Cadela VS Cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Chicley
Registado: sexta set 28, 2012 1:24 am

sexta set 28, 2012 2:14 am

Boa noite, ja alguns anos que ando a pensar ter um cão (ate ao momento so tive uma gata durante 6 anos) e ontem um amigo meu disse que tinha uma cadela porte pequeno com cerca de 3 meses disponível.

Queria saber se ter uma cadela é diferente de ter um cão? para alem do ciclo menstrual de 6 em 6 meses pelo qual acho que vou optar por castrar, a minha questão é mais em termos de personalidade, pois ja li alguns artigos de que os cães são mais afectuosos do que as cadelas, que os caes dao se melhor com donAs e as cadelas dao se melhor com donOs, que as cadelas sao mais independentes e a medida que crescem isolam-se mais entre outros. Dai estar um pouco reticente na questao do sexo do animal, ainda por mais a minha gata tinha um cio muito intenso, sei que varia de animal para animal mas nao gostava de repetir a experiência.

Para uma novata no que toca a caes o que aconselham? adoptar a cadela ou procurar por um cao?
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sexta set 28, 2012 8:06 am

Chicley Escreveu:Boa noite, ja alguns anos que ando a pensar ter um cão (ate ao momento so tive uma gata durante 6 anos) e ontem um amigo meu disse que tinha uma cadela porte pequeno com cerca de 3 meses disponível.

Queria saber se ter uma cadela é diferente de ter um cão? para alem do ciclo menstrual de 6 em 6 meses pelo qual acho que vou optar por castrar, a minha questão é mais em termos de personalidade, pois ja li alguns artigos de que os cães são mais afectuosos do que as cadelas, que os caes dao se melhor com donAs e as cadelas dao se melhor com donOs, que as cadelas sao mais independentes e a medida que crescem isolam-se mais entre outros. Dai estar um pouco reticente na questao do sexo do animal, ainda por mais a minha gata tinha um cio muito intenso, sei que varia de animal para animal mas nao gostava de repetir a experiência.

Para uma novata no que toca a caes o que aconselham? adoptar a cadela ou procurar por um cao?
Ora, eu tenho um cão e uma cadela - se me perguntarem, um dia que volte a escolher, irei optar por uma cadela, pois para mim, são mais calmas - pelo menos as que tive até hoje, mais meigas e não teimam em marcar o território em todo o lado, apesar de o meu cão estar castrado! :evil: e quanto a uns ou outros darem-se melhor com os donos ou com as donas, não vejo diferença - ambos são a minha sobra, e tenho 2 homens em casa, os quais qualquer um deles também adore - mas para eles a dona sou eu! - eles escolhem, independentemente de qual o sexo do dono
Última edição por sofiaabreulopes em sexta set 28, 2012 11:53 am, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta set 28, 2012 9:04 am

Pessoalmente prefiro meninas! :D
Acho que não há assim diferenças significativas, tudo depende da personalidade do cão. Os machos têm mais tendência a marcar o território, mas depois de ensinados esse também já não será um problema.
Quanto aos cios das cadelas não são nada do outro mundo e poderá sempre castrar, não só previne uma série de doenças como evitará algum incómodo que esse período poderá causar.
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
vdcrafa
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 7:03 pm

sexta set 28, 2012 9:18 am

Bom, eu sempre tive cães e por norma prefiro sempre um cão do que uma cadela, motivo? Paranoia, talvez :P
Mas tambem porque sempre fomos "obrigados" a ter machos devido a todos os visinhos terem machos e não queriamos correr o risco de os cães dos vizinhos andarem sempre a rondar o quintal!! Havia a solução de esterilizar? sim havia, mas se o meu pai ia consentir isso? Não!!
Os velhotes são mesmo teimosos :twisted:
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

sexta set 28, 2012 9:23 am

vdcrafa Escreveu:Bom, eu sempre tive cães e por norma prefiro sempre um cão do que uma cadela, motivo? Paranoia, talvez :P
Mas tambem porque sempre fomos "obrigados" a ter machos devido a todos os visinhos terem machos e não queriamos correr o risco de os cães dos vizinhos andarem sempre a rondar o quintal!! Havia a solução de esterilizar? sim havia, mas se o meu pai ia consentir isso? Não!!
As cadelas não engravidam sozinhas não entendo essas mentalidades se os machos também forem castrados está o problema resolvido.
vdcrafa
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 7:03 pm

sexta set 28, 2012 9:59 am

Piranhita Escreveu:
vdcrafa Escreveu:Bom, eu sempre tive cães e por norma prefiro sempre um cão do que uma cadela, motivo? Paranoia, talvez :P
As cadelas não engravidam sozinhas não entendo essas mentalidades se os machos também forem castrados está o problema resolvido.
Onde moro é uma vila e minha zona sou o dos poucos que leva o cão ao Vet mais ninguem tem essa priocupação!! Em zonas mais rurais pouca gente se "priocupa" com isso!!
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sexta set 28, 2012 10:05 am

