queria pedir opinião...
Moderador: mcerqueira
Gostava de saber a vossa opinião acerca de uma coisa: talvez já tenham visto o tópico que eu pus a falar sobre envenenamento de cães, visto que o meu cão morreu faz amanha duas semanas. Nos últimos dias vieram-me dizer que a câmara municipal de Oeiras veio pôr veneno para as ratazanas um dia antes de ele ter morrido, mas não avisaram ninguém, e soube que também morreu mais um cão aqui ao pé de minha casa. A Câmara pode por veneno para ratazanas sem avisar as pessoas?? É essa a minha dúvida.. a meu ver acho que isso é ilegal, e também me disseram que já não é a primeira vez que isso acontece e que morrem vários cães e gatos. Gostaria de saber a vossa opinião...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm
Não sei se eles são obrigados a avisar, mas mesmo quando avisam há cães que morrem.
Na minha zona fazem desratização bi-anual, avisam para não se levar os cães para a relva, mas infelizmente muitos cães adoecem e morrem. Informe-se correctamente na Câmara sobre o que foi feito, sobre os procedimentos.
Na minha zona fazem desratização bi-anual, avisam para não se levar os cães para a relva, mas infelizmente muitos cães adoecem e morrem. Informe-se correctamente na Câmara sobre o que foi feito, sobre os procedimentos.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
- Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)
não vou responder á sua questão porque realmente não sei mas decidi deixar mensagem para dizer que se isso é verdade é bastante preocupante pois qualquer animal está sujeito a ser envenenado ao ir passear na rua.
não fiquei muito feliz ao ler a sua mensagem...ainda por cima porque perdeu um animal que gostava...
fique bem
bjokas
não fiquei muito feliz ao ler a sua mensagem...ainda por cima porque perdeu um animal que gostava...
fique bem
bjokas
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am
Bom, talvez eu não seja de grande ajuda...Mas pelo que sei, Câmara nenhuma pode colocar produtos nocivos para pessoas ou animais sem um pré aviso onde informam o que vão pôr/fazer, as horas a que vai ser colocado, a quantidade e o número de dias em que se deve ter cuidado.
Sei que a Câmara de Loures e a de Odivelas costumam ter esse cuidado, principalmente porque existem por aqui muitos parques infantis.
O meu conselho é que se informe junto da Câmara em questão para saber ao certo o que foi posto na rua para as ratazanas. Depois de obter essa informação, pode sempre consultar um vet ou, porque não, o advogado aqui da Arca. Sempre saberão mais do que eu, de certeza!
Boa sorte para encontrar os verdadeiros motivos! Depois diga aqui alguma coisa!
Beijokitas,
Filipa
Sei que a Câmara de Loures e a de Odivelas costumam ter esse cuidado, principalmente porque existem por aqui muitos parques infantis.
O meu conselho é que se informe junto da Câmara em questão para saber ao certo o que foi posto na rua para as ratazanas. Depois de obter essa informação, pode sempre consultar um vet ou, porque não, o advogado aqui da Arca. Sempre saberão mais do que eu, de certeza!
Boa sorte para encontrar os verdadeiros motivos! Depois diga aqui alguma coisa!
Beijokitas,
Filipa
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm
É realmente impressionante e até revoltante, a maneira como uma autarquia, neste caso a Câmara Municipal de Oeiras, faz esse género de acções sem avisar a população.
slk4ever???
-Sabe qual a razão porque o seu bichano faleceu?? Levou-o ao veterinário?

Na minha opinião, deverá consultar a C.M. Oeiras, mas penso que á partida ( e infelizmente ) eles não têm de informar a população, pois trata-se de uma medida para melhorar a saúde pública.
Já agora informe-se sobre isso e depois avise, p.f!
slk4ever???
-Sabe qual a razão porque o seu bichano faleceu?? Levou-o ao veterinário?

Na minha opinião, deverá consultar a C.M. Oeiras, mas penso que á partida ( e infelizmente ) eles não têm de informar a população, pois trata-se de uma medida para melhorar a saúde pública.
Já agora informe-se sobre isso e depois avise, p.f!
-
- Membro Veterano
Ana_Bela,Ana_Bela Escreveu:
mas penso que á partida ( e infelizmente ) eles não têm de informar a população, pois trata-se de uma medida para melhorar a saúde pública.
Não faz sentido nenhum!! Então é para melhorara a saúde pública e arriscam-se a que haja crianças (já nem falo só nos animais) a ingerir veneno!! As câmaras são obrigadas a avisar sempre que haja algo na via pública prejudicial à saúde!!!
Em todo o caso vamos esperar por mais informações do slk4ever!
Beijokitas,
Filipa
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Olá
Ontem telefonei para a Camara de Oeiras, também eu moro nesse concelho, para informar que a minha rua está com várias ratazanas, mesmo muito grandes, vi uma que era do tamanho da minha coelha TóTó
, e perguntei à Sra.Técnica das Desratizações se o produto que eles iam por se era prejudicial para os cães, visto na rua, quase todas as pessoas têm cão ou cães... a sra. Técnica respondeu-me, que era melhor eu falar com o técnico que iria fazer a desratização, para saber que produto iria ele utilizar. Ficou com o meu contacto e disse-me que quando fossem fazer a desrattização que ele me telefonaria. E assim, eu estou à espera
Quando souber mais alguma coisa, dou notícias... entretanto se alguém souber de mais alguma coisa, que diga
Beijinhos
Tchinho
Ontem telefonei para a Camara de Oeiras, também eu moro nesse concelho, para informar que a minha rua está com várias ratazanas, mesmo muito grandes, vi uma que era do tamanho da minha coelha TóTó

Quando souber mais alguma coisa, dou notícias... entretanto se alguém souber de mais alguma coisa, que diga

Beijinhos
Tchinho
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm
Eu também pensava que não fazia sentido, mas uma amiga é que me tentou esclarecer acerca desta questão... e ela, infelizmente, sabe do que fala!!
Eu sei que é triste, mas neste país é a realidade!!!
Eu sei que é triste, mas neste país é a realidade!!!

