Ensinar a fazer as necessidades em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda set 03, 2012 10:47 am

Olá a todos,

Tenho uma pergunta ao contrário do usual. :-) Queria ensinar a minha cadela a fazer as necessidades num sítio próprio em casa. Adoptámos a cadela já adulta e sempre fez as necessidades na rua. O meu namorado trabalhava a partir de casa e ela nunca ficou muitas horas sem ir à rua. Agora que ele vai deixar de trabalhar em casa, custa-nos deixar a bicha tanto tempo sozinha e sem poder "ir à casa-de-banho"... Gostava de ter um sítio próprio em casa onde ela possa ir, mas como a ensinar? E que tipo de material poderei usar? Como é que a "convenço" que a partir de agora pode fazer em casa, e naquele sítio? Alguém tem idéias?

Obrigada!
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

segunda set 03, 2012 11:52 am

Como já uma cadela adulta e habituada só à rua não sei... Mas no seu lugar, para começar colocaria um resguardo no sítio escolhido e pulverizava com um atractivo esperava que lá fizesse. Assim que acontecesse o 1º xixi, fazia grande festa e recompensava. Com recompensas sucessivas aliadas ao cheiro a xixi penso que ela eventualmente começaria a fazer lá.
A minha tanto faz na rua como em casa... Mas acho que prefere fazer na rua mas quando tem vontade, se eu não estiver, tem o seu próprio wc :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 03, 2012 12:23 pm

Um cão habituado a fazer as necessidades na rua, em casa escolhe, normalmente, o local que tenha um piso o mais parecido possível com o da rua: cozinha, varanda, acessos lajeados, etc.

Eu esperaria por ver o local que ela escolherá e depois, se ele não convier, orientá-la-ia para o que eu própria quero.

Sempre reservei um local específico para os meus fazerem dentro de casa, prevendo os apertos: um local na cozinha ou na varanda, fechada ou não, onde estendia jornais. Passados dois ou três insucessos nas primeiras semanas, eles passavam a procurar os jornais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda set 03, 2012 2:08 pm

Lourenca,

a cadela estaria sozinha durante quanto tempo seguido?
Os cães conseguem aguentar várias horas...

para além disso considero as idas á rua (não só os passeios higienicos como as outras) como indispensáveis para o equilibrio mental de qualquer cão, pelo que sou da opinião que não o deve fazer.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 03, 2012 2:27 pm

LFGomes Escreveu:para além disso considero as idas á rua (não só os passeios higienicos como as outras) como indispensáveis para o equilibrio mental de qualquer cão, pelo que sou da opinião que não o deve fazer.
Isso é verdade. Não é bom usar o pretexto do cão fazer as necessidades em casa para cessar os passeios. Estes são importantíssimos por vários factores ( ajuda a estabelecer a hierarquia na família, socialização, desgaste de energia acumulada, questões físicas, entre muitos outros ). Os passeios são sem dúvida indispensáveis em todos os aspectos, tanto mentais como físicos.

Conheço uma pessoa que não passeia o cão e depois queixa-se que o cão destrói tudo em casa. Pois claro, o animal não desgasta a energia acumulada nos passeios ... desgasta em casa!
E ainda vem, de vez em quando, dizer orgulhosamente: '' O meu bobi urina e defeca em casa, nem preciso de o passear. Quem dera a muitos ter cães assim, os donos nem têm trabalho de o levar à rua '' :roll: .

Lourenca, não leve a mal o que digo. É apenas um alerta e não custa nada deixá-lo :wink: .
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda set 03, 2012 3:27 pm

O habituar os cães a fazer as necessidades em casa é quanto a mim bastante problemático.
Um cão distingue casa/rua. Varanda é casa. Cozinha (um hábito que acho francamente porco) é casa, etc.

É raro o dono de cão que use este método que não tenha mais cedo ou mais tarde problemas com o cão a fazer pela casa. É preciso ver que isso vai alterar toda a mecânica que o animal aprendeu de que naquela território não se faz.

Além disso contribui para o facilitismo de não levar o cão á rua se chove, se é tarde, se estamos cansados, etc.

Nunca usei e não aconselho. Até porque, aqui para nós, é muito pouco higiénico. Um amija de um cão médio adulto não tem anda a ver com as mijinhas de cachorrinho.
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

segunda set 03, 2012 3:40 pm

Eu penso que a forista não está a pensar em deixar de passear a cadela, apenas vai reduzir o número de passeios diários e a cadela vai passar a ficar mais tempo sozinha em casa. Não condeno essa perspectiva embora ache que os animais preferem de facto fazer na rua... Se eu preferia que a minha cadela fizesse apenas na rua? Sim, sem dúvida... Mas também prefiro que caso não seja possível levá-la ela saiba onde deve fazer e não num sítio qualquer...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 03, 2012 6:01 pm

sasquatch Escreveu:O habituar os cães a fazer as necessidades em casa é quanto a mim bastante problemático.
Um cão distingue casa/rua. Varanda é casa. Cozinha (um hábito que acho francamente porco) é casa, etc.

...
Dobre a língua, Sasquatch. Depende do tamanho da cozinha, entre outros factores.

E por aqui me fico.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 03, 2012 6:10 pm

sasquatch Escreveu: Cozinha (um hábito que acho francamente porco)
A respeito também do comentário do user Floripes3, cada qual faz o que entender.
Eu pessoalmente não faria, mas não censuro quem o faz. Depende de muita coisa e também daquilo que consideramos muito ou pouco higiénico.

Eu secalhar colocava os jornais na casa-de-banho. Mas tenho amigos e familiares com cães e gatos que têm o litter dos gatos na cozinha e os cães por vezes defecam lá no seu cantinho ( raramente, pois são passeados muitas vezes ). Têm uma cozinha grande e normalmente cozinham no exterior ( jardim ).

