Cadela Pequines

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

catarinakiki
Membro Júnior
Registado: quarta mai 09, 2012 12:59 pm

domingo out 14, 2012 4:41 pm

Olá caros amigos...

Bem é verdade agora tenho um novo bichinho cá em casa é uma menina pequinês já bem adulta com 8 anos, esta menina era do meu marido e estava em casa da minha sogra onde não estava a a ser muito bem tratada e resolvemos traze-la cá para casa e tratarmos dela.

Pois bem verificamos que a bichinha não ia ao veterinário desde 2009 e desparasitações não havia desde 2007 mas isso já está tudo em ordem, fui com ela ao veterinário logo e vimos que estava tudo bem apenas tinha uma vacinas para levar (já estão) e a desparasitação que está a correr.

A minha dúvida é a seguinte resumindo eu não sei os cuidados que um cão precisa, se me puderem ajudar vou colocar as minhas dúvidas:

- De quanto em quanto tempo tem de tomar banho?
- Como posso reduzir o cheiro a cão?
- Como retirar o mau hálito? (visto ela ter imenso)
- Verifico que ela se coça bastante mas não vejo pulgas á algo que lhe possa colocar no pelo?
- Como diminuir a perca de pelo?
- Como a escovar correctamente?

E a última que para mim é a mais complicada, ela tem os dentes muito fracos e não consegue comer ração, a veterinária disse para lhe partir a ração (pedigrie para raças pequenas) em pedaços pequenos e misturar com latinhas, mas nem assim vamos lá, tenho lhe dado frango e massa ou arroz mas sei que não pode ser sempre e agora veterinário só no dia 20 como posso fazer?

Desculpem estas duvidas todas mas eu nao sei mesmo
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo out 14, 2012 5:08 pm

catarinakiki,

- Desde que use os produtos adequados e seque o pêlo completamente com o secador, pode dar banho quantas vezes quiser e entender. Use champôs da Anju Beauté, da Artero ou da All Systems e creme amaciador se ela tiver o pêlo comprido.

- Não faço ideia como reduzir o cheiro a cão porque não conheço a raça e pode ser um bocado fedorenta. Mas se der banho ...

- Tratando dos dentes no vet e/ou usando o que ele recomendar.

- O vet tem que ver porque é que ela se coça. Pode ser por muitos motivos e eu não sei.

- Diminui a perda de pêlo (normal nesta altura e eu estou a dar em doida com isso) dando banho.

- Não sou de todo apologista de escovadelas em animal de pêlo comprido. Sou sim apologista de ... banho e o pêlo deve ser completamente cardado enquanto secamos.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo out 14, 2012 5:32 pm

Eu mudaria de ração, pelo preço da pedigree compra rações de muitissimo melhor qualidade.

A excessiva perda de pelo poderá ter a ver com a alimentação.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
catarinakiki
Membro Júnior
Registado: quarta mai 09, 2012 12:59 pm

domingo out 14, 2012 5:36 pm

e que rações é que poderei dar? esses produtos de higiene existem numa loja de animais comum por exemplo aquela em lisboa no centro comercial vasco da gama?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo out 14, 2012 6:26 pm

Os cães pequenos tem muita tendência problemas nos dentes, vá ao vet porque pode implicar infecções que se tornam sérias.

Os pequineses ganham em ser lavados com um bom champô talvez de óleo e vison porque o pêlo deles tem tendência em ser seco, mas permita-me discordar water, escovadelas regulares com uma escova apropriada retiram muito pêlo morto.

Como eles tem o focinho pregueado convém ter cuidado com essas rugas, secar bem e limpar com cuidado os olhos porque como são um bocado saidos tem tendência a lacrimejar.

Não é uma raça que aprecie, de facto acho-os bastante mal humorados mas uma tia minha teve um que durou anos e anos (o enfatuado Farruca) e lembro-me de todos estes cuidados com ele. Por acaso não era particularmente mal cheiroso.
kittten
Membro Veterano

domingo out 14, 2012 6:32 pm

catarinakiki Escreveu:e que rações é que poderei dar? esses produtos de higiene existem numa loja de animais comum por exemplo aquela em lisboa no centro comercial vasco da gama?
Não sei se todos os produtos que a water indicou há à venda em petshops, mas pelo menos nas boas há, senão veja online, há boas petshops online.

