Cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta out 10, 2012 4:05 pm

nandaalmeida Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Este tópico precisa de uma limpeza. Vou pedir à Moderação que a faça, como está, torna-se imposssível lê-lo... :?
Sei...
Se sabe ainda bem! Não percebo é porque contribui para a dificuldade da leitura do tópico. É que não sei se reparou mas as citações em cima de citações é que estão a complicar.
Sofia
vdcrafa
Membro Veterano
Mensagens: 203
Registado: quarta set 19, 2012 7:03 pm

quarta out 10, 2012 4:13 pm

nicosa Escreveu:
nandaalmeida Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Este tópico precisa de uma limpeza. Vou pedir à Moderação que a faça, como está, torna-se imposssível lê-lo... :?
Sei...
Se sabe ainda bem! Não percebo é porque contribui para a dificuldade da leitura do tópico. É que não sei se reparou mas as citações em cima de citações é que estão a complicar.
Pessoal calma!!
Ate parece o fim do mundo!!
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta out 10, 2012 4:19 pm

Ainda reclamaram dos testamentos, até concordo. Agora com as citações também exageram :lol:
Sasha9
Membro Veterano
Mensagens: 1386
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta out 10, 2012 4:34 pm

Voltando ao tópico, 6 a 7 meses não me parece muito desfasado, ainda mais sendo o 2º cio da cadela...
Quanto à esterilização eu compreendo perfeitamente a preocupação do user, mas da minha experiência digo-lhe que no segundo dia a seguir à operação se for preciso já correm pela casa! :wink:
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta out 10, 2012 4:59 pm

Há vários tipos de esterilização também correcto?
Elective sterilization is done primarily to prevent estrus (heat)
cycles and unwanted pregnancies and offspring. This goal is
accomplished by removing the ovaries, alone or in combination
with removal of the uterus.
Aqui neste link explica mais ou menos os procedimentos.

http://pasovets.com/PROCEDURES/Steriliz ... 20Dogs.pdf
vascoperes
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: terça set 11, 2012 9:10 pm

quarta out 10, 2012 5:38 pm

Talvez a tranquilize um pouco o meu relato.

Tenho uma pitbull c/ 28 meses e tal como a lei exige tinha que ser esterelizada, estava com algum receio mas lá teve que ser. Aos 14 meses foi esterelizada e correu tudo muito bem, penso que hoje em dia é uma cirurgia bastante mais facil em comparação à uns bons anos atrás.

Irá tudo correr bem, certamente! Força ! :D
Marianikkita
Membro
Mensagens: 51
Registado: quarta out 03, 2012 1:16 pm

quinta out 11, 2012 5:15 pm

Obrigada a todos pelas respostas.
É sempre reconfortante ler os relatos que tudo corre bem.
Vou falar de novo com a vet para decidir se agora a minha melhor altura (nas proximas férias) ou se faço antes.
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

quinta out 25, 2012 9:15 pm

vou aproveitar o topico para fazer a minha questao, visto que é sobre o mesmo assunto: cio.

A minha cadela sempre teve um cio regular, com intervalos de 7-8 meses entre cada um aproximadamente e so foi ao vet para as vacinas.
Este ano, foi uma "festa", primeiro tivemos uma infecçao urinaria (fizemos antibiotico durante 1-2 semanas e passou), a seguir deixamo-la num hotel canino (por 10 dias) e ela voltou com uma infecçao na pata e numa zona proxima da vulva (antes de se conseguir extrair a pragana, ela esteve a tomar antibioticos por 4 semanas e foi anestesiada 2 vezes porque era preciso abrir e limpar as zonas infectadas)...no inicio do tratamento ela esteve em cio (finais de agosto), o problema é que hoje vi que ela estava a deixar umas pingas de sangue pelo chao, e a vulva esta um pouco maior, entrou em cio outra vez, nao me parece nada normal...
ja aconteceu com alguem?
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
― Albert Einstein
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta out 25, 2012 11:00 pm

Penso que poderá ser uma recaída da infecção urinária, seria bom que a levasse ao vet para determinar se é uma coisa ou outra. Também pode pô-la em presença de um macho e ver se a reacção deste confirma o cio.

Quanto à sua pergunta final: aconteceu à minha cadela ter um cio a seguir ao outro, sim, quando o seu sistema hormonal começou a desregular-se. Aconteceu uma ou duas vezes, tal como aconteceram outros tantos cios silenciosos com pouco intervalo dos normais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

sexta out 26, 2012 6:10 am

Isso de por o macho para confirmar o cio tem que se lhe diga.

O meu Bolt, estejam as cadelas com cio ou não, está sempre a tentar montá-las. Deve ser obcecado o cão. Teria que ver é se a cadela está receptiva ou não. Mas seria um risco fazer isso.

Com umas analises, consegue ver os seus niveis de progesterona e ver se está com o cio. É menos arriscado.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta out 26, 2012 9:16 am

Flashorde Escreveu:Isso de por o macho para confirmar o cio tem que se lhe diga.

...
Tem tanto que se lhe diga como o contrário. Se a cadela estiver numa fase não receptiva do cio, também não se chegará a nenhuma conclusão. Não se trata de tentar uma monta, apenas de ver a reacção, e escolher para a manobra um cão do tipo de seu Bolt seria pouco produtivo. Tem de ser um cão equilibrado, sem obcessões de dominância ou sexuais.

De qualquer das maneiras, trata-se apenas de um expediente para confirmar uma situação que tem de ser vista obrigatoriamente por um veterinário, seja qual for o diagnóstico.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

sexta out 26, 2012 11:51 am

obrigada pelas respostas, claro que vamos confirmar se esta tudo bem com ela no vet, apenas queria saber se é assim tao anormal (e se tinha de entrar em panico :lol: ).
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
Marianikkita
Membro
Mensagens: 51
Registado: quarta out 03, 2012 1:16 pm

segunda out 29, 2012 10:04 am

Actualizando o tópico....
A Nikkita entrou no 2.º cio na sexta-feira passada, ou seja, 8 meses depois do primeiro (notei o 1.º a 29/2 e o 2.º a 26/10).

Na primeira vez pus-lhe a cueca para andar em casa e ela nem se importou.
Desta vez, tadita, quando lhe coloquei, andava com o rabo tipo a arrastar no chão. Senti-a lá algo estranho, tadita.
Fui para o jardim atirar a bola com ela e esqueceu-se da cueca e já veio para casa toda contente :)
Alex
Membro
Mensagens: 106
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda out 29, 2012 8:14 pm

Olá a todos

Já agora.... a minha cadela fez um ano dia 9/10 e ainda não fez nenhum cio, é normal? É uma rafeira alentejana cruzada com mastim espanhol.
É a minha primeira cadela, só tenho cães :)

obrigado Alex
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça out 30, 2012 5:24 pm

Os cães de tamanho grande podem levar mais tempo a atingir a maturidade.
Responder

Voltar para “Cães”