http://ultimahora.publico.pt/default.asp?c=59
Texto:
Protocolo pioneiro em Portugal livra cães vadios do abate
A Associação dos Amigos dos Animais e Ambiente da Amadora (Amiama) organizou um protocolo pioneiro com o município que evita o abate dos cães vadios.
Um trabalho que mobiliza diariamente várias pessoas, para quem "o dia do animal é todos os dias", como disse à Lusa a jovem Cláudia Gamito, 17 anos, uma das voluntárias que, juntamente com os seis elementos da direcção da Amiama, assegura a sobrevivência a meia centena de cães.
O trabalho faz do concelho da Amadora o único em que o abate de animais sem dono previsto na legislação não é cumprido. José Graça, presidente da Amiama, explica que o protocolo assinado em 1998 com a Câmara Municipal da Amadora fez com que os cães recolhidos pelos serviços municipais "e que, ao fim dos oito dias que a lei contempla, não são reclamados por ninguém e seriam eutanasiados" passem para as instalações da Amiama, "que se encarrega de arranjar um dono para eles".
A tarefa não é fácil, como reconheceu o presidente desta associação que, desde Fevereiro deste ano, já acolheu nas suas instalações mais de 150 cães, a maior parte já com dono.
"A nossa principal mensagem é: pratique uma adopção responsável", disse o presidente da Amiama, que recomenda que quem quer um animal, mas de preferência que não dê trabalho nem despesa, "compre um cãozinho de plástico e coloque-o em cima do frigorífico".
Estarao as mentalidades a mudar? (devagarinho........)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 4980
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Caes, peixes e passaros
- Contacto:
Olha que Sorte!!! Infelizmente, como poderão dizer outras pessoas que por aqui andam e que pertencem a algumas associações, o número em algumas regiões é bem maior! Se em cerca de 10 meses só apareceram 150 cães abandonados no Concelho da Amadora, pode dizer-se que as coisas estão "muito bem" por lá! Talvez os 'amigos da lutas' estejam a contribuir para a redução deste número, recolhendo alguns animais por sua iniciativa ( para a desgraça que a gente sabe)."desde Fevereiro deste ano, já acolheu nas suas instalações mais de 150 cães"
Um exemplo a seguir, onde possa ser posto em prática.
Abraços
Paulo C.