Em relação à ração, na minha opinião que vale o que vale, até a alta energia do continente é superior à pedigree.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo out 14, 2012 6:40 pm

A escovagem regular aconselha-se nesta raça, assim como os banhos.

Eu também concordo que o pêlo a cair, poderá estar relacionado com a alimentação, se puder, compre uma ração melhorzinha.

E não concordo nada que sejam mal humorados, apenas têm uma personalidade forte :wink:
Sónia
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo out 14, 2012 6:47 pm

sasquatch, o meu ódio de estimação pela escovadelas tem que ver com "deformação profissional": pentear em seco é partir o pêlo e para exposição isso está fora de causa.

Todos nós dos Persas temos inserido no disco rígido que pentear não resolve, o que resolve são os banhos. :lol: :lol: :lol:
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

domingo out 14, 2012 7:09 pm

catarinakiki Escreveu:A minha dúvida é a seguinte resumindo eu não sei os cuidados que um cão precisa, se me puderem ajudar vou colocar as minhas dúvidas:

- Verifico que ela se coça bastante mas não vejo pulgas á algo que lhe possa colocar no pelo?

E a última que para mim é a mais complicada, ela tem os dentes muito fracos e não consegue comer ração, a veterinária disse para lhe partir a ração (pedigrie para raças pequenas) em pedaços pequenos e misturar com latinhas, mas nem assim vamos lá, tenho lhe dado frango e massa ou arroz mas sei que não pode ser sempre e agora veterinário só no dia 20 como posso fazer?
Em primeiro lugar, parabéns por ter decidido ficar com ela! :)

Sugiro que lhe dê banho apenas 1 vez por mês, quantos mais banhos lhe der mais lhe estraga a pele retirando os óleos naturais, e mais cheira a cão (não percebo muito bem porquê mas é verdade).

O mau hálito pode ser um indicador dos dentes fracos e pouco saudáveis e só o vet a poderá ajudar nesse sentido.

Sugiro que compre uma pipeta ou coleira contra as pulgas, pois apesar de não as ver, elas podem lá estar.

Para amenizar a perda de pêlo sugiro que compre numa loja de animais uma cardadeira, retira muito pêlo morto.

Por curiosidade, ela deixa pentear?
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Housedog
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2009 12:02 am

domingo out 14, 2012 9:50 pm

catarinakiki Escreveu:Olá caros amigos...

Bem é verdade agora tenho um novo bichinho cá em casa é uma menina pequinês já bem adulta com 8 anos, esta menina era do meu marido e estava em casa da minha sogra onde não estava a a ser muito bem tratada e resolvemos traze-la cá para casa e tratarmos dela.

Pois bem verificamos que a bichinha não ia ao veterinário desde 2009 e desparasitações não havia desde 2007 mas isso já está tudo em ordem, fui com ela ao veterinário logo e vimos que estava tudo bem apenas tinha uma vacinas para levar (já estão) e a desparasitação que está a correr.

A minha dúvida é a seguinte resumindo eu não sei os cuidados que um cão precisa, se me puderem ajudar vou colocar as minhas dúvidas:

Desculpem estas duvidas todas mas eu nao sei mesmo
Enviei-lhe mp
Última edição por Housedog em domingo out 14, 2012 9:55 pm, editado 1 vez no total.
<p>" Os c&atilde;es s&atilde;o anjos que Deus colocou na Terra para aperfei&ccedil;oar o car&aacute;cter humano, ensinar&nbsp;a amar, a ser sincero e humilde"</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda out 15, 2012 12:14 am

Olá.
O que quer dizer com dentes fracos? Partem-se? Ela já é velhota?

Os produtos para banho, e talvez também seja melhor fazer-lhe amaciador, tanto a Artero como a BioGance (que eu uso) pode encontrar no el corte inglês. Eu também, da minha experiência, recomendo em torno de 1 banhoca por mês. Mas isto com este tipo de produtos, de melhor qualidade. No VG têm uma marca "BioGroom" quem em teoria também é boa, mas a minha menina não aguenta tanto tempo limpinha. Prefiro a BioGance (acho que é isto). A Artero ainda tenho que experimentar. Banhos de sol também parece que ajudam muito ao cheiro e eles costumam adorar, se tiverem sítios abrigadinhos do vento... Ah, e seque-lhe bem o pêlo, portanto agora de inverno, com secador. Se não estiver habituada, va-lhe dando biscoitos enquanto a seca.

