amsnake Escreveu:JoanaGoncalves Escreveu:amsnake Escreveu:Bem respondendo à pergunta do tópico
Beneficios das expos a nivel das raças - Beleza
Prejuizos a nivel das raças - Funcionalidade
Em todas elas com excepção aos cães de colo

Não, esta também enganado...
Benefícios das expos da nível das raças- Morfologia correcta e o mais aproximado do estalão possivel, que quando se trata de CRIADORES PREOCUPADOS COM A SUA RAÇA TAMBÉM SELECCIONAM AS OUTRAS VERTENTES, ou seja as exposições é uma parte ou seja apenas uma das vertentes, repetindo-me, á parte MORFOLÓGICA.
Funcionalidade? Ha muitas para varias raças, mas para terem funcionalidade, os criadores RESPONSÁVEIS têm que continuar a seleccionar CARÁCTER correcto aliado a uma MORFOLOGIA CORRECTA.
SÓ COM AS DUAS COISAS SE PODE CONTINUAR A MANTER UM ESTALÃO.
Não sei qual é a dificuldade em entender isto... Percebo que muitos não o saibam fazer pois não é só ter um cão e uma cadela, que se criam cães com as características acima mencionadas, é preciso muito estudo e dedicação, parte que muita gente pensa que pode abulir ao limitar-se a adquirir animais mais ou menos razoáveis, o pior é seleccionar a partir daí... Não é pra todos não senhora, porque nem todos estão para isso... MAs enfim , por aqui já estávamos a entrar num campo que sai do tema tópico... E ja chega o que ha pra esclarecer por este tema mesmo...

E sendo assim, só oaspecto morfológico da raça é que é apurado, esquecendo se daquilo para que a mesma foi criada, senão veja a evolução mesmo a nivel morfologico de algumas raças e para nem falar da funcionalidade pk muitas raças deixavam logo de se englobar nos grupos em que estão inseridos

Não, não é sendo assim, já expliquei acima que o aspecto morfológico é apenas um deles, dos aspectos da selecção...

Se assim o é como afirma, é tambem da responsabilidade de quem compra a quem selecciona dessa forma... Promovendo esse trabalho...
E cada um fala da raça com que trabalha e que SELECCIONA... Claro...
Talvez de vez em quando fizesse falta ler as características de uma raça antes a adquirir e talvez saber um pouco mais...
Mas tal como lhe disse, é um assunto diferente deste tópico, acho que seria talvez um excelente tema para outro tópico...