Cesar Millan

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cmob
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

segunda set 24, 2012 11:22 am

Ora ai está...com um cão funciona assim, dependendo da situação temos que adequar o método ao cão e nunca o cão ao método...
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda set 24, 2012 11:31 am

O problema é que as pessoas vêm " fazer assim na televisão" e dar resultado e vão fazer o que pensam ser igual. mas nunca é. Porque os cães, as condicionantes e tudo o mais nunca são iguais.
" Ver fazer na televisão" ou ler no livro ou mesmo nos vários " manuais de instruções" que existem por aqui e ali...
Sofia
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

segunda set 24, 2012 12:07 pm

Mas quem vir o programa com atenção, já vai aprendendo alguma coisa e vai aprendendo pelo menos o mais óbvio que não pode fazer.
Acredito que não seja a solução, mas dá um empurrão.
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda set 24, 2012 12:23 pm

Concordo com o que já foi dito, no sentido de um equilíbrio. Não sou a favor apenas de um só método, cada cão merece ter uma educação personalizada.
Relativamente ao programa do CM, gosto muito de ver e traz sempre algo de bom, quanto mais não seja informa as pessoas da importância dos passeios e do exercício físico para os cães, coisa que muitas pessoas no nosso país ainda não sabem.
Posso vos dizer que no ano 2000, quando tive a minha primeira cadela eu era a única pessoa que passeava cão no sítio onde morava (arredores do Porto) e hoje, 12 anos mais tarde, embora já não more lá, quando lá vou não vejo ninguém a passear cães e praticamente toda a gente tem o seu cão...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
nandaalmeida
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

segunda set 24, 2012 12:38 pm

bhess Escreveu:Concordo com o que já foi dito, no sentido de um equilíbrio. Não sou a favor apenas de um só método, cada cão merece ter uma educação personalizada.
Relativamente ao programa do CM, gosto muito de ver e traz sempre algo de bom, quanto mais não seja informa as pessoas da importância dos passeios e do exercício físico para os cães, coisa que muitas pessoas no nosso país ainda não sabem.
Posso vos dizer que no ano 2000, quando tive a minha primeira cadela eu era a única pessoa que passeava cão no sítio onde morava (arredores do Porto) e hoje, 12 anos mais tarde, embora já não more lá, quando lá vou não vejo ninguém a passear cães e praticamente toda a gente tem o seu cão...
Pois aqui na minha zona é o contrário,existe até gente demais a passear os animais,vejo crianças com 12/13 anos com rott,pits... :roll: :roll:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
NaoInteressa
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

segunda set 24, 2012 12:46 pm

E para aquelas pessoas que comentam que ele faz tudo em meia hora e o cão fica "curado", não ouvem a parte em que ele diz que o comportamento tem de ser consistente e repetido? Não ouvem a parte em que ele diz que semanas ou meses mais tarde, irá fazer uma nova visita para ver os progressos??

Quanto ao método em si, quando é mais "aversivo", se é que isso pode ser chamado "aversivo", ninguém sabe qual é a urgência do dono em ver o problema corrigido, ninguém sabe o que é que já foi tentado, e depois eu pergunto: então e quando o cão nos morde, não está ele a ser "aversivo", ou mesmo "agressivo"?? Porque é que não se pode dar um toque com os dedos no flanco do animal, se ele nos morde? Como reagiria o líder numa matilha se um cão lhe demonstrasse agressividade? Dava um biscoito e esperava que ele se "dessensibilizasse"???? :roll:
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda set 24, 2012 12:48 pm

