Abandono dos Animais - Quais as soluções?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
carlapt2012
Membro
Mensagens: 153
Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am

sexta out 26, 2012 3:17 pm

Bem eu apostaria, em multas pesadas, e condenação penal de quem trata mal ou abandona animais. Infelizmente as pessoas só aprendem quando lhes vão ao bolso, e mudar mentalidades é coisa para demorar umas 2 gerações.

Defendo também um cadastro de donos, para que se alguem que ja tivesse historial de maus tratos ou abandono fosse legalmente impedido de ter animais.
Peixinhu
Membro
Mensagens: 105
Registado: sábado nov 13, 2010 3:39 pm

sexta out 26, 2012 4:43 pm

Com tantas disciplinas que agora existem nas escolas, alguem sabe se existe uma em que se ensine civismo, senso comum?

É outra forma de educar as pessoas e neste caso seria abordado o tema de abandono dos animais.
nanda4
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

sexta out 26, 2012 5:05 pm

Peixinhu Escreveu:Com tantas disciplinas que agora existem nas escolas, alguem sabe se existe uma em que se ensine civismo, senso comum?

É outra forma de educar as pessoas e neste caso seria abordado o tema de abandono dos animais.
A minha sobrinha tinha uma que se chamava "Formação Cívica" acho que era assim.
Mas o ministério cortou :roll:
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta out 26, 2012 5:37 pm

Digo isto muito em forma de desabafo porque sei que escrever aqui é pregar aos fieis....

Só recentemente tive verdadeira consciência da situação de associações canis municipais e animais abandonados neste país. Não sei como se pode prevenir o abandono por parte das oooutraaas pessoas... creio que passaria por compreender o que as levou a obterem animais que não querem verdadeiramente... já tocaram aqui em dois pontos que considero fulcrais...
- Sensibilizar as pessoas ANTES de obterem animais: custam dinheiro e dão trabalho e sujam e podem trazer problemas com a vizinhança e podem envolver seguros e outras coisas trabalhosas e onerosas que tais.

Se as pessoas não querem MESMO ter animais porque é que os vão buscar/comprar??? porque é "da moda"!? também da moda ter uma Wii porque vão para o cão e não para a wii???

- Sensibilizar sobretudo as crianças de que um cão não é um brinquedo e um animal não é descartável.
Isto é função dos pais... não o fazem. Na escola? não o fazem. Não dá para chegar aos pais - não se vai chegar aos miudos nunca e olho à volta e continuo a pensar "PorquÊ pah!? porquê???"

Concordo que deviam inspecionar as casas das pessoas antes e sobretudo acompanhar o caso depois de acontecer a adoção. Não me importava nada que viessem cá a casa. Tenho a porta figuradamente aberta. Seriam pagos rapidamente com as multas pelos casos de negligência. E alguém teria que cuidar que não exagerassem certos aspetos...mas... os Ingleses têm. imitamos tanta coisa má... isso não.



E peço desculpa pelo tom mais exaltado... adotei uma cadelinha adorável... e custa.me a adormecer quando me lembro dos outros canitos da associação que viram ter connosco com focinho de "levamamim"
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta out 26, 2012 6:02 pm

essa de inspeccionar a casa das pessoas...não me parece muito viável! :lol: nem prático!!
uma entrevista feita com cabeça ajuda, um inquérito em papel ao presumível adoptante, e um termo de responsabilidade também ajudam.
e acho que deveria haver uma "taxa de adopção" - uma quantia simbólica que ressarcisse a castração e vacinação.....mas que seria um bom meio de avaliar o comprometimento do adoptante
NaoInteressa
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

sexta out 26, 2012 6:21 pm

Entrar em casa de cada um só porque adopta um cão?? Homessa... Cá em casa só cá entra quem eu quero e quem eu convido.

É por estas e por outras que cada vez mais eu defendo a compra de cães a criadores sérios, a invasão da privacidade é uma coisa que me deixa deveras incomodada, ao menos quem compra, paga e acabou-se. Aliás, na maioria das vezes o contacto com o Criador mantém-se, e frequentemente se compram novos cães ao mesmo criador, para além de uma relação de amizade que pode nascer entre dono e criador... :roll:
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta out 26, 2012 6:35 pm

NaoInteressa Escreveu:Entrar em casa de cada um só porque adopta um cão?? Homessa... Cá em casa só cá entra quem eu quero e quem eu convido.

