Qual o tipo de óleo mais indicado?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta out 18, 2012 6:19 pm

Olá,

Na vossa opinião qual é o óleo mais indicado para misturar com a ração?
De milho, de soja ou de girassol?

Obrigada :wink:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta out 18, 2012 6:22 pm

Girassol! Não gosto de milho, detesto soja... :lol:
E um bocadinho nada de exagerar, azeite não?

É importante que não se altere, é para comer logo.
Última edição por margoustink em sexta out 19, 2012 3:06 pm, editado 1 vez no total.
ReginaVieira
Membro Veterano

quinta out 18, 2012 6:29 pm

Estava a pensar em algo minimo mesmo, tipo 1 colher de chá dia sim dia não. Não pensei no azeite porque nunca o vi em composições de rações, mas também nunca vi de girassol :?
margoustink
Membro Veterano

quinta out 18, 2012 6:52 pm

Evita tudo que tenha hidrogenados...é lixo.

Oléo de semente de girassol é bom; para por nas rações, nada que fique ranço...

Amanhã escrevo tudo agora tenho mesmo de me pirar da net. Amanhã procuro tudo onde já li falar de óleos até de linhaça.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta out 18, 2012 7:27 pm

Por acaso, sempre me recomendaram óleo de milho, parece que é o mais rico em Ómega 3.

Mas eu prefiro azeite virgem, a ter de o dar. E, a dá-lo, será sempre só e quando o animal tiver problemas de pêlo. Ora, a sua Pucca tem um pêlo fantástico e está muito bem tratada, não me parece que precise de suplementos. Além disso, uma colher de chá também me parece demais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Sporting7
Membro Veterano
Registado: segunda abr 09, 2012 8:12 am

quinta out 18, 2012 8:44 pm

Dos que recomendou, eu recomendo de Girassol
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

quinta out 18, 2012 9:35 pm

Qualquer óleo ou o azeite para cão/gato deve ser no mínimo VIRGEM (o melhor azeite é o extra virgem - mas é ainda mais caro!).
Na embalagem do azeite costuma estar escrito se é refinado ou virgem. Nas embalagens de óleo não sei(por acaso tenho óleo de girassol do L e diz refinado). Uma colher de café 2/3 x/semana está bem para a Pucca (tamanho médio/pequeno).

Azeite: rico em vitaminas A, B1, D e E, antioxidantes/ômega 3.
Enquanto as pessoas pensarem que os animais n&atilde;o sentem, os animais tem de sentir que as pessoas n&atilde;o pensam. (autor desconhecido)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 18, 2012 10:24 pm

Girassol.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quinta out 18, 2012 11:50 pm

O óleo de girassol é rico em ômega 6
MONOINSATURADAS - 16%
POLINSATURADAS - ômega 6 - 71% e ômega 3 0,0%
SATURADAS(mau) - 12%

O óleo de milho é rico em vitamina E e ômega 3.
MONOINSATURADAS - 29%
POLINSATURADAS - ômega 6 - 57% e ômega 3 1,?
SATURADAS(mau) - 13%
Rico em vitamina E e ácido linoléico, que previne alterações metabólicas relacionadas com dermatites, perda de peso e arteriosclerose.
Suplemento alimentar para a pele, óleo de milho (a minha escolha)

Qualquer Continente, El C.I. vendem tanto o óleo de milho como o de girassol.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
AHAHAH
Membro Júnior
Registado: quarta set 19, 2012 10:40 pm

sexta out 19, 2012 9:48 am

Girassol.
margoustink
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 12:03 pm

O óleo de milho...milho, fazia sempre alergias aos meus cães, todos. Esqueci o milho não adianta; foram muitos cães com problemas por conta do milho.
No entanto, cada um com suas experiências. Era no pêlo, era disturbios intestinais, um drama.
Aviso já a todos que é um fio de óleo na ração, não abusem.

http://www.unip.br/comunicacao/publicac ... 53-156.pdf
É uma leitura chata para alguns, o último link é mais objectivo.
Aqui explica um pouco sobre os óleos essenciais (PUFAs), e também vai de acordo com aquilo que penso dos óleos. Em especial, para humanos, mas ficamos com uma ideia mais concreta.