Também pode ter uma dermatite, que poderá ser origem das comichões. Mas se a veterinária já a viu... Mas procure na mesma por zonas que lhe pareçam ter caspa, ou estarem mais avermelhadas e irritadas. Se encontrar, aperte com o veterinário.

Deverá também colocar a pipeta, para a desparasitação externa. Mas julgo que isso saberá.

Rações. Se ela não comer mesmo e estiver na transicção (de uma casa para a outra) pode ainda estar com ronha... mas tem o "mini exigent" da Royal Canin que além de ser muito apetitoso para eles, é molinho. Portanto amigo da pior dentição que exista. Cuidado, no entanto com os excessos. A minha cadela engordou (eu estava mto atenta!) e dei conta disso em 15 dias. Eu depois então fiz a transicção dessa ração para a hills, depois de já estar a comer bem o que pretendemos: granulado.

É possível que tanto mau hálito como o cheiro do corpo se reduza bastante com uma boa ração. Isto se for a causa dos mesmos, naturalmente...

Diminuir a perda de pelo...
Eu diria ambos: banho e escovagem. Que na realidade não reduz a perda de pelo, mas o pelo sai quando controlamos e fica menos pela casa. O calor está a parar, julgo que em breve a perda de pêlo também cessará.

PS - cá em casa ela andou uns dias a coçar-se e... não era nada! Da mesma maneira que as melgas me morderam a mim, morderam-lhe a ela também. Uma vezes pode ser alguma coisa, outras não. Neste caso, já passou.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda out 15, 2012 8:56 am

O coçar também pode ser devido a ter muito pêlo morto que não caiu. Verifique se depois do banho e de uma boa e profunda escovagem ela continua a coçar-se.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda out 15, 2012 11:12 am

Também não gosto nada de escovar um cão de cabelo comprido... :lol: É díficil e depois o nó... :roll: Todas as minhas boas intenções terminam na escova e acabam sempre no banho.
kittten
Membro Veterano

segunda out 15, 2012 12:36 pm

Atenção que se a intenção é tirar os nós devem ser tirados antes do banho, depois é muito mais dificil e em muitos casos só a tesoura resolve.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

segunda out 15, 2012 1:18 pm

Olá! Também tenho uma cadela de raça pequena e peluda (embora o pêlo seja completamente diferente - é uma Yorkshire), mas penso que há coisas que são semelhantes e que pode aproveitar alguma informação.

Relativamente às suas questões:

R: Embora os vets e muita gente digam que não se deve dar mais que uma vez por mês, isso não é verdade. Depende da raça do cão e do tipo de pêlo do mesmo. Se eu desse banho só uma vez por mês à minha estava bem lixada. :) Desde que use produtos de PH neutro ou equilibrado e de acordo com o pêlo e desde que o seque muito bem não há qualquer problema. Aliás, até ajuda, no meu caso por exemplo... Já reparei que quanto mais espaçado for o banho mais seco o pêlo fica e mais nós forma...

- Com o banho e se usar os produtos adequados acho que esse problema vai deixar de existir. E seque sempre muito bem o pêlo, pêlo molhado não costuma cheirar muito bem.

R: Já vi que ela tem problemas dentários, convinha ver isso com o vet, provavelmente vai ter que fazer uma limpeza aos dentes para remover o tártaro e eventualmente extrair algum dente. Posteriormente a isso pode dar-lhe ocasionalmente ossos de roer e barras próprias para ajudar a limpar os dentes assim como escova-los com um dentífrico próprio. As raças pequenas têm tendência para ter problemas dentários, pelo que a prevenção é muito importante.

R: Mensalmente deve colocar-lhe um desparasitante externo para prevenir pulgas, carraças, picadas de mosquitos, etc. Eu uso a Pulvex Spot e estou satisfeita.

R: Isso não sei bem, nunca tive esse problema. Mas se seguir os passos acima descritos penso que não irá acontecer.

- Como a escovar correctamente? :P
R: Deve arranjar uma escova adequada ao pêlo em questão e eu pelo menos nunca escovo o pêlo seco. Uso um spray para ajudar.

A nível de produtos, uso e recomendo a Artero. Estou muito satisfeita. Já vendem em algumas lojas e caso não encontre, procure numa loja online.

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Cães”