nandaalmeida Escreveu:
bhess Escreveu:Concordo com o que já foi dito, no sentido de um equilíbrio. Não sou a favor apenas de um só método, cada cão merece ter uma educação personalizada.
Relativamente ao programa do CM, gosto muito de ver e traz sempre algo de bom, quanto mais não seja informa as pessoas da importância dos passeios e do exercício físico para os cães, coisa que muitas pessoas no nosso país ainda não sabem.
Posso vos dizer que no ano 2000, quando tive a minha primeira cadela eu era a única pessoa que passeava cão no sítio onde morava (arredores do Porto) e hoje, 12 anos mais tarde, embora já não more lá, quando lá vou não vejo ninguém a passear cães e praticamente toda a gente tem o seu cão...
Pois aqui na minha zona é o contrário,existe até gente demais a passear os animais,vejo crianças com 12/13 anos com rott,pits... :roll: :roll:
Nunca é gente demais! Sabe, na altura eu tinha 16 anos e passeava uma Rottweiler, infelizmente hoje em dia isso seria impossível. E para mim é um pouco chocante.
Mas também tenho de ser sincera, neste momento não conheço ninguém com 16 anos que tenha maturidade para passear uma Rottweiler.
Aqui, onde moro actualmente, quase toda a gente passeia os cães, podem é não o fazer da melhor forma. Pois vê-se muita gente a passeá-los sem trela, é abrir a porta e ele que vá fazer e volte, e por aí fora.
Mas o importante é que as pessoas tenham a noção das necessidades dos cães em saírem, exercitarem, etc. Se há uns anos não sabiam e agora já sabem, daqui a alguns anos já vão saber a forma correcta de o fazerem...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

segunda set 24, 2012 12:49 pm

Acho que o problema mesmo do programa é passar a mensagem que o problema fica resolvido em meia hora, e como já foi dito aqui isto leva a que os donos em casa muitas vezes apliquem as tecnicas em casa tendo resultados desastrosos e muitas vezes exarcebando mesmo o problema. o Aviso no inicio do programa é apenas isso um aviso, as crianças prinipalmente não lhe vão ligar muito e podem querer por exemplo confrontar um cão na rua que seja extremamente protector de uma bola, comida etc. e isto dar resultados muito maus.

Houve alguem que disse que não existem videos de treinos positivos com pitbulls, etc. mas existem sim na net. e diversas associações os utilizam nos seus cães potencialmente perigosos, alem de que nos EUA é já prática comum. os pitbulls provenientes do processo Michael Vick, não sei se alguem se recorda (jogador de basquete que se veio a descobrir ter uma enorme operação de lutas de cães). foram todos riabilitados com métodos positivos., como aliás foi mostrado num programa de televisão que passava no national geographic que agora não me recordo o nome :?
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda set 24, 2012 12:56 pm

http://positively.com/ aqui vos deixo outra "dog wisperer", Victoria Stilwell, que, tal como o CS tem um show no Animal Channel.
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda set 24, 2012 1:28 pm

Acho que devíamos esquecer esse conceito tradicional de líder da matilha, mas sim tentar analizar a psicologia canina estudando cães e não lobos. Os cães não são lobos, não têm regras de matilha tão rígidas e dominantes, embora sejam animais sociais e que sabem distinguir com quem é que têm que levar a sério e com quem é que podem abusar. Lá por um cão nos ver como líder (ou seja, no ponto de vista deles, quem é que eles têm que ouvir e a quem podem confiar), não significa que eles não se defendem como sabem se se sentirem ameaçados.

Eu sou a favor da coexistência de ambos os lados, mas é importante as pessoas perceberem que a desensitização não é só atirar biscoitos ao cão e esperar que ele se cure. É também assumir controlo gradualmente evitando o mais possível confrontos directos, e alterar a forma de os cães verem as situações e a sua forma de agir. Um cão pode reagir instintivamente (comportamento "default"), mas por experiências (sucessos/falhas), aprende quais os comportamentos que resultam melhor, e como reagir a certas situações.
Um cão agressivo nem sempre o é por dominância. Pode ser por insegurança. Imaginem aqueles casos que viveram na rua e que tiveram que lutar pelos restos. Nem sempre é preciso confronto directo para mostrar quem manda. Pode-se tentar NILIF, alimentar à mão, aproximação gradual... Nem é preciso de recuar se rosnar, porque evita-se escalar a situação até tal (e se acontecer também não é preciso parecer nem dominante nem submisso). Aos poucos, mostra-se ao cão que o dono controla tudo que ele quer, e que não tem que recear a perda de comida e que pode confiar no dono. Aos poucos, com algum tempo, até pode tirar-lhe o tacho que já não se preocupa. Isto pode resultar ou não, mas o que queria dizer é que nem sempre é necessário o confronto directo. Especialmente com cães grandes (e que não temos desde pequeninos), isso não seria seguro fazer.
Mas voltando à alteração da forma como os cães vêem e agem perante situações - com métodos positivos, é possível fazer com que o cão comece a perceber que apenas reagindo de certas formas que consegue certas coisas, e que se agir de certas formas, também podem haver consequências. É claro que nem com todos funciona ou em certas situações pode ser difícil de implementar, mas com muitos funciona, e vale a pena aprender mais sobre esses métodos que possam vir a substituir métodos mais frontais.
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

