Eu tenho um dogue alemão de 17 meses, o Rocky, ele é super meigo, sempre confiei nele a 100%, sempre foi muito brincalhão com outros cães.
No inicio deste ano fomos para uma casa dentro de uma quinta, onde já havia um pastor alemão e uma rafeirinha pequena. O rocky tinha nessa altura uns 8/9 meses, então só queria brincar, para variar

O pastor nunca foi muito habituado a brincadeiras, então a brincadeira deles por parte dele era sempre um pouco mais bruta, mas não deixavam de ser simples brincadeiras disso não havia dúvidas. Houve uma fase em que o rocky começou a ter atitudes parvas de dominância, do tipo de pegarem-se À porrada porque o rocky ia meter o nariz no caco de comida do Kaiser(pastor alemão) quando ele estava a comer, de se atirar ao Kaiser sem justificação só porque voltavamos de uma volta com ele e o Kaiser estava a porta a espera, esse tipo de coisas. Sempre o castigamos porque viamos a atitude dele, inicialmente o pastor era quem o magoava nas lutas, mas era tambem quem tentava livrar-se da luta e fugir, enquanto que o rocky perseguia-o mesmo depois de se afastarem. Pegavam-se algumas vezes mas também não era nada de anormal entre cães. Até que.... há cerca de 1 mês e meio, estava eu a apanhar castanhas e eles estavam ambos perto de mim, e de repente, sem eu perceber sequer o que se passava, pegaram-se... mas desta vez o Rocky pela primeira vez conseguiu amarrar no pescoço do Kaiser, conseguiu-se defender, mas.... não largava!! Conseguiu amarrar o pastor de tal forma, que o pastor nao lhe conseguia morder e simplesmente focou-se nisso e não largava! Eu fiquei em pánico, sei que não se deve fazer isso mas tentei com todas as minhas forças separá-los, estavamos a meio da quinta onde não havia nada, nem agua, nem nada, e o pastor a ganir, lá veio o meu namorado que é pouco sensivel a animais etc, deve ter batido ao rocky (o que não se deve fazer) mas de nada adiantou, então teve a ideia de lhe apertar os testiculos :O e o Rocky largou!!!! O pastor fugiu de imediato e o Rocky lá o perseguiu mas eu apanhei-o e castiguei-o. Ah, importante será dizer que o Pastor e o rocky antes de se pegarem já não brincavam, passavam um pelo outro com atitude de quem «faz peito», principalmente o pastor, que fazia sempre isso e rosnava. O pastor ficou magoado, então durante 1/2 semanas não rosnava ao rocky, então conseguiam conviver no mesmo espaço, embora sem se aproximarem muito. Há cerca de 2 semanas atrás voltou a acontecer, o pastor rosnou ao Rocky e o Rocky pegou-se logo com ele, eu tentei manter a cabeça fria, fui buscar um balde de agua que era a unica coisa que tinha á mão, e deitei-lhes por cima, mas de nada adiantou, mais uma vez o Rocky tinha amarrado bem o kaiser, então lembrei me do que o meu namorado tinha feito! Não lhe apertei os testiculos, somente toquei, e ele automaticamente largou!!! O pastor fugiu rapido, ele novamente foi atras, mas eu interceptei-o. Neste momento eu percebi que estava em sérios problemas, eles não conseguiam conviver e o pastor andava a ser magoado, se se pegassem e ninguem estivesse la, provavelmente o Rocky mataria-o :.(
A Solução seria sair de lá, o que discutimos discutimos discutimos mas tenho de admitir que realmente não temos condições financeiras para isso, ou prender o rocky todo o dia, o que eu como pessoa apaixonada por animais e com uma paixao louca pelo meu cão não consigo fazer. Tenho entao levado todos os dias de manha, o rocky para a minha mãe e vou busca-lo ao final do dia.De noite como eles nem se cruzam pensei não haver problema em estar lá solto. No outro dia, o pastor estava á minha beira e vi o rocky a vir com um olhar focado na nossa direcção, eu sabia que ele se ia atirar então fiz de tudo para que não lhe conseguisse chegar, foi muito dificil mas consegui. Deduzi que afinal tudo isto seriam ciumes, o meu cão estaria a passar uma fase em que pensa ser dono de mim, e realmente fazia sentido, as 2 brigas deles graves foram so perto de mim e eles cruzavam se a beira de outras pessoas e não acontecia nada!
Importante será dizer que o pastor no meio disto tudo já têm um grande medo ao rocky, evita passar pelos sitios onde ele esta, quando o ve foge para a zona dele, e nem vem perto de mim quando sabe que o rocky esta perto. Portanto neste momento o pastor ja nao o provoca de nenhuma forma.
Ontem a minha teoria dos ciumes de mim foi-se.
Nos estavamos na sala e a irma do meu namorado chegou de carro, Ouvimos um barulho estranho e percebemos que os cães estavam pegados, chegamos la e andava o rocky atras do pastor doidamente pela quinta. O que aconteceu? O pastor foi «receber» a irma do meu namorado, e o rocky simplesmente do nada atacou-o, o pasto conseguiu fugir e ele perseguiu-o até que por acaso o pastor se refugiou a beira dos pais do meu namorado e o rocky ao ouvir-me a gritar o nome dele parou e ficou a espera que eu la chegasse.
Eu já não sei mais o que fazer, já pensei em escola de treino, mas não sei se neste caso especifico funcionara. O meu cão sempre foi brincalhao com outros cães, é um mimalho e carinhoso com pessoas, nunca fez mal a uma mosca. Anda a passar uma fase que não estou a conseguir travar. Eu não o quero prender num canil o dia todo, nem faze-lo andar de açaime, queria poder ter uma resolução para isto, mas sozinha já não sei mais o que fazer. Secalhar a culpa é minha, não sei, preciso de orientação!