Manobra para o "Espirro Invertido"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 19, 2012 2:26 am

Não sei se a tradução técnica de "Reverse sneeze" corresponde á tradução literal de "Espirro invertido" como lhe chamei (agradecia confirmação ou correcção), que pode ser algo stressante lidarmos com ele a primeira vez, já que parece uma obstrução da via aérea ou o cão engasgado.

É algo como isto:
http://www.youtube.com/watch?v=0HXcMLok ... re=related

Aconteceram comigo 2 vezes e hoje, com a minha mãe sozinha, outra. Eu da primeira vez fiquei stressadíssima e vim pesquisar sobre o que poderia ter sido e lá achei a expressão "reverse sneeze", embora também já tivesse ouvido em ringue em cães de competição. Da 2ª vez, não conhecia qual a manobra a efectuar e tentei só acalmar a cadela, sabendo que não era nada de grave.

Segundo li no site dos cavaliers, deveria tarpar-lhe o nariz (para que respirasse pela boca) e inclinasse a boca para frente e para baixo. Concordam que é isto que trará alívio ao cão? gostaria de ver um video com a manobra para a poder aceder sem mais duvidas, da próxima vez... se me poderem ajudar a encontrar esse video...

Do que li, no forum de cavaliers os caes geralmente estão excitados com alguma coisa quando isto acontece, na maior parte dos casos. Embora eu pensasse que também podiam estar genuinamente engasgados em alguns casos. Qual a vossa opinião de porque é que isto acontece?

Sendo que isto acontece a cães braquicefálicos, gostaria de deixar 3 questões:
- Acontece em que situação
- Como acalma o animal e qual é a manobra que executa, se alguma

Obrigada.
Última edição por srYuki em segunda nov 19, 2012 7:21 pm, editado 2 vezes no total.
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 19, 2012 3:05 am

Venho acrescentar um video com uma manobra
http://www.youtube.com/watch?v=P1rbSj2y6RU

E este que fala de outras possíveis causas, como alergias
http://www.youtube.com/watch?feature=en ... IszRBYxsGI

Os vossos cães têm estes espirros invertidos?
Suesca
Membro Veterano
Mensagens: 1800
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Localização: Panda e Petra

segunda nov 19, 2012 3:20 am

Pocaaaa. Acho que é mesmo isto que o meu cao o pinscher faz..
Ja tentei explicar ao vet mas nunca consegui bem. Pois eu o que costumo fazer é acalma.lo.
Isto so dura uns segundos, mas porque sera?
Eu tou espantada, pq tb ja pesquisei e nunca encontrei sobre espirro ibvertido,agora vou ler mais..
Eu ate achava que o meu cao tinha asma.
O vet nao via nada e eu nao conseguia explicar.

O som parece que vem.mais do nariz nao é?

Ja andei a ler um bocado e realmente deve.se acalma.los. A manobra que falas tb vou ver. Aconteceu so duas vezes a amy? Ao panda ja aconteceu varias vezes.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 19, 2012 3:34 am

Suesca Escreveu:Pocaaaa. Acho que é mesmo isto que o meu cao o pinscher faz..
Ja tentei explicar ao vet mas nunca consegui bem. Pois eu o que costumo fazer é acalma.lo.
Isto so dura uns segundos, mas porque sera?
Eu tou espantada, pq tb ja pesquisei e nunca encontrei sobre espirro ibvertido,agora vou ler mais..
Eu ate achava que o meu cao tinha asma.
O vet nao via nada e eu nao conseguia explicar.
Bem, no site dos cavs os donos relatavam que era sobretudo em excitação. Mas aqui fala em alergias ou mesmo em alguma ervita aspirada!
Consegues perceber se será excitação?

Nos cavs, está relacionado com o palato mole deles que produz uma certa vibração, até porque eles roncam em outras situações. Deve ter uma anatomia parecida. Geralmente não é nada de grave, temos é que aprender a fazer a manobra correcta, para o ar entrar por via oral e eles descontrairem um pouco enquanto isso acontece.

Em casos mais extremos e que ocorram obstruções sérias das vias aerias, aí a indicação é cirurgia (penso que a laser, para remover uma fina porção do palato).

Isso acontece ao Panda com que frequência, suesca? (lembrei de outra situação em que relatam que acontece. Depois de ladar muito. Será o caso do panda?)

