Então... quer ser criador?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

sexta out 12, 2012 11:13 am

Encontrei este artigo excelente a explicar tim tim por tim tim todas aquelas coisa que a malta aqui da arca tem vindo a tentar explicar aos que por aqui aparecem a querer cruzar os seus cães.

http://caominhando.blogspot.pt/2012/10/ ... iador.html :D
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta out 12, 2012 11:26 am

Gostei! :wink:
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta out 12, 2012 11:55 am

Olhe, para acabar com o mito de vez das cadelinhas que tem que receber as cegonhas de paris, blá, blá, blá.
E tanto se falam dos lobos, eu também vou falar.
Pelo menos os lobos, no estado selvagem e natural e dentro da alcateia, só o macho dominante e a fêmea dominante é que procriam durante o seu reinado, o resto fica a ver e ajuda a providenciar para os pequenos e a proteger. As outras fêmeas e machos ficam de prevenção caso algo aconteça ao casal dominante que é muito frequente nestas condições
No caso das hienas, já não estou tão certo, mas vivem num sistema matriarcal, portanto deve ser semelhante.
Os outros canídeos (solitários) degladiam-se pelo privilégio de fazer passar os seus genes para a geração seguinte.
ISTO É QUE É SELECÇÃO NATURAL não as patranhas ou noções (também) dos criadores. Pedigree e L.O.P's e morfologias.
É questão é de ser o mais apto dentro de um estalão.
Portanto parem de ir contra a natureza, tanto uns como os outros.
E agora para baralhar, a minha cadela a brincar com uma pedra é taxonomicamente igual a um gato quando brinca com um novelo.

p.s. hoje estou mal disposto.
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sexta out 12, 2012 12:20 pm

:roll: :roll: :roll:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta out 12, 2012 12:40 pm

Por momentos pensei que fosse um que já por aqui andava e que tem um título semelhante: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

Na minha opiniao sao bons textos para quem acha que basta juntar o cão e a cadela.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta out 12, 2012 12:45 pm

Já conhecia,e acho que devia ser muito divulgado, embora também reconheça que a sua divulgação pouco efeitos possa ter sobre as mentes criadeiras que julgam que criar cães é só juntar 1 macho e 1 fêmea. Afinal a expectativa do retorno finaceiro é uma tentadora falácia.

Por mim só faltou mesmo abordar a questão de onde termina a responsabilidade do criador nas vidas dos cães que saiem da sua casa... se termina com a conclusão do negócio, ou, se termina apenas com a morte do animal.... e para mim esta, é sem dúvida, a questão que faz a fronteira entre reprodutor de animais e Criador.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

sexta out 12, 2012 12:50 pm

Por mais textos que se crie, nunca irá mudar a mentalidade de adquire um cão por 200€ do que dar 2000€ , porque na mentalidade, tudo é o mesmo.
Crise de valores, queremos ter tudo a baixo custo e depois não se queixem...
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta out 12, 2012 1:36 pm

AlexandreMqs Escreveu:Por mais textos que se crie, nunca irá mudar a mentalidade de adquire um cão por 200€ do que dar 2000€ , porque na mentalidade, tudo é o mesmo.
Crise de valores, queremos ter tudo a baixo custo e depois não se queixem...
Como em tudo, a qualidade custa dinheiro! Quando se opta pela qualidade temos que estar dispostos a pagá-la...
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
vanerodrigues
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 1:56 pm

botas96 Como disse o sistema das hienas é matriacal ou seja temos as fêmeas com posições hierarquicamente muito superiores aos dos machos, e uma fêmea dominante. no entanto difere do sistema dos lobos no sentido em que as todas as fÊmeas se podem reproduzir, no entanto a posição hirarquica das querias é definida pelo estatuto das mães. por exemplo os filhotes da fêmea dominante, estarão num estatuto mt elevado e como tal receberão alimento em primeiro lugar, protecção, etc. alem de tratamento especial (são como principes e princesas lol). nos lobos só a fêmea dominante pode procriar, e julga-se que esta solte hormonas que vão inibir a ovulação e o cio(acho que pelas fezes ou urina) das outras fêmeas presentes. espero ter ajudado :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta out 12, 2012 2:00 pm

