Tenho um cachorrinho com 4 meses... É um Boerboel, raça relativamente desconhecida!
Comprei a um criador em Portugal com garantia etc... etc...
Ora bem o cão começou a coxear da pata anterior esquerda... Isto acontece apenas pontualmente o que acho ainda mais estranho! Hoje esta melhor mas esta sob vigilância dobrada para ver o desenrolar da situação!
Como qualquer dono de um cão de raça grande sinto-me bastante preocupado com a possibilidade de ser displasia!!
Agora eu pedia a opinião de todos vós acerca dos seguintes aspectos:
O cão tem garantia dada pelo criador, no entanto a garantia é algo associado a bens fúteis, bens meramente materiais com os quais não identifico o meu (nem nenhum outro) cão, por isso a ligação afectiva que me liga a ele jamais podera ter garantia!
No entanto eu fiz uma compra adquiri algo e tenho o direito a ter um cão sem qualquer tipo de problema genetico...
Agora a verdadeira questão que não me sai da cabeça......... Caso um cão que seja comprado a um canil, que tenha garantia, etc, tenha que ser "devolvido" por causas de saude( das quais o dono não tem culpa nenhuma!) que lhe vai aconter?!!!
Vai ser abatido possivelmente não?!!! E o intermediário é o dono! O nosso cachorro é abatido por algo que não tem culpa nenhuma, a ligação afectiva é quebrada, vem outro cão que não é nada mais do que o outro a não ser o seu estado de saude!!
Tudo isto me parece muito cruel!! É o caminho certo a ser seguido por uma pessoa racional, no entanto nós temos um coração e os nossos cachorros tambem!!
Gostava de ouvir os vossos pontos de vista...
Ah não fiquem com a ideia que esse vai ser o destino do meu cão... pode ser e pode não ser... Espero mesmo é que nunca tenha que activar a "clausula" de garantia dele, nem sequer ponderar essa hipótese! Espero bem que nunca tenha nenhum problema de maior... O mesmo vos desejo!
Saudações BoerBoels...