O Rocky ataca o pastor agressivamente, AJUDA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ElisaMatos
Membro
Registado: quinta set 15, 2011 11:53 am

segunda nov 26, 2012 10:37 am

Bom dia a todos, coloco aqui este post com a esperança de que alguém ja tenha passado pelo mesmo ou saiba o que fazer mesmo sem ter passado...
Eu tenho um dogue alemão de 17 meses, o Rocky, ele é super meigo, sempre confiei nele a 100%, sempre foi muito brincalhão com outros cães.
No inicio deste ano fomos para uma casa dentro de uma quinta, onde já havia um pastor alemão e uma rafeirinha pequena. O rocky tinha nessa altura uns 8/9 meses, então só queria brincar, para variar :)
O pastor nunca foi muito habituado a brincadeiras, então a brincadeira deles por parte dele era sempre um pouco mais bruta, mas não deixavam de ser simples brincadeiras disso não havia dúvidas. Houve uma fase em que o rocky começou a ter atitudes parvas de dominância, do tipo de pegarem-se À porrada porque o rocky ia meter o nariz no caco de comida do Kaiser(pastor alemão) quando ele estava a comer, de se atirar ao Kaiser sem justificação só porque voltavamos de uma volta com ele e o Kaiser estava a porta a espera, esse tipo de coisas. Sempre o castigamos porque viamos a atitude dele, inicialmente o pastor era quem o magoava nas lutas, mas era tambem quem tentava livrar-se da luta e fugir, enquanto que o rocky perseguia-o mesmo depois de se afastarem. Pegavam-se algumas vezes mas também não era nada de anormal entre cães. Até que.... há cerca de 1 mês e meio, estava eu a apanhar castanhas e eles estavam ambos perto de mim, e de repente, sem eu perceber sequer o que se passava, pegaram-se... mas desta vez o Rocky pela primeira vez conseguiu amarrar no pescoço do Kaiser, conseguiu-se defender, mas.... não largava!! Conseguiu amarrar o pastor de tal forma, que o pastor nao lhe conseguia morder e simplesmente focou-se nisso e não largava! Eu fiquei em pánico, sei que não se deve fazer isso mas tentei com todas as minhas forças separá-los, estavamos a meio da quinta onde não havia nada, nem agua, nem nada, e o pastor a ganir, lá veio o meu namorado que é pouco sensivel a animais etc, deve ter batido ao rocky (o que não se deve fazer) mas de nada adiantou, então teve a ideia de lhe apertar os testiculos :O e o Rocky largou!!!! O pastor fugiu de imediato e o Rocky lá o perseguiu mas eu apanhei-o e castiguei-o. Ah, importante será dizer que o Pastor e o rocky antes de se pegarem já não brincavam, passavam um pelo outro com atitude de quem «faz peito», principalmente o pastor, que fazia sempre isso e rosnava. O pastor ficou magoado, então durante 1/2 semanas não rosnava ao rocky, então conseguiam conviver no mesmo espaço, embora sem se aproximarem muito. Há cerca de 2 semanas atrás voltou a acontecer, o pastor rosnou ao Rocky e o Rocky pegou-se logo com ele, eu tentei manter a cabeça fria, fui buscar um balde de agua que era a unica coisa que tinha á mão, e deitei-lhes por cima, mas de nada adiantou, mais uma vez o Rocky tinha amarrado bem o kaiser, então lembrei me do que o meu namorado tinha feito! Não lhe apertei os testiculos, somente toquei, e ele automaticamente largou!!! O pastor fugiu rapido, ele novamente foi atras, mas eu interceptei-o. Neste momento eu percebi que estava em sérios problemas, eles não conseguiam conviver e o pastor andava a ser magoado, se se pegassem e ninguem estivesse la, provavelmente o Rocky mataria-o :.(
A Solução seria sair de lá, o que discutimos discutimos discutimos mas tenho de admitir que realmente não temos condições financeiras para isso, ou prender o rocky todo o dia, o que eu como pessoa apaixonada por animais e com uma paixao louca pelo meu cão não consigo fazer. Tenho entao levado todos os dias de manha, o rocky para a minha mãe e vou busca-lo ao final do dia.De noite como eles nem se cruzam pensei não haver problema em estar lá solto. No outro dia, o pastor estava á minha beira e vi o rocky a vir com um olhar focado na nossa direcção, eu sabia que ele se ia atirar então fiz de tudo para que não lhe conseguisse chegar, foi muito dificil mas consegui. Deduzi que afinal tudo isto seriam ciumes, o meu cão estaria a passar uma fase em que pensa ser dono de mim, e realmente fazia sentido, as 2 brigas deles graves foram so perto de mim e eles cruzavam se a beira de outras pessoas e não acontecia nada!
Importante será dizer que o pastor no meio disto tudo já têm um grande medo ao rocky, evita passar pelos sitios onde ele esta, quando o ve foge para a zona dele, e nem vem perto de mim quando sabe que o rocky esta perto. Portanto neste momento o pastor ja nao o provoca de nenhuma forma.
Ontem a minha teoria dos ciumes de mim foi-se.
Nos estavamos na sala e a irma do meu namorado chegou de carro, Ouvimos um barulho estranho e percebemos que os cães estavam pegados, chegamos la e andava o rocky atras do pastor doidamente pela quinta. O que aconteceu? O pastor foi «receber» a irma do meu namorado, e o rocky simplesmente do nada atacou-o, o pasto conseguiu fugir e ele perseguiu-o até que por acaso o pastor se refugiou a beira dos pais do meu namorado e o rocky ao ouvir-me a gritar o nome dele parou e ficou a espera que eu la chegasse.
Eu já não sei mais o que fazer, já pensei em escola de treino, mas não sei se neste caso especifico funcionara. O meu cão sempre foi brincalhao com outros cães, é um mimalho e carinhoso com pessoas, nunca fez mal a uma mosca. Anda a passar uma fase que não estou a conseguir travar. Eu não o quero prender num canil o dia todo, nem faze-lo andar de açaime, queria poder ter uma resolução para isto, mas sozinha já não sei mais o que fazer. Secalhar a culpa é minha, não sei, preciso de orientação!
BichoPapao
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 11:42 am