A importância nos oléos é o equilibrio dos níveis de ómega 3 e de omega 6, para não falar nos ómega 9; que na alimentação humana também entra na conversa, muito frequentemente.

Geralmente a ração já tem níveis de omega 6 mais que suficientes, o mais importante será escolher uma fonte rica em ómega 3; um óleo que seja consumido o mais depressa possível; de preferência de pressão a frio, e que seja mais resistente ao calor, se não for tem de haver mais cuidado. E deve ser consumido naquela refeição, não deixar para depois.

O rácio que se pretende será à volta dos 10:1 para 5:1 De ómega 6 para ómega 3; segundo algumas fonte que li.

Ao escolher um determinado óleo rico em ómega 3, é sem dúvida o óleo de linho, ou de linhaça, que prefiro.[ Até eu uso na salada.] Tem um problema, atenção que é muito pouco resistente a temperaturas elevadas, e portanto, quem o usar deve ter muita a atenção; no seu condicionamento e utilização.Geralmente fica no frigorífico e no frasco que tem vidro escuro.
E gosto também do óleo de sementes de girassol, sem dúvida.

Eu também lhe dava salmão; comprava cabeças de salmão e depois tratava daquilo tudo. É rico em ómega 3. No caso, de lhe dar peixe, é para ser dado no imediato, também. Se eles não comem naquele momento, lixo...

Um fio de azeite extra virgem, é dos preferidos, é resistente e também equilibrado; usei e nunca me deixou ficar mal.

Agora vou ver se encontro um sítio que tenha em comparação todos os óleos e sua avaliação e riqueza nos óleos essenciais.

Aqui também está bem resumido alguma informação. Está em inglês.

http://www.peteducation.com/article.cfm ... 59&aid=666

O pêlo da cadela "loira", é excelente. Espero que daqui a um tempo ela continue com o pêlo lindo. Em contrário, já sabem, foram as misturas na ração... :lol:
ReginaVieira
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 12:21 pm

Obrigada a todos pelas sugestões, vou analisar com atenção todas as opiniões e links que me forneceram. O pêlo e pele da Pucca são realmente muito saudáveis, mas na ração a percentagem de ómega 3 é tão baixa, é de 0,5% e não tem ómega 6 sequer, pelo menos no saco não diz. Mas também não sei se tem uma percentagem assim tão baixa por causa de ser uma ração de perda/manutenção de peso, e nem sei até que ponto será mau para o peso dela acrescentar algum tipo de óleo.
margoustink
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 1:36 pm

ReginaVieira Escreveu:Obrigada a todos pelas sugestões, vou analisar com atenção todas as opiniões e links que me forneceram. O pêlo e pele da Pucca são realmente muito saudáveis, mas na ração a percentagem de ómega 3 é tão baixa, é de 0,5% e não tem ómega 6 sequer, pelo menos no saco não diz. Mas também não sei se tem uma percentagem assim tão baixa por causa de ser uma ração de perda/manutenção de peso, e nem sei até que ponto será mau para o peso dela acrescentar algum tipo de óleo.
Em relação a problemas de peso! Talvez fosse melhor o óleo de soja ou de linho. De pressão a frio, bem condicionados todos, nunca cozinhados ou expostos ao calor. E claro é um fio de óleo, nunca muito.

O objectivo é ter ómega 3, que tenha menos impacto no peso. Um desses, dois. O óleo de linho(preferido), não é tão agradável ao paladar de alguns cães.

Agora óleos hidrogenados, nem nada parcialmente hidrogenado é que nem pensar, sejam eles de soja ou de palma e coisas do género.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta out 19, 2012 2:22 pm

A Regina que me desculpe, mas este tópico vai de vento em popa em direcção à... parvoíce absoluta. :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”