Agressividade em cães - o que saber antes de ter um cão
Moderador: mcerqueira
Estava agora num outro fórum a ler um tópico sobre uma família a ter dificuldades a chegar a um consenso sobre o cão deles, quando me deparei com alguém a dizer em como mandou os seus cães fora (chegando a querer matar um deles), quando estes mostraram sinais de agressividades a crianças, por isso lhe ser inaceitável e etc.. Este post irritou-me, pois não consigo perceber como é que as pessoas não conseguem perceber que os cães não são peluches, são seres vivos e têm dentes, e está na natureza deles a possibilidade de demonstrarem agressividade! Há cães que têm menos tendência a mostrar os dentes que outros, mas há sempre possibilidade de o fazerem por alguma razão. É claro que esse comportamento não deve ser tolerado, mas quando arranjamos um cão, devemos ter consciência de que não são peluches, e de pelo menos saber o que devem fazer como donos quando isto acontece, e não abandonar ou mandar matar o cão cada vez que algum aprende a rosnar ou mostrar os dentes...
Custa-me pensar em como muita gente arranja cães e depois os abandonam por problemas que surgem e que nem são algo não previsível...
Custa-me pensar em como muita gente arranja cães e depois os abandonam por problemas que surgem e que nem são algo não previsível...
<strong> </strong><a href="http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... csep12.jpg" target="_blank">http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... p12.jpg</a> <a href="http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... ver-force/" target="_blank">http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... -force/</a>
Na verdade foi mais desabafo, mas o objectivo também foi dizer que quando as pessoas arranjam cães, deviam ter em conta a possibilidade de um cão se mostrar agressivo (rosnar, morder) e pelo menos saber os básicos para lidar com tais situações quando acontecem.dinodane Escreveu:Qual é o assunto em debate mesmo?
<strong> </strong><a href="http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... csep12.jpg" target="_blank">http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... p12.jpg</a> <a href="http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... ver-force/" target="_blank">http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... -force/</a>
penso que as pp tem mais a ver não por serem agressivos por natureza, ate porque já vi canitos tipo chiuauas mega agressivos e racas assim pequenas com muito mau humor, mas sim por terem os meios para ferirem gravemente uma pessoa ao contrario daquelas racas pequenas de mau humor em que se um te tenta morder tu o afastas com o pé, alias conheço mais de 15 pits e arraçados que são todos uma ternura.
ja agora li em algum lado que o pastor belga em alguns paises também considerado pp dado ao serem muito desconfiados por natureza e não aceitarem muito bem estranhos, conseguem me confirmar isso?
ja agora li em algum lado que o pastor belga em alguns paises também considerado pp dado ao serem muito desconfiados por natureza e não aceitarem muito bem estranhos, conseguem me confirmar isso?
Então, toda a gente sabe que os ares de determinados paises fazem certas raças mais perigosas, veja-se a lei dos italianos (que entretanto, tal como a holandesa foi descontinuada vá-se lá perceber porquê), lá os São Bernardos e os Terranovas eram perigosíssimos, cá em Portugal são uns pacholas, só pode ser do ar.
...
Os pastores belgas não estão em nenhuma lista idiota de PP que eu saiba, mas tudo é possível.

...
Os pastores belgas não estão em nenhuma lista idiota de PP que eu saiba, mas tudo é possível.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Os Corgis são letais, segundo os italianos que legislaram há uma década atrás.
Agora tanto eles como os holandeses revogaram a lei!! Foram a ver os dados de mordeduras nos hospitais e a que raças pertenciam... e puff, lá se foram as teorias da potencial perigosidade, lá concluiram que todos os cães têm boca e dentes e que estavam a punir o lado errado da trela.