segunda set 24, 2012 1:28 pm

NaoInteressa Escreveu: Como reagiria o líder numa matilha se um cão lhe demonstrasse agressividade? Dava um biscoito e esperava que ele se "dessensibilizasse"???? :roll:
é verdade que os cães não dão salsichas uns aos outros, no entanto se pudessem no entanto não duvido que o fizessem. Mas os cães também não se abraçam, dão vacinas uns aos outros, caminham do lado esquerdo a olhar para o focinho do outro numa rotina de 5 minutos, e não fazem quase nada do que fazem connosco, por isso acho que se todos os males da vida dos cães fossem as salsichas que lhes damos seria uma vida bem mais justa para eles :D
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

segunda set 24, 2012 1:29 pm

Pit Bull vs. Vacuum Cleaner | Counter-Conditioning Dog Training - pitbull com problemas de agressividade dirigidos a um aspirador

http://www.youtube.com/watch?v=WfgVXPmeOdo


um cão com agressividade dirigida a outros cães:
http://www.youtube.com/watch?v=EUCl6ndLN7Q

é só procurar
NaoInteressa
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

segunda set 24, 2012 1:30 pm

vanerodrigues Escreveu:Acho que o problema mesmo do programa é passar a mensagem que o problema fica resolvido em meia hora, e como já foi dito aqui isto leva a que os donos em casa muitas vezes apliquem as tecnicas em casa tendo resultados desastrosos e muitas vezes exarcebando mesmo o problema.
Pessoas que não devem muito à inteligência, já que não sabem distinguir um programa de TV da vida real....

vanerodrigues Escreveu:o Aviso no inicio do programa é apenas isso um aviso, as crianças prinipalmente não lhe vão ligar muito e podem querer por exemplo confrontar um cão na rua que seja extremamente protector de uma bola, comida etc. e isto dar resultados muito maus.
Os pais têm obrigação de educar as crianças, se vamos por aí, há um imenso número de perigos na TV, incluindo nos desenhos animados... E qual é a criança que na rua vai tirar uma bola a um cão que não conhece???
vanerodrigues Escreveu:Houve alguem que disse que não existem videos de treinos positivos com pitbulls, etc. mas existem sim na net. e diversas associações os utilizam nos seus cães potencialmente perigosos, alem de que nos EUA é já prática comum. os pitbulls provenientes do processo Michael Vick, não sei se alguem se recorda (jogador de basquete que se veio a descobrir ter uma enorme operação de lutas de cães). foram todos riabilitados com métodos positivos., como aliás foi mostrado num programa de televisão que passava no national geographic que agora não me recordo o nome :?
Esses cães NÃO eram agressivos com PESSOAS, o problema era com outros cães, o Cesar quando trata de problemas de agressividade entre cães, não usa métodos aversivos, a não ser em determinados casos de "red zone", e mais uma vez, usa-os porque não há tempo e/ou disponibilidade por parte do dono para ficar meses à espera de um resultado.

Uma vez num programa do canal Nat Geo, vi o caso de uma associação que ficou com uma cadela extremamente agressiva, e com treinos DIÁRIOS de reforço positivo, a cadela demorou DEZ MESES até conseguir não morder os outros cães, depois foram outros tantos meses para que ela os tolerasse.... Quem é que no seu perfeito juízo pode esperar 10 meses até que um cão deixe de se atirar aos outros??

