atenção FEBRE DA CARRAÇA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dogue
Membro
Mensagens: 67
Registado: segunda mai 12, 2003 1:07 am

terça nov 18, 2003 11:27 pm

não percebo.... será assim tão dificil de diagnosticar ou haverá assim tantas semelhanças nos sintomas da febre da carraça com outras doenças?!

A minha cocker qdo tinha cerca de 3 meses tinha febre mto alta, n tinha vontade de comer e estava anémica. Os vet disseram que ela tinha esgana e ia morrer.... Conclusão: foi á ultima q descobriram q era febre da carraça e ela conseguiu salvar se.

Agora ela vai fazer 8 anos e mais uma vez (mas desta mais grave ainda) foi só a ultima das ultimas que descobriram q era febre da carraça. Teve que levar transfusao de sangue e os vet disseram q nao sabem como ela n morreu... tinha as plaquetes a 9 e a maioria dos caes abaixo de 35 ja tinham morrido. Tristeza.... Até parece negligencia. Andou a pobre da cadela a defecar com sangue mais de 15 dias... tinha o figado o baço e os lifonodos mto inchados, estava anémica. No dia em que defecou uma poça de sangue e passado umas horas ja n se mexia a não ser os olhos, foi de urgencia para o hospital veterinario onde foi diagnosticado febre da carraça. Resultado internamento e mais de 120 contos de despesas de vet.

é de salientar que ela foi a varios veterinarios, ou sao burros ou sao mesmo negligentes.

MTA ATENÇÃO AOS SEGUINTES SINTOMAS:

Não sei se os sintomas foram diferentes pq foi a primeira e segunda vez ou se foi pq calhou ser assim:

1ª vez
febre mto alta, perda de apetite, sonolencia, anemia

2ª vez
febre ligeira, perda de apetite, sonolencia, anemia, defecar com sangue (atenção que tanto pode ser pela urina como pelas fezes, no meu caso foi pelas fezes: mto escuras mas n se apercebe a presença do sangue a nao ser apanhando com um saco transparente e observar contra a luz), baço e figado mto inchados.

outra coisa que me foi informado... um cao que apanhe febre da carraça andes de levar a vacina (não sei se é possivel apanhar com a vacina), fica para sempre portador, ou seja, nestes casos a vacina protege mas não a 100%

desculpem o tamanho do texto... a vida está em primeiro
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta nov 19, 2003 9:34 am

Olá,
A minha Mara também esteve muito recentemente às portas da morte por causa da fere da carraça. De facto, os sintomas e até alguns valores alterados noas parãmetros das análises mais rápidas são comuns a várias doenças. O Diagnóstico efectivo e correcto, demora algum tempo a fazer, e muitas vezes quando chegam os resultados pode ser demasiado tarde.
O que se deve fazer, é quando se desconfia ou não se está certo entre várias hipoteses de doença, iniciar um tratamento abrangente que cubra todo o espectro de doenças possíveis. Foi o que fizeram à Mara e foi por isso que se salvou. Levou duas transfusões de sangue para se aguentar viva e dar tempo para os tratamentos fazerem algum efeito, e quando chegaram os resultados que confirmaram que se tratavam de duas formas de "febre da carraça" (Erlichiose e outra que agora não me lembro...), já ela estava a melhorar um pouquinho.
Hoje em dia está optima, cheia de força e muito mais atrevida e marota que antes......

Abraços
Paulo C.
jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta nov 19, 2003 10:40 am

Ainda bem que levantaram essa questão.
Na zona onde moro (Quinta da piedade - povoa de sta iria) a partir da Primavera há muitas carraças.
Nessa altura o meu cão alem da coleira usa as pipetas de frontline. O ano passado optei também por o tosquiar, uma vez que ele , como é muito grande e tem o pelo muito comprido (tipo serra estrela) trás por vezes as carraças para casa agarradas ao seu pelo, o que torna difícil encontra-las.
Ele fica esquisito tosquiado, mas assim controlo melhor, se tem ou não carraças.
Desconhecia no entanto (ignorância minha) que os cães também podiam apanhar a febre da carraça, pensava que apenas os humanos a podiam apanhar.
Ignorava completamente que havia uma vacina que ele pudesse tomar.
Para o próximo mês já que ele vai levar as vacinas anuais, eu vou falar a VET nessa vacina, para ela lha aplicar.
Já agora aproveito para perguntar:
A vacinação protege o cão a 100 % ? E anual ?
Muito obrigado pelos v/ esclarecimentos, e continuem a levantar esse tipo de questoes que para as pessoas menos informadas, podem significar salvar a vida de um animal.
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta nov 19, 2003 10:46 am