Agora tanto eles como os holandeses revogaram a lei!! Foram a ver os dados de mordeduras nos hospitais e a que raças pertenciam... e puff, lá se foram as teorias da potencial perigosidade, lá concluiram que todos os cães têm boca e dentes e que estavam a punir o lado errado da trela.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Pois...E quando será que o (Des)governo Português vai por os olhos nisto??dinodane Escreveu:Os Corgis são letais, segundo os italianos que legislaram há uma década atrás.![]()

Agressividade é uma resposta face a uma certa situação, que os cães aprendem por instinto e depois pode ser reforçado ou desencorajado. A probabilidade de um cão mostrar-se agressivo é também afectado pelo temperamento (genético).
O problema é que há donos que não percebem que os cães podem rosnar ou morder por alguma razão, e em vez de cortarem esses comportamentos logo no início (o que muitas vezes é muito fácil), abandonam-os logo porque começam a imaginar grandes terrores e não sabem o que fazer... É como se tivessem cometido um crime horrendo, mesmo que isso seja algo natural e é da responsabilidade do dono ter cuidados e educar o cão.
O problema é que há donos que não percebem que os cães podem rosnar ou morder por alguma razão, e em vez de cortarem esses comportamentos logo no início (o que muitas vezes é muito fácil), abandonam-os logo porque começam a imaginar grandes terrores e não sabem o que fazer... É como se tivessem cometido um crime horrendo, mesmo que isso seja algo natural e é da responsabilidade do dono ter cuidados e educar o cão.
A pessoa em questão no outro fórum disse que os seus cães foram logo deixados porque não queria correr riscos... Na minha opinião, se os tais comportamentos fossem logo corrigidos e os donos tivessem mais cuidado quando os seus cães interagissem com crianças, provavelmente não precisavam de os ter abandonado. E se não queriam correr riscos, podiam ter tido peluches...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Mas é para falar de agressividade em cães e não ir falar nos pp, em exclusivo e coisas do género...?
Não deve ignorar que vá surgir agressividade e muito menos achar que é um problema. É preciso saber lidar e dirigir a agressividade de um cão e não achar sempre que é um problema.
A agressividade é o resultado da selecção natural e também na seleção de muitas raças. A agressividade é uma questão importante na sobrevivência do animal; na luta pelo alimento, abrigo e garantir a perpetuação da espécie.
Antes de tudo, a agressividade surge por vários fatores e deve ser entendida e bem aceite em algumas situações e corrigida noutras.
Eu não vejo nenhum problema na agressividade dos cães. Desde que seja bem dirigida. A falta dela em alguns casos é mesmo um problema.
[Eu só tive um cão que tinha problemas de agressividade sérios, porque tinha um tumor no cérebro. Estes são casos impares que não devemos mesmo assim renegar o animal e deixa-lo à sua sorte.
Eu já vi animais responder agressivamente por problemas de saúde e são mal compreendidos. E depois também há problemas de agressividade...mas geralmente por falta de controlo que os donos têm nos seus cães.]
Os cães de companhia, em especial os de pequenas dimensões, também podem ser muito agressivos; geralmente estão fora de controlo. As pessoas não canalizam bem as suas energias e nem os educam como devem ser educados. Muitas vezes são tratados como bebés e não como cães. Alguns quase não pisam o chão na rua, para não sujarem os pêlos. Não usam uma coleira e uma trela como é normal, usam um peitural e claro aquilo é uma asneira completa.
Eu vejo isso frequentemente nos yorks, poodle, chihuahua...tudo que seja de pequenas dimensões e/ou peludos.
Eu uma altura fiz o favor a uma amiga de ficar com o york dela...um desatino. Mas em duas semanas ficou um cão a sério. Não fiz nada de mais, tratei dele como um cão e como trato os meus.
Têm de saber que ao escolher determinadas raças, estão a levar o pacote completo, não podem escolher um cão de guarda e depois querem um cão muito dócil; que sirva bombons às visitas.Agressividade em cães - o que saber antes de ter um cão
Não deve ignorar que vá surgir agressividade e muito menos achar que é um problema. É preciso saber lidar e dirigir a agressividade de um cão e não achar sempre que é um problema.
