Obrigada cpontos, mas essas sugestões foram dadas na sua maioria por quem não tem conhecimentos na prática enquanto expositor e ou não são viáveis ou não resultam, segundo alguns expositores.cpontos Escreveu:Tomei a liberdade de compilar as sugestões apresentadas por vários foristas, há umas páginas atrás. Ficou ligeiramente incompleto, mas sempre são algumas...cpontos Escreveu:Bom, para me redimir do meu off topico, e como até nem estou com muita paciência para o meu croché da hora de almoço, tomei a liberdade de resumir as sugestões de melhoramento (a nível de espaço físico) até aqui apontadas:
1)Separação física do espaço destinado a expositores (espaço para preparação do pêlo e eventual convívio entre criadores, expositores, handlers, técnicos de grooming e por aí fora) e visitantes;
2)Delimitação do espaço de entrada em ringue, para que seja possível ao cão e ao handler (é este o vocábulo correcto?) entrar sem se cruzar com NENHUM visitante. Aqui a existência de cordas era boa ideia, como a entrada dos praticantes de desportos de combate... Digo eu, sei lá...;
3)Sinalização visível onde constasse as proíbições de tocar, alimentar, atazanar os cães expostos (como há os de Proibido Fumar e Proibido Comer... ou os de Proibido o Uso de Vestimenta Reduzida, no santuário de Fátima). Ainda que não valesse de nada, já conferiria uma certa legitimidade à chamada de atenção que pudesse ser feita a algum visitante teimoso.
4)Área destinada a criadores que se dispusessem a ficar até ao final da exposição, tirando dúvidas aos visitantes.
5)Pagamento das entradas (mesmo para crianças e idosos!) para dissuadir as famelgas que não têm vontade de se enfiar num centro comercial num domingo à tarde (sim, faço parte daquele grupo de pessoas que considera que as expos não são para passar tempo, quando se vai, é porque se espera aprender qualquer coisa, não só ver cães a desfialar sem entender nada do assunto)
Há mais, certamente. Citem-me e editem a lista.
EDIT: erro ortográfico corrigido.
Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?
Moderador: mcerqueira
Realmente 'cão handler' é uma anedota! Já tinha verificado, esqueci-me de duas palavritaskitten Escreveu:cpontos Escreveu:Tomei a liberdade de compilar as sugestões apresentadas por vários foristas, há umas páginas atrás. Ficou ligeiramente incompleto, mas sempre são algumas...cpontos Escreveu:Bom, para me redimir do meu off topico, e como até nem estou com muita paciência para o meu croché da hora de almoço, tomei a liberdade de resumir as sugestões de melhoramento (a nível de espaço físico) até aqui apontadas:
1)Separação física do espaço destinado a expositores (espaço para preparação do pêlo e eventual convívio entre criadores, expositores, handlers, técnicos de grooming e por aí fora) e visitantes;
Já o disse lá mais atrás, na Castanheira havia isso tudo, mas o publico invadiu esses espaços também.
2)Delimitação do espaço de entrada em ringue, para que seja possível ao cão handler (é este o vocábulo correcto?) entrar sem se cruzar com NENHUM visitante. Aqui a existência de cordas era boa ideia, como a entrada dos praticantes de desportos de combate... Digo eu, sei lá...;
Novamente, na castanheira os ringues estavam delimitados por grades o que não impediu os engarrafamentos em pré ringue.
Cão handler? Handler é a pessoa que passa o cão![]()
3)Sinalização visível onde constasse as proíbições de tocar, alimentar, atazanar os cães expostos (como há os de Proibido Fumar e Proibido Comer... ou os de Proibido o Uso de Vestimenta Reduzida, no santuário de Fátima). Ainda que não valesse de nada, já conferiria uma certa legitimidade à chamada de atenção que pudesse ser feita a algum visitante teimoso.
O cão é meu, logo tenho perfeita legitimidade para não autorizar que lhe toquem, alimentem ou abram a caixa onde está dentro. Ter avisos desse género é pura perca de tempo. As pessoas é que deveriam saber que não devem mexer no que não é deles sem autorização do proprietário, é do senso comum, não necessita de estar escrito.
4)Área destinada a criadores que se dispusessem a ficar até ao final da exposição, tirando dúvidas aos visitantes.
Isso é absolutamente inviável, ao fim de um dia inteiro de exposição, exigir a alguém que fique a esclarecer seja quem for é absolutamente desumano, pelo menos para mim é fisicamente impossível.
5)Pagamento das entradas (mesmo para crianças e idosos!) para dissuadir as famelgas que não têm vontade de se enfiar num centro comercial num domingo à tarde (sim, faço parte daquele grupo de pessoas que considera que as expos não são para passar tempo, quando se vai, é porque se espera aprender qualquer coisa, não só ver cães a desfialar sem entender nada do assunto)
Há mais, certamente. Citem-me e editem a lista.
EDIT: erro ortográfico corrigido.

Relativamente ao segundo bold, nem me passa pela cabeça fazer (ou sugerir) tal exigência. Era apenas para os criadores que se dispusessem a ficar lá.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Já foi dito aqui anteriormente que os julgamentos das raças são feitos na sua maioria até à hora de almoço, depois de almoço são as finais e aí uma grande parte dos expositores está livre de stress e de pressa. Quem quer realmente falar alguma coisa de importante pode fazê-lo nessa altura.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
Ora bem ... 

Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Exactamente!!cpontos Escreveu:Acabamos sempre por retornar ao início, ou seja, não seriam necessárias alterações dos espaços onde se realizam as expos, se os visitantes soubessem estar...
E hà coisas que lamento muito, mas são mesmo do senso comum e da boa educação....
E basta ver pelo desenvolvimento deste tópico..

