Com LOP ou sem LOP, eis a questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
johnnyblue
Membro
Registado: quarta set 19, 2012 11:12 am

sexta nov 16, 2012 4:12 pm

Boas foristas,

Na semana passada fui à exposição de Braga. Tive a oportunidade de falar com alguns proprietários de cães de várias raças (provenientes de criadores disponíveis na lista do CPC) e que traziam os seus exemplares a passear e para "fazer amigos".

Ora, parte desses donos tinham cães sem LOP, embora os criadores fossem conhecidos do CPC. Outros tiveram de pagar mais 200€ para obter o LOP. A minha questão é a seguinte: Se o registo do LOP só custa, aproximadamente, 20€ e se os criadores éticos nem põe a hipótese de vender o cão sem isso, e se são membros e registados no CPC, isso não é ilegal? Vender o cão sem LOP ou vendê-lo por mais 200€ (10x mais) só para ter o LOP?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta nov 16, 2012 4:13 pm

200€ pra ter o LOP????

:lol: :lol: :lol: :lol:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta nov 16, 2012 4:16 pm

:lol: aqui vamos nós...
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

sexta nov 16, 2012 4:18 pm

Não sei se a lei prevê alguma coisa nesse sentido (muito provavelmente não) mas devia haver uma inspecção rígida por parte de alguma entidade que os impeça de fazer isso.
johnnyblue
Membro

sexta nov 16, 2012 4:19 pm

Sim, é verdade... O cão, neste caso, custava 400€, se fosse com LOP eram 600€. Não acho normal.
Quando decidi comprar o meu, e decidi o criador que queria, ele nem pos isso em causa... Era com LOP, e o preço era fixo.
A minha questão é simples: isso é legal? O CPC não devia andar em cima dessas coisas?
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta nov 16, 2012 4:36 pm

não, não é ilegal vender cães sem LOP. mas é ilegal fazer trafulhices com LOp's e outras brincadeiras parecidas!

um criador que me desse a hipótese de adquirir um cão com ou sem LOP , seria um criador eliminado das minhas opções!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
johnnyblue
Membro

sexta nov 16, 2012 4:45 pm

Sei que não é ilegal vender cães sem LOP. Mas cobrar 200€ por ele é trafulhice. E isso devia ser ilegal, ou não? No CPC só deviam estar criadores e não criadeiros.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta nov 16, 2012 4:54 pm

johnnyblue Escreveu:Boas foristas,

Na semana passada fui à exposição de Braga. Tive a oportunidade de falar com alguns proprietários de cães de várias raças (provenientes de criadores disponíveis na lista do CPC) e que traziam os seus exemplares a passear e para "fazer amigos".

Ora, parte desses donos tinham cães sem LOP, embora os criadores fossem conhecidos do CPC. Outros tiveram de pagar mais 200€ para obter o LOP. A minha questão é a seguinte: Se o registo do LOP só custa, aproximadamente, 20€ e se os criadores éticos nem põe a hipótese de vender o cão sem isso, e se são membros e registados no CPC, isso não é ilegal? Vender o cão sem LOP ou vendê-lo por mais 200€ (10x mais) só para ter o LOP?
Sabe o que lhe digo? São uns desgraçados, deixam-se enganar por duas cantigas; uns autênticos jumentos. Parece que hoje em dia as pessoas perderam a noção do razoável e da vergonha. Até para chamar tótó, precisavam de ser menos tótós...não para ofender, mas pronto. É exactamente aquilo que penso.

E agora não vá nessas tretas...comprar LOP? :roll: A pessoa compra um cão de raça x, para o comprador saber que está a comprar de facto o cão da raça que pretende, precisa de uma prova...a prova é o LOP. Você compra o cão e fica com a prova que comprou um cão da raça pretendida.
Quando trás o cão, trás o LOP.
Ninguém me proíbe de vender um rafeiro, o que não pode é vender rafeiros com LOP. :)

O LOP é que lhe vai permitir saber as origens do seu cão, saber algo mais.