A agressividade é o resultado da selecção natural e também na seleção de muitas raças. A agressividade é uma questão importante na sobrevivência do animal; na luta pelo alimento, abrigo e garantir a perpetuação da espécie.
Antes de tudo, a agressividade surge por vários fatores e deve ser entendida e bem aceite em algumas situações e corrigida noutras.
Eu não vejo nenhum problema na agressividade dos cães. Desde que seja bem dirigida. A falta dela em alguns casos é mesmo um problema.
[Eu só tive um cão que tinha problemas de agressividade sérios, porque tinha um tumor no cérebro. Estes são casos impares que não devemos mesmo assim renegar o animal e deixa-lo à sua sorte.
Eu já vi animais responder agressivamente por problemas de saúde e são mal compreendidos. E depois também há problemas de agressividade...mas geralmente por falta de controlo que os donos têm nos seus cães.]
Os cães de companhia, em especial os de pequenas dimensões, também podem ser muito agressivos; geralmente estão fora de controlo. As pessoas não canalizam bem as suas energias e nem os educam como devem ser educados. Muitas vezes são tratados como bebés e não como cães. Alguns quase não pisam o chão na rua, para não sujarem os pêlos. Não usam uma coleira e uma trela como é normal, usam um peitural e claro aquilo é uma asneira completa.
Eu vejo isso frequentemente nos yorks, poodle, chihuahua...tudo que seja de pequenas dimensões e/ou peludos.
Eu uma altura fiz o favor a uma amiga de ficar com o york dela...um desatino. Mas em duas semanas ficou um cão a sério. Não fiz nada de mais, tratei dele como um cão e como trato os meus.
Em que é que usar um peitoral é uma asneira? Já vi cães grandes, bem educados, de peitoral. Por serem pequenos já é uma asneira usar peitoral?
É que o problema é a educação. Ponto.
Se depois usam coleira ou peitoral é indiferente. Já vi cães que andam em constante asfixia de coleira como em constantes puxões de peitoral.
Claro que para treinar não sugiro um peitoral, mas depois de treinados onde é que é uma asneira?

É que o problema é a educação. Ponto.
Se depois usam coleira ou peitoral é indiferente. Já vi cães que andam em constante asfixia de coleira como em constantes puxões de peitoral.
Claro que para treinar não sugiro um peitoral, mas depois de treinados onde é que é uma asneira?
O caso em questão eram 2 terriers, mas a pessoa não especificou qual das raças de terriers. A pessoa disse que foram logo fora assim que mostraram sinais de agressividade, que foi terem mordido uma ou outra criança na cara (não sangrou mas marcou). Segundo essa pessoa, aconteceram sem razão aparente. E os cães estavam bem treinados e tratados. Mas tiveram que ir fora (chegando a considerar eutanásia a um deles) assim que mostraram agressividade, pois não queria arriscar.
Não sei mais detalhes do que foi mencionado, embora achei estranho de como é que deixaram isso acontecer com crianças e na cara. Ou as crianças eram muito pequenas, ou os cães tinham um certo porte, ou não ensinaram as crianças a ter algum cuidado quando interagem com cães que não conhecem. Mas de qualquer das maneiras, pareceu-me descuido por parte dos adultos...
E depois, muitas vezes, donos inexperientes não conseguem ver porque é que os cães morderam ou rosnaram, e concluem que foi sem razão aparente.
O que acho é que se quando se arranja um cão, há que lembrarmos que é um animal com dentes e que possa rosnar ou morder por instinto. Se tiver bom temperamento, será mais seguro por ser menos provável de recorrerem à agressão por instinto, mas mesmo assim não há 100% segurança. Por isso é que os donos devem ser responsáveis e conscientes do que é um cão, e estarem preparados para lidar com algum sinal de agressividade se isso alguma vez acontecer. E não mandar o cão fora qualquer que sejam as circunstâncias que causaram uma situação de agressividade mínima pela primeira vez.
