkie acaba por pesar 10 kgs e não se parece com aquele que viram na net. Às vezes é o animal que paga as favas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo jul 01, 2012 9:19 pm

Trolitar Escreveu:
fteixeira Escreveu:
dinodane Escreveu:
Acha mesmo...?
Acho que devia!
Eu informei-me. Comprei um spitz alemão. Pelo menos parece. Mas já fiquei a saber que tenho de chamar rafeiro.
Se se informou porque optou comprar numa loja onde nao teve o documento que comprova que o cao é de raça e desconhece o tipo de criaçao praticada?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jul 01, 2012 9:28 pm

Você informou-se ?
Que pagode - olhe que já chamaram pitbull à minha cadela (labradora com LOP), já vi chamarem caniche a um canito de pêlo longo e ondulado, chamarem de cão de água a um de pêlo raso.
Não me diga que o informante foi o marmanjo que lhe vendeu o cão...
Que já bebeu umas belas bejecas ás suas custas.
Deve dar um gozo imenso às criaturas que vivem deste comércio.
Dizia uma sociopata : "as pessoas dizem que o dinheiro não nasce nas árvores, mas são tão fáceis, tão fáceis de enganar, que eu digo que se enganam - nasce mesmo nas árvores...".
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
dinodane
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 9:29 pm

O próprio facto do animal estar exposto de uma loja não faz parte de boas práticas de criação.

Se o cão não tem pedigree, pode haver várias razões e nenhuma delas é boa.

:arrow: ou a cadela pare a cada cio e o cpc não permite o registo de ninhadas;
:arrow: ou já ultrapassou a idade limite para reprodução;
:arrow: ou nenhum dos progenitores tem pedigree, portanto a ascendência é desconhecida
:arrow: simplesmente quem cria e vende os cães não percebe patavina de linhas, estalões, pedigrees e outras coisas basilares na canicultura.

E o pior é que as lojas não vendem de modo algum mais barato que um criador nacional. Ainda há alguns intermediários pelo meio a ganhar o seu e se vier de puppy mill do Leste Europeu então... upa upa. Compram-nos a menos de 50 euros e revendem a 800.

kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo jul 01, 2012 9:32 pm

ziggyma Escreveu:
kittten Escreveu:
ziggyma Escreveu:
kittten Escreveu:Isso depois de fazer exame com dois juizes da raça e nada garante que passe.
Artigo 4º
Admissão ao Registo Inicial por exame
1. A admissão ao R.I., por exame, é permitida aos cães que se encontrem devidamente identificados e que tendo sido examinados por dois juízes indicados pelo C.P.C., os julgue em condições de serem admitidos, por apresentarem qualidades étnicas bem definidas e coincidentes com um Estalão de raça.
:lol:
Está a rir-se de quê? Por um acaso percebeu o que ali está escrito? Sabe o que é o estalão duma raça?
Por que sou feliz! E gosto muito de rir.
Depois, se um animal com LOP pode ter defeito o animal sem LOP não poderá ter nenhum, apenas achei engraçado.
Não tem piada?
Eu acho mesmo o máximo as pessoas pagarem um balúrdio por animais com LOP que podem ter defeito e pagarem preço de banana por animais sem LOP que podem apresentar qualidades étnicas bem definidas e coincidentes com o um estalão da raça de pois pagarem mais 60€ e terem o RI.
Só achei graça, vai me dizer que não tem piada? :lol:
A pessoa só compra com defeito se assim o quiser, um cão fora de estalão pode ter um defeito que só o penaliza para exposição, se a pessoa não o quiser para exposição não vejo porque não há-de comprar um cão fora de estalão. O defeito não tem que ser a falta duma pata ou duma orelha!
O estalão compreende desde a cor da pelagem, à cor dos olhos ou ao tamanho por exemplo, não é nenhum defeito que tire qualidade de vida ao animal e as qualidades genéticas estão lá, tal como o irmão que até poderá ser um Topshow. E sim, há grandes charutos com LOP e há cães muito bons com RI.

Há raças, no boxer por exemplo em que um exemplar branco, que há uns anos não era aceite em registo no LOP, neste momento já o pode ter mas condicionado, ou seja não pode (deve) reproduzir pois os filhos não podem ser registados, nem participar em exposições! É menos boxer que o irmão que nasceu camurça por exemplo?

O que eu acho graça, como dizem os jovens buéda graça é comprarem um cão sem LOP para pouparem uns tustos e depois irem fazer RI, isso é que é divertido!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
dinodane
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 9:55 pm

Estão a esquecer-se de referir porque razão um boxer branco não deve reproduzir... não é só uma paneleirice, há razões de saúde. O gene relacionado com essa cor de pelagem na raça está relacionado com uma incidência anormal e elevada de casos de surdez e cegueira.

fteixeira Escreveu:Regressei agora da loja, estava imensa gente e foi difícil abordar um funcionário. A conversa foi a seguinte:
Eu - Aqueles cachorrinhos castanhos que raça são?
Funcionário - Yorkshires.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Imagem

Tirem as vossas conclusões...

Devia era ter perguntado quantas semanas têm... porque se não existe diploma nenhum a proibir a venda de cães rafeiros ou cruzados ou sem LOP, existe uma portaria a PROIBIR a venda em lojas de cachorros com menos de 8 semanas.

Por alguma razão já existem n países europeus e estados americanos a proibir a venda de cães e gatos em lojas. Só é pena que sejamos tão bons a copiar legislações de caca e que aquilo que é civilizado custe tanto a cá chegar.

Responder

Voltar para “Cães”