duvidas sobre novo cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuciLo
Registado: quarta mai 23, 2012 8:55 pm

segunda out 29, 2012 11:05 am

em principio vou ter um novo cao. a raça ja esta escolhida, schnauzer miniatura.
nunca tive um cao bebe dentro de casa e por isso tenho algumas duvidas. ele deve vir para casa ja com as vacinas todas, excepto a da raiva, por isso nao vai passar por aquela fase em que nao pode fazer as necessidades na rua. mas sei que ele nao vai aguentar muitas horas sem fazer as necessidades, como faço durante a noite? como o ensinar que pode fazer na rua e pode fazer num sitio especifico da casa ao mesmo tempo? ou tento leva-lo muitas vezes a rua e nao lhe ensino um sitio especifico em casa (se fizer limpo quando chegar e pronto)?
como fazem para limpar a urina e fezes? papel, pano...? nao faz muito sentido sujar a esfregona que uso para o resto da casa. e se for diarreia?
espero nao ter sido confusa
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

segunda out 29, 2012 11:35 am

Bom dia,

Olhe o pequeno não vai conseguir estar uma noite inteira sem fazer as necessidades. A não ser que durma noites inteirinhas...mas há sempre uma mijadela ou outra...
Aquilo que eu fiz foi o seguinte: comprei resguardos para as camas que se vendem nos hipers (aquilo é barato...cerca de 5€ um pack) pus num local da casa longe da comida e da água dela, pode ser na varanda por ex, e ensinei-a a fazer sempre lá (durante a noite ou quando estou no trabalho).

Caso ela faça no chão (é raro mas acontece)...tiro com o papel os dejectos, passo com o spray e depois lavo o chão com lixívia para eliminar todo e qualquer cheiro...e sim uso uma esfregona só para efeito.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos!
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda out 29, 2012 11:41 am

na minha casa, sempre que tive cachorros segui a regra de os levar à rua imediatamente antes de irmos dormir e quando acordávamos! eles começam a associar que aquelas horas em que a casa está em sossego são também as horas que devem dormir, e que quando acordam há alguem que os leva à rua para as necessidades matinais! com o crescimento começa a haver um maior controle do canito em relação a xixis e cocós! pode e vai haver concerteza alguns descuidos dentro de casa! no meu caso comprei uma esfregona só para os descuidos deles!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

segunda out 29, 2012 11:48 am

Sim...fora o que disse acima vou quatro vezes à rua com a Mel :oops:

Assim que acordo (toda ensonada :lol:), assim que chego do trabalho, depois do jantar e antes de ir para a cama. Mas mesmo assim a meio da noite ela lembra-se de ir fazer xixi :evil:
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda out 29, 2012 7:58 pm

Já que ele já vai poder ir à rua imediatamente, eu não destinaria nenhum sítio em casa. Isso pode confundir o cão, e quando ele já for maior e quiser que ele só faça na rua, as dores de cabeça vão ser maiores.
Em média, ele aguentará tantas horas quantos os meses que tem (até aos nove), excepto quando dorme. Mas como já se disse, um cachorro dificilmente dorme durante a noite inteira, e irá fazer qualquer coisa lá pelo meio.
Leve-o o mais vezes possível à rua, e lembre-se de que há alturas em que é mais provável que ele queira aliviar-se: depois de uma sesta, um pouco depois de comer, depois de brincar e correr. quando ele fizer as suas necessidades na rua, torne a coisa bem memorável; muitas pessoas dizem "ah, eu dou biscoitos, e nada.."; não basta, simplesmente, dar. Tem de fazê-lo atempadamente, e não como uma tarefa, mas algo bem agradável e memorável para o seu cão. Aliás, é essa a intenção: fazer com que ele se recorde.
LuciLo
Registado: quarta mai 23, 2012 8:55 pm

segunda out 29, 2012 8:10 pm

obrigada a todos por me ajudarem.confesso que estou um pouco ansiosa por nao saber o que esperar dos primeiros meses.

lds6 nao percebi o que quis dizer com tornar a coisa memoravel.como assim?dar um biscoito muito apetitoso?
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda out 29, 2012 8:38 pm

LuciLo Escreveu:obrigada a todos por me ajudarem.confesso que estou um pouco ansiosa por nao saber o que esperar dos primeiros meses.

lds6 nao percebi o que quis dizer com tornar a coisa memoravel.como assim?dar um biscoito muito apetitoso?
o valor da recompensa deve ser sempre adequado ao nível de prioridade daquilo que estamos a ensinar. Se nesta primeira fase, fazer os xixis lá fora forem a prioridade absoluta, então sim eu usaria recompensas bem saborosas. Mas não é só isso. Diga "lindo menino", "boa!", de forma efusiva. Não é preciso fazer figuras na rua, :D , basta fazer as coisas de modo a que o cão sinta o quão feliz está.
E o tempo, não se esqueça do timming certo.
Uma vez aconselhei uma vizinha minha a fazer isso, dar biscoitos ao cão quando fizesse alguma coisa na rua. Um dia ela diz-me "ah, não está a dar efeito". Durante esse passeio, pouco depois, reparei no processo: "o cão fazia o cocó, a dona apanhava, com um saco que entretanto tinha ido buscar à carteira e isso tinha demorado o seu tempo, depois deitou os dejectos no lixo, e só depois deu o biscoito". E pronto, a pessoa em questão, como cumpriu a "tarefa" de dar o biscoito, sentia que estava tudo feito. Como é óbvio, para termos a certeza de que o nosso cão percebe a coisa, devemos dar o biscoito mal ele acabe o serviço.

Daí que eu fale em não fazer as coisas como uma tarefa, daquelas que pomos o "tick" e já está. Calculo que fique muito contente com o facto de o seu cão fazer as necessidades na rua, então não esconda esse contentamento, é só isso. Nunca sinta que está a comprar ou a subornar o seu cão; está a passar-lhe uma mensagem. Depois, bem mais tarde, quando vir que o cão já compreendeu completamente, comece a fasear a recompensa. Dois em cada três xixis dão direito a recompensa, mas um terceiro já não. E depois, já é um em cada dois, por aí em diante até só dizer "lindo". Quando ele tiver dominado a questão, já não precisará de lhe dar nada. Mas mesmo assim, eu diria para lhe dar, assim muito de vez em quando, um biscoito, só para não tomarmos um certo comportamento como adquirido, e mantermos as coisas como estão.

Boa sorte!
Claudiop
Membro Júnior
Registado: domingo abr 15, 2012 12:39 pm

segunda out 29, 2012 10:20 pm

lds6 Escreveu:Já que ele já vai poder ir à rua imediatamente, eu não destinaria nenhum sítio em casa. Isso pode confundir o cão, e quando ele já for maior e quiser que ele só faça na rua, as dores de cabeça vão ser maiores.
Em média, ele aguentará tantas horas quantos os meses que tem (até aos nove), excepto quando dorme. Mas como já se disse, um cachorro dificilmente dorme durante a noite inteira, e irá fazer qualquer coisa lá pelo meio.
Leve-o o mais vezes possível à rua, e lembre-se de que há alturas em que é mais provável que ele queira aliviar-se: depois de uma sesta, um pouco depois de comer, depois de brincar e correr. quando ele fizer as suas necessidades na rua, torne a coisa bem memorável; muitas pessoas dizem "ah, eu dou biscoitos, e nada.."; não basta, simplesmente, dar. Tem de fazê-lo atempadamente, e não como uma tarefa, mas algo bem agradável e memorável para o seu cão. Aliás, é essa a intenção: fazer com que ele se recorde.

Tal e qual!! 8)
Responder

Voltar para “Cães”