vanerodrigues Escreveu:botas96 Como disse o sistema das hienas é matriacal ou seja temos as fêmeas com posições hierarquicamente muito superiores aos dos machos, e uma fêmea dominante. no entanto difere do sistema dos lobos no sentido em que as todas as fÊmeas se podem reproduzir, no entanto a posição hirarquica das querias é definida pelo estatuto das mães. por exemplo os filhotes da fêmea dominante, estarão num estatuto mt elevado e como tal receberão alimento em primeiro lugar, protecção, etc. alem de tratamento especial (são como principes e princesas lol). nos lobos só a fêmea dominante pode procriar, e julga-se que esta solte hormonas que vão inibir a ovulação e o cio(acho que pelas fezes ou urina) das outras fêmeas presentes. espero ter ajudado :)
Crias. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
vanerodrigues
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 2:00 pm

tarasofia sou da opinião que pelo menos nos primeiros meses de integração do cachorro na sua nova familia, o criador deveria ir mantendo uma vigilancia, e disponibilidade para todas e qualquer duvidas sobre o cão. ainda é mt comum ver na arca duvidas que podem e devem ser respondidas pelo criador o que demonstra uma falta de ralação que deveria ser essencial. no entanto no caso dos grandes reprodutores (com afixos bem conhecidos) pergunto-me se esta ideia não será um pouco impraticavel com tanto cão que vendem, são capazes de lhes perder o rasto....
vanerodrigues
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 2:01 pm

vanerodrigues Escreveu:botas96 Como disse o sistema das hienas é matriacal ou seja temos as fêmeas com posições hierarquicamente muito superiores aos dos machos, e uma fêmea dominante. no entanto difere do sistema dos lobos no sentido em que as todas as fÊmeas se podem reproduzir, no entanto a posição hirarquica das querias é definida pelo estatuto das mães. por exemplo os filhotes da fêmea dominante, estarão num estatuto mt elevado e como tal receberão alimento em primeiro lugar, protecção, etc. alem de tratamento especial (são como principes e princesas lol). nos lobos só a fêmea dominante pode procriar, e julga-se que esta solte hormonas que vão inibir a ovulação e o cio(acho que pelas fezes ou urina) das outras fêmeas presentes. espero ter ajudado :)

Ups lo0ol nem sei como fiz essa gralha. peço desculp a :D :oops:
vanerodrigues
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 2:04 pm

infelizmente esta é uma ideia que a ainda custa a entrar. do que mais me irrita é ouvir pessoas a dizer que querem cães de determinada raça, mas que não pagam para a ter, mas também não se disponibilizam para ir procurar para adoptar. em vez disso passam o tempo a pergunta não conheçes alguem que tenha um buldog inglês/francês, pastor alemão, labrador, etc etc etc.. bebé para dar?
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta out 12, 2012 2:08 pm

vanerodrigues Escreveu:tarasofia sou da opinião que pelo menos nos primeiros meses de integração do cachorro na sua nova familia, o criador deveria ir mantendo uma vigilancia, e disponibilidade para todas e qualquer duvidas sobre o cão. ainda é mt comum ver na arca duvidas que podem e devem ser respondidas pelo criador o que demonstra uma falta de ralação que deveria ser essencial. no entanto no caso dos grandes reprodutores (com afixos bem conhecidos) pergunto-me se esta ideia não será um pouco impraticavel com tanto cão que vendem, são capazes de lhes perder o rasto....
Pois... mas os grandes criadores não reproduzem em massa...
e não digo que não percam o rasto de alguns dos seus animais, a questão é, se souberem que algum está em condições menos dignas vão resgata-lo?
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
vanerodrigues
Membro Veterano

sexta out 12, 2012 2:11 pm

Acho que pelo menos os que conheci disponibiizavam-se a isso (pelo menos em teoria, já se sabe da palavra ao acto vai um grande passo). agora não conheço nenhum que já o tenha feito..
Responder

Voltar para “Cães”