queria pedir opinião...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

slk4ever
Membro Júnior
Registado: quarta dez 11, 2002 4:55 pm

sexta nov 21, 2003 3:32 pm

Gostava de saber a vossa opinião acerca de uma coisa: talvez já tenham visto o tópico que eu pus a falar sobre envenenamento de cães, visto que o meu cão morreu faz amanha duas semanas. Nos últimos dias vieram-me dizer que a câmara municipal de Oeiras veio pôr veneno para as ratazanas um dia antes de ele ter morrido, mas não avisaram ninguém, e soube que também morreu mais um cão aqui ao pé de minha casa. A Câmara pode por veneno para ratazanas sem avisar as pessoas?? É essa a minha dúvida.. a meu ver acho que isso é ilegal, e também me disseram que já não é a primeira vez que isso acontece e que morrem vários cães e gatos. Gostaria de saber a vossa opinião...
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

sexta nov 21, 2003 3:36 pm

Não sei se eles são obrigados a avisar, mas mesmo quando avisam há cães que morrem.

Na minha zona fazem desratização bi-anual, avisam para não se levar os cães para a relva, mas infelizmente muitos cães adoecem e morrem. Informe-se correctamente na Câmara sobre o que foi feito, sobre os procedimentos.
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

sexta nov 21, 2003 3:38 pm

não vou responder á sua questão porque realmente não sei mas decidi deixar mensagem para dizer que se isso é verdade é bastante preocupante pois qualquer animal está sujeito a ser envenenado ao ir passear na rua.
não fiquei muito feliz ao ler a sua mensagem...ainda por cima porque perdeu um animal que gostava...
fique bem
bjokas
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

sexta nov 21, 2003 3:50 pm

Bom, talvez eu não seja de grande ajuda...Mas pelo que sei, Câmara nenhuma pode colocar produtos nocivos para pessoas ou animais sem um pré aviso onde informam o que vão pôr/fazer, as horas a que vai ser colocado, a quantidade e o número de dias em que se deve ter cuidado.

Sei que a Câmara de Loures e a de Odivelas costumam ter esse cuidado, principalmente porque existem por aqui muitos parques infantis.

O meu conselho é que se informe junto da Câmara em questão para saber ao certo o que foi posto na rua para as ratazanas. Depois de obter essa informação, pode sempre consultar um vet ou, porque não, o advogado aqui da Arca. Sempre saberão mais do que eu, de certeza!

Boa sorte para encontrar os verdadeiros motivos! Depois diga aqui alguma coisa!

Beijokitas,
Filipa
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

sexta nov 21, 2003 4:11 pm

É realmente impressionante e até revoltante, a maneira como uma autarquia, neste caso a Câmara Municipal de Oeiras, faz esse género de acções sem avisar a população.

slk4ever???
-Sabe qual a razão porque o seu bichano faleceu?? Levou-o ao veterinário? :( :cry:
Na minha opinião, deverá consultar a C.M. Oeiras, mas penso que á partida ( e infelizmente ) eles não têm de informar a população, pois trata-se de uma medida para melhorar a saúde pública.

Já agora informe-se sobre isso e depois avise, p.f!
aflbs
Membro Veterano

sexta nov 21, 2003 4:22 pm

Ana_Bela Escreveu:
mas penso que á partida ( e infelizmente ) eles não têm de informar a população, pois trata-se de uma medida para melhorar a saúde pública.
Ana_Bela,

Não faz sentido nenhum!! Então é para melhorara a saúde pública e arriscam-se a que haja crianças (já nem falo só nos animais) a ingerir veneno!! As câmaras são obrigadas a avisar sempre que haja algo na via pública prejudicial à saúde!!!

Em todo o caso vamos esperar por mais informações do slk4ever!

