Cesar Millan

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

terça set 25, 2012 2:17 pm

:o esse caso é mesmo complicado! Tenho mesmo pena do animal, viver em constante terror, nao poder aproveitar o mundo exterior...é realmente uma pena, e diminui a qualidade de vida do cao.

Eu nao sei o que ja fez/experimentou, nao sou especialista, mas daquilo que contou, e sendo o animal grande e de dificil controle, é realmente complicado continuar a andar qnd o cao puxa noutra direcçao...

Acho que devia ter muita calma com ele, logo no inico, nao forçar a saida de casa...começar com passeios mt curtos e ir umentando a distancia gradualmente, visto que a medida que se afasta de casa o medo e o stress aumentam...e encontrei esto na net, explica melhor do que eu, e o caso parece mt semelhante ao seu:


"Question: My 15-month old dog, Harvey is afraid to go out on walks and will not venture far from the house. He does not like to walk near roads and pulls back if he hears noises such as traffic, people or children playing. How can I help him to overcome this fear? I really want him to enjoy going out on walks.

Answer: Dogs that have not got used to the outside world and all the things it contains as young puppies can have a lifelong fear of them that can be very difficult to cure.

Depending on the genetic make-up of your dog (sensitive breeds such as shepherds and collies are much harder to cure), this may or may be possible.

To stand any chance of success, it is important that you take things slowly. You may like to give him a week or two’s rest from going out at all to let him recover and to get rid of all the stress hormones he has built up.

During this time, play lots of games with him in the garden and develop a love of playing with a favourite toy. When you do begin to go for walks again, never pull or make him go further than he wants to.

If this means that it takes weeks to get to the end of your road, or even your path, so be it. Forcing dogs to confront their fears usually makes them worse rather than better, so take things at his pace.

Just before you have got to the point where you think he may have had enough, reward him well with lots of praise, a handful of tasty treats and a quick game with that favourite toy (if he is not too afraid to play).

Then take him home. In this way, he should begin to realise that walks are not quite the ordeal he thought and can actually be quite rewarding instead.

It may be a long process, particularly at first, but should get quicker eventually as his confidence grows. Something else that may help is to play him tapes of the noises he will hear on a walk that may scare him.

The Blue Cross have a good tape for sale as part of their Headstart for Puppies programme. Send a s.a.e. for an order form to The Blue Cross, Shilton Road, Burford, Oxon OX18 4PF.
Please also see Training for Life (everyday life) easy & fun training classes you can do at home, including:
Audio tape of noises your dog must learn to be unafraid of
Video on how to raise a friendly, well balanced dog that can cope with everyday experiences in the modern world
Explanation of training using rewards, toilet training, learning to be alone, chewing, adolescence, setting boundaries and saying ‘no, solving behaviour problems, tricks, games and having fun."

Fonte: http://www.dogbehaviour.com/behaviourpr ... /fears.htm
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
― Albert Einstein
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça set 25, 2012 2:50 pm

Floripes3 Escreveu:Não tenho a certeza, mas penso que será na terceira série, Pinfinhas.

Já agora: quando destaquei aquela frase "Ler o cão", não estava a referir-me a si, desculpe se pensou que sim e o encarou como uma crítica.

Na verdade, quase ninguém sabe "ler" os cães, confunde o que é comportamental com o que é o treino básico, e muitos treinadores de tal só têm o nome. Um treinador competente sabe distinguir um problema comportamental e o treino que deve dar nessa situação. Mais: não se recusa a ver no seu ambiente o animal que apresenta um problema comportamental. Nem sequer se trata de dinheiro, pois essa visita será cobrada como uma sessão de treino.

