Labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

sexta set 07, 2012 9:13 am

Eu sei.
Mas aceita-se até 20% de consanguinidade. Acima disso, nao pode ser à toa.
A consanguinidade foi muito "usada" para o melhoramento das raças e exemplares noutros tempos.
Mas entendo perfeitamente o que quer dizer.
suprem0
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

sexta set 07, 2012 9:26 am

Flashorde Escreveu:Eu sei.
Mas aceita-se até 20% de consanguinidade. Acima disso, nao pode ser à toa.
A consanguinidade foi muito "usada" para o melhoramento das raças e exemplares noutros tempos.
Mas entendo perfeitamente o que quer dizer.
Só me lembro da consanguinidade ser "muito usada" após a 2ª Guerra, e foi para "melhorar" porque existiam poucos exemplares, ou extinguia-se raças ou consanguinava-se. (a palavra existe? :))

Não sei a % até que é aceite, mas não vejo a consanguinidade com bons olhos.

Fora isso, desejo muita sorte com o seu futuro cachorro.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta set 07, 2012 10:04 am

Mas aceita-se até 20% de consanguinidade.


quer citar alguma fonte?

Apenas através de inbreeding se consegue fixar ou eliminar determinadas caracteristicas sendo que ao longo de cerca de 10 gerações a redução na proporção dos pares genéticos não semelhantes é que pode ter consequencias não desejaveis sendo as mais frequentes falta de fertilidade tanto dos machos como das femeas.
As pessoas confundem e misturam estas ideias como se se tratassem de humanos..nao tem nada a ver.

Criadeiro é aquele que só faz outcross porque é um tiro no escuro e nao visa melhorar rigorosamente nada.

edit p corrigir erro
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta set 07, 2012 10:14 am

Vou acrescentar mais info para não ser mal interpretada:

Claro que estes acasalamentos têm que ter muito estudo por trás, nao é andar a misturar tudo quanto é irmãos ou pais/filhas senão a coisa corre mal.

Novamente reforço que é para quem sabe fazer, para quem estuda, para quem conhece pelo menos as 5 gerações anteriores muitissimo bem.

Nao defendo o inbreending para wanna.be.criadores como o caso mencionado neste tópico.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

sexta set 07, 2012 10:19 am

LFGomes Escreveu:Vou acrescentar mais info para não ser mal interpretada:

Claro que estes acasalamentos têm que ter muito estudo por trás, nao é andar a misturar tudo quanto é irmãos ou pais/filhas senão a coisa corre mal.

Novamente reforço que é para quem sabe fazer, para quem estuda, para quem conhece pelo menos as 5 gerações anteriores muitissimo bem.

Nao defendo o inbreending para wanna.be.criadores como o caso mencionado neste tópico.
3 das 5 gerações são da criação dele. E concordo plenamente quando diz que tem que ser muito bem estudado. Como disse anteriormente, ele não faz isso por fazer. É apenas para manter uma característica do cão. Ele tb me disse que seria a ultima geração que ele o ia fazer.
Posso dizer-lhe que o macho tem uma taxa de 23,75% num cálculo de 5 gerações.
Todos os outros têm uma taxa abaixo dos 10%.
suprem0
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

sexta set 07, 2012 10:37 am

LFGomes Escreveu:Vou acrescentar mais info para não ser mal interpretada:

Claro que estes acasalamentos têm que ter muito estudo por trás, nao é andar a misturar tudo quanto é irmãos ou pais/filhas senão a coisa corre mal.

Novamente reforço que é para quem sabe fazer, para quem estuda, para quem conhece pelo menos as 5 gerações anteriores muitissimo bem.

Nao defendo o inbreending para wanna.be.criadores como o caso mencionado neste tópico.
Sim, info bem acrescentada, pois pensei que apoia-se mais a consanguinidade e a trata-se com leviandade.

Estou de acordo que para quem tem décadas de estudo e conhece as suas ninhadas e cruzamentos melhor que ninguém, a consanguinidade até possa ser benéfica, mas infelizmente não conheço ninguém dentro destes parâmetros, portanto não aplaudo o método em fórum aberto para que não haja utilizadores com ideias.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta set 07, 2012 10:47 am

portanto não aplaudo o método em fórum aberto para que não haja utilizadores com ideias.
Não é da minha responsabilidade que só filtrem o que lhes interessa, acho que fui muito clara particularmente na info que acrescentei. :wink:
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Tumbleweed
Membro Veterano
Mensagens: 670
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sexta set 07, 2012 11:10 am

Flashorde Escreveu:Eu sei.
Mas aceita-se até 20% de consanguinidade. Acima disso, nao pode ser à toa.
A consanguinidade foi muito "usada" para o melhoramento das raças e exemplares noutros tempos.
Mas entendo perfeitamente o que quer dizer.
3 das 5 gerações são da criação dele. E concordo plenamente quando diz que tem que ser muito bem estudado. Como disse anteriormente, ele não faz isso por fazer. É apenas para manter uma característica do cão. Ele tb me disse que seria a ultima geração que ele o ia fazer.
Posso dizer-lhe que o macho tem uma taxa de 23,75% num cálculo de 5 gerações.
Todos os outros têm uma taxa abaixo dos 10%.
Estas afirmações "generalistas" de quem não percebe o que está a dizer causam uma certa confusão...

