Sou novo no fórum. Tenho um labrador que vai fazer 6 meses e como diz o Assunto é realmente um pequeno "Marley".
Recorro a vocês para tentar obter outras "possíveis soluções" para combater a "energia" do meu cachorro.
Enquadramento:
A. Está connosco há 3 meses e pouco.
B. Vivemos num apartamento. Fica, para já, na cozinha.
C. Sempre teve tendência a mordiscar - Nunca foi encorajado a fazê-lo mas sim o contrário.
D. Infelizmente passa algum tempo em casa sozinho - não temos possibilidade de o visitar à hora de almoço.
E. Vai duas vezes (pelo menos) à rua de segunda a sexta e vai, pelo menos, 3 vezes à rua no fim-de-semana.
F. É um cão extremamente sociável, adora brincar com outros cães, adora ainda mais "brincar" com outras pessoas (seja quem for).
G. Confesso que já houve uma ou outra altura em que perdi a compostura e lhe dei umas palmadas. - sei que não o devia ter feito
H. Na ida à rua de manhã corre que se farta. Como? Corre atrás de mim - aqui o desgraçado (eu..hehe) dá quase 20 voltas ao parque para o menino correr e gastar energia

I. No tempo em que fica sozinha fica com a música (som ambiente) ligada.
J. Tem trapos dobrados e com nós (antigas camisolas minhas) para brincar, ossos, argolas do mesmo material que os ossos, bolas, garrafas de água com biscoitos lá dentro (para se entreter a tirá-los), por vezes pedaços de papelão para brincar, entre outros brinquedos como trouxas e afins.
K. Tem um banco de madeira quase exclusivo para ele "arruinar" que o deixamos desde que ele é pequeno e que já está naturalmente todo roído.

Tendo em conta o enquadramento e tendo em conta que fica algum tempo sozinho em casa, desde que saímos para trabalhar (quase às 9h00) até às 18h30(em média) continua a fazer ESTRAGOS.
Estragos verificados:
Portas dos armários arranhadas ou visivelmente arranhadas e roídas (já se contam 4 ou 5 portas que terei de arranjar).
Adicionalmente uma das janelas de correr da cozinha também está um pouco arranhada.
A porta obviamente também está arranhada (mas mesmo assim as portas estão piores).
Tendo em conta o enquadramento e o que tenho vindo a tentar, acham que existe alguma coisa que possa tentar para ele não continuar a fazer estragos.
É que qualquer dia para além do subsídios que o Estado me tira o outro vai à vida com o cachorro só a arranjar móveis e caixilharia.
Sei que é um texto enorme.

Espero que me consigam ajudar, nem que seja com alternativas (outras ideias). Já nao sei a quem recorrer para tentar corrigir a situação ou atenuar o facto de ele ficar sozinho.
P.S: Já li bastantes artidos e posts neste fórum assim como em tantos outros.

Obrigado,
FCarv