...
Subscrevo. Além disso a questão não passa por aí. Vão ajuizar o quê? Que lá por ter 200m2 de quintal isso impedirá de abandonar o animal?
colette
Membro Veterano
Mensagens: 3639
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta out 26, 2012 6:37 pm

Inspeccionar as casas das pessoas sem autorização?
Que ideia mais peregrina. Isso é intromissão na vida privada.
Já somos suficientemente inspeccionados, fiscalizados, escrutinados e bisbilhotados, espiados em todos os aspectos das nossas vidas.
Só falta controlarem as vezes que vamos ao WC.
É o Admirável Mundo Novo.
E ainda iríamos acrescentar esse?
Mesmo não tendo nada a esconder, na minha casa só entra quem eu quero. A minha casa é o meu castelo.
E de qualquer modo, como é que essa "inspecção" iria evitar ou prevenir o abandono? Quem quer abandonar, arranja sempre forma de o fazer.
Ainda há dias uma pessoa que mora aqui perto me disse que queria dar os cães dele (um épagneul breton e um perdigueiro português) e perguntou se eu conheceria alguem que os quisesse. Quando lhe disse que, para já, não me ocorria ninguem, mas que ia indagar e lhe pedi que tivesse paciência e não os abandonasse, ele disse que não o faria, mas somente porque estavam chipados e registados na JF, e que se provocassem algum acidente rodoviário lhe viriam logo pedir contas.
Mas que se não encontrasse novos donos, os ia entregar no canil da Câmara para "adopção". Uma forma de abandono, afinal, esta com o aval e o beneplácito do Estado miserável que temos.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

sexta out 26, 2012 7:31 pm

Vejo com cada ideia peregrina que até me assusta.

Acho que as pessoas decididamente não sabem o que desejam ou pedem.

Inspeccionar as casas ?

Era só o que mais me faltava era ter autoridades à porta para me inspeccionar os cães.

Amanhã tinha-os a inspeccionar a qualidade do ar... depois a inspeccionar a roupa lavada, depois aquilo que comia... enfim

Existem Leis, fiscalizem, tão somente isso.

As autoridades que assumam de vez a função de que estão incumbidos e deixem de andar a reboque de noticias sensacionalistas, quando dedicam o seu tempo a se preocuparem somente com as raças PP (e ainda assim, preocupam-se pouco)

A Lei existe é para cumprir... as autoridades existem para a fazer cumprir.

Não vejo um unico agente de autoridade a fiscalizar um cão, mas também, há que admitir, mesmo que o quisessem fazer, quais são as autoridades que têm um simples leitor de chips.

Promove-se o abandono ao deixar impunes aqueles que, mesmo quando os animais têm chip, não são penalizados pelos seus actos.

Há dias atrás, defendia-se aqui a prisão para aqueles donos cujos cães ferem gravemente ou matam alguém.

Sou contra... acidentes, acontecem, e não me parece que no futuro, alguém tivesse a capacidade ou discernimento para distinguir um acidente de negligência e/ou irresponsabilidade.

O abandono, não é um acidente, é um acto criminoso, e que além do que provoca no animal, são conhecidos os resultados de acidentes devido ao abandono em estradas e auto-estradas.

Se alguém deve ser preso, estes, os que abandonam um animal, já lá deviam estar há muito tempo
<strong>Paulo Santos</strong>
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta out 26, 2012 7:42 pm

Bingley Escreveu:Subscrevo. Além disso a questão não passa por aí. Vão ajuizar o quê? Que lá por ter 200m2 de quintal isso impedirá de abandonar o animal?
tou a vê-los a inpeccionar a Maria Sissi...e seria acusada de maus tratos ao verem a Rosie aos tombos ?? se calhar far-lhe-iam o teste do balão.... :oops: ainda era acusada de alcoolizar a gata!
nanda4
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

sexta out 26, 2012 10:19 pm

Essa foi muito mal mandada!
A casa nada tem a ver com o abandono...Mas pronto.
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta out 26, 2012 10:20 pm

homeless Escreveu:essa de inspeccionar a casa das pessoas...não me parece muito viável! :lol: nem prático!!
uma entrevista feita com cabeça ajuda, um inquérito em papel ao presumível adoptante, e um termo de responsabilidade também ajudam.
e acho que deveria haver uma "taxa de adopção" - uma quantia simbólica que ressarcisse a castração e vacinação.....mas que seria um bom meio de avaliar o comprometimento do adoptante

Não será prático... viável não faço a mais pequena ideia, suspeito que para o nosso país, não seria mesmo...
Desabafos de desespero.

