Preciso da vossa ajuda - cães não se dão bem

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KostyaLevin
Registado: quarta out 03, 2012 9:14 am

quarta out 03, 2012 9:22 am

Olá a todos.

Mudei-me agora para o Porto com o meu cão (rafeiro, 11 anos), e aluguei um quarto numa casa onde já vivia uma Husky (6 anos). Ele nunca tinha vivido com outros cães (só gatos) e ela está bastante habituada a outros animais (costuma até ser bastante sociável com cães e cadelas).

Logo nos primeiros momentos eles brincaram um bocado, mas o meu cão é um pouco chato e anda muito tempo atrás dela a cheirá-la. Ela não gostou e desde então rosna de cada vez que o vê aproximar-se e inclusivamente já o mordeu (não consegui perceber se ele retaliou ou não).

Ele não é agressivo com ela (apesar de o ser com alguns cães na rua), mas não pára de a chatear. De vez em quando há outra cadela na casa, e também tiveram um começo reticente mas agora dão-se bem.

Precisava muito da vossa ajuda. O que me aconselham? Será que vale a pena arranjar um treinador para ver o caso? Conhecem algum no Porto?

Muito obrigado,
Alexandre
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

quarta out 03, 2012 9:29 am

Os cães estão esterilizados? É que o macho pode estar a tentar acasalar e a fêmea não estar receptiva e ser agressiva para o afastar!
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
KostyaLevin

quarta out 03, 2012 9:35 am

Não, nem um nem outro estão esterilizados. Preferia não recorrer a isso, mas se tiver de ser...
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

quarta out 03, 2012 9:39 am

Com 11 anos não sei se não será tarde para fazer a castração :?
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

quarta out 03, 2012 9:39 am

Então é melhor tratar disso quanto antes, não apenas por eles não se darem bem, mas também para evitar ter de ficar em braços com uma ninhada de cachorros!
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta out 03, 2012 3:03 pm

Também já passei por isso no passado, quanto mais velho o cão ficava, mais "atiradiço" às fêmeas se tornava. Deve ser o relógio biológico a dar horas.
Deve ser mais ou menos como aqueles velhotes que se babam a ver "franganitas" de vinte anos, de bikini naqueles programas da tarde.
Na minha opinião, tente arranjar soluções alternativas e mais airosas antes de ponderar essa solução.
Pois, já está velhote, com 11 anos (não é verdade), talvez um bocado velho demais para andar aí nessas andanças na marquesa do vet.
Eu não fiz, nem farei se e quando tiver outro cão, ( mas o meu estava só)
Mas para sanar qualquer dúvida, o melhor é consultar um veterinário e avaliar todos os prós e contras, pelo menos, de forma muito mais abrangente do que este lado permite.
KostyaLevin

quarta out 03, 2012 3:15 pm

Olá botas96. Eu também não quero nada fazê-lo (à partida a castração está fora de questão). Se não recorreu a isso, como é que fez?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta out 03, 2012 4:56 pm

Acha perturbador o seu cão com 11 anos fazer uma intervenção mutissimo ligeira e da qual no dia seguinte já nem se nota nada.
Mas não vê problemas em submeter uma cadela de 6 anos a uma grande intervenção cirúrgica cuja recuperação é muito mais dolorosa e complicada :o Já para não falar que também é muito mais cara.

O mais certo é que ele tenta montar a cadela e ela como não está receptiva, vira-se.
Mas quando estiver com o cio, vai aceitar o macho e então lá vem uma ninhada a caminho.
E olhe que há cadelas que o cio não se nota.
Só se dá por isso quando a barriga começa a crescer!

A solução alternativa de ter a cadela fechada com o cio vai resultar em ter os dois animais stressadissimos, sempre prontos a fugir. O cão vai ficar mais agressivo.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta out 03, 2012 4:56 pm

Partindo do princípio que a cadela é equilibrada e normal, nada de grave acontecerá nessas brigas. Ele chateia, ela rosna e faz que morde e a coisa mantém-se assim.

O pior para todos é quando ela entrar em cio. Não só o seu velhote se vai passar completamente, como ela a determinada altura é bem capaz de o aceitar e cruzar.

Castrei o meu macho (um pequenote asalsichado) aos 13 anos porque o imbecil tanto deu com os testículos no pescoço da cadela (uma coisa parecida com uma Dogue Alemã) que conseguiu meter um testículo para dentro e fazer uma hérnia inguinal. Não houve drama e correu tão bem que ele ainda considera que está inteiro. Pelo menos continua a chateá-la non stop. :roll:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta out 03, 2012 4:59 pm

Coitado, deixe-o lá ter essa ilusão :lol:

Muito drama fazem as pessoas com a castração de machos! É a ânsia reprodutora !

Mas abrir uma barriga a uma cadela curiosamente...já não faz tanta confusão :?
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

quarta out 03, 2012 5:08 pm

WaterMonitor Escreveu:Partindo do princípio que a cadela é equilibrada e normal, nada de grave acontecerá nessas brigas. Ele chateia, ela rosna e faz que morde e a coisa mantém-se assim.