Agora faltava o tópico onde o botas96 escreveu aqueles post.

No CPC há de tudo...o bom e o mau.
johnnyblue
Membro

sexta nov 16, 2012 5:00 pm

As pessoas não sabem... Não têm conhecimentos, são enganadas. Querem comprar lebre por preço de gato.

Tive outro dono, com quem falei, que disse que pagou "500 euros num particular" e que não tem LOP nem quer. Disse-me que isso era uma trafulhice, que os criadores pediam e que depois os davam trocados. Isso é verdade?
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

sexta nov 16, 2012 5:14 pm

margoustink Escreveu:(...)
Agora faltava o tópico onde o botas96 escreveu aqueles post.

No CPC há de tudo...o bom e o mau.
dragablue Escreveu:
margoustink Escreveu:
suprem0 Escreveu:
botas96 Escreveu:Esse tipo de cães, não é a minha praia mas obedecem todos ao mesmo princípio.
E como está já está a começar mal. Mas estamos já a rectificar isso. Em vez do peluchinho. Primeiro informe-se do que se trata, do forte e do fraco desta raça em particular.E se, de facto, cativa-a.
http://www.racas-caes.com/Bulldog_Frances.htm
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/bouledogue_frances/157

Depois de ter interiorizado isto (ao menos tenha uma ideia geral). Peça uma relação das ninhadas ao CPC.
http://www.cpc.pt/?cpc/contactos/form-criadores,pt
Ou contacte o clube da raça em questão.

Depois seleccione o criador
http://www.lordcao.com/lcn042.htm
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=674

Algumas perguntas para fazer ao criador
http://casa.hsw.uol.com.br/como-escolhe ... horro5.htm

para a escolha do cachorro. Primeiro deverá analisar as condições do canil ambos os progenitores,temperamento, locomoção, morfologia, etc.
e depois fazer este teste à ninhada.
http://www.bayerpet.com.br/upload/pdf/T ... mpbell.pdf

Não se deixe guiar por impetuosidades, assimile isto com calma e faça uma escolha ponderada.
Se não tiver para trabalhos, adopte um que é cão à mesma.

[Editado pela moderação]
botas96 a presidente!

O conteúdo desta mensagem devia de estar num tópico fixo a letras grandes, gordas e douradas com flocos de neve a cair!
Assino em baixo.

É a papinha toda feita... É melhor fixar isto. :lol:

A moderação podia fazer alguma coisinha nesse sentido.
x2 :lol:
:lol: :lol:
johnnyblue
Membro

sexta nov 16, 2012 5:20 pm

isso devia ser os requisitos de todos os criadores, pelo menos do CPC! :evil:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta nov 16, 2012 5:28 pm

suprem0 tanks 8) ( :lol: )

Ora veja aqui as trafulhices, que depois podem os donos nem ficarem satisfeitos com o cão e só dá chatices.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 93&start=0
johnnyblue
Membro

sexta nov 16, 2012 5:30 pm

Estou a acompanhar o tópico.
É muito triste que existam esses criadeiros. Mas acho sinceramente que o CPC tem responsabilidade sobre esses casos. Recentemente liguei para lá a pedir informações sobre um criador e não me souberam dizer nada. "É bom, consulte a nossa lista", foi a resposta.
O CPC não quer saber, nem fiscaliza em condições porque, se assim o fizesse, as coisas eram diferentes! :evil:
smartinha
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 12:09 am

sexta nov 16, 2012 11:00 pm

Também estive em Braga na exposição e vi uma coisa engraçada.... apesar de não ser permitido o corte de orelhas, vi 2 exemplares 1 com 13 meses e outro com 9 a competir de rado e orelhas cortadas...
johnnyblue
Membro

sexta nov 16, 2012 11:21 pm

cada vez mais acho que isso do CPC é para inglês ver :/
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade est&aacute; na forma de subir a encosta." GGM
Responder

Voltar para “Cães”