Na verdade, bons treinadores são uma raridade, sobretudo entre nós, em que qualquer um com um mínimo de leituras se acha apto a treinar cães... :?
Não, Floripes tudo bem. Eu pensei mesmo que era comigo, mas não no mau sentido. Eu leio o meu cão, tanto que assim é que sei ver o que se passa só de o olhar nos olhos. O olhar é mesmo de terror juntamente com o colocar das orelhas, para trás e juntas à cabeça. Eu sei quando o medo se torna incontrolável pois toda a postura se altera e começa a tremer. Sim treinadores com T grande é muitissimo dificil, porque temos que filtrar os que o são realmente e os que se intitulam como tal e eu já tive duas más experiências nesse sentido.

E sim Teffie, é um constante terror. Terror esse que já se vai manifestando dentro de casa, pois como disse a uma parte da casa ele já quase que não vai. Terror para ele e terror para mim que o vejo todos os dias a ser infeliz. Por vezes só quero abraça-lo, quer colocar a "cabecinha" dele no meu colo e fazer-lhe festas mas ele não gosta de se sentir preso, só o consigo abraçar se eu estiver de pé e aí sim abraço a cabeçorra e ali ficamos focinho com focinho (salvo seja) até que ele se farte de mim. Neste momento as lágrimas correm pois só eu sei o que tenho sofrido e o quanto eu gosto do meu Brahma. Desculpem mais uma vez....
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça set 25, 2012 2:56 pm

Pelo que conta, acho que do que precisa mesmo é de um veterinário especialista em comportamento animal que o trate e ponha em condições para receber o treino de que necessitar. O pior é descobri-lo aí na sua zona, se fosse em Lisboa ou no Porto...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
cmob
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

terça set 25, 2012 3:04 pm

A mim parece-me que é a senhora que está a alimentar o estado de espirito do cão...tem de se libertar.
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça set 25, 2012 3:06 pm

Pois eu em Maio falei com a Veterinária, que me disse para tentar de novo o treino e eu assim fiz. Depois do maus resultados ou dos não resultados voltei a falar com ela, que se comprometeu a falar com um ex professor dela, mas entretanto ela esqueceu-se. Voltei de novo a falar com ela na seta feira e hoje vou lá de novo, porque o Brahma tem uns calmantes de nome Vetranquil, mas que não lhe servem de nada e segundo ela podemos expeerimentar Calmex. Eu evito dar calmantes porque ele fica um pouco alterado em especial a respiração e eu tenho receio.
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça set 25, 2012 3:15 pm

cmob Escreveu:A mim parece-me que é a senhora que está a alimentar o estado de espirito do cão...tem de se libertar.
Pode ajudar-me e explicar melhor. Como estou a alimentar o espirito do meu cão? Até pode ser verdade, mas eu tento mesmo estar calma chego até a cantar (pouco porque só sei o refrão), mas é complicadissimo manter a calma e ser assertiva numa situação destas. Eu até fiz um curso de Reiki, para o tentar ajudar, tentei as aromaterapia com os Florais de Bach e as feromonas. Mas a situação é mesmo muito grave.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça set 25, 2012 3:19 pm

Ó Floripes nós as duas andamos almas gémeas! :lol: :lol: :lol:

"Ler o cão", coisa que o Cesar Millan faz na perfeição e nós, os que não temos o dom (sim, acho que o homem tem um dom natural) dele, tentamos fazer. É importantíssimo, mas não é fácil para quem não tem anos de experiência com cães diversos.
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça set 25, 2012 3:20 pm

Pinfinhas Escreveu:Pois eu em Maio falei com a Veterinária, que me disse para tentar de novo o treino e eu assim fiz. Depois do maus resultados ou dos não resultados voltei a falar com ela, que se comprometeu a falar com um ex professor dela, mas entretanto ela esqueceu-se. Voltei de novo a falar com ela na seta feira e hoje vou lá de novo, porque o Brahma tem uns calmantes de nome Vetranquil, mas que não lhe servem de nada e segundo ela podemos expeerimentar Calmex. Eu evito dar calmantes porque ele fica um pouco alterado em especial a respiração e eu tenho receio.
Se for Calmex, aquilo é algo leve e nem sequer é sedativo, é apenas algo que ajuda a produzir químicos para o bem estar e o relaxamento do cão. Isto em si ajuda a diminuir o nível de stress e ansiedade, que por si pode facilitar a habituação/dessensitização do cão face aos estímulos que tem medo.