Sim, com a amy 2 vezes, e hoje a 3ª com a minha mae, que tb ficou aflita. Da primeira vez todas ficamos. Como digo, não é frequente e eu ou estou a apontar para a excitação ou para diferenças de temperatura, por causa das circunstanscias destas ultimas duas vezes. Da primeira é que já não me lembro. Mas vou estar atenta.
Suesca
Membro Veterano
Mensagens: 1800
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Localização: Panda e Petra

segunda nov 19, 2012 3:38 am

Sim. Por acaso ja tinha reparado que qundo estava exitado fazia mais. Mas tb ja fez estando calmo.
Ja fez mais. Assim so consigo dizer que faz de vez em quando. Talvez algumas vezes por mes, nao consigo precisar mais.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Suesca
Membro Veterano
Mensagens: 1800
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Localização: Panda e Petra

segunda nov 19, 2012 3:40 am

Pois, eu ficava sempre aflita. Ate fui ao vet, mas nao conseguia explicar e ele é saudavel.
Eu fiquei mais descansada agora.

Incrivel.. É mesmo isto que ele tem. Desculpa eu tar assim feita parva, procurei tanto.. Mas ia sempre pra asma...
Pronto o meu cao sofre de espirro invertido, mas tb eapirra normalmente.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda nov 19, 2012 8:31 am

Os cães não respiram pela boca.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda nov 19, 2012 8:33 am

:o

Depois de ler este post fui procurar videos de reverse sneezing em caniches (para ver o som que fazem principalmente) e de facto isso já aconteceu ao meu cão umas quantas vezes.
Sempre achei que era falta de ar, tipo um ataque de falta de ar, mas o veterinário sempre me assegurou que não era e que devia ser um momento em que se engasga por stress/excitação.

Mas só começou acontecer de há 1 ano para cá e sempre em situações de stress extremo, talvez ao todo tenha tido uns 3 ou 4 episódios.
A última vez foi durante uma crise de estomago em que esse "reverse sneeze" sucedeu a um vómito (foi só o reflexo), na altura quando expliquei à veterinária que o atendeu ela disse que podia ser do cansaço causado pelos sucessivos reflexos de vomitar.

Fico sempre muito aflita quando o vejo assim, penso mesmo que é falta de ar e fico sem saber o que fazer a não ser acalmar o cão com festinhas :\

Agora que sei que esse fenómeno tem um nome vou tentar explicar melhor ao veterinário dele e ver o que ele diz.
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda nov 19, 2012 8:33 am

Como é o espirro invertido, conseguem explicar? Nao consigo ver os videos...
Aqui há uns meses a minha cadela parecia que estava "entupida", que tinha dificuldades em respirar, ou que estava com um ataque de asma. Teve vários ataques desses durante cerca de uma semana ou duas. Foi ao veterinário, que nao sabia o que ela tinha, e resolveu dar antibiótico, que nao serviu de nada. Voltou a ter alguns ataques umas semanas depois, e acabou por passar outra vez. Foi numa altura em que mudámos de casa, de cidade, de clima, com mais stress, com pó... Pensei que também pudesse ser uma alergia. Entretanto nao voltou a acontecer, mas li qualquer coisa na net acerca desse espirro invertido e pensei que pudesse ser isso. Afinal como é esse "espirro"? Na altura também nao consegui explicar bem ao veterinário.
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 19, 2012 12:38 pm

Lourenca Escreveu:Como é o espirro invertido, conseguem explicar? Nao consigo ver os videos...
Aqui há uns meses a minha cadela parecia que estava "entupida", que tinha dificuldades em respirar, ou que estava com um ataque de asma. Teve vários ataques desses durante cerca de uma semana ou duas. Foi ao veterinário, que nao sabia o que ela tinha, e resolveu dar antibiótico, que nao serviu de nada. Voltou a ter alguns ataques umas semanas depois, e acabou por passar outra vez. Foi numa altura em que mudámos de casa, de cidade, de clima, com mais stress, com pó... Pensei que também pudesse ser uma alergia. Entretanto nao voltou a acontecer, mas li qualquer coisa na net acerca desse espirro invertido e pensei que pudesse ser isso. Afinal como é esse "espirro"? Na altura também nao consegui explicar bem ao veterinário.
Lourenca, realmente é difícil de explicar. Parecem como que roncadelas sucessivas (e rápidas, não é só um "roncar"), que a cada uma aumentam muito ligeiramente de intensidade e de som, mas também se podem confundir com um "engasgar". De repente, em alguns segundos, também desaparecem.

Fico feliz por vos ter ajudado de alguma forma.
Gostava era de confirmar o nome disto em português para fazer outras pesquisas.
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 19, 2012 12:47 pm

Argay Escreveu:Os cães não respiram pela boca.
Pois não.
http://www.youtube.com/watch?v=pQllMiAjpn0

Oxigenam os dentes!!
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda nov 19, 2012 1:09 pm

Lourenca, no meu caso parece mais que o cão fica com falta de ar: fica quieto a inspirar pelo nariz e expirar pela boca enquanto a cabeça mexe de trás para a frente; o som não é de roncar (daí ter procurado videos por o da SrYuki não era parecido de todo com o que o meu faz), é mais o barulho da inspiração e expiração sucessivos... de facto não é muito fácil de explicar.