segunda nov 26, 2012 11:28 am

O seu cão está a entrar na idade adulta, e está a demonstrar comportamentos dominantes que a Elisa não está a conseguir controlar.

Se tiver a possibilidade de frequentar uma escola, só teria a ganhar, de preferência com um bom treinador, é fundamental.

Creio que sozinha não vai conseguir controlar esse comportamento...
Ripe
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 6:50 pm

segunda nov 26, 2012 11:33 am

Acho que não está a conseguir ter mão nos cães. O seu cão se ainda não é considerado um animal agressivo, para lá parece caminhar. Nesse caso terá de agir de acordo com esse estatuto - de animal perigoso. Diria que ou consegue solucionar o problema com treino, ou terá de afastar o seu cão da vítima. Que diz o dono do pastor alemão? É estranho que ele não a obrigue a tomar as precauções que os proprietários de animais perigosos devem ter.
ElisaMatos
Membro

segunda nov 26, 2012 11:47 am

Ripe Escreveu:Acho que não está a conseguir ter mão nos cães. O seu cão se ainda não é considerado um animal agressivo, para lá parece caminhar. Nesse caso terá de agir de acordo com esse estatuto - de animal perigoso. Diria que ou consegue solucionar o problema com treino, ou terá de afastar o seu cão da vítima. Que diz o dono do pastor alemão? É estranho que ele não a obrigue a tomar as precauções que os proprietários de animais perigosos devem ter.
Não considero o meu cão perigoso! Ele só é assim com aquele cão especifico. Com pessoas confio nele a 100% e com os outros animais tambem o controlo muito bem. O dono do pastor alemão são os pais do meu namorado, que percebem a situação.
ElisaMatos
Membro

segunda nov 26, 2012 11:48 am

BichoPapao Escreveu:O seu cão está a entrar na idade adulta, e está a demonstrar comportamentos dominantes que a Elisa não está a conseguir controlar.

Se tiver a possibilidade de frequentar uma escola, só teria a ganhar, de preferência com um bom treinador, é fundamental.

Creio que sozinha não vai conseguir controlar esse comportamento...

E o que ele aprende em uma escola de treino irá influenciar a atitude dele em casa? Essa é a minha grande dúvida...
Ripe
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 6:50 pm

segunda nov 26, 2012 11:54 am

Então está tudo em família. Pensei que estava numa propriedade partilhada. O que diz a legislação é que um cão que fere outro fora da sua propriedade é uma animal perigoso. Quando está tudo na mesma casa, não sei. Há que ter mão nos cães. Quem devia mandar era você. Se calhar precisa de maior obediência por parte dos cães. Tem de treinar isso, obediência, ou pedir ajuda nesse sentido.

Os meus cães sempre se entenderam bem. Alguém irá dizer como resolver a situação quando os cães não se entendem.
ElisaMatos
Membro

segunda nov 26, 2012 12:00 pm

Ripe Escreveu:Então está tudo em família. Pensei que estava numa propriedade partilhada. O que diz a legislação é que um cão que fere outro fora da sua propriedade é uma animal perigoso. Quando está tudo na mesma casa, não sei. Há que ter mão nos cães. Quem devia mandar era você. Se calhar precisa de maior obediência por parte dos cães. Tem de treinar isso, obediência, ou pedir ajuda nesse sentido.

Os meus cães sempre se entenderam bem. Alguém irá dizer como resolver a situação quando os cães não se entendem.

