Dúvida difícil de esclarecer: Unhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jose33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado out 13, 2012 7:04 pm

quinta nov 15, 2012 6:51 pm

Boa tarde, estou com uma dúvida que acho que poucas pessoas saberão responder. Assim, gostaria que comentassem com base no conhecimento e respondessem directamente às minhas questões.

Basicamente, é relativamente às unhas das patas traseiras de um cachorro. Este deve ter 4 unhas nos dedos do pé, mais 1 unha na pata, completanto as 5, ou apenas deve ter as 4 unhas nos dedos, com o resto da pata lisa?

Quando um animal de raça tem esta "tal unha na pata", compromete de certa forma a veracidade das origens, ou apenas é uma coisa que pode acontecer, tendo ou nao tendo essa unha, é irrelevante?

Deixo uma fotografia para perceberem melhor do que falo:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us[/img]

Obrigado.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta nov 15, 2012 6:59 pm

jose33 Escreveu:Boa tarde, estou com uma dúvida que acho que poucas pessoas saberão responder. Assim, gostaria que comentassem com base no conhecimento e respondessem directamente às minhas questões.

Basicamente, é relativamente às unhas das patas traseiras de um cachorro. Este deve ter 4 unhas nos dedos do pé, mais 1 unha na pata, completanto as 5, ou apenas deve ter as 4 unhas nos dedos, com o resto da pata lisa?

Quando um animal de raça tem esta "tal unha na pata", compromete de certa forma a veracidade das origens, ou apenas é uma coisa que pode acontecer, tendo ou nao tendo essa unha, é irrelevante?

(...)

Obrigado.
A tal unha na pata não coloca em causa veracidade da origem de nenhum cão. Quer dizer se o cão é de raça pura, certo? É um mito.
O que realmente é importante é que o cão tenha na sua descendência todos os animais da mesma raça. Isso está no LOP.

http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lop_ri.pdf

Essa unha, na foto não percebi bem...Está na falar nos presunhos? Se for vários cães de várias raças e sem raça definida podem nascem com eles.
jose33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado out 13, 2012 7:04 pm

quinta nov 15, 2012 7:10 pm

Sim, são precisamente os presunhos. Não sabia qual o nome dessa "unha" que os cães tinham.
De facto, alguns cães têm, e outros não. Normalmente nos rafeiros vê-se esse presunho, nos cães de raça, não.
Um cão de raça, que tenha os presunhos, é de dúvidar ou é normal que por vezes apareça?
Obrigado.
dragablue
Membro Veterano
Mensagens: 898
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
Localização: dobermann

quinta nov 15, 2012 7:16 pm

jose33 Escreveu:Sim, são precisamente os presunhos. Não sabia qual o nome dessa "unha" que os cães tinham.
De facto, alguns cães têm, e outros não. Normalmente nos rafeiros vê-se esse presunho, nos cães de raça, não.
Um cão de raça, que tenha os presunhos, é de dúvidar ou é normal que por vezes apareça?
Obrigado.
eu penso que o presunho seja normal em qualquer raça e magoa como o caraças quando se está a brincar e eles saltam, parecem laminas :lol: :lol: :lol:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
bamkorn
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

quinta nov 15, 2012 7:19 pm

tenho duas rafeiras, sendo que uma tem e outra não.

penso que isso nada tem a ver com a raça (ou falta dela) de um cão.
jose33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado out 13, 2012 7:04 pm

quinta nov 15, 2012 7:21 pm

dragablue Escreveu: eu penso que o presunho seja normal em qualquer raça
Eu normalmente só vejo os presunhos em cães SRD, os de raça não os têm. Daí ter perguntado se um cão com raça, não deve ter presunhos, e se a sua existência significa que não é verdadeiramente de raça.

Basicamente a minha questão é: Os SRD têm presunhos, e os com Raça não?
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta nov 15, 2012 7:29 pm

jose33 Escreveu:
dragablue Escreveu: eu penso que o presunho seja normal em qualquer raça
Eu normalmente só vejo os presunhos em cães SRD, os de raça não os têm. Daí ter perguntado se um cão com raça, não deve ter presunhos, e se a sua existência significa que não é verdadeiramente de raça.

Basicamente a minha questão é: Os SRD têm presunhos, e os com Raça não?
Há tudo para todos os gostos. Há srd com e sem presunhos como também há cães de raça pura com presunhos e sem presunhos. Há inclusivamente quem os retire.
dragablue
Membro Veterano
Mensagens: 898
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
Localização: dobermann

quinta nov 15, 2012 7:31 pm

jose33 Escreveu:
dragablue Escreveu: eu penso que o presunho seja normal em qualquer raça
Eu normalmente só vejo os presunhos em cães SRD, os de raça não os têm. Daí ter perguntado se um cão com raça, não deve ter presunhos, e se a sua existência significa que não é verdadeiramente de raça.

Basicamente a minha questão é: Os SRD têm presunhos, e os com Raça não?


Mitos àcerca de cães

Existem muitas crendices relacionadas com os cães. Vamos aqui enunciar alguns dos mitos que se foram transmitindo de geração em geração, tidos por muita gente como verdades absolutas. Alguns não deixam de ser cómicos.