Não sei mais detalhes do que foi mencionado, embora achei estranho de como é que deixaram isso acontecer com crianças e na cara. Ou as crianças eram muito pequenas, ou os cães tinham um certo porte, ou não ensinaram as crianças a ter algum cuidado quando interagem com cães que não conhecem. Mas de qualquer das maneiras, pareceu-me descuido por parte dos adultos...
E depois, muitas vezes, donos inexperientes não conseguem ver porque é que os cães morderam ou rosnaram, e concluem que foi sem razão aparente.
O que acho é que se quando se arranja um cão, há que lembrarmos que é um animal com dentes e que possa rosnar ou morder por instinto. Se tiver bom temperamento, será mais seguro por ser menos provável de recorrerem à agressão por instinto, mas mesmo assim não há 100% segurança. Por isso é que os donos devem ser responsáveis e conscientes do que é um cão, e estarem preparados para lidar com algum sinal de agressividade se isso alguma vez acontecer. E não mandar o cão fora qualquer que sejam as circunstâncias que causaram uma situação de agressividade mínima pela primeira vez.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Lá vamos desviar um pouco do assunto do tópico mas...
Existe pelo menos uma maçã podre em cada arroba.
Mas quando referi o peitoral ser uma asneira, também não referi que era depois do cão estar treinado, ou foi o que eu escrevi?
Mas mesmo assim não vejo o porquê do uso do peitoral num passeio normal de um cão, mas há gostos para tudo; aí se é uma questão de gosto; os gostos não se...
O peitoral, só em caso de indicação veterinária ou quando são precisos para o trabalho e para os desportos onde é exigido porque precisamente o cão vai puxar. Se a coleira e o peitoral tivessem a mesma função, iamos ver os cães a puxar trenós com coleiras...o que não se verifica.
O peitoral, é usado para distribuir a pressão exercida pelo peito do animal e não apenas no pescoço. Quem for usar uma coleira para o cão andar sempre no puxão constante, então mais vale o "ginásio completo" comprem o peitoral.
No seguimento desta linha de pensamento, considero que num passeio não devendo haver pressão, sendo o peitural normalmente indicado para situações em que o cão precisa de puxar; "penso eu de que."
A coleira não serve para que o cão esteja em constante pressão; não devia ser sentida qualquer pressão no pescoço e nem tensão na trela, só deverá sentir, quando se dá um toque na trela; para que o cão volte ao comportamento pretendido. Talvez a função da trela e da coleira, não esteja bem definida também.
Eu digo mesmo que o uso de peitoral é contraproducente para um cão aprender a andar junto com o dono de trela. E foi neste sentido a minha crítica ao uso do peitural, no primeiro post; e foi bem enquadrada numa situação real de um cão completamente indisciplinado. Pensei que tinha ficado bem claro na minha explicação.
E geralmente os donos de determinadas raças, consideradas muito meigas e/ou pequenas, usam esses peitorais, quando os vejo na rua, têm zero noção de educação/obediência.
E quando vejo um cão sem qualquer controlo pelo dono, é sim sinal de alarme.
Por acaso gostava que falem sobre agressividade sem cair no tema habitual que é os pp, falar do tema de forma geral a qualquer cão seria mais construtivo.
Os donos puxados pelos cães com coleira...lsgl Escreveu:Em que é que usar um peitoral é uma asneira? Já vi cães grandes, bem educados, de peitoral. Por serem pequenos já é uma asneira usar peitoral?(leia com atenção que o meu post nada está a ir por esses caminhos)
É que o problema é a educação. Ponto. (a cartilha mais velha de todos, até quem não nunca teve cães o sabe)
Claro que para treinar não sugiro um peitoral (também por isso. Em especial por isso é uma parvoice usar um peitoral), mas depois de treinados onde é que é uma asneira?
Existe pelo menos uma maçã podre em cada arroba.
Mas quando referi o peitoral ser uma asneira, também não referi que era depois do cão estar treinado, ou foi o que eu escrevi?

