Ajuda com escadas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JoanaNicolau
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: sábado set 01, 2012 10:07 pm

quarta set 19, 2012 3:33 pm

Boa tarde :)
A Kira já pode ir há rua porque já levou a 2º vacina, mas agora debato-me com um grande problema ela tem medo de descer e subir escadas assim que as vê foge logo para casa e treme toda, todos os cães que tive ao princípio também tinham medo, mas perderam facilmente o medo das escadas, mas com a Kira isso não acontece, agora enquanto ela é bebe ainda a conseguimos levar ao colo, mas também não queremos andar sempre com ela ao colo até porque isso também não é bom para ela, queria saber se há algo que poça fazer para ela perder o medo.
magggie
Membro
Mensagens: 161
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

quarta set 19, 2012 3:43 pm

Com a Mia eu sentava-me no cimo das escadas com ela ao pé de mim e incentivava-a com guloseimas para ela descer degrau a degrau e ia acompanhando-a... O subir, só conseguiu fazer passados uns dias, porque tinha o "rabo pesado" e fizemos da mesma forma sempre que subia um degrau, recebia recompensa e fazíamos uma grande festa (a minha cadela tem um certo gosto pelo teatro :roll:)....

Agora, sempre que vamos a casa dos meus pais que tem escadas interiores, o passatempo preferido da criatura é subir e descer escadas, é capaz de o fazer umas 6 ou 7 vezes seguidas. Sobe e desce, sobe e desce... :roll: :lol:
JoanaNicolau
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: sábado set 01, 2012 10:07 pm

quarta set 19, 2012 3:46 pm

magggie Escreveu:Com a Mia eu sentava-me no cimo das escadas com ela ao pé de mim e incentivava-a com guloseimas para ela descer degrau a degrau e ia acompanhando-a... O subir, só conseguiu fazer passados uns dias, porque tinha o "rabo pesado" e fizemos da mesma forma sempre que subia um degrau, recebia recompensa e fazíamos uma grande festa (a minha cadela tem um certo gosto pelo teatro :roll:)....

Agora, sempre que vamos a casa dos meus pais que tem escadas interiores, o passatempo preferido da criatura é subir e descer escadas, é capaz de o fazer umas 6 ou 7 vezes seguidas. Sobe e desce, sobe e desce... :roll: :lol:
Nós também já fizemos isso, eu acho que ela tem medo por as escadas serem um pouco pequenas :s
magggie
Membro
Mensagens: 161
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

quarta set 19, 2012 3:58 pm

Vai ver que com um pouco de paciência e treino ela chega lá. Eu pelo menos nunca ouvi falar num cão que se recusasse eternamente a subir e a descer escadas :D
Com a minha o facto de ela ser dono-dependente ajudou muito nisso, ela ao inicio recusava descer as escadas do prédio mas bastava que continuássemos a descer sem esperar que assim que nos afastávamos mais de 3 ou 4 degraus lá ganhava coragem para vir...

Dê-lhe tempo, talvez ela ainda seja demasiado pequena para isso...
Petruska1
Membro Veterano
Mensagens: 754
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quarta set 19, 2012 4:22 pm

É natural.
Com a minha Petra, levava-a ao colo e colocava-a no chão quando só faltava 1 ou 2 degraus para subir ou descer. Fui aumentando o nº de degraus a subir e ou descer, muito gradualmente. De vez em quando há retrocessos e é necessário, começar de principio. Sobretudo, não faça drama com ela e aja normalmente.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta set 19, 2012 5:13 pm

Com o meu também era medricas com as escadas lol. Ele conseguia subir, mas descer já receava muito. Tentei com guloseimas, e depois de muito tempo, consegui que ele descesse as escadas de rajada com incentivos durante 2 dias. Só que estranhamente depois deixou de querer descer, e parecia que voltámos ao zero. :( Como ele já estava a ser pesado para mim, tive que o forçar um pouco. Pus as patas da frente dele no primeiro degrau nas escadas, e após alguns seguntos de hesitação e sem querer guloseimas, finalmente avançou e comeu as guloseimas. Tivemos que repetir umas vezes, mas em poucos dias perdeu o receio.

Mas talvez pode experimentar levar o cão para umas escadas de jardins ou passeios que sejam mais espaçosos e grandes. Quando ele começar a descer essas, pode levá-lo para escadas mias pequenas. :)
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta set 19, 2012 6:10 pm

No assunto de escadas, nunca fui muito tolerante, puxava pela trela e agia como se nem percebia o "show de mariquices" que faziam. E ao fim de poucos episódios terminaram as mariquices, quando perdiam o medo reforçava o comportamento. Muitos afagos e palavras de incentivo.

Mas cada um tem de escolher o método que funcione melhor, à pessoas que ficavam chocadas ao fazer isto e sentiam-se péssimas. O que interessa é mesmo o bom resultado.
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

quinta set 20, 2012 9:50 am

se tiver mais cães, deixe a cachorrinha ir no meio deles quando saírem para a rua, de forma a que ela esteja tão entusiasmada por estar ao pé da matilha, que acabe por descer as escadas sem pensar bem no que está a fazer! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
kat149
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm
Localização: Kaya

quinta set 20, 2012 10:52 pm

Com a minha tola bastava eu sentar-me no final das escadas e ela acabava por vir com muito cuidado, a levar o seu tempo até se conseguir por no meu colo :lol:
Agora já desce bem sozinha!
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta set 20, 2012 11:14 pm

Quando a minha já tinha comprimento de perna para subir as escadas (que não foi logo), deixava-a ora a 2 ou 3 degraus de cima (A subir) ou a 2 ou 3 de baixo (a descer). Ela tinha que se desenrascar e sair dalí.

Entretanto, enquanto ela decidia, incentivava. Muito. :D

E é mais fácil começar por subir do que por descer.
Responder

Voltar para “Cães”