Os cães ao manifestarem comportamentos "sexuais" é porque estão a precisar de cadela.

A cadela deve procriar porque lhe faz bem à saúde.

Quando um cão faz chichi em casa e se encolhe quando o dono chega e ralha, é porque percebe que fez mal.

O leite de vaca deve ser diluido para dar aos cachorros.

Deve esfregar-se o nariz do cão no chichi para ele deixar de fazer porcaria em casa.

O mito dos doberman: Têm um crânio pequeno e o seu cérebro gigantesco não cabe lá dentro, por isso aos sete anos de idade deve-se abater.

Dar carne crua ou comida picante aos cães torna-os mais agressivos e implacáveis.

Não se pode cortar os pêlos à frente dos olhos nos cães de pêlo comprido, se não ficam cegos.

As coisas doces provocam lombrigas.

A esgana cura-se com borras de café.

Num apartamento só se podem ter cães pequenos.

Os rafeiros são mais saudáveis que os cães de raça.

Não se deve alimentar os cães alguns dias antes de uma jornada de caça, pois desta forma aumenta-se o seu instinto.

Não se deve vacinar um cão de caça, pois tira-se-lhe o faro.

Um cão cruzado é melhor que um cão de raça pura.

Os cães puros têm o céu da boca preto.

Não se deve dar suplementos de cálcio para o cão não arrebitar as orelhas.

Para curar cães com esgana, retira-se a lombriga debaixo da lingua.

Os cães com presunhos são os melhores para guarda.

Cão adulto já não aprende.

Cão adulto não aceita novo dono.

fonte:
www.whippetp.sapo.pt

e para confirmar deixo o estalao do rott onde tambem constam os presunhos :wink:

http://naima.no.sapo.pt/estalao.html
fonte: naima.no.sapo.pt
Última edição por dragablue em quinta nov 15, 2012 7:35 pm, editado 1 vez no total.
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
jose33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado out 13, 2012 7:04 pm

quinta nov 15, 2012 7:34 pm

E relativamente à raça Dobermann, alguém me sabe dizer se ter presunho é normal, sendo que uns cães o podem ter, e outros não? Ou nesta raça, não é aceite?

(Estive a ver na Associação de Dobermann de Portugal, e vendo o estalão da raça, não tinha lá qualquer referência a isto)
dragablue
Membro Veterano
Mensagens: 898
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
Localização: dobermann

quinta nov 15, 2012 7:46 pm

agora fiquei com a duvida, os presunhos sao a 5ª unha das patas da frente?
porque aqui no estalao rott identifica as patas traseiras
http://naima.no.sapo.pt/estalao.html
nas da frente sei que o meu tem nas das traz nunca reparei nesse pormenor :oops:
sorry pla ignorancia
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
jose33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado out 13, 2012 7:04 pm

quinta nov 15, 2012 7:56 pm

dragablue Escreveu:agora fiquei com a duvida, os presunhos sao a 5ª unha das patas da frente?
Sim, os das patas de trás também. Saem do lado de dentro das patas traseiras.
dragablue Escreveu: aqui no estalao rott identifica as patas traseiras
http://naima.no.sapo.pt/estalao.html
nas da frente sei que o meu tem nas das traz nunca reparei nesse pormenor :oops:
Precisamente, nos Rott também ja tinha visto isso. Mas relavivamente aos Dobermann não sei, e era essa a minha dúvida.
bamkorn
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

quinta nov 15, 2012 7:59 pm

pensava que nas patas da frente todos tinham ..
jose33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado out 13, 2012 7:04 pm

quinta nov 15, 2012 8:01 pm

bamkorn Escreveu:pensava que nas patas da frente todos tinham ..
Eu também tenho a ideia que nas patas da frente todos têm.
Refiro-me aos presunhos nas patas traseiras de um Dobermann.
dragablue
Membro Veterano
Mensagens: 898
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
Localização: dobermann

quinta nov 15, 2012 8:03 pm

jose33 Escreveu:
dragablue Escreveu:agora fiquei com a duvida, os presunhos sao a 5ª unha das patas da frente?
Sim, os das patas de trás também. Saem do lado de dentro das patas traseiras.
dragablue Escreveu: aqui no estalao rott identifica as patas traseiras
http://naima.no.sapo.pt/estalao.html
nas da frente sei que o meu tem nas das traz nunca reparei nesse pormenor :oops:
Precisamente, nos Rott também ja tinha visto isso. Mas relavivamente aos Dobermann não sei, e era essa a minha dúvida.
se estivesse em casa confirmava ja isso, mas como ainda estou no trabalho e o Rijo ainda nao aprendeu atender o telefone, assim que quando chegar a casa ja confirmo :lol: :lol: :lol: :lol: andei aqui nas pastas de arquivo do meu pc a ver os albuns que tenho dele desde as 8 semanas fiquei todo derretidinho :oops: :cry: que saudades... :cry:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
jose33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado out 13, 2012 7:04 pm

quinta nov 15, 2012 8:12 pm

Quando então me puder confirmar, agradecia. :D

Mas gostaria que se alguém soubesse com certeza se é normal ou não um Dobermann ter presunhos, se pronunciasse. :D :D :D
Responder

Voltar para “Cães”