Os COI são importantes para as raças. Quando se fala de indivíduos em particular, é preciso conhecer o cão e o pedigree para o COI ter alguma significância.

E, se a característica que o seu amigo quer fixar é o temperamento, não precisa de fazer cruzas fechadas. Na minha experiência, o temperamento da cadela tem muito mais influência no temperamento dos cachorros do que o do cão, e basta usar um cão de linhas com bom temperamento.

O maior problema na canicultura hoje em dia é estar cheia de pessoas à procura de gratificação instantânea. Eu já fui várias vezes criticada por outros criadores pelo facto de vender o melhor cachorro da ninhada e ficar com um que não é tão promissor, porque não me interessa ficar com um cão que hoje vai ganhar, mas que daqui a 5 anos não vai ter contribuído para melhorar nada no meu programa de criação.

Não há nada pior num criador do que ficar tão cegamente apaixonada pelos seus cães (e pelos que estes ganham), que se esquece da raça...
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta set 07, 2012 11:29 am

Tumbleweed Escreveu:...

Não há nada pior num criador do que ficar tão cegamente apaixonada pelos seus cães (e pelos que estes ganham), que se esquece da raça...
Ora aí está.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
suprem0
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

sexta set 07, 2012 11:35 am

Tumbleweed Escreveu: Estas afirmações "generalistas" de quem não percebe o que está a dizer causam uma certa confusão...

Os COI são importantes para as raças. Quando se fala de indivíduos em particular, é preciso conhecer o cão e o pedigree para o COI ter alguma significância.

E, se a característica que o seu amigo quer fixar é o temperamento, não precisa de fazer cruzas fechadas. Na minha experiência, o temperamento da cadela tem muito mais influência no temperamento dos cachorros do que o do cão, e basta usar um cão de linhas com bom temperamento.

O maior problema na canicultura hoje em dia é estar cheia de pessoas à procura de gratificação instantânea. Eu já fui várias vezes criticada por outros criadores pelo facto de vender o melhor cachorro da ninhada e ficar com um que não é tão promissor, porque não me interessa ficar com um cão que hoje vai ganhar, mas que daqui a 5 anos não vai ter contribuído para melhorar nada no meu programa de criação.

Não há nada pior num criador do que ficar tão cegamente apaixonada pelos seus cães (e pelos que estes ganham), que se esquece da raça...
Para mim aqui as palavras-chave são "programa de criação".

Uns criam a pensar na geração seguinte e essencialmente na raça, outros criam a pensar nos prémios da monográficas.

Faz criação de quê Tumbleweed se não for descrição?
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta set 07, 2012 11:38 am

Eu já fui várias vezes criticada por outros criadores pelo facto de vender o melhor cachorro da ninhada e ficar com um que não é tão promissor, porque não me interessa ficar com um cão que hoje vai ganhar, mas que daqui a 5 anos não vai ter contribuído para melhorar nada no meu programa de criação.
Uma coisa é um bom exemplar para exposição, outra é aquele que será um bom reprodutor devido á sua herança ou memória genética, nao tem anda a ver uma coisa com outra...
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Luisrafa
Mensagens: 10
Registado: sexta set 07, 2012 6:57 am

sexta set 07, 2012 12:27 pm

Este tópico interessa-me bastante. Comprou um labrador, mas o cão é de outra raça?
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta set 07, 2012 12:32 pm

Luisrafa Escreveu:Este tópico interessa-me bastante. Comprou um labrador, mas o cão é de outra raça?
Nao é de outra raça, simplesmente nao tem raça. É um cachorrinho rafeiro com algumas semelhanças a um labrador.
"Chato" foi terem pago por ele quando há tantos cachorros SRD há espera de um lar na rua, em canis, associacoes etc.
"Chato" também foi haver alguém que decidiu fazer mais uma ninhada de cachorros "ás três pancadas" só porque sim..
Última edição por maraya em sexta set 07, 2012 12:33 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta set 07, 2012 12:32 pm

Está a ver o que acontece quando se adquirem animais à pressa e em locais duvidosos?
JoanaNicolau
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: sábado set 01, 2012 10:07 pm

sexta set 07, 2012 12:33 pm

maraya Escreveu:
Luisrafa Escreveu:Este tópico interessa-me bastante. Comprou um labrador, mas o cão é de outra raça?
Pois ai está a minha frustação
Responder

Voltar para “Cães”