E depois é o que eu digo, quer dizer, o cão pode morder, mas não pode ser contrariado porque pode ficar traumatizado??? É como as novas psicologias das criancinhas, depois se vê o resultado...
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

segunda set 24, 2012 1:35 pm

Acho que se vamos reabilitar um cão com a ideia de que deve ser o mais rápido possivel, então não estamos a beneficiar muito o cão. reabilitar um comportamento que foi construido durante anos e anos, em apenas um mês é ser irrealista, e pouco sensato. o próprio César o diz reabilitar leva tempo. não é coisa de um mês ou dois, independentemente do método utilizado. para termos a certeza que um comportamento está extinto (no caso dos aversivos) ou modificado (no caso dos positivos), é preciso um bom trabalho e muita paciência...
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

segunda set 24, 2012 1:40 pm

NaoInteressa Escreveu:cmob e flashorde, absolutamente de acordo.

Já aqui foi dito e reforço, o Cesar Millan NÃO É UM TREINADOR DE CÃES, ele REABILITA CÃES, ele não quer saber do treino do senta e o fica e o dá a pata, ele reabilita cães que muitas vezes estão a um passo da seringa de eutasil, ele lida com cães que outros treinadores não quiseram reabilitar, lida com cães com um nível de agressividade extremo, e não me venham com tretas dos métodos positivos, porque NENHUM treinador proclamado positivista reabilitou cães com um nível de agressividade como o Cesar o faz.

Além do mais o Cesar usa muitas vezes métodos ditos positivos, mas com cães com outro tipo de problemas, nomeadamente falta de auto confiança, cães inseguros, medrosos, etc...

Os MILHARES de cães que ele salvou e reabilitou dispensam qualquer tipo de comentários, e quem o critica, por norma, padece de uma enorme dor na ponta do úmero...
Concordo a NaoInteressa em tudo o que disse.

Acrescento que nao entendo muito bem o porque de classificarem o CM como pessoa que usa metodos "aversivos", porque sinceramente, para quem vê e ouve o programa dele ate ao fim, nao se baseando apenas em um caso particular, ou em parte de um episodio, vê que o metodo dele é equilibrado (e que nao se resolve por magia em 30min.).

Em primeiro lugar o sr defende uma das coisas mais importantes para os caes nos dias de hoje: Cao é cao, nao é ser humano e nao merece ser tratado como tal; Cão precisa de exercicio fisico junto com o dono, um quintal por mais grande que seja nao chega; Cão precisa de um lider, alguem em quem pode confiar e sentir-se seguro, alguem que imponha regras e limitaçoes.

Em segundo lugar ele lida muitas vezes com casos complicados, em risco de eutanasia, é portanto de esperar que nao sejam so biscoitos... :|
Vê-se que o sr CM ama o que faz, ele nao é intimidado por um cao agressivo, e mesmo depois da mordida mantem-se firme.

Cães agressivos, dominantes, possessivos, etc. muitas vezes ficam tao determinados naquilo que querem, que se esquecem do dono, dos biscoitos, etc. e a unica maneira de parar um cao assim é dar um puxao na trela ou dar um "toque", a intervençao fisica é importante, e nao envolve necessariamente dor, é um modo de comunicaçao.

Eu acho que as pessoas fazem um mau julgamento do CM, ele nao é um tirano, ele sabe mt sobre psicologia canina, e adapta a sua intervençao de acordo com o cao e o problema em questao.
Caes pouco seguros, sao incentivados com biscoitos, a subida para a passadeira de exercicio é feita de maneira a que o cao associe o objecto a algo positivo, a trela, a mochila e o açaime a mesma coisa...

Eu acho que temos de conhecer o nosso cao, e usar os dois tipos de treino, positivo e tradicional, porque os dois complementam-se, como na minha opiniao o CM é exemplo de alguem que usa as duas, sou a favor daquilo que ele faz.

:wink:
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
― Albert Einstein
Responder

Voltar para “Cães”