E sim, este post ajudou-me a perceber uma situação que não conseguia explicar ao veterinário. Não irei aplicar o método proposto mas irei falar com o veterinário sobre o assunto.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda nov 19, 2012 1:48 pm

Encontrei este artigo que parece-me muito elucidativo:

Reverse Sneezing (Pharyngeal Gag Reflex)

Authored by: Becky Lundgren, DVM

Reverse sneezing is a disconcerting event in which a dog makes unpleasant respiratory sounds that sound like it is dying -- or will die in the next few minutes. Reverse sneezing sounds similar to the honking noise made by a dog with a collapsing trachea, but reverse sneezing is a far simpler condition that usually does not need any treatment. It is called reverse sneezing because it sounds a bit like a dog inhaling sneezes. The sound the dog makes can be so scary that many owners have rushed in a panic to emergency clinics in the middle of the night.

The most common cause of reverse sneezing is an irritation of the soft palate and throat that results in a spasm. During the spasm, the dog’s neck will extend and the chest will expand as the dog tries harder to inhale. The problem is that the trachea has narrowed and it’s hard to get the normal amount of air into the lungs.

Anything that irritates the throat can cause this spasm and subsequent sneeze. Causes include excitement, eating or drinking, exercise intolerance, pulling on a leash, mites, pollen, foreign bodies caught in the throat, perfumes, viruses, household chemicals, allergies, and post-nasal drip. If an irritant in the house is the cause, taking the dog outside can help simply because the dog will no longer be inhaling the irritant. Brachycephalic dogs (those with flat faces, such as Pugs and Boxers) with elongated soft palates occasionally suck the elongated palate into the throat while inhaling, causing reverse sneezing. Small dogs are particularly prone to it, possibly because they have smaller throats.

Reverse sneezing itself rarely requires treatment. If the sneezing stops, the spasm is over. Oftentimes, you can massage the dog’s throat to stop the spasm; sometimes it’s effective to cover the nostrils, which makes the dog swallow, which clears out whatever the irritation is and stops the sneezing. If the episode doesn't end quickly, you can try depressing the dog’s tongue, which opens up the mouth and aids in moving air through the nasal passages. Treatment of the underlying cause, if known, is useful. If mites are in the laryngeal area, your veterinarian may use drugs such as ivermectin to get rid of the mites. If allergies are the root of the problem, your veterinarian may prescribe antihistamines. Because reverse sneezing is not a severe problem, do not worry about leaving your dog home alone; if it occurs when you're not there, the episode will most likely end on its own.

If reverse sneezing becomes a chronic problem rather than an occasional occurrence, your veterinarian may need to look up the nasal passages (rhinoscopy), and may even need to take a biopsy to determine the cause of the problem. Sometimes, however, no cause can be identified.

Some dogs have these episodes their entire lives; some dogs develop the condition only as they age. In most dogs, however, the spasm is a temporary problem that goes away on its own, leaving the dog with no after-effects.

Cats are less likely to reverse sneeze than dogs are. However, owners should always have the veterinarian examine the cat in case it's feline asthma, and not a reverse sneeze. Feline asthma requires more treatment than reverse sneezing does.
fonte: http://www.veterinarypartner.com/Content.plx?P=A&A=2335

Tem o nome técnico da condição pelo que assim é mais fácil perguntar ao veterinário (mesmo que em inglês, eles percebem pois têm de ler artigos cientificos em inglês).
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 19, 2012 1:58 pm

Sim, é um bom artigo, obrigada.
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda nov 19, 2012 2:03 pm

Tive um canito o Diogo, que tinha o reverse sneeze com alguma frequência. :cry: De início ficámos muitíssimo preocupadas pois na realidade, parece que o animal está com falta de ar. :cry:

A descrição que demos ao vet que o seguia na altura, era a de que parecia que estava a "fungar para dentro". Lá nos explicou o que era e que não era caso para nos preocuparmos.

Explicou que tal situação pode ocorrer em momentos de excitação (o que nem sempre era assim), alergia ou o cheiro de alguma erva.

Depois disso ele ainda foi a mais dois vet e ambos confirmaram o que nos tinha sido dito.

Curioso é que à medida que o Dôdo ía envelhecendo estes "ataques" diminuíram de intensidade e frequência.

A Estrelita já teve destas crises por 3 vezes e, confesso que da última já estava mesmo com o telefone na mão para ligar ao vet de madrugada pois foi mesmo aflitivo porque durou imenso tempo. :cry: :cry: Depois fez uma pausa de 1/2 minutos e voltou a ter outra crise.

Não há mesmo nada a fazer a não ser tentar acalmar o animal. Mas que assusta, lá isso assusta. :cry:
Responder

Voltar para “Cães”