serrs d aires

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
isabel5
Registado: quinta nov 20, 2003 12:27 pm

quinta nov 20, 2003 12:54 pm

olá, tenho um serra dàires que me foi dado há ja alguns meses, gostaria de saber se eles são sempre tão teimosos e não fazem aquilo que nós mandamos.? Por vezes quando lhe mostro o chinelo também resmunga, ameaçando ferrar? Gostaria que me esclarecessem em relação a estas dúvidas.
Obrigado...Isabel[/b]
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta nov 20, 2003 1:42 pm

Olá Isabel!

Qualquer cão que seja seguro de si e confiante, tentará desde cedo impôr a sua vontade, mas cabe ao dono (desde cedo também), mostrar a sua liderança.
Nunca permita rosnadelas ou ameaças do género da parte dele.
Repreenda-o firmemente com uma chapada no focinho e não ceda nunca, até o cão parar de resmungar.... Eles não podem ser mais teimosos que nós...(Pela boa convivência entre ambos).
Bons treinos!;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta nov 20, 2003 8:02 pm

Tive um serra d'aires. Era um animal muitissimo teimoso, inteligente e sonso, capaz de andar dias a tentar levar a dele avante.

Reagia muito mal a ameaças físicas. Com ele só funcionava a chantagem psicologica e emocional. E a demonstração constante de que eu era muito mais esperta do que ele e o compreendia perfeitamente.

Também não gostava lá muito de "mimalhices e beijoquices". Foi o cão que tive cuja personalidade e espaço mais tive de respeitar, para em contra-partida ele me respeitar a mim.

Mas era um animal muito devotado e fiel e desejoso de agradar, pelo que bastava demonstrar-lhe que algo me deixava zangada e amuada com ele para ele corrigir a sua atitude.
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

sexta nov 21, 2003 2:18 pm

OLá! Eu tenho um serra dáires!... é a minha rebecca e é a cadela mais engraçada e meiga que já tive. Mas claro, tem o seu feitiozinho, é teimosa e tambem já deu a sua rosnadela aos donos, mas foi logo castigada (dei-lhe 1 bofetada) e ela parou logo, pos-se de patas para o ar e até fez xixi dos nervos! :?

Alias, estes cães são muito nervosos. Durante alguns anos foi complicado passeá-la nas ruas, pois ela andava sempre stressada e ai de quem lhe pusesse a mão em cima para fazer uma festa! Alguns desconhecidos têm essa mania e arriscaram-se a uma dentada (houve um que ainda passou ao lado!)... Tinha tambem o habito de ladrar e ir a correr atraz dos miudos que andavam de bicicleta, ou que jogavam á bola, parecia doida!

Eu repreendia-a sempre e a verdade é que ela ficou uma cadela super educada, brincalhona, divertida, hoje em dia não me dá problema nenhum! Toda a gente lhe faz festas sem que haja problema, ela simplesmente ignora as pessoas com quem se cruza na rua, e é uma cadela cheia de coisas engraçadas! Por exemplo, tem uma mania que poe toda a gente a rir: sempre que vai á rua TEM de levar um brinquedo! E por vezes anda a escolher qual quer levar, eu digo-lhe "anda lá, traz um qualquer!!" mas ela fica a olhar para mim e para 2 ou 3 brinquedos, indecisa de qual é que há-de levar!! Atenção que ela tem 8 anos e desde bebe nunca perdeu esta mania, não há uma unica vez que ela vá á rua sem querer levar o brinquedo! :D :D :D

Mas isto é como tudo na vida, mesmo dentro da raça há varios feitios, por isso cada cão tem as suas coisas...

Boa sorte com o teu serra dáires, pela minha experiencia pessoal é uma raça linda e super cativante!
Akbash
Membro Júnior
Registado: quarta set 25, 2002 7:20 pm

sábado dez 13, 2003 4:35 pm

Tive contacto durante vários anos da minha infancia com uma cadela serra de aires, propriedade de Vizinhos e dado o meu gosto por animais, estavamos bastante tempo juntos.

Apesar de ter sido apenas um exemplar, o seu comportamento estava de acordo com o que se diz sobre a raça.

Era extremamente inteligente, percebendo imediatamente o que dela se pretendia, embora só executásse em determinadas condições,parecia que availava antes de decidir se executava ou não.
Foi o cão mais Inteligente que vi até hoje, com aquela serra de aires as coisas funcionavam mais na base da cooperação, do que tu mandas e eu obedeço!
Grande resistencia e capacidade física, vi aquele animal executar autenticas proezas de atleta, verdadeiramente incansável e decidida.

Mto reservada com estranhos, quando introduzidos pelos donos, eram aceites mas sempre com uma atitude de indiferença. Não dava confiança, a qualquer um. :)

Pelo exposto, parece-me que o comportamento do seu cão, não sei se o tem à muito ou à pouco tempo, está de acordo com as caracteristicas dos serra de aires.
Depende também se ele já chegou a si adulto e que hábitos tinha, se foi esse o caso pode levar algum tempo a aceitá-la como o novo lider.
Se verificar que não se consegue impor-se naturalmente, a um animal com tanta fibra, procure a ajuda de um treinador, com uma boa educação não tenho dúvida que terá um companheiro(a) inesquecivel.
Responder

Voltar para “Cães”