Cesar Millan

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

domingo set 23, 2012 8:38 pm

Antes de mais, quero dizer que este não é um tópico que pretenda lançar controvérsia. mas sim um tópico para fazer reflectir e trocar ideias civilizadamente. não gosto de fazer reivindicações sem justificações. Sou absolutamente contra as tecnicas utilizadas por este senhor, mas tenho uma razão para tal. não cheguei a esta conclusão de ânimo leve, mas sim através de muita pesquisa, e formação. ouvi os dois lados da bitola, os a favor dos metodos aversivos (metodos utilizados pelo senhor Cesar) e os a favor dos positivos. e fiz-me pelo partido dos positivos, e mais particularmente contra as tecnicas do Cesar (não contra o senhor em si, porque se nota que ele gosta dos seus cães, só peca por não se informar mais e evoluir um pouco). sendo assim deixo-vos o link de um video, sobre os possiveis resultados da aplicação dos métodos mostrados em tv. relembrem-se que assim como é o César a aplica-las , tambem podiam ser voces, ou os vossos filhos e com as mesmas consequências. gostaria depois que deixassem os vossos pensamentos e conclusões. de modo a criar-mos assim uma discussão construtiva, onde pudesse-mos aprender um pouco mais sobre os nossos cães. :D

ps: o video está em inglês, espero que entendam :S

http://www.facebook.com/photo.php?v=4655581307021
cmob
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

domingo set 23, 2012 8:49 pm

Antes de mais, quero deixar claro que me identifico em 100% com o Cesar e aplico as mesmas técnicas ao meu cão e aos cães dos meus amigos e familiares, e até hoje consegui eliminar problemas que para muitos nunca poderiam ser resolvidos...
Depois, se pesquisar e ler um pouco sobre psicologia canina, vai ver que o Cesar não faz nada de anormal...está tudo nos livros de psicologia canina, estas técnicas não são ideia sua, mas de longos estudos de psicólogos de comportamento canino. Tirei um curso de psicologia canina, não interessa onde, e as técnicas não fogem muito destas que ele usa...

Para terminar, nos USA, quando os cães vão ser abatidos porque ninguém consegue mudar o comportamento deles, recorrem sistemáticamente ao Cesar e ás suas técnicas aversivas...muitos cães já o Cesar salvou de serem abatidos.
cmob
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

domingo set 23, 2012 8:52 pm

Já agora, aproveito para fazer uma pergunta...qual a sua experiência com cães problemáticos, cães com um caracter mais vincado, cães mais potentes fisicamente, cães mais violentos e dominantes? Eu digo experiência prática e não teórica...
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo set 23, 2012 8:55 pm

Na minha opinião, eu também considero as técnicas usadas pelo Cesar muito boas.

Antes de mais, nota-se ( pelo menos eu noto ) que ele tem amor pelos cães e pelo que faz. Ele vai à raíz do problema do cão, fala com os donos primeiro, faz entender ao longo do treino de um animal o porquê de aplicar certas técnicas, entre outros.

Eu sou uma grande admiradora deste senhor. Já pesquisei muito sobre ele e sobre o respectivo treino que dá aos cães e na verdade, todos os cães que ele tem ( ou pelo menos aqueles que eu vi ) são muito bem educados e nota-se a cumplicidade entre dono e cão.

Devido às explicações que ele dá durante o programa sobre as técnicas que usa devo dizer que faz todo o sentido a explicação dele e tem lógica.

Isto é a minha opinião. Portanto, sei que há outras diferentes e penso que estamos aqui para um debate organizado e sem discussões :wink: .
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

domingo set 23, 2012 8:56 pm

eu não digo que as tecnicas não funcionem e atenção que a minha intenção não é criticar ninguem obviamente. eu sei que essas tecnicas funcionam, foi essa a maneira de treinar cães desde que nos lembra-mos, os meus pais e avós ainda as aplicam. a questão prende-se com o facto de a psicologia animal ter evoluido. A forma como precpciona-mos o cão e a propria mente animal, mudou com os anos. que novos estudos aplicados vieram provar que os positivos são a melhor forma de treinar o cão e de eliminar agressividade, sem que dai advenha, consequências indesejáveis. Eu tambem tenho um curso de treino animal, mas já com as novas tecnicas. sou da opinião que tudo deve evoluir, a Medicina evoluiu, a psicologia evoluiu, porque não tambem, o treino animal? especialmente á luz do que se sabe hoje
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

domingo set 23, 2012 9:00 pm

já vi, os resultados que podem ter os treinos positivos em cães com problemas de agressividade sim. não só com problemas de protecção de recursos, mas com agressividades com outros cães, etc. e a meu ver funcionou tão bem como o uso dos aversivos . com o beneficio de não ser necessário aplicar dor, ou desconforto ao animal.
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