Só que a minha vet disse que isso só começa a funcionar no sistema depois de 1 mês de uso, ela disse que é usado também para quando as pessoas mudam de casa para o cão não se sentir stressado.
Não sei se é mesmo preciso tanto tempo ou não, pois não testei por muito tempo (arranjei solução para a nossa situação), mas cheguei dar isso ao meu durante 6 dias, e não sei se é psicológico ou não (por eu saber que ele tomou algo), mas achei que ele estava mais calminho e talvez um pouquinho mais sonolento se não tivermos actividades para fazer em casa.

Agora se for sedativos acho que não ajudaria muito, pois o cão depois perderia a capacidade de aprendizagem se ficar demasiado sedado, e a dessensitização acabaria por não servir para nada.
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça set 25, 2012 3:24 pm

Pinfinhas Escreveu:
cmob Escreveu:A mim parece-me que é a senhora que está a alimentar o estado de espirito do cão...tem de se libertar.
Pode ajudar-me e explicar melhor. Como estou a alimentar o espirito do meu cão? Até pode ser verdade, mas eu tento mesmo estar calma chego até a cantar (pouco porque só sei o refrão), mas é complicadissimo manter a calma e ser assertiva numa situação destas. Eu até fiz um curso de Reiki, para o tentar ajudar, tentei as aromaterapia com os Florais de Bach e as feromonas. Mas a situação é mesmo muito grave.
Dizer que os donos têm que estar calmos para os cães ficarem calmos tem a sua razão, mas isso também não é magia e cura para tudo. Se um cão estiver mesmo stressado ou inseguro, vai continuar a sentir assim até que a razão para se sentir assim fique resolvido. Se eu tiver com o meu cão e vier um caozarrão a querer atacar-nos, não é por eu estar calma que o meu cão não vá sentir-se ameaçado. A minha calmeza pode ajudar, mas até a um certo ponto.
cmob
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

terça set 25, 2012 3:26 pm

Quando lida com um cão inseguro, aquilo que tem que fazer é lidar com ele transmitindo confiança...nada de pena nem de hesitações, musica de embalar nada disso. Viva o momento sem pensar no que vai acontecer a seguir. Se não for capaz de fazer isto, garanto-lhe que o seu cão nunca vai sair desse estado depressivo. Viva a vida com alegria, faça com que ele sinta essa alegria, mostre-lhe que não há motivos para ele ter medo...quando ele reagir a alguma situação com medo, não o acaricie ou dê atenção, só vai reforçar esse estado de espirito. Chame-o com entusiasmo e vivacidade, ele vai perceber que afinal não tem motivos para ter medo.

P.S- No meio disto tudo, acho que a senhora tem mais medos do que o cão, se quer ajudar o cão tem que se libertar desses medos.
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça set 25, 2012 3:32 pm

Pois tal como disse o manter da calma nem sempre é fácil. Imagine por exemplo a nossa saída no fim do dia, quando por exemplo estamos a +/- 200 metros de casa, ele entra em pânico, comaça a puxar e a puxar com toda a força que ele tem, tenho que atravessar as estradas e fugir dos carros em andamento, passar por pessoas sem nunca saber como irá ele reagir e ele continua a puxar, virar as esquinas se saber quem ou o quê vai estar ao virar. Não é nada fácil, acredite. E para além disso vivo no centro da cidade sem hipotese alguma de fugir das ruas e do movimento.
fjpfernandes
Membro
Mensagens: 70
Registado: segunda ago 23, 2010 11:22 am

terça set 25, 2012 4:00 pm

Ja pediu a alguem de confiança sem ser de casa para o ir passear? Alguem com experiencia com caes
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça set 25, 2012 5:05 pm