Mas é exactamente por isso que estou em beco sem saída e a pedir ajuda.... O meu cão obedece-me mas quando se trata do outro cão fica cego e não ouve ninguém! E como deve imaginar ele têm mais força que nós, não é propriamente um caniche e já percebeu há muito que é mais forte que o pastor o que o deve incentivar mais
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda nov 26, 2012 12:03 pm

Elsa, infelizmente sei bem pelo que está a passar pois tive o mesmo problema. :cry: :cry:

Tentámos tudo o que estava ao nosso alcance e nada resultou pelo que, a solução encontrada foi dividir o jardim e um ficava dum lado e o outro no outro lado.

Dentro de casa, um estava preso e o outro solto e depois trocávamos. :cry:

É uma situação realmente muito complicada e apesar da castração, terapia comportamental, medicação ... foi a única coisa que resultou pois não só eles estavam em risco como nós próprios porque, obviamente que quando eles se pegavam nós interferíamos e, mais do que uma vez, fui parar ao hospital. :cry: :cry:

Desejo-lhe toda a sorte do mundo.
ElisaMatos
Membro

segunda nov 26, 2012 12:08 pm

Arguida2 Escreveu:Elsa, infelizmente sei bem pelo que está a passar pois tive o mesmo problema. :cry: :cry:

Tentámos tudo o que estava ao nosso alcance e nada resultou pelo que, a solução encontrada foi dividir o jardim e um ficava dum lado e o outro no outro lado.

Dentro de casa, um estava preso e o outro solto e depois trocávamos. :cry:

É uma situação realmente muito complicada e apesar da castração, terapia comportamental, medicação ... foi a única coisa que resultou pois não só eles estavam em risco como nós próprios porque, obviamente que quando eles se pegavam nós interferíamos e, mais do que uma vez, fui parar ao hospital. :cry: :cry:

Desejo-lhe toda a sorte do mundo.
:( Agora diminuiu-me um pouco a esperança,espero conseguir resolver isto sem chegar a isso senão já se sabe quem vai ficar preso :( Obrigado por partilhar, é sempre bom ouvir opinião de quem já passou pelo mesmo
Cresp0
Membro
Registado: terça nov 06, 2012 9:12 am

segunda nov 26, 2012 12:10 pm

ja pensou em castrar o cao?
ElisaMatos
Membro

segunda nov 26, 2012 12:12 pm

Cresp0 Escreveu:ja pensou em castrar o cao?
Já me falaram disso, mas ele é um dogue alemão ainda nem é adulto e nós sempre tivemos a intenção de mais tarde ter filhotes dele...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda nov 26, 2012 12:35 pm

Castrar o cão não serve para nada em casos desses, não tenham ilusões. Ainda para mais quando há outro cão, que esse sim, é que desencadeou o problema.

Na minha opinião, que vale o que vale, deviam ir os dois para a escola de treino e ser ensinados em conjunto. Resta é saber se isso pode ser feito...

Quanto a futuras ninhadas do Rocky, ó senhora, deixe-se disso. E mais não digo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

segunda nov 26, 2012 12:48 pm

ElisaMatos Escreveu:
Já me falaram disso, mas ele é um dogue alemão ainda nem é adulto e nós sempre tivemos a intenção de mais tarde ter filhotes dele...
tá explicado...
ElisaMatos
Membro

segunda nov 26, 2012 12:48 pm

Floripes3 Escreveu:Castrar o cão não serve para nada em casos desses, não tenham ilusões. Ainda para mais quando há outro cão, que esse sim, é que desencadeou o problema.

Na minha opinião, que vale o que vale, deviam ir os dois para a escola de treino e ser ensinados em conjunto. Resta é saber se isso pode ser feito...

Quanto a futuras ninhadas do Rocky, ó senhora, deixe-se disso. E mais não digo.
Isso seria o ideal, embora eu saiba que os donos do pastor não vão despender dinheiro nenhum nessa ideia o que é mais um travão á solução do problema.
ElisaMatos
Membro

segunda nov 26, 2012 12:56 pm

Charlie3 Escreveu:
ElisaMatos Escreveu:
tá explicado...
Desculpe a minha ignorância mas o que quer dizer com «está explicado» ? É que estou aqui a sentir um certo julgamento por não ser prioridade castrar o meu cão. Podem conhecer muitos carniceiros de animais mas este não é nem de longe o caso. Simplesmente adoro o meu cão, ele é simplesmente lindo, posso vir a querer que ele tenha filhotes, é muito novo. Qual é o mal disso? E só para que saiba não é por ser de raça nem nada, tenho muitos outros cães rafeiros, simplesmente o Rocky têm uma personalidade muito distinta dos outros cães, cria-se ligações mais fortes. Quem os têm (dogues alemães) sabe muito bem do que falo, quem não têm penso que não pode opinar sem ficar na dúvida. Não estou aqui a procura de mal entendidos e arrufos, mas obviamente que não gosto que me julguem sem entender a situação. Um resto de bom dia.
Responder

Voltar para “Cães”