Comida húmida + Comida seca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta set 21, 2012 1:53 pm

Olá a todos,

Venho com esta dúvidazinha, que até acho interessante...

Vocês, acham que haverá alguma vantagem em usar os 2 tipos de alimento misturados?
Ou é melhor preferir 1 ou outro? Ou usar o húmido apenas de vez em quando?

Obrigada :wink:
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

sexta set 21, 2012 2:26 pm

De que tipo de vantagem é que você fala?! A que nível?!
JP
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta set 21, 2012 2:41 pm

A única vantagem que vejo e falo baseada no meu caso é o apetite com que ela come... A minha cadela não come muito nem liga muito à ração... Se lhe misturar um pouco de alimento húmido até lambe o prato. No entanto sempre ouvi dizer que não se deve dar essa comida... Por isso faço-o muito raramente mas que ela gosta, gosta!
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta set 21, 2012 2:55 pm

Ração seca tem mais vantagens em relação à húmida, a meu ver.

Ração seca
Prós:

- ajuda a combater o tártaro (acção mecânica de trincar para comer a ração seca)
- menos quantidade necessária diariamente
- mais barata
- grande variedade

Contras:

- volta e meia há os enjoadinhos e começam a recusar a ração (nada que a fome não resolve, usually)
- às vezes é complicada arranjar uma ração seca com grãos de tamanho apropriado para o cão, especialmente nas gamas veterinárias

Ração húmida
Prós

- mais fácil de dar ao cão (muito saborosa para eles)
- fácil de usar para dar medicação

Contras

- sendo uma comida "mole" que não requer grande esforço (ao nível da boca) para comer, acaba por ajudar na acumulação de tártaro (claro que se pode prevenir com outros métodos)
- cara
- menor gama veterinária (pelo menos já reparei uma situação ou outra em que não havia uma ração húmida correspondente)

O problema de misturar (fiz durante +/- um ano e estou agora a tentar parar) é que eles fazem "birras" para se ir dando cada vez mais. Se tiver um cão que "faz enjoos" à ração seca então não aconselho mesmo nada!
ReginaVieira
Membro Veterano

sexta set 21, 2012 3:16 pm

Eu estava a pensar misturar juntamente com a ração seca comida húmida, mas em vez de comprar de lata, sim porque as de qualidade são carinhas... Fazia eu mesma, e distribuía por doses em mini-recipientes, ponha no congelador e depois era só descongelar.

A minha cadela tem comido bem só a ração seca.
Mas caso houvesse benefícios na mistura de ambas, gostaria de usar.

Mas se não há, deixo-me só pela comida seca.
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sexta set 21, 2012 4:02 pm

ReginaVieira Escreveu:Eu estava a pensar misturar juntamente com a ração seca comida húmida, mas em vez de comprar de lata, sim porque as de qualidade são carinhas... Fazia eu mesma, e distribuía por doses em mini-recipientes, ponha no congelador e depois era só descongelar.

A minha cadela tem comido bem só a ração seca.
Mas caso houvesse benefícios na mistura de ambas, gostaria de usar.

Mas se não há, deixo-me só pela comida seca.
E como fiquei com uma curiosidade enorme, como é que vai fazer a comida???Eu tenho a mania de roubar ideias :lol: :lol: :lol:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
ReginaVieira
Membro Veterano

sexta set 21, 2012 4:10 pm

Qual roubar ideias :wink:
Não me importo de partilhar.

Penso comprar filetes congelados de um peixe qualquer(ainda não decidi) e peitos de frango ou peru, vou variando conforme os preços das promoções. Em termos de porções, cerca de 50gramas de carne por recipiente, portanto dia. Depois divido 1 ovo em 4, para ir para 4 recipientes, 1 colher de chá de levedura de cerveja, 1 maça para 4, e provavelmente vou comprar aqueles sacos que há, de vegetais congelados que são baratos, e tiro uma colher de sopa por cada recipiente. Cereais não vou por.

Mas ainda tenho de encontrar uns recipientes pequenos, e vou claro, para a próxima semana discutir tudo com a vet, no dia 29, altura da vacina.
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sexta set 21, 2012 4:17 pm

ReginaVieira Escreveu:Qual roubar ideias :wink:
Não me importo de partilhar.

Penso comprar filetes congelados de um peixe qualquer(ainda não decidi) e peitos de frango ou peru, vou variando conforme os preços das promoções. Em termos de porções, cerca de 50gramas de carne por recipiente, portanto dia. Depois divido 1 ovo em 4, para ir para 4 recipientes, 1 colher de chá de levedura de cerveja, 1 maça para 4, e provavelmente vou comprar aqueles sacos que há, de vegetais congelados que são baratos, e tiro uma colher de sopa por cada recipiente. Cereais não vou por.

Mas ainda tenho de encontrar uns recipientes pequenos, e vou claro, para a próxima semana discutir tudo com a vet, no dia 29, altura da vacina.
Que giro :lol: :lol: não tinha ouvido essa ideia,mas acho muito boa.
Vou com o Simba há vet na segunda, se me lembrar pergunto-lhe o que é que ela acha :wink: de qualquer das formas como tenho isso tudo aqui em casa(menos a levedura)vou exprimentar :lol: :lol:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta set 21, 2012 5:16 pm

Regina, caso queira misturar, tenha só a atenção de discutir com o seu veterinário a composição dessa comidinha que quer cozinhar para garantir que, por exemplo, não vai sobrecarregar o fígado do animal com excesso de proteínas.
vdcrafa
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 7:03 pm

sexta set 21, 2012 5:29 pm

Eu ao meu so dou comida humida como "lanche" depois do passeio da tarde, mas tambem so dou um bocadinho e nem sempre!!
Agora misturar com a ração seca isso nunca fiz!!
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sexta set 21, 2012 6:24 pm

Eu ha ja algum tempo que misturo carne picada ou peixe na racao dos meus canitos, mas e mesmo para eles comerem melhor, com vontade.

A vet diz que nao faz mal algum, da mais trabalho ao dono apenas

:D em compensacao os canitos nao reclamam da cozinheira :D
ReginaVieira
Membro Veterano

sábado set 22, 2012 2:27 pm

Segundo a minha vet não há qualquer benefício na mistura, só se o cão tiver dificuldade em comer a ração seca (coisa que a Pucca já não tem)b. Por isso vou-me deixar ficar quieta.

margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado set 22, 2012 2:37 pm

ReginaVieira Escreveu:Segundo a minha vet não há qualquer benefício na mistura, só se o cão tiver dificuldade em comer a ração seca (coisa que a Pucca já não tem)b. Por isso vou-me deixar ficar quieta.

Desmancha prazeres... :lol:

Pode sempre dar-lhe as tíbias e uns pedaços de carne, não é? É melhor não perguntar à veterinária. :)
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado set 22, 2012 2:46 pm

BrownEye Escreveu:Eu ha ja algum tempo que misturo carne picada ou peixe na racao dos meus canitos, mas e mesmo para eles comerem melhor, com vontade.

A carne é crua ou cozida?
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
ReginaVieira
Membro Veterano

sábado set 22, 2012 2:52 pm

Suesca Escreveu:
BrownEye Escreveu:Eu ha ja algum tempo que misturo carne picada ou peixe na racao dos meus canitos, mas e mesmo para eles comerem melhor, com vontade.

A carne é crua ou cozida?
Respondendo a algo que não era ara mim...
Eu já usei das 2 maneiras.
Mas cru(congelado entre 48h-72h) julgo que tem mais vantagens. Mas a nível vísivel na cadela, como pêlo e fezes, não senti diferença.
Responder

Voltar para “Cães”