Beijokitas,
Filipa
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta nov 21, 2003 4:26 pm

Olá

Ontem telefonei para a Camara de Oeiras, também eu moro nesse concelho, para informar que a minha rua está com várias ratazanas, mesmo muito grandes, vi uma que era do tamanho da minha coelha TóTó :o , e perguntei à Sra.Técnica das Desratizações se o produto que eles iam por se era prejudicial para os cães, visto na rua, quase todas as pessoas têm cão ou cães... a sra. Técnica respondeu-me, que era melhor eu falar com o técnico que iria fazer a desratização, para saber que produto iria ele utilizar. Ficou com o meu contacto e disse-me que quando fossem fazer a desrattização que ele me telefonaria. E assim, eu estou à espera :roll:

Quando souber mais alguma coisa, dou notícias... entretanto se alguém souber de mais alguma coisa, que diga

;)

Beijinhos

Tchinho
Ana_Bela
Membro Veterano

sexta nov 21, 2003 4:27 pm

Eu também pensava que não fazia sentido, mas uma amiga é que me tentou esclarecer acerca desta questão... e ela, infelizmente, sabe do que fala!!

Eu sei que é triste, mas neste país é a realidade!!! :cry:
aflbs
Membro Veterano

sexta nov 21, 2003 4:34 pm

Pois...

Mas se morrer uma criança é logo um escândalo, um processo contra a câmara, transmitido em todos os canais, fica o país virado do avesso!!!

Mas como é cão...deixa andar, mais um, menos um...

Agora fiquei curiosa, vou-me informar com um advogado! Para prevenir...

Beijokitas,
Filipa
Ana_Bela
Membro Veterano

sexta nov 21, 2003 4:37 pm

Realmente tem toda a razão aflbs, mas tente falar com advogados e depois diga qualquer coisa aqui.
aflbs
Membro Veterano

sexta nov 21, 2003 4:54 pm

Olá,

Já falei com a minha cunhada e o assunto não é tão fácil assim...

Se existe alguma lei que obrigue as câmaras a avisar, então será muito específica e nem todos os tipos de advogado podem ter acesso a ela.

Por outro lado, o cão pode ter morrido de outras causas, que não o veneno dos ratos. E isso só um vet poderá dar uma resposta concreta!

O slk4ever pode fazer uma queixa contra a câmara, somente se um vet considerar que o veneno colocado foi realmente a causa da morte! Para isso volta-se à minha ideia inicial: Perguntar na câmara qual o veneno aplicado e compara-lo com uma autopsia (ou necropsia) ao corpo do cão.

Infelizmente não fui de mais ajuda, mas existem leis específicas a cada câmara.

Beijokitas,
Filipa
slk4ever
Membro Júnior
Registado: quarta dez 11, 2002 4:55 pm

sexta nov 21, 2003 5:25 pm

obrigado aflbs pelo esclarecimento.. fico muito agradecida...

no que diz respeito a outras possibilidades de morte, não acredito que tenha sido outra coisa. O meu cão era saudável e relativamente novo (7 anos)... e além do mais, ele espumou da boca quando morreu e tudo indica que ele tenha sido envenenado...

já falei com a câmara municipal de oeiras e a informação que eles me deram foi que se por acaso foi algum veneno posto eles não têm a certeza se terá acontecido ou não, pois só uma pessoa na câmara têm essa responsabilidade, que é um técnico do departamento de higiene e saúde pública...´só ele tem controlo sobre isso...

De qualquer modo obrigado pelo esclarecimento :)
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta nov 21, 2003 6:08 pm

Em que zona de Oeiras é que isso aconteceu?
Também moro em oeiras, mas na minha zona a CM avisa antecipadamente quando procedem á desratização ou colocação de outros produtos tóxicos, por exemplo, para ervas daninhas...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta nov 21, 2003 6:23 pm

Aqui (Laveiras-Caxias) também costumam avisar.
Esquecem-se é dos letreiros (campanha de desratização) e 1 ano depois ainda lá estão !
Se calhar é porque faz boa publicidade.

Seja como fôr a questão das crianças seria muito bem posta.
Os bébés levam tudo à boca, se apanham os pais distraídos...
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

sexta nov 21, 2003 7:30 pm

Olá,
Também sou de Oeiras e há pouco tempo fizeram outra desratização, mas puseram as tabuletas a avisar para não deixarmos os cães pisar a relva sequer. Aqui fazem sempre isso, quando não são as tabuletas espetadas na relva, são uns cartazes espalhados por aí.
Responder

Voltar para “Cães”