domingo set 23, 2012 9:02 pm

Nitara: é esse mesmo o meu ojectivo,fazer um debate sem acusações, e com respeito pelas opiniões uns dos outros :D
cmob
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

domingo set 23, 2012 9:05 pm

E tem que se fazer uma destinção...ele não é um treinador de cães, ele é um especialista em comportamento canino...isso muda muita coisa.
O que se vê são treinadores de cães nas escolas onde o dono leva lá o seu cão para aprender a socializar, obediência básica ou avançada, etc etc etc...mas não se vê esses treinadores de cães a trabalhar com cães agressivos que já morderam os donos ou outras pessoas ou até oitros cães...
Existe uma enorme diferença entre treinador de cães e especialista em comportamento canino.
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

domingo set 23, 2012 9:09 pm

Sim é verdade que existe no entanto. mesmo os especialistas podem evoluir. a meu ver deveriam sempre tentar informar-se o melhor possivel. tentando aplicar sempre as tecnicas que mais beneficiem os animais, e os seus donos. acho que o objectivo de senhor Miller será sempre tentar ajudar tanto cão. como dono e tentar melhorar o seu relacionamento, alem de que, uma vez que é programa de tv. informar o melhor possivel os telespectadores. só digo que talvez ele pude-se evoluir um pouco mais, ou talvez mostrar vantagens e desvantagens do treino com positivos e do treino com aversivos fazer uma comparação, de modo a que as pessoas consigam fazer um juizo de valor informado. (isto se ele não concordar com os positivos)
cmob
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

domingo set 23, 2012 9:18 pm

A minha humilde opinião em relação ao evoluir...é que o problema na comunicação entre humano e cão é esse mesmo...Porque o homem pensa como humano que é e deixou de tentar perceber o que os cães enquanto animais nos querem dizer. A tendência é dizer que estamos a evoluir e que deveriamos mudar as nossas atitudes..mas nunca vamos de deixar de ser humanos e os cães nunca vão deixar de ser cães, isto é um facto.
Ás vezes o que constato é que os humanos querem que o cão também seja um humano, falam com ele como se fosse uma criança, acham que o cão pensa como um humano, sente como um humano, sofre como um humano, etc etc...é ai que está o maior erro.
cmob
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

domingo set 23, 2012 9:20 pm

Mais uma questão que coloco, para desenvolver a discussão...que alternativas apresenta para lidar com cães problemáticos, dominantes, potentes fisicamente, agressivos, medrosos, etc etc?
Já sabemos como o Cesar lida com esses cães, e você lidava como com eles? Como alterava o seu comportamento?
Geight
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

domingo set 23, 2012 9:20 pm

Eu sou da opinião que os dois tipos de treino devem coexistir na educação de um cão.

Pessoalmente sou mais a favor do treino à moda antiga, pois parece-me que resulta melhor.

Também tenho um pouco a ideia que os métodos positivos, em algumas situações, evitam o problema em vez de o resolverem, o que nunca deixa de ser um problema.

Quanto ao Cesar Millan, gosto de ver o programa dele e acredito que a maioria das suas técnicas realmente funcionem.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Geight
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

domingo set 23, 2012 9:22 pm

cmob Escreveu:Ás vezes o que constato é que os humanos querem que o cão também seja um humano, falam com ele como se fosse uma criança, acham que o cão pensa como um humano, sente como um humano, sofre como um humano, etc etc...é ai que está o maior erro.
De acordo. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

domingo set 23, 2012 9:25 pm

Concordo quando diz que muita gente ainda vÊ o cão como um humano, roupinhas, ganchinhos, falar á bebé etc. no entanto o treino em positivo em nada se baseia ou utiliza isso (falas á bebé então muito menos lol). no entanto, contrariamente ao que se pensava á alguns anos atrás, sobre o bem estar animal. sabemos que certas e determinadas condições, e formas de tratar os animais, lhes provocam, desconforto e dor (até que ponto essa dor é parecida ou não com a dor experienciado pelos humanos, não sabemos). como tal sou obrigada a deduzir, que certos metodos aversivos, causam desconforto e dor (dor canina, mas no entanto dor) . se a pudemos evitar e obter os mesmos resultados, porque não ir por essa via?
cmob
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

domingo set 23, 2012 9:32 pm

Não consigo chamar-lhe metodo aversivo...mas pronto..
Causa desconforto ao cão, diz quem? Dor? (Não estamos a falar de violência brutal) Já tentou observar como funciona uma matilha de cães? Será que causam desconforto uns aos outros? Será que causam dor?
O que o Cesar faz no pescoço do cão, equivale a um calduço numa criança...ou seja tem mais significado o acto em si do que a força que é usada no acto.
A mim parece-me que a forista tem pena dos cães, tenta meter-se no lugar deles e diz "coitado do cão"...estou errado?
Responder

Voltar para “Cães”