Não vamos discutir por causa disto :wink: .
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda set 03, 2012 7:27 pm

Eu não deixo o meu cão fazer dentro de casa, mas o meu cão é cão de quintal... é diferente (suponho eu)... não sei como faria se tivesse o cão dentro de casa muito tempo sem ir fazer um chichizinho... o meu quando teve que dormir em casa aguentava bem as 8 horas nocturnas... mas suponho que seja diferente a noite do dia.
Eu aconselharia a por um caixote com terra e relvinha num cantinho da casa... (na minha opinião preferencialmente casa de banho... mas só mesmo por preferências pessoais)... seria o mais parecido com o exterior... só que temos que ver os contras... dá aso a que o cão escave e espalhe terra pela casa fora... não sei até que ponto aquelas bolinhas tipo cascalho ou lá o que aquilo é (vi muitas vezes no Algarve nas palmeiras... não sei como se chama) não faria também o efeito pretendido...
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda set 03, 2012 7:41 pm

e se em vez de por a cadela a fazer as necessidades em casa arranjar um "passeador de cães" que a leve à rua 1 ou mais vezes por dia ?

não conhece nenhum adolescente a precisar e ganhar uns cobres ??
ou não tem nenhum vizinho / amigo ?
há empresas há já vários anos que prestam esse serviço e outros (levar ao vet, apoio na "educação", etc) e, os que conheci nem eram caros.

se o desejar e morar na zona de Lisboa poderei indicar-lhe a que encontrei on-line para uma amiga que usou dos serviços deles durante....2 anos???? sem queixas.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda set 03, 2012 9:53 pm

Sempre me surpreendeu o costume de meter os animais a fazer as necessidades na divisão da casa onde se cozinha e se mantém os alimentos.

É uma opção no mínimo... estranha, seja a cozinha de que tamanho for, ainda mais sabendo que a grande maioria das cozinhas são mínimas.

É um hábito que pessoalmente acho incompreensível. Assim como de meter os animais a ir à varanda, sendo que as varandas tem um ralo.
:? e para algum lado o xixi vai (não se evapora).

Jornais na varanda? Será que não pensam no cheiro que vai para a janela mais próxima?

Ou acham que a porcaria dos cães não tem cheiro? Eu cá ficaria em transe se soubesse que o meu vizinho usava a varanda como casa de banho. Não sei porque hei de achar normal que o cão faça isso.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça set 04, 2012 9:57 am

A cadela não vai deixar de ir à rua, vai continuar a passear tanto como até aqui, com a excepção do passeio da hora de almoço. Eu sei que ela aguenta essas horas todas, mas prefiro que não tenha de aguentar, se tiver que fazer, que faça. Coitado do animal, o dia todo à rasca e à espera que alguém a leve... O passeador de cães é uma boa ideia, mas primeiro tenho de encontrar um (e não me sinto muito confortável a dar as chaves de casa a um desconhecido)... Até lá, prefiro que a cadela tenha a opção de fazer as necessidades em casa, se precisar. Estou a pensar pôr um tabuleiro com uma rede na casa-de-banho, só falta saber como a convencer que pode usar e se há outros materiais possíveis.
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

terça set 04, 2012 10:07 am

A minha cadela geralmente vai duas vezes por dia à rua. Mas tem vários dios que eu não consigo levá-la à rua de manhã e só vai à tarde quando chego do trabalho. Não faz nada dentro de casa, se não aguenta, faz na varanda e eu lavo quando chego. Mas depende da comida que come. Já reparei que se só come ração, aguenta o dia inteiro sem "ir à casa de banho".
&#1071; &#1085;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1088;&#1099;&#1073;&#1086;&#1081; &#1080; &#1083;&#1086;&#1078;&#1085;&#1099;&#1093; &#1076;&#1088;&#1091;&#1079;&#1077;&#1081; &#1078;&#1080;&#1074;&#1086;&#1090;&#1085;&#1099;&#1093;. &#1053;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1077;&#1097;&#1077; &#1073;&#1086;&#1083;&#1100;&#1096;&#1077; &#1077;&#1074;&#1072;&#1085;&#1075;&#1077;&#1083;&#1080;&#1089;&#1090;&#1086;&#1074; &#1077;&#1088;&#1091;&#1085;&#1076;&#1072;.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça set 04, 2012 10:24 am

sasquatch Escreveu:Sempre me surpreendeu o costume de meter os animais a fazer as necessidades na divisão da casa onde se cozinha e se mantém os alimentos.

É uma opção no mínimo... estranha, seja a cozinha de que tamanho for, ainda mais sabendo que a grande maioria das cozinhas são mínimas.

É um hábito que pessoalmente acho incompreensível. Assim como de meter os animais a ir à varanda, sendo que as varandas tem um ralo.
:? e para algum lado o xixi vai (não se evapora).

Jornais na varanda? Será que não pensam no cheiro que vai para a janela mais próxima?

Ou acham que a porcaria dos cães não tem cheiro? Eu cá ficaria em transe se soubesse que o meu vizinho usava a varanda como casa de banho. Não sei porque hei de achar normal que o cão faça isso.
Nunca teve cães bebés? Eles não podem ir à rua até aos 3 meses (+/-), dependendo do programa de vacinação utilizado, vão fazer xixi e cócó onde? E mesmo depois dos 3 meses, durante mais alguns meses fazem mais vezes xixi que um cão adulto, porque ainda não aguentam. Acho sensato procurar um local mais arejado e com piso mais facilmente lavável, para que eles se possam aliviar. Neste caso penso sempre na varanda e na cozinha e imagino que quem opte por essa solução limpe tudo o mais rapidamente possível.
Não sejamos tão radicais!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Responder

Voltar para “Cães”