Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda mai 03, 2010 11:38 am

cpontos Escreveu:
cpontos Escreveu:Bom, para me redimir do meu off topico, e como até nem estou com muita paciência para o meu croché da hora de almoço, tomei a liberdade de resumir as sugestões de melhoramento (a nível de espaço físico) até aqui apontadas:

1)Separação física do espaço destinado a expositores (espaço para preparação do pêlo e eventual convívio entre criadores, expositores, handlers, técnicos de grooming e por aí fora) e visitantes;

2)Delimitação do espaço de entrada em ringue, para que seja possível ao cão e ao handler (é este o vocábulo correcto?) entrar sem se cruzar com NENHUM visitante. Aqui a existência de cordas era boa ideia, como a entrada dos praticantes de desportos de combate... Digo eu, sei lá...;

3)Sinalização visível onde constasse as proíbições de tocar, alimentar, atazanar os cães expostos (como há os de Proibido Fumar e Proibido Comer... ou os de Proibido o Uso de Vestimenta Reduzida, no santuário de Fátima). Ainda que não valesse de nada, já conferiria uma certa legitimidade à chamada de atenção que pudesse ser feita a algum visitante teimoso.

4)Área destinada a criadores que se dispusessem a ficar até ao final da exposição, tirando dúvidas aos visitantes.

5)Pagamento das entradas (mesmo para crianças e idosos!) para dissuadir as famelgas que não têm vontade de se enfiar num centro comercial num domingo à tarde (sim, faço parte daquele grupo de pessoas que considera que as expos não são para passar tempo, quando se vai, é porque se espera aprender qualquer coisa, não só ver cães a desfialar sem entender nada do assunto)

Há mais, certamente. Citem-me e editem a lista.

EDIT: erro ortográfico corrigido.
Tomei a liberdade de compilar as sugestões apresentadas por vários foristas, há umas páginas atrás. Ficou ligeiramente incompleto, mas sempre são algumas...
Obrigada cpontos, mas essas sugestões foram dadas na sua maioria por quem não tem conhecimentos na prática enquanto expositor e ou não são viáveis ou não resultam, segundo alguns expositores.
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

segunda mai 03, 2010 11:43 am

kitten Escreveu:
cpontos Escreveu:
cpontos Escreveu:Bom, para me redimir do meu off topico, e como até nem estou com muita paciência para o meu croché da hora de almoço, tomei a liberdade de resumir as sugestões de melhoramento (a nível de espaço físico) até aqui apontadas:

1)Separação física do espaço destinado a expositores (espaço para preparação do pêlo e eventual convívio entre criadores, expositores, handlers, técnicos de grooming e por aí fora) e visitantes;

Já o disse lá mais atrás, na Castanheira havia isso tudo, mas o publico invadiu esses espaços também.

2)Delimitação do espaço de entrada em ringue, para que seja possível ao cão handler (é este o vocábulo correcto?) entrar sem se cruzar com NENHUM visitante. Aqui a existência de cordas era boa ideia, como a entrada dos praticantes de desportos de combate... Digo eu, sei lá...;

Novamente, na castanheira os ringues estavam delimitados por grades o que não impediu os engarrafamentos em pré ringue.
Cão handler? Handler é a pessoa que passa o cão :wink:

3)Sinalização visível onde constasse as proíbições de tocar, alimentar, atazanar os cães expostos (como há os de Proibido Fumar e Proibido Comer... ou os de Proibido o Uso de Vestimenta Reduzida, no santuário de Fátima). Ainda que não valesse de nada, já conferiria uma certa legitimidade à chamada de atenção que pudesse ser feita a algum visitante teimoso.

O cão é meu, logo tenho perfeita legitimidade para não autorizar que lhe toquem, alimentem ou abram a caixa onde está dentro. Ter avisos desse género é pura perca de tempo. As pessoas é que deveriam saber que não devem mexer no que não é deles sem autorização do proprietário, é do senso comum, não necessita de estar escrito.

4)Área destinada a criadores que se dispusessem a ficar até ao final da exposição, tirando dúvidas aos visitantes.

Isso é absolutamente inviável, ao fim de um dia inteiro de exposição, exigir a alguém que fique a esclarecer seja quem for é absolutamente desumano, pelo menos para mim é fisicamente impossível.

5)Pagamento das entradas (mesmo para crianças e idosos!) para dissuadir as famelgas que não têm vontade de se enfiar num centro comercial num domingo à tarde (sim, faço parte daquele grupo de pessoas que considera que as expos não são para passar tempo, quando se vai, é porque se espera aprender qualquer coisa, não só ver cães a desfialar sem entender nada do assunto)

Há mais, certamente. Citem-me e editem a lista.

EDIT: erro ortográfico corrigido.
Tomei a liberdade de compilar as sugestões apresentadas por vários foristas, há umas páginas atrás. Ficou ligeiramente incompleto, mas sempre são algumas...
Realmente 'cão handler' é uma anedota! Já tinha verificado, esqueci-me de duas palavritas :lol: E depois, apercebi-me do uso do vocábulo (handler) e fiquei com a certeza de que estava correcto. Ainda assim, grata pelo esclarecimento.

