Raças Potencialmente Perigosas - Artigo de Opinião (VA)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Off-topic:
Credo! Ainda bem que puseste o artigo. Há 2 meses que não leio esta revista (não tenho ido à biblioteca municipal), e queria dar 1 vista de olhos no site, mas não me lembrava do próprio nome
Credo! Ainda bem que puseste o artigo. Há 2 meses que não leio esta revista (não tenho ido à biblioteca municipal), e queria dar 1 vista de olhos no site, mas não me lembrava do próprio nome

ReginaVieira ainda bem que fui útil 

Sim, não é mais do que o que eu defendo e do que o que quase toda a gente na arca defende... mas lá está, é mais argumentos do nosso ladoAST88 Escreveu:Obrigado MiMoo, mas tudo o que li já foi "dito", por aqui.
É um bom artigo. E escrito por um Vet, mais peso tem!

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Muito bom este artigo.
Só discordo com a senhora que o escreve no que aos donos diz respeito.
Suspeito que por cada dono sensato e cuidadoso de raças mais potentes, existam um 9 donos idiotas que efectivamente querem impressionar o próximo.
Suspeito que por cada dono sensato e cuidadoso de raças mais potentes, existam um 9 donos idiotas que efectivamente querem impressionar o próximo.
Antes de mais, Muito obrigado pela publicacao que colocou, infelizmente ainda existem muitas duvidas sobre os caes, espero que este artigo esclareca. muitas das que existem pela natural falta de conhecimento, bem haja a todos os nossos fieis e melhores amigos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
WatermonitorWaterMonitor Escreveu:Muito bom este artigo.
Eu discordo completamente com essa opinião relativa à percentagem de maus donos.
Acho muito sinceramente que, a grande maioria dos cães, sejam eles das 7 raças consideradas potencialmente perigosas, sejam de qualquer outra raça cujas caracteristicas fisicas possam ser enquadrados na definição atrás referida, estão em mãos responsáveis.
Se assim não fosse e face ao numero de animais que existem por esse País fora, teriamos certamente um numero bem mais significativo destes acidentes.
O numero de acidentes com cães, a acreditar na noticia do link abaixo, ronda cerca de 60 casos ano, envolvendo todas as raças ou rafeiros e srd's:
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... &did=75955
Tendo em conta o numero de cães que actualmente se estima que ronde os 2 milhões, não me parece nada de mais, até porque, estes 300 "ataques" na sua grande maioria, não passam de uma ou outra mordidela sem grandes consequências.
Quanto ao artigo, é igual a outros tantos com os quais concordo, mas com o valor acrescido de ser uma opinião de alguém com conhecimentos na área.
Olhando estes numeros de ataques de cães quando comparados com os maus tratos aos animais em geral, com especial destaque para o abandono, toda esta discussão em redor dos PP's se transforma numa falsa questão.
<strong>Paulo Santos</strong>
-
- Membro Veterano
O PauloSantos é bem capaz de ter razão no que afirma. Infelizmente é raro eu encontrar donos correctos de certo tipo de cães.
Nunca me vou esquecer de um senhor de meia-idade, pacato, que frequentava (e espero que continue) o meu vet e tinha uma fêmea Pit muito simpática. O pobre homem levou 3 facadas em Benfica a defender a cadela de uns "mangas" que lha queriam roubar. Safou-a, mas passou meses no hospital.
No meu vet vi dezenas de Filas Brasileiros, Pit e quejandos, cobertos de cicatrizes, levados por rapazes de mau ar. Saiam por onde entravam que o meu vet tem pêlo na venta e não é fã de certo tipo de marcas em cães, mas decente só conheci ali aquele senhor.
Talvez eu seja um bocado parcial porque vai imensa gente de matulões à séria ao meu vet (já para não falar de malta dos Bullies) e são todos como os cães: bonacheirões, divertidos e calmos.

