O óleo de milho...milho, fazia sempre alergias aos meus cães, todos. Esqueci o milho não adianta; foram muitos cães com problemas por conta do milho.
No entanto, cada um com suas experiências. Era no pêlo, era disturbios intestinais, um drama.
Aviso já a todos que é um fio de óleo na ração, não abusem.
http://www.unip.br/comunicacao/publicac ... 53-156.pdf
É uma leitura chata para alguns, o último link é mais objectivo.
Aqui explica um pouco sobre os óleos essenciais (PUFAs), e também vai de acordo com aquilo que penso dos óleos. Em especial, para humanos, mas ficamos com uma ideia mais concreta.
A importância nos oléos é o equilibrio dos níveis de ómega 3 e de omega 6, para não falar nos ómega 9; que na alimentação humana também entra na conversa, muito frequentemente.
Geralmente a ração já tem níveis de omega 6 mais que suficientes, o mais importante será escolher uma fonte rica em ómega 3; um óleo que seja consumido o mais depressa possível; de preferência de pressão a frio, e que seja mais resistente ao calor, se não for tem de haver mais cuidado. E deve ser consumido naquela refeição, não deixar para depois.
O rácio que se pretende será à volta dos 10:1 para 5:1 De ómega 6 para ómega 3; segundo algumas fonte que li.
Ao escolher um determinado óleo rico em ómega 3, é sem dúvida o óleo de linho, ou de linhaça, que prefiro.[ Até eu uso na salada.] Tem um problema, atenção que é muito pouco resistente a temperaturas elevadas, e portanto, quem o usar deve ter muita a atenção; no seu condicionamento e utilização.Geralmente fica no frigorífico e no frasco que tem vidro escuro.
E gosto também do óleo de sementes de girassol, sem dúvida.
Eu também lhe dava salmão; comprava cabeças de salmão e depois tratava daquilo tudo. É rico em ómega 3. No caso, de lhe dar peixe, é para ser dado no imediato, também. Se eles não comem naquele momento, lixo...
Um fio de azeite extra virgem, é dos preferidos, é resistente e também equilibrado; usei e nunca me deixou ficar mal.
Agora vou ver se encontro um sítio que tenha em comparação todos os óleos e sua avaliação e riqueza nos óleos essenciais.
Aqui também está bem resumido alguma informação. Está em inglês.
http://www.peteducation.com/article.cfm ... 59&aid=666
O pêlo da cadela "loira", é excelente. Espero que daqui a um tempo ela continue com o pêlo lindo. Em contrário, já sabem, foram as misturas na ração...