-
- Membro Veterano
Pois...
Mas se morrer uma criança é logo um escândalo, um processo contra a câmara, transmitido em todos os canais, fica o país virado do avesso!!!
Mas como é cão...deixa andar, mais um, menos um...
Agora fiquei curiosa, vou-me informar com um advogado! Para prevenir...
Beijokitas,
Filipa
Mas se morrer uma criança é logo um escândalo, um processo contra a câmara, transmitido em todos os canais, fica o país virado do avesso!!!
Mas como é cão...deixa andar, mais um, menos um...
Agora fiquei curiosa, vou-me informar com um advogado! Para prevenir...
Beijokitas,
Filipa
-
- Membro Veterano
Olá,
Já falei com a minha cunhada e o assunto não é tão fácil assim...
Se existe alguma lei que obrigue as câmaras a avisar, então será muito específica e nem todos os tipos de advogado podem ter acesso a ela.
Por outro lado, o cão pode ter morrido de outras causas, que não o veneno dos ratos. E isso só um vet poderá dar uma resposta concreta!
O slk4ever pode fazer uma queixa contra a câmara, somente se um vet considerar que o veneno colocado foi realmente a causa da morte! Para isso volta-se à minha ideia inicial: Perguntar na câmara qual o veneno aplicado e compara-lo com uma autopsia (ou necropsia) ao corpo do cão.
Infelizmente não fui de mais ajuda, mas existem leis específicas a cada câmara.
Beijokitas,
Filipa
Já falei com a minha cunhada e o assunto não é tão fácil assim...
Se existe alguma lei que obrigue as câmaras a avisar, então será muito específica e nem todos os tipos de advogado podem ter acesso a ela.
Por outro lado, o cão pode ter morrido de outras causas, que não o veneno dos ratos. E isso só um vet poderá dar uma resposta concreta!
O slk4ever pode fazer uma queixa contra a câmara, somente se um vet considerar que o veneno colocado foi realmente a causa da morte! Para isso volta-se à minha ideia inicial: Perguntar na câmara qual o veneno aplicado e compara-lo com uma autopsia (ou necropsia) ao corpo do cão.
Infelizmente não fui de mais ajuda, mas existem leis específicas a cada câmara.
Beijokitas,
Filipa
obrigado aflbs pelo esclarecimento.. fico muito agradecida...
no que diz respeito a outras possibilidades de morte, não acredito que tenha sido outra coisa. O meu cão era saudável e relativamente novo (7 anos)... e além do mais, ele espumou da boca quando morreu e tudo indica que ele tenha sido envenenado...
já falei com a câmara municipal de oeiras e a informação que eles me deram foi que se por acaso foi algum veneno posto eles não têm a certeza se terá acontecido ou não, pois só uma pessoa na câmara têm essa responsabilidade, que é um técnico do departamento de higiene e saúde pública...´só ele tem controlo sobre isso...
De qualquer modo obrigado pelo esclarecimento
no que diz respeito a outras possibilidades de morte, não acredito que tenha sido outra coisa. O meu cão era saudável e relativamente novo (7 anos)... e além do mais, ele espumou da boca quando morreu e tudo indica que ele tenha sido envenenado...
já falei com a câmara municipal de oeiras e a informação que eles me deram foi que se por acaso foi algum veneno posto eles não têm a certeza se terá acontecido ou não, pois só uma pessoa na câmara têm essa responsabilidade, que é um técnico do departamento de higiene e saúde pública...´só ele tem controlo sobre isso...
De qualquer modo obrigado pelo esclarecimento

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Em que zona de Oeiras é que isso aconteceu?
Também moro em oeiras, mas na minha zona a CM avisa antecipadamente quando procedem á desratização ou colocação de outros produtos tóxicos, por exemplo, para ervas daninhas...
Também moro em oeiras, mas na minha zona a CM avisa antecipadamente quando procedem á desratização ou colocação de outros produtos tóxicos, por exemplo, para ervas daninhas...
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Aqui (Laveiras-Caxias) também costumam avisar.
Esquecem-se é dos letreiros (campanha de desratização) e 1 ano depois ainda lá estão !
Se calhar é porque faz boa publicidade.
Seja como fôr a questão das crianças seria muito bem posta.
Os bébés levam tudo à boca, se apanham os pais distraídos...
Esquecem-se é dos letreiros (campanha de desratização) e 1 ano depois ainda lá estão !
Se calhar é porque faz boa publicidade.
Seja como fôr a questão das crianças seria muito bem posta.
Os bébés levam tudo à boca, se apanham os pais distraídos...
Olá,
Também sou de Oeiras e há pouco tempo fizeram outra desratização, mas puseram as tabuletas a avisar para não deixarmos os cães pisar a relva sequer. Aqui fazem sempre isso, quando não são as tabuletas espetadas na relva, são uns cartazes espalhados por aí.
Também sou de Oeiras e há pouco tempo fizeram outra desratização, mas puseram as tabuletas a avisar para não deixarmos os cães pisar a relva sequer. Aqui fazem sempre isso, quando não são as tabuletas espetadas na relva, são uns cartazes espalhados por aí.