Nunca me vou esquecer de um senhor de meia-idade, pacato, que frequentava (e espero que continue) o meu vet e tinha uma fêmea Pit muito simpática. O pobre homem levou 3 facadas em Benfica a defender a cadela de uns "mangas" que lha queriam roubar. Safou-a, mas passou meses no hospital.
No meu vet vi dezenas de Filas Brasileiros, Pit e quejandos, cobertos de cicatrizes, levados por rapazes de mau ar. Saiam por onde entravam que o meu vet tem pêlo na venta e não é fã de certo tipo de marcas em cães, mas decente só conheci ali aquele senhor.
Talvez eu seja um bocado parcial porque vai imensa gente de matulões à séria ao meu vet (já para não falar de malta dos Bullies) e são todos como os cães: bonacheirões, divertidos e calmos.

O texto é faccioso. Pensava ir ler uma análise muito mais científica e isenta e isso não se verifica.
É apenas, mais do mesmo...não são os cães que são perigosos e blá blá blá...
É apenas, mais do mesmo...não são os cães que são perigosos e blá blá blá...
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos à verdade...às vezes! By: Flávio Josefo</p>
<p>A praça pública está cheia de moscas!</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
<p>Dubitando, ad veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos à verdade...às vezes! By: Flávio Josefo</p>
<p>A praça pública está cheia de moscas!</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi
Concordo com o PauloSantos, mas também concordo com Watermonitor, uma das minhas vets diz que a grande maioria dos Pits que lá vão são de um bairro social aqui da zona, e os donos são uns manfios... ela também nao vacina esse tipo de caes sem chip, e são muitos os que lá vão...
<p><strong> "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais são tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
<p><strong>Linha de apoio a União Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ração)</strong></p>
<strong>
<p class="title">Número Solidário Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (€ 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
Por aqui já me disseram que há muita gente com pits para o estilo por isso... se calhar a percentagem de donos dessas raças que são irresponsáveis não é assim tão baixa. Mas gostei do artigo. Mas nada que já não se saiba...
-
- Membro Veterano
AST88, concordo consigo a 100% mas limito-me a partilhar as minhas observações pessoais.
Conheço muitas e muitas pessoas que dariam donos de grande categoria para os cães ditos potencialmente perigosos. Quantos têm um? Zero! Muita experiência e muita falta de pachorra para pessoal territorial.
O melhor cão que alguma vez conheci na vida foi um PA negro, imenso, e com uma capacidade de aprendizagem brutal. Vi-o ao longo dos anos atingir todo o seu potencial e era um animal de deixar qualquer um de queixo caído.
Sabe porque é que ele foi até ao fim um cão de sonho? Não pertencia a um moço jovem e com necessidades de afirmação, foi parar cachorrinho às mãos de uma senhora de 60 anos, toda tia e muito activa. Treinou-o, andava sempre com ele e eram colados pelo umbigo. Ele morreu um mês depois da dona.
Aquela senhora teria sido uma dona de excelência para qualquer cão potencialmente perigoso ou potencialmente capaz de aprender muito.
Conheço muitas e muitas pessoas que dariam donos de grande categoria para os cães ditos potencialmente perigosos. Quantos têm um? Zero! Muita experiência e muita falta de pachorra para pessoal territorial.
O melhor cão que alguma vez conheci na vida foi um PA negro, imenso, e com uma capacidade de aprendizagem brutal. Vi-o ao longo dos anos atingir todo o seu potencial e era um animal de deixar qualquer um de queixo caído.
Sabe porque é que ele foi até ao fim um cão de sonho? Não pertencia a um moço jovem e com necessidades de afirmação, foi parar cachorrinho às mãos de uma senhora de 60 anos, toda tia e muito activa. Treinou-o, andava sempre com ele e eram colados pelo umbigo. Ele morreu um mês depois da dona.
Aquela senhora teria sido uma dona de excelência para qualquer cão potencialmente perigoso ou potencialmente capaz de aprender muito.