O peitoral, só em caso de indicação veterinária ou quando são precisos para o trabalho e para os desportos onde é exigido porque precisamente o cão vai puxar. Se a coleira e o peitoral tivessem a mesma função, iamos ver os cães a puxar trenós com coleiras...o que não se verifica.
O peitoral, é usado para distribuir a pressão exercida pelo peito do animal e não apenas no pescoço. Quem for usar uma coleira para o cão andar sempre no puxão constante, então mais vale o "ginásio completo" comprem o peitoral.
No seguimento desta linha de pensamento, considero que num passeio não devendo haver pressão, sendo o peitural normalmente indicado para situações em que o cão precisa de puxar; "penso eu de que."
A coleira não serve para que o cão esteja em constante pressão; não devia ser sentida qualquer pressão no pescoço e nem tensão na trela, só deverá sentir, quando se dá um toque na trela; para que o cão volte ao comportamento pretendido. Talvez a função da trela e da coleira, não esteja bem definida também.
Eu digo mesmo que o uso de peitoral é contraproducente para um cão aprender a andar junto com o dono de trela. E foi neste sentido a minha crítica ao uso do peitural, no primeiro post; e foi bem enquadrada numa situação real de um cão completamente indisciplinado. Pensei que tinha ficado bem claro na minha explicação.
E geralmente os donos de determinadas raças, consideradas muito meigas e/ou pequenas, usam esses peitorais, quando os vejo na rua, têm zero noção de educação/obediência.
E quando vejo um cão sem qualquer controlo pelo dono, é sim sinal de alarme.
Por acaso gostava que falem sobre agressividade sem cair no tema habitual que é os pp, falar do tema de forma geral a qualquer cão seria mais construtivo.
Sim, também gostaria que não falassem mais de PPs mas sim dos cães em geral.margoustink Escreveu:Por acaso gostava que falem sobre agressividade sem cair no tema habitual que é os pp, falar do tema de forma geral a qualquer cão seria mais construtivo.
Um pequeno update à situação - a pessoa em questão não está a gostar muito da forma como descordo com o que ela disse. Expliquei-lhe que não estava exactamente a comentar a situação dela, pois pouco sei e ela não disse muito, mas sim pelo facto de os comentários dela estarem a promover a ideia de que qualquer cão que morde, qualquer que sejam as circumstâncias, deve ser deixado, mesmo que seja a primeira vez. Isso para não correr riscos, mesmo que estamos a falar de uma simples mordidela que nem causou feridas e que não seja um ataque com mordidelas repetidas.
Comentários assim podem levar as pessoas (mais inexperientes) a pensar que qualquer cão que se mostre minimamente agressivo pela primeira vez possa ser perigoso ao ponto de considerarmos abandonar o cão. Isto para não correr riscos.
Mas sinceramente, se eu não quisesse correr riscos, não ia ter um animal com dentes...
Ela explicou que os cães atacaram debaixo da mesa e morderam nas caras das crianças, mas sem ter causado sangue, apenas marcas. E ela tinha dito que os cães estavam bem treinados.
O que acho, embora não lhe disse de forma mais detalhada (pois não era um fórum de cães), é que os donos podiam ter tido mais cuidado, quando deixam os seus cães interagir nas primeiras vezes com estranhos. Boa socialização e bom temperamento ajudam a prevenir essas situações, e depois, os primeiros sinais agressivos simples geralmente podem ser corrigidos e "curados" facilmente...
E depois, ela disse que não foram provocados. Será que foi mesmo assim? Muitos donos não sabem ler os sinais.
Enfim... sinceramente não sei o que dizer à pessoa, que não gostou do que eu disse nem vai gostar (quem é que gosta de ser criticado numa coisa destas), mas não pude deixar de comentar, pois não queria que mais pessoas pensassem que devem abandonar ou até eutanasiar os seus cães só por se mostrarem alguma vez minimamente agressivos. Afinal de contas, não estamos a falar de peluches, mas sim de cães, e mais uma vez, quem não quer riscos 100% não arranjava cães...