Que exercícios mentais e físicos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ziva2011
Membro
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quarta set 05, 2012 4:49 pm

Boa tarde,

podem dar-me exemplos de que exercícios físicos e mentais fazem com os vossos cães num dia normal de trabalho em que o tempo que podem dispender não é o mesmo que ao fim de semana?

Tenho visto muita coisa, mas mais físicos.... :D

Obrigada
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta set 05, 2012 4:54 pm

Muitos brinquedos de estimulação mental (que dão para encher com ração e até congelar, aumentando a dificuldade e o tempo passado de volta deles), ossos, ração espalhada pela casa ou em sitios de dificil acesso com deitando cadeiras e espalhando de forma ao cão ter de saltar os obstaculos.

Edit: Isto quando sozinhos. Quando acompanhados então sessões de treino ("exercicio mental") e passeios mais longos com os cães soltos para que possam brincar e correr
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta set 05, 2012 5:05 pm

Os próprios passeios, para além de serem exercício físico, também são estimulo mental. O cão recebe vários estímulos à sua volta, e cheirar é um estímulo mental forte.

Treino de obediência também é estímulo mental. E em casa também pode experimentar deixar rastos de cheiro e pôr o cão a descobrir onde estão certas coisas.

Mas voltando ao passeio, se alterar frequentemente o trajecto dos passeios, pode proporcionar mais estímulo.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta set 05, 2012 5:49 pm

Tirando a parte dos passeios, em casa:

Diariamente jogamos ao “vai buscar” (atirar a bola);

Treinamos todas as posições e comandos aprendidos até á data com sequências diferentes e cerca de 2/3 repetições (exceptuando a parte de ir buscar alguns objectos que fazemos apenas uma vez);

Jogamos ao “procura” – escondo uma guloseima numa determinada divisão para ela procurar.

Esta brincadeira toda, mais a parte da manutenção diária de higiene que tenho que lhe fazer, dura cerca de 1h30 não necessariamente seguida.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Ziva2011
Membro
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quinta set 06, 2012 9:19 am

Agradeço a todos os que responderam....

De facto, são todos os exercícios que eu já calculava e alguns até já praticava...(ainda bem!)

E ideias novas....ou melhor, desportos , mesmo desportos praticados com o cão?
cpos13
Registado: quinta mai 31, 2012 7:11 pm

quinta set 06, 2012 9:54 am

Colocar croquetes de comida dentro de uma garrafa de água... enquanto não conseguir tirar tudo... fica entretido
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quinta set 06, 2012 10:46 am

Ziva2011 Escreveu:Agradeço a todos os que responderam....

De facto, são todos os exercícios que eu já calculava e alguns até já praticava...(ainda bem!)

E ideias novas....ou melhor, desportos , mesmo desportos praticados com o cão?
Frisbee! :D

De resto: canicross, agility, gameness, natação, busca (não é desporto mas para eles não deve estar muito longe) e aqueles de defesa como o mondioring
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

quinta set 06, 2012 1:21 pm

Boa tarde Sofia,

Poderá também inscrever-se num clube de treino, onde lhe ensinarão várias actividade.

Eu estou à espera de ir buscar a minha Pastora Alemã (nasceu no dia 2 de Agosto) mas já a inscrevi num "perto" da minha casa.
:D
Clara
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta set 06, 2012 1:51 pm

Aulas de treino podem ser uma boa ideia. :) O meu só vai a uma ou duas aulas nos fins de semana, mas quando chega a casa cai para o lado e fica o resto do dia calminho. :lol: E ele nem precisa de fazer muito (treino básico mais agility básico).
Responder

Voltar para “Cães”