Isso dos florais e coisas do género...esqueçam! É folclore. Ou ates, são contos de fadas...
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça set 25, 2012 5:13 pm

Ó sasquatch não desiluda as pessoas! :lol: :lol: :lol: :lol:

Vou contar uma cusquice/cena castiça porque vocês nunca vão chegar aos intervenientes:

Uma amiga, pessoa muito experiente com cães, tem um gato de mau feitio. Vai daí outra amiga disse-lhe para ela ir comprar um produto muito bom que o acalmaria nas exposições. Tão despistada como eu, a amiga não ligou ao nome daquilo, meteu-se no metro e lá foi à loja indicada, por sinal fora de mão para ela.

Telefona-me a amiga que tem o gato, super lixada, e diz "caramba, vim eu para aqui e esta m e r d a são os Florais. Há anos que sei que isto não resulta nada porque a pessoa x (do mundo animal) dava ao marido logo de manhã para ele não andar atrás do mulherio e o sujeito não podia ver rabo de saia".

Olhem eu chorei a rir!
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

terça set 25, 2012 5:59 pm

Lamento, mas pelo que li; acho que a pessoa já está em sofrimento e mostra alguma frustação, não conseguiu lidar bem com o temperamento do cão. Os profissionais que têm cuidado do assunto, também não estão no seu melhor. Pelo que li.

Os cães com este temperamento, precisam de medidas adequadas a eles e aos problemas que têm. Os treinadores tal como o dono têm a responsabilidade em corrigir o assunto, porque mesmo que não seja totalmente, podemos diminuir gradualmente certas fobias.

Um treinador precisa de ir ao campo de trabalho, onde é preciso ser tratado os problemas do comportamento do cão e ensinar a dona. O treinador tem de ser uma pessoa interessada e não deixar as pessoas à deriva.

Eu tive um excelente treinador, para um dos meus cães; o melhor cão que já tive; sempre tive cães dominantes e este também era muito dominante. Acho mais fácil lidar com cães dominates.

Esse treinador pertence a "um organismo público" e era um profundo conhecedor do assunto. Ele foi incansável, desde logo me ensinou como o socializar e nunca estive com o cão em zonas de conforto, na maior parte das vezes, era na rua; na praia(pouco movimento); até no metro ele o levou... ele preparou o meu cão para tudo e ensinou-me desde logo o que fazer em possíveis reações dele. E ele transmitiu-me a confiança necessária ao dar-me o conhecimento e ferramentas futuras, para quando eu ficasse por minha conta.

Durante as aulas ele ensinou-me tudo o precisei saber sobre o meu cão, e ensinou-me bastante como ler o cão, palavra por ele muito usada, como já alguém aqui mensionou este aspecto importante.

Ele não foi mais caro que os outros treinadores, não gastei fortunas e foi um trabalho continuo; aos 4 meses aos 6 meses aos 12 meses e aos 24 meses. Tive aulas mais ou menos nestas idades do meu cão. As aulas foram pontuais para objectivos específicos, obediência, socialização...mas trabalho bem feito, não é obediência nos mesmos sitios com as mesmas pessoas presentes e em cenários controlados.

Conheci escolas de obediência, que francamente pouco me diz; comparando ao que tive aquilo é muito pouco. Era sim uma perda de tempo; algumas delas encaminhei pessoas amigas, porque o treinador do meu cão já não se encontrava disponivel por motivos profissionais.

Muito francamente, eu gosto de profissionais que sejam flexíveis, que vejam a necessidade de cada cão. Não podem dar o apoio devido, recusem o trabalho. A senhora pode encontrar quem esteja disposto a isso.

Procure alguém que trabalhe consigo e com o seu cão.
Responder

Voltar para “Cães”