O temperamento depende muito de cada indivíduo. Ambos os sexos podem ser dominantes ou submissos, independentes ou sombras dos donos. E isso de se darem melhor com humanos do sexo oposto, acho que cada relação cão-humano depende da forma como interagem. Por exemplo, se tivermos um dono que é bastante aplicado e interage muito com o cão e de forma positiva, e outro que não o liga muito, o cão iria para o primeiro dono, independentemente do sexo dos donos. Talvez podem sentir um pouco mais apegados aos donos do sexo oposto, mas isso seria apenas uma pequeníssima parte que contaria na relação dono-cão.

O chato de ter um macho é que eles para além de marcarem território em todos os postes e não fazerem o xixi todo de uma só vez, também são afectados pelo cheiro do cio. Depois de castrado não será mais afectado, mas se não estiver castrado, fica muito activo e até ansioso e stressado. O meu há uma semana atrás de um dia para outro começou a cheirar freneticamente na rua durante os passeios, e depois quando estava em casa estava um pouco stressado, e até começou a uivar e a ladrar um pouco quando ficava sozinho (coisa ao qual ele não tinha problema). Confirmou-se que havia mesmoa cadela com cio nas vizinhanças, mas pelo menos agora ele já se normalizou. Ainda faltam 9 meses até ele completar 2 anos para ele ser castrado, espero que com isso ele fique mais calmo.
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

sexta set 28, 2012 10:13 am

Uns minutinhos com o bicho e não vai querer saber se é cão ou cadela. Vai logo ficar enfeitiçada...
O resto, é como já falaram por aqui, depende da personalidade do animal!
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta set 28, 2012 11:28 am

Chicley Escreveu:Boa noite, ja alguns anos que ando a pensar ter um cão (ate ao momento so tive uma gata durante 6 anos) e ontem um amigo meu disse que tinha uma cadela porte pequeno com cerca de 3 meses disponível.

Esqueça lá isso!

Quer um conselho? Escolha uma cadela e prefira cadelas dominantes, são menos chatas sem sombra de dúvida, aplica-se a ambos os sexos.
Mas depois procure informar-se sobre a ovario-histerectomia ou outro tipo de esterilização da cadela; quando a levar na primeira consulta coloque as questões.

Eu gosto tanto de machos como de fêmeas, mas eles dão um bocado mais de trabalho.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sexta set 28, 2012 11:37 am

Depende do grau de dominância, eu prefereria que um cão ou cadela seja confiante mas não muito dominante, pois dominância a mais dá dores de cabeça para quem não tem muita experiência. O meu é confiante e dominante, e embora ele não seja agressivo, e que já foi pior, ainda há momentos de desafio que me dão cabo da paciência.
Chicley
Registado: sexta set 28, 2012 1:24 am

sexta set 28, 2012 12:02 pm

Um obrigada a todos pelas respostas :)
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta set 28, 2012 12:19 pm

sheep23 Escreveu:Depende do grau de dominância, eu prefereria que um cão ou cadela seja confiante mas não muito dominante, pois dominância a mais dá dores de cabeça para quem não tem muita experiência. O meu é confiante e dominante, e embora ele não seja agressivo, e que já foi pior, ainda há momentos de desafio que me dão cabo da paciência.
Concordo... :lol:

Mas prefiro às chatas submissas e medrosas.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta set 28, 2012 12:38 pm

sheep23 Escreveu:Depende do grau de dominância, eu prefereria que um cão ou cadela seja confiante mas não muito dominante, pois dominância a mais dá dores de cabeça para quem não tem muita experiência. O meu é confiante e dominante, e embora ele não seja agressivo, e que já foi pior, ainda há momentos de desafio que me dão cabo da paciência.
Nem mais, um animal confiante não tem à partida que ser dominante.
Eu tenho 3 cadelas, 2 dominantes e uma nada dominante mas absolutamente confiante.

Não digam que as cadelas não marcam, as minhas 2 dominantes marcam. São as 3 inteiras, têm cios e não menstruação e só cruzam se eu assim o entender.

Eu prefiro sem duvida o temperamento das fêmeas ao dos machos.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
User25
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2011 7:49 pm

sexta set 28, 2012 12:46 pm

Prefiro as cadelas independente de raças, mas eu tenho uma maria rapaz, da ultima vez que fui passear com ela um cão tentou algo mais com ela e quase que dava "*** da grossa"ela não gostou mesmo nada, e em termos de porte tambem parece macho.
Souvenirs
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

sexta set 28, 2012 12:52 pm

subscrevo por baixo e a minha é cadela. era muito dominante e confiante, e um pouco bruta com as dentadas, esta melhor mas ainda desafia constantemente..
Responder

Voltar para “Cães”