reaçao á receita caseira

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

segunda set 03, 2012 2:00 pm

boas, o meu cao na semana passada destruiu o saco da raçao e consquentemente tive que a deitar toda para lixo (cerca de 3/4kg) por ter apanhado agua, liguei para o sr da raçao mas nada feito pois só na 6ªfeira teve disponiblidade de levar a raçao lá casa, como forma alternativa fui ao talho e comprei carne de vaca e peito de frango, parti ambas carnes em bocadinhos e fiz um tacho de comida caseira, cozi a carne junto com arroz e massa quase sem sal apenas com um fio de azeite e agua.

á primeira vista tudo bem pois comeu muito bem até lambia o fundo do comedouro, mas começou a fazer fezes muito duras e 100% secas, mas o problema é que ja vai fazer 3 dias e quase nao toca na raçao vai lá de vez enquando e apenas come meia duzia de greiros a raçao está sempre quase igual :cry: , mas lambarices está ele sempre pronto a comer :| daí achar que nao esteja doente, alguma dica especial para ele voltar a pegar na raçao?
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

segunda set 03, 2012 2:03 pm

Talvvez se misturar so um pedacinho de carne a racao para ele se voltar a habituar a ela. nao deve ser grave, ele comeu a carne e agora nao quer essas bolas secas ;-);-)
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda set 03, 2012 2:11 pm

Partindo do principio que o cão não tem qualquer problema de saude:

Junte agua morna, como se faz quando são bébés...activa bem o cheiro da ração.

Para além disso, o outro conselho é nao lhe dar qualquer outra coisa para ele comer, quando a fome apertar...ele deixa de ser esquisito.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
dragablue
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 2:14 pm

Suesca Escreveu:Talvvez se misturar so um pedacinho de carne a racao para ele se voltar a habituar a ela. nao deve ser grave, ele comeu a carne e agora nao quer essas bolas secas ;-);-)
ja fiz isso mas o peste espalha a raçao para pescar os bocados da carne, come a carne e a raçao o patrao se quizer que a coma ele :oops:
sempre lhe dei uns mimos por fora da raçao, fiambre, bocados de carne crua etc e nunca deixou a raçao por isso, daí achar muito estranho esta reaçao dele, o que me está a preocupar é que ele esta nesta fase de crescimento e tenho receio que fique prejudicado no seu desenvolvimento :evil:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda set 03, 2012 2:25 pm

Se não come hoje come amanhã. Nenhum cão morre à fome com comida à disposição.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda set 03, 2012 2:32 pm

e cuidado com os conselhos de humedcer a ração com água morna! devido à fermentação e aos gases libertados por esta, pode bem levar a uma torção de estômago!! :?

tal como diz a kitten, não come hoje, come amanhã! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda set 03, 2012 2:36 pm

e cuidado com os conselhos de humedcer a ração com água morna! devido à fermentação e aos gases libertados por esta, pode bem levar a uma torção de estômago!!
Nunca conheci nem ouvi falar de de algum cão ter tido torção de estomago por metermos 2 colheres de agua em cima da ração.....acho q isso é um exagero, sinceramente.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda set 03, 2012 3:19 pm

Os animais alimentados a ração caseira fazem muito menos fezes e mais secas por uma razão muito simples, há muito menos "desperdicio" de nutrientes.

Quando fizer comida para o cão não meta sal nenhum.

Tive animais a morrer com 18 e 19 anos, alimentados sempre com alimentação caseia e suplementos de carne crua.
O cão não é parvo. :wink:
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

segunda set 03, 2012 3:53 pm

A minha depois de comer comida caseira (ultimamente sempre que possível cozinho para ela) também não pega bem na ração, a vet disse-me o mesmo que já foi dito, que nenhum cão morre de fome com comida à disposição mas que podia juntar um pouco de azeite à ração. E com o azeite a pestinha come e lambe a malga...
Mas só o faço se notar que ela esteve todo o dia sem comer e uma vez de vez em quando, não fazendo disto norma...
dragablue
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 4:25 pm

magggie Escreveu:A minha depois de comer comida caseira (ultimamente sempre que possível cozinho para ela) também não pega bem na ração, a vet disse-me o mesmo que já foi dito, que nenhum cão morre de fome com comida à disposição mas que podia juntar um pouco de azeite à ração. E com o azeite a pestinha come e lambe a malga...
Mas só o faço se notar que ela esteve todo o dia sem comer e uma vez de vez em quando, não fazendo disto norma...
vou experimentar tambem juntar um pouco de azeite na raçao, para ver se faz efeito no apetite... qual a quantidade? só um fiozinho certo?
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

segunda set 03, 2012 5:39 pm

Sim, é mesmo só um fiozinho. Boa sorte :D
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda set 03, 2012 5:58 pm

kittten Escreveu:Se não come hoje come amanhã. Nenhum cão morre à fome com comida à disposição.
Acredito. Mas se for teimoso também não come a dose certa e vai emagrecendo :?

O meu velhote teimoso embirrou com a ração e ficou uns 8 dias a comer o mínimo dos mínimos até que desisti (porque perdeu peso) e passei a dar ração húmida misturada e a molhar a ração.
Como ele tem problemas de fígado também não quero abusar nestas "guerrinhas".

O certo é que o rapaz já está outra vez enjoadinho e anda muito difícil dar-lhe a dose diária... mesmo com os truques habituais (come cerca de 20% :( ).
Mas como continua um lambão pela ração húmida (que uso para a medicação e para misturar na ração na esperança que coma), penso que não é falta de apetite.

Isto é de desesperar qualquer dono com cão velho e doente crónico.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 03, 2012 6:05 pm

Acontece o mesmo com a minha velhota de dezassete anos, completados este mês de Agosto.

Portanto, desisti: dou-lhe comida cozinhada, deixo-lhe um punhado de ração à disposição, que por vezes ela come e por vezes não, e vamos vivendo assim até que ela parta. Não vale a pena causticar os macróbios em final de vida.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda set 03, 2012 6:14 pm

Floripes3 Escreveu:Acontece o mesmo com a minha velhota de dezassete anos, completados este mês de Agosto.

Portanto, desisti: dou-lhe comida cozinhada, deixo-lhe um punhado de ração à disposição, que por vezes ela come e por vezes não, e vamos vivendo assim até que ela parta. Não vale a pena causticar os macróbios em final de vida.
Mas ele ainda só tem (quase) 13 anos. Não acho que esteja em final de vida, dada a vitalidade que ainda tem :?
Se lhe der comidinha caseira é que ele definha por causa do fígado (além de os dentes ganharem tártaro mais rápido, o que também é mau). Na pior das hipóteses mudo é para ração húmida que essa ele papa em 5s.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 03, 2012 6:29 pm

lsgl Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Acontece o mesmo com a minha velhota de dezassete anos, completados este mês de Agosto.

Mas ele ainda só tem (quase) 13 anos. Não acho que esteja em final de vida, dada a vitalidade que ainda tem :?
Se lhe der comidinha caseira é que ele definha por causa do fígado (além de os dentes ganharem tártaro mais rápido, o que também é mau). Na pior das hipóteses mudo é para ração húmida que essa ele papa em 5s.
A minha também tem problemas de fígado. Além dos da tiróide, de nódulos no baço, pedras na bexiga e de ser taquicárdica. Basta dizer que precisa muito de trabalho dentário, mas não mo aconselham dada a taquicardia.

Faço-a seguir uma dieta rigorosa, não pode comer ração húmida, a chamada comida de lata, porque lhe faz diarreia. Mas realmente quatro anos de diferença em cães é muito ano...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”