É óbvio que hà uma diferença entre público e os "passeuntes" que incomodam. A diferença é que esses "passeuntes", para alem de perturbarem o decorrer do evento, metem em risco a segurança dos nossos cães e a própria segurança....
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
Vou voltar a dizer, a solução é reduzir os passeuntes, atenção que estou a referir-me aos passeuntes não ao publico que vai lá ver, verdadeiramente, o evento.
Para isso vejo duas hipóteses:
- Deixar de anunciar as expos como evento Domingueiro.
- Cobrar entrada com valores que sejam penalizantes para quem lá vai só porque não tem mais nada que fazer. Aqui até seria engraçado incluir o catálogo no preço de entrada.
Para isso vejo duas hipóteses:
- Cobrar entrada com valores que sejam penalizantes para quem lá vai só porque não tem mais nada que fazer. Aqui até seria engraçado incluir o catálogo no preço de entrada.
Cego é aquele que não quer ver.
-
- Membro Veterano
Mas isso obrigaria a que todas as expos fossem em espaços vedados, o que todos nós sabemos que não acontece.
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Percebo as queixas dos expositores.
Pelo que foi dito aqui, até simpatizo.
Se fosse comigo, certamente passava o tempo aos berros de indignação
Mas volto a insistir - as queixas devem ser colocadas á entidade organizadora.
As pessoas pagam para levarem os seus cães.
Têm direito a exigir um mínimo de condições.
Bater no público é que não faz sentido...
Para já porque o público a que se referem (os tugas ou passeuntes) não anda por aqui.
Depois porque são precisas gerações para educar uma massa de gente - existem estudos sobre os comportamentos de massa (mob) que mostram que as pessoas enquanto massa anónima têm comportamentos diferentes do indíviduo.
Finalmente, porque esse trabalho não compete a expositores ou simples interessados.
O hábito é o melhor caminho.
Se as pessoas se habituarem à existência de regras e de limites, acabam por assumi-las e revoltam-se porque o indíviduo A,B ou C não as cumpre.
Quer-se dizer "se eu cumpro, então A,B e C têm de cumprir".
Se todas as expo tiverem regras - e seguranças para as fazer cumprir - temos de ver que leva o seu tempo.
Se em Castanheira passaram os limites, na seguinte menos pensarão em fazê-lo.
Isto digo eu....
Pelo que foi dito aqui, até simpatizo.
Se fosse comigo, certamente passava o tempo aos berros de indignação

Mas volto a insistir - as queixas devem ser colocadas á entidade organizadora.
As pessoas pagam para levarem os seus cães.
Têm direito a exigir um mínimo de condições.
Bater no público é que não faz sentido...
Para já porque o público a que se referem (os tugas ou passeuntes) não anda por aqui.
Depois porque são precisas gerações para educar uma massa de gente - existem estudos sobre os comportamentos de massa (mob) que mostram que as pessoas enquanto massa anónima têm comportamentos diferentes do indíviduo.
Finalmente, porque esse trabalho não compete a expositores ou simples interessados.
O hábito é o melhor caminho.
Se as pessoas se habituarem à existência de regras e de limites, acabam por assumi-las e revoltam-se porque o indíviduo A,B ou C não as cumpre.
Quer-se dizer "se eu cumpro, então A,B e C têm de cumprir".
Se todas as expo tiverem regras - e seguranças para as fazer cumprir - temos de ver que leva o seu tempo.
Se em Castanheira passaram os limites, na seguinte menos pensarão em fazê-lo.
Isto digo eu....
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
O que eu gosto mesmo é ir ver os julgamentos das "minhas" raças, e tentar adivinhar porque é que o cão X ganhou e o que é que tem de melhor relativamente ao cão que não ganhou!!! 

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,
Vou dar um exemplo que parece absurdo:
Há uns tempos (poucos anos ) sempre que íamos fazer um depósito/levantamento ao banco, estávamos sujeitos a que um emplastro colocasse o queixo em cima do nosso ombro.
Houve alguém no banco que teve a ideia de colocar uma barra no chão e/ou um sinal vertical com os dizeres : "aguarde a sua vez aqui".
Esta simples ideia, não acabou com os estúpidos e idiotas, mas acabou com os emplastros.
Hoje, poucos bancos mantêm a barra, mas virtualmente ela mantém-se lá, porque as pessoas respeitam a distância.
Um abraço
Vou dar um exemplo que parece absurdo:
Há uns tempos (poucos anos ) sempre que íamos fazer um depósito/levantamento ao banco, estávamos sujeitos a que um emplastro colocasse o queixo em cima do nosso ombro.
Houve alguém no banco que teve a ideia de colocar uma barra no chão e/ou um sinal vertical com os dizeres : "aguarde a sua vez aqui".
Esta simples ideia, não acabou com os estúpidos e idiotas, mas acabou com os emplastros.
Hoje, poucos bancos mantêm a barra, mas virtualmente ela mantém-se lá, porque as pessoas respeitam a distância.
Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Não, estou a referir-me a concorrer, só assim se consegue perceber realmente o que é uma exposição/concurso.Acena Escreveu:Obrigada IsabelNobre_, mas está a referir-se a circunscrever algumas zonas ou quer dizer que teriam que experimentar enquanto expositores?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,
Às vezes é preciso tomar medidas drásticas para que não mexam naquilo que não devem.
http://www.youtube.com/watch?v=zwnVgnhUYWs&feature=fvw
Um abraço

Às vezes é preciso tomar medidas drásticas para que não mexam naquilo que não devem.
http://www.youtube.com/watch?v=zwnVgnhUYWs&feature=fvw
Um abraço

« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true