Quando a comprar compra-se e pronto, olhe, neste momento é = comprar e adotar... adota-se e pronto. Infelizmente não é por serem comprados que não vão parar ao olho da rua na mesma quando perdem a graça ou envelhecem.
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta out 26, 2012 10:50 pm

Ah... saiu mal de facto, apesar de o que eu pretendia dizer também não ser viável. Casa como em lar - familia - não me queria referir às instalações físicas.... mas sim ao ambiente...que de facto não passa necessáriamente por entrarem na casa propriamente dita. Saiu mal sim. Até porque mesmo o ambiente e a intensão é dificil de avaliar. As pessoas não têm letreiros luminosos na testa a dizer o que realmente pensam..... se ofendi alguém peço desculpa: foi fruto de frustração.
Acho que resultava sensibilizar diretamente as crianças, mas não faço ideia de "como".
Aplicar a lei existente também era bom....

Ora... acompanharem a adoção uns tempos é caro... irem ver se os adoptantes cumpriram a vacinação e registo etc etc...é caro suponho.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta out 26, 2012 11:39 pm

Detesto parecer um disco riscado, mas... as minhas sugestões são estas.
1º Mudar as mentalidades de um País inteiro.
- Privados ( a título exemplificativo, gente por exemplo como, o user Bichezas e (más) companhias e piores até)
ver tópico- De quem é a culpa?
-colectivos- (Associações, escolas de treino, a título exemplificativo, ver tópico- o Abate vai voltar)
- Instituições- Associações, etc, polícia, tribunais para exercer um maior e mais eficaz reforço da lei.
2º- A frequência de um ou diversos cursos de obediência básica (pelo menos), com um forte complemento de canicultura e vocacionado para futuros ou presentes donos (semelhante aos moldes de uma carta de condução, p.e.)
3º Promover uma reestruturação dos organismos de apoio de animais a nível nacional (ao menos a nível regional e local, p.e. em federações ou confederações). reordenar logísticas e estratégias de forma a:
- Optimizar recursos (padrinhos incluídos)
- optimizar e coordenar a resposta, para obter um efeito mais profundo.
-optimizar a capacidade. etc.
4 º Registo de propriedade obrigatório, com uma descrição detalhada do animal no acto de aquisição (à semelhança do que se faz com tanta coisa, incluindo cães de raça). A falta deste documento, animal "extraviado", inexistência dele, etc. É só aplicar a lei existente.
Desculpe-me os demais, mas abates? castrações/esterilizações? visitas ao domicílio? E outras coisas do género?
É com isso que esperam fazer alguma coisa? Obter algum resultado sem ser o mau trato generalizado?
Se ainda insistem nesse caminho, são como o "amigo" Victor Gaspar.
Já não estamos na idade média, inclusive já passamos pelo século das "Luzes".
Desistam da inutilidade que essa impotência resulta.
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta out 26, 2012 11:51 pm

Bem, concordo com o ponto 1.... mas como?
O ponto 2, não fora algo tão caro, concordaria também....
Definitivamente concordo com o 3 e o 4.

E com o comentário em relação ao dito ministro. E felizmente ainda consigo ver quando digo disparate, se bem que muitas vezes depois de dito e não sendo paga para o dizer.

Mudar mentalidades é "de gesso", bem mais fácil dito que feito. Claro é se não se tentar não se consegue... mas Como?
Em relação ao ponto 2 contra mim falo... se fosse necessário arranjava maneira de ir... mas pagar aquele simpático valor não só nem sempre é necessário como não está ao acesso fácil de qualquer um... sobretudo quando o cão adoptado vem com problemas de saúde e a conta do vet é prioridade. Com o principio básico, concordo sim.
Responder

Voltar para “Cães”