dragablue Escreveu:sheep23 Escreveu:Eu tenho um macho e quando ele atingir os 2 anos também o irei castrar. Isto porque com a castração, as hormonas necessárias para um desenvolvimento completo deixam de ser produzidas, e isso pode aumentar a probabilidade de ter certas doenças/cancros relacionados com isso, se as hormonas deixarem de existir antes do desenvolvimento completo.
Tinha colocado essa questão aqui por o meu cão ser dominante, e também falei com o meu treinador e vet. Dizem que comportamentos já formados podem não desaparecer, embora isso ajude a não reagir quando o cão detecta o cheiro do cio. E isso posso dizer que é chato para o cão, que quando detecta esse cheiro, fica mais ansioso e até stressado.
Na minha opinião, acho que isso torna os machos mais calmos, pois tira aquela "energia" e disposição e "impulsividade" (não sei explicar, acho que os homens compreendem lol). Embora acho que se o cão for nervoso ou ansioso por natureza, isso pode não ajudar muito.
sheep23 obrigado pelo esclarecimento nao sabia que os caes deviam ser castrados só depois do seu desenvolvimento, a questao é que esta raça nao se dá muito bem em matilha com exemplares do mesmo sexo da mesma raça, sinceramente a minha ideia era ter outro macho para ficar com dois, daí surgir a ideia de uma femea para evitar conflitos para depois nao ter que ter os caes separados

o facto é que nao sou a favor das castraçoes e estrelizaçoes mas se optar por uma femea nao terei outra opçao

o conselho do treinador foi porque o meu cao tem um feitio lixado... é um cao espetacular na socializaçao com estranhos e animais fora de casa... já em casa é muito territorial... nao gosta de estranhos "visitas", desde cedo foi habituado a receber visitas, ultimamente ele faz um xinfrim que as visitas ficam com medo, mas depois lá se acalma, mas sempre serio em sinal de alerta sempre que as pessoas se movimentam, brinca com as pessoas na nossa presença fora disso abstem-se de grandes confianças, segundo o treinador ele com 7 meses ainda está na idade infantil de só querer brincar nao acha muito normal esta atitude dele tao vinculada, disse que a longo prazo pode-se tornar numa arma branca para ambos lados, eu forço-me para nao acreditar nisso... porque fora de casa é uma ternura de cao com pessoas e animais é um tolo que só quer brincadeira e correria e nao quero que os meus amigos e famaliares deixem de ir a minha casa por causa do cao... mas tambem nao queria castrar para já o cao sem saber o que vou aquirir no futuro, uma vez que só para o ano que vem que vou dar inicio á construçao da minha moradia e só depois da mesma estar concluida optarei por outro cao ou cadela mas da mesma raça
ja agora uma duvida, se adquirir outro macho será cachorro de 2 meses o meu ja terá 2 anos é uma mais valia para no futuro se darem bem mas existe sempre o risco de no futuro disputarem a dominancia certo? se for uma femea tambem corro o mesmo risco se ambos forem dominantes?
Pois, também percebo, também não queria castrar o meu pois não gosto da ideia de fazer operações e alterar o estado natural do animal, mas pensando melhor, feito na altura certa traz mais benefícios para o cão e a cirurgia até é simples e de rápida recuperação.
Os machos quando detectam o cheiro do cio podem ficar stressados e ansiosos, e isto é muito chato para eles porque não têm forma como descarregar, apenas esperar que o sistema acalme. Podem começar a uivar e a ladrar, tentar fugir, e entre outros.
Para além de deixar de ter essa reacção toda, com a castração evitam-se doenças/problemas futuros que um macho pode ter quando ficar mais velhinho.
E depois, penso que isso também pode ajudar o cão a ser menos dominante, pois tira aquele "impulso" de macho causado pela testosterona.
Já agora, li qualquer coisa sobre a castração em cães de trabalho ser melhor para quando o cão tiver 2 anos, isto porque para além do desenvolvimento por causa das hormonas, castrar demasiado cedo pode tirar a drive para o trabalho (mas não sei bem, acho que li no site do Leerburg que é um treinador/criador de PAs).
Quanto a ter 2 machos, um cachorro pode ser amigável nos primeiros meses, mas pode mudar quando este atingir a fase adulta. A não ser que seja submisso, mas mesmo assim será um risco ter 2 machos não castrados, especialmente se forem muito dominantes. Será mesmo mais preferível ter 2 exemplares de sexos opostos.