O pior para todos é quando ela entrar em cio. Não só o seu velhote se vai passar completamente, como ela a determinada altura é bem capaz de o aceitar e cruzar.

Castrei o meu macho (um pequenote asalsichado) aos 13 anos porque o imbecil tanto deu com os testículos no pescoço da cadela (uma coisa parecida com uma Dogue Alemã) que conseguiu meter um testículo para dentro e fazer uma hérnia inguinal. Não houve drama e correu tão bem que ele ainda considera que está inteiro. Pelo menos continua a chateá-la non stop. :roll:
Tadinho,ele acha que está como veio ao mundo,por assim dizer :lol: :lol: :lol:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
botas96
Membro Veterano

quarta out 03, 2012 6:23 pm

KostyaLevin, se não o quer fazer, não o faça.
O meu caso, pelo que conta, é um bocado diferente do seu, pois o meu e saudoso cão vivia sozinho connosco, mas quando ia a rua não perdia uma oportunidade.
Inclusive, uma vez tentou montar uma rott de 4 meses (claro que a reacção foi idêntica).
Reafirmo, se não quiser, não o faça, tente achar uma solução alternativa e responsável. Mas vá falar com um vet nem que seja só para esclarecer. Até pode ser favorável à intervenção. Mas a coisa deve ser muito bem avaliada

Ao sasquatch:

Permita-me a crítica.
Sabe, logo à partida, eu tenho imensa dificuldade em aceitar a ideia de submeter um cão saudável à "faca" desnecessariamente. Cão meu, fêmea ou macho só vai à "faca", quando necessário.
Sobretudo depois de saber de casos próximos de cães muito mais que tudo do que o meu e agora que a minha, (pitts) que iam "patinando" à "pala" de "...fazer uma intervenção mutissimo ligeira e da qual no dia seguinte já nem se nota nada."
Eu sei que cada caso é um caso, mas sou 100% contra intervenções cirúrgicas em cães seniors a não ser em intervenções para lhes salvar a vida. E neste ponto olhe que os meus vets concordam comigo, aliás é o contrário. Especialmente se houver um quadro clínico qualquer, normalmente é comum a cães idosos.
Resumindo... No que está bom não se mexe.
Deixe lá as ninhadas em paz, as ninhadas evitam-se com não ser preguiçoso e ser responsável e estar receptivo a mais trabalho. Custa? Claro que custa, mas vale a pena!.
O risco de tumores? A percentagem de incidência pode ser equilibrada com uma monitorização diária (palpação, etc) e exames periódicos (ecos, etc), especialmente depois dos 4 anos (há quem diga 6).
Custa?
Claro que custa especialmente para quem não é abonado, como eu, mas vale a pena!.
Por isso não concordo consigo. Sou contra a mutilação gratuíta, especialmente do que é meu. Operações, só em caso de necessidade. (ponto)

P.s.- KostyaLevin, não a quero influenciar na sua decisão, ouça quem é contra e a favor, consulte um vet, avaliem bem a situação (analises e exames incluídos pelo menos ao coração, pulmões, rins), e faça uma decisão informada e bem fundamentada.
Última edição por botas96 em quarta out 03, 2012 6:39 pm, editado 2 vezes no total.
botas96
Membro Veterano

quarta out 03, 2012 6:34 pm

Portanto, sasquatch pelas razões que referi anteriormente...

" Acha perturbador o seu cão com 11 anos fazer uma intervenção mutissimo ligeira e da qual no dia seguinte já nem se nota nada."

Eu não acho perturbador, acho extremamente perturbador.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta out 03, 2012 6:46 pm

Por acaso, acho "graça" a essa da "operação muitíssimo ligeira" que no dia seguinte "já nem se nota nada"... :roll:

Que o digam as donas de cães que andaram um mês a tratar de inchaços, derrames e outras pequenas maleitas decorrentes dessas operações "muitíssimo ligeiras"... Não se nota nada, realmente: nota-se muitíssimo!

Tive um cão que a certa altura, aos nove anos, fez uma infecção urinária porque tinha a próstata algo dilatada por um tumor benigno que costuma surgir com a idade. O veterinário que o tratou, profissional de grande experiência e nome, foi claro: embora o problema da próstata se tratasse pela castração, ele não a aconselhava devido aos efeitos colaterais e à idade do cão. Só se as infecções se repetissem com muita frequência, o que não foi o caso, pois o cão devidamente foi tratado e não voltou a ter nenhuma.
Última edição por Floripes3 em quarta out 03, 2012 6:53 pm, editado 2 vezes no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta out 03, 2012 6:51 pm

KostyaLevin, não sei qual a sua situação na casa onde está, se poderá ter voz activa nessa convivência entre o seu cão e a cadela da casa, mas veja se pode chegar a um acordo sobre as medidas a tomar quando ela entrar em cio. Isolá-la, ou pôr o seu cão noutro lado ou em casa de alguém enquanto durar o cio da cadela, por exemplo. Há muita coisa que se pode fazer sem ter de castrar os animais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”