Relativamente ao segundo bold, nem me passa pela cabeça fazer (ou sugerir) tal exigência. Era apenas para os criadores que se dispusessem a ficar lá.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda mai 03, 2010 11:48 am

Já foi dito aqui anteriormente que os julgamentos das raças são feitos na sua maioria até à hora de almoço, depois de almoço são as finais e aí uma grande parte dos expositores está livre de stress e de pressa. Quem quer realmente falar alguma coisa de importante pode fazê-lo nessa altura.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

segunda mai 03, 2010 11:48 am

Acabamos sempre por retornar ao início, ou seja, não seriam necessárias alterações dos espaços onde se realizam as expos, se os visitantes soubessem estar...
kitten
Membro Veterano

segunda mai 03, 2010 11:49 am

Ora bem ... :wink:
Madalena Marques
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda mai 03, 2010 11:52 am

cpontos Escreveu:Acabamos sempre por retornar ao início, ou seja, não seriam necessárias alterações dos espaços onde se realizam as expos, se os visitantes soubessem estar...
Exactamente!!

E hà coisas que lamento muito, mas são mesmo do senso comum e da boa educação....

E basta ver pelo desenvolvimento deste tópico.. ;)

É óbvio que hà uma diferença entre público e os "passeuntes" que incomodam. A diferença é que esses "passeuntes", para alem de perturbarem o decorrer do evento, metem em risco a segurança dos nossos cães e a própria segurança....
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
cucculain
Membro
Registado: quarta jun 23, 2004 6:44 pm

segunda mai 03, 2010 11:54 am

Vou voltar a dizer, a solução é reduzir os passeuntes, atenção que estou a referir-me aos passeuntes não ao publico que vai lá ver, verdadeiramente, o evento.

Para isso vejo duas hipóteses:

- Deixar de anunciar as expos como evento Domingueiro.

- Cobrar entrada com valores que sejam penalizantes para quem lá vai só porque não tem mais nada que fazer. Aqui até seria engraçado incluir o catálogo no preço de entrada.
Cego é aquele que não quer ver.
kitten
Membro Veterano

segunda mai 03, 2010 11:58 am

Mas isso obrigaria a que todas as expos fossem em espaços vedados, o que todos nós sabemos que não acontece.
Madalena Marques
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 03, 2010 12:23 pm

Percebo as queixas dos expositores.
Pelo que foi dito aqui, até simpatizo.
Se fosse comigo, certamente passava o tempo aos berros de indignação :D

Mas volto a insistir - as queixas devem ser colocadas á entidade organizadora.
As pessoas pagam para levarem os seus cães.
Têm direito a exigir um mínimo de condições.

Bater no público é que não faz sentido...
Para já porque o público a que se referem (os tugas ou passeuntes) não anda por aqui.

Depois porque são precisas gerações para educar uma massa de gente - existem estudos sobre os comportamentos de massa (mob) que mostram que as pessoas enquanto massa anónima têm comportamentos diferentes do indíviduo.

Finalmente, porque esse trabalho não compete a expositores ou simples interessados.

O hábito é o melhor caminho.
Se as pessoas se habituarem à existência de regras e de limites, acabam por assumi-las e revoltam-se porque o indíviduo A,B ou C não as cumpre.
Quer-se dizer "se eu cumpro, então A,B e C têm de cumprir".

Se todas as expo tiverem regras - e seguranças para as fazer cumprir - temos de ver que leva o seu tempo.
Se em Castanheira passaram os limites, na seguinte menos pensarão em fazê-lo.
Isto digo eu....
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda mai 03, 2010 1:06 pm

O que eu gosto mesmo é ir ver os julgamentos das "minhas" raças, e tentar adivinhar porque é que o cão X ganhou e o que é que tem de melhor relativamente ao cão que não ganhou!!! :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda mai 03, 2010 3:38 pm

Olá,
Vou dar um exemplo que parece absurdo:

Há uns tempos (poucos anos ) sempre que íamos fazer um depósito/levantamento ao banco, estávamos sujeitos a que um emplastro colocasse o queixo em cima do nosso ombro.
Houve alguém no banco que teve a ideia de colocar uma barra no chão e/ou um sinal vertical com os dizeres : "aguarde a sua vez aqui".
Esta simples ideia, não acabou com os estúpidos e idiotas, mas acabou com os emplastros.
Hoje, poucos bancos mantêm a barra, mas virtualmente ela mantém-se lá, porque as pessoas respeitam a distância.

Um abraço
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
segunda mai 03, 2010 4:26 pm

Acena Escreveu:Obrigada IsabelNobre_, mas está a referir-se a circunscrever algumas zonas ou quer dizer que teriam que experimentar enquanto expositores?
Não, estou a referir-me a concorrer, só assim se consegue perceber realmente o que é uma exposição/concurso.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
segunda mai 03, 2010 4:29 pm

cucculain Escreveu:
- Deixar de anunciar as expos como evento Domingueiro.
Gostei :lol:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda mai 03, 2010 9:53 pm

Olá,

Às vezes é preciso tomar medidas drásticas para que não mexam naquilo que não devem.

http://www.youtube.com/watch?v=zwnVgnhUYWs&feature=fvw

Um abraço
:lol:
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

segunda mai 03, 2010 10:07 pm

Bem respondendo à pergunta do tópico
Beneficios das expos a nivel das raças - Beleza
Prejuizos a nivel das raças - Funcionalidade
Em todas elas com excepção aos cães de colo :lol: 8)
Responder

Voltar para “Cães”