Registei-me esta tarde no fórum para apresentar o meu bicharoco e também para discutir algumas ideias.
Em Agosto do ano passado, fui buscar junto do trabalho dos meus pais um "cão daqueles que faz cara feia". Brincalhão, assustadiço, meigo, bruto. Abandonado.
Trouxe-o e, embora a medo, acabou por se instalar. Adaptou-se bem à casa, a minha cocker muito ciumenta sempre a mostrar-lhe o dente, mas ele tranquilo da vida a querer brincar.
Ora o Sam pesava na altura 30kg, agora andará perto dos 40. É grande, possante, e o veterinário na altura falou-nos de pit bull cruzado com bull mastiff, mas era uma mera suposição. Ele é muito brincalhão, mas também desconfiado. Sabe tomar conta do portão.
Bem, eu sempre o passeei e ele sempre mostrou medo, especialmente quando os outros cães lhe ladravam dos portões. Mesmo quando se cruzava na rua com outros animais, não reagia, provavelmente por estar habituado à altura em que estava abandonado. Mas também foi uma altura que lhe incutiu muitos medos certamente.
Há coisa de uns dois meses, estava o portão aberto (o qual ele NUNCA sai) e a cadela do meu vizinho (uma collie) passou mesmo em frente ao nosso portão e ele saiu disparado e mordeu-a. Felizmente foi uma coisa superficial.
Desde então, talvez por culpa minha, posso transmitir-lhe tensão, que ele começou a mostrar-se mais agressivo quando o passeio. Geralmente, fica sempre nervoso ao sair do portão, sempre ficou, mas sempre o tranquilizei. Eduquei-o a não puxar a trela, a sentar, a esperar. O problema é quando vê outros animais. Se lhe ladram de um portão, tenta investir. Ao fim de duas tentativas, de dois "nãos" e talvez de uma palmada, desiste e tenta "fugir". Fica muito ansioso e imediatamente parece desaprender tudo.
No fundo, diria que o medo que ele ganhou quando esteve abandonado tornou-se em desconfiança. De salientar que só faz isto FORA de casa, e aqui pelo bairro. Tenha até alguma relutância de o levar ao veterinário, mas acredito que senenhum cão lhe ladrar, ele ao fim de um bocado acalme.
Quero levá-lo a uma escola para que me ajudem a ajudá-lo a socializar um bocado. Ele continua a dar-se bem com a minha cadela, brincam e nunca, mas nunca a mordeu nem tentou. O problema da escola é o do co$tum€, e nesse sentido gostaria de saber se alguns de vós têm sugestões.
Desde já muito obrigado!
Fica também uma foto deste animal lindíssimo

Uploaded with ImageShack.us