Olá

Podem encontrar aqui mais informação sobre as doenças transmitidas pela carraça:
http://whippetp.no.sapo.pt/erlichiose.htm
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

quarta nov 19, 2003 10:49 am

Que giro jujubele,

Acabei de descobrir que moramos no mm sítio.... :lol: :lol: :lol:
Mas parece que a vacina contra a febre da carraça não abrange todos os agentes que formam essa doença.
jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta nov 19, 2003 11:00 am

Que giro Linda76.
Se calhar o VET tambem é o mesmo nao? A VET do meu Snoopy é a Drª Susana, que tem o consultorio na rua da Farmacia Madragoa. Eu moro no predio ao lado. Como o mundo é pequeno nao ?
Beijinhos para a minha vizinha.
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta nov 19, 2003 12:18 pm

Olá,
Não me parece que exista nada 100% eficaz. Aliás, a Mara anda sempre protegida e apanhou a febre! Isto porque a febre é transmitida no momento em que a carraça pica e injecta um liquido anestesiante e simultaneamente que facilita a não coagulação do sangue. É neste liquido que, se a carraça for portadora, que 'viajam' os agentes causadores da febre da carraça. Mesmo que após a picada a carraça morra envenenada pelos produtos que o cão tem, se já ttiver picado o mal está feito.

Abraços
Paulo C.
jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quarta nov 19, 2003 2:34 pm

Mas a minha pergunta é a seguinte:
Vacinar o cao evita que contraia a doença ?
Podemos ficar descansados se lhes dermos as vacinas?
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

quarta nov 19, 2003 3:34 pm

Olá,

Não tenho conhecimento que exista uma vacina para Erlichia canis, nem para Babesiose.

A única que existe para cães é para a doença de Lyme, doença esta também transmitida pelas carraças.

Para quem quiser saber mais:

http://www.srv.net/~cdm/Dale/ehrlichia.html#Treatment

http://www.thepetcenter.com/gen/lyme.html

http://www.vet.uga.edu/vpp/CLERK/Cleveland/
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

quarta nov 19, 2003 3:49 pm

Olá dogue!

Também podes ficar a saber se as fezes têm sangue oculto, se entornares umas gotinhas de água oxigenada sobre as fezes ;)
Se as fezes tiverem sangue oculto, em contacto com a água oxigenada, a parte de cima começa a borbulhar, tipo a ferver.... tal e qual quando pomos água oxigenada numa ferida e nos arde, fica uma espuma branca e parece que está a ferver ;)

Beijinhos

Tchinho
jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta nov 20, 2003 8:59 am

Pelo que pude descobrir afinal parece que existe uma vacina para a BABESIOSE ou Piroplasmose que se chama PIRODOG.

Vou falar com a VET dos meus caes para ver se é eficaz e se lhas posso administrar.

Devido ao local onde vivo ter muita carraça na Primavera e Verao, acreditem que ficava muito mais descansada.
Mais vale prevenir do que remediar..................
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta nov 20, 2003 11:23 am

Olá

Em relação à prevenção, eu já contei aqui um episódio que se passou com os meus cães, que talvez valha a pena repetir.
No verão estive num estabelecimento de turismo rural perto de Mirandela e junto ao rio Tua. No primeiro dia não notei que tivessem apanhado pulgas ou carraças, embora tivesse andado com eles pelo campo. Estavam protegidos com o produto que normalmente lhes aplico, o Ectokill.
No segundo dia andei nas margens do rio e, na brincadeira, eles meteram-se na água. Quando ficam molhados ficam todos excitados, rebolam-se no chão e ficam como croquetes. Claro, para os limpar, que remédio, incito-os a meterem-se novamente na água. E assim aconteceram uns banhos forçados seguidos e em alegre brincadeira.
Nesse dia foi o fim da macacada. Apareceram cheios de carraças.
Depreendi que aqueles banhos sucessivos devem ter atenuado ou anulado mesmo o efeito do ectokill.
Algum tempo depois voltei ao mesmo estabelecimento, mas dessa vez já fui mais prevenido. Para além de lhes aplicar o ectokill como dantes, pus-lhes coleiras scalibor. Dessa vez não andaram a chafurdar na água, mas andei com eles à vontade pelo campo e nenhuma carraça os atacou.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta nov 20, 2003 12:44 pm

Existe realmente uma vacina contra a piroplasmose, chamada Pirodog.

É mais cara que as outras de aplicação "regular", mas acho que compensa.Há vários anos que a utilizo nos meus cães.

Cumprimentos

José Carlos
xabita
Membro Veterano
Mensagens: 706
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Localização: Dogue de Bordéus
Contacto:

quinta nov 20, 2003 12:56 pm

Os meus tb têm a Pirodog.
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta nov 20, 2003 7:45 pm

Pergunta: todas as variantes de carraça transmitem a doença?
Responder

Voltar para “Cães”