Um pequeno "Marley"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FCarv
Registado: terça nov 27, 2012 11:14 am

terça nov 27, 2012 11:35 am

Olá a todos,

Sou novo no fórum. Tenho um labrador que vai fazer 6 meses e como diz o Assunto é realmente um pequeno "Marley".

Recorro a vocês para tentar obter outras "possíveis soluções" para combater a "energia" do meu cachorro.

Enquadramento:

A. Está connosco há 3 meses e pouco.

B. Vivemos num apartamento. Fica, para já, na cozinha.

C. Sempre teve tendência a mordiscar - Nunca foi encorajado a fazê-lo mas sim o contrário.

D. Infelizmente passa algum tempo em casa sozinho - não temos possibilidade de o visitar à hora de almoço.

E. Vai duas vezes (pelo menos) à rua de segunda a sexta e vai, pelo menos, 3 vezes à rua no fim-de-semana.

F. É um cão extremamente sociável, adora brincar com outros cães, adora ainda mais "brincar" com outras pessoas (seja quem for).

G. Confesso que já houve uma ou outra altura em que perdi a compostura e lhe dei umas palmadas. - sei que não o devia ter feito

H. Na ida à rua de manhã corre que se farta. Como? Corre atrás de mim - aqui o desgraçado (eu..hehe) dá quase 20 voltas ao parque para o menino correr e gastar energia :)

I. No tempo em que fica sozinha fica com a música (som ambiente) ligada.

J. Tem trapos dobrados e com nós (antigas camisolas minhas) para brincar, ossos, argolas do mesmo material que os ossos, bolas, garrafas de água com biscoitos lá dentro (para se entreter a tirá-los), por vezes pedaços de papelão para brincar, entre outros brinquedos como trouxas e afins.

K. Tem um banco de madeira quase exclusivo para ele "arruinar" que o deixamos desde que ele é pequeno e que já está naturalmente todo roído. :)

Tendo em conta o enquadramento e tendo em conta que fica algum tempo sozinho em casa, desde que saímos para trabalhar (quase às 9h00) até às 18h30(em média) continua a fazer ESTRAGOS.

Estragos verificados:

Portas dos armários arranhadas ou visivelmente arranhadas e roídas (já se contam 4 ou 5 portas que terei de arranjar).
Adicionalmente uma das janelas de correr da cozinha também está um pouco arranhada.
A porta obviamente também está arranhada (mas mesmo assim as portas estão piores).

Tendo em conta o enquadramento e o que tenho vindo a tentar, acham que existe alguma coisa que possa tentar para ele não continuar a fazer estragos.
É que qualquer dia para além do subsídios que o Estado me tira o outro vai à vida com o cachorro só a arranjar móveis e caixilharia.

Sei que é um texto enorme. :)
Espero que me consigam ajudar, nem que seja com alternativas (outras ideias). Já nao sei a quem recorrer para tentar corrigir a situação ou atenuar o facto de ele ficar sozinho.

P.S: Já li bastantes artidos e posts neste fórum assim como em tantos outros. :)

Obrigado,
FCarv
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça nov 27, 2012 11:43 am

Já tentou deixar-lhe um Kong recheado e uns ossos prensados?
Coloque-os à disposição só quando sair de casa

Pesuise também sobre "ansiedade por separação" e as suas solucoes
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

terça nov 27, 2012 11:48 am

Acho que cansá-lo bastante antes de sair pode ajudar bastante. Se corre 20 voltas e acha que não são suficientes tente correr 40 :) Se ficar bem cansado vai passar uma boa parte do tempo a dormir/descansar e enquanto o faz não estraga :) Pode também tentar passar vinagre nos móveis onde ele costuma roer. Funciona como repelente. Descubra qual o tipo de brinquedo/brincadeira favorito e jogue com isso. Pode também deixar pedacinhos de comida (que ele adore) escondida em vários sítios para ele ir descobrindo. Boa sorte!
relifasira
Membro
Registado: sábado nov 19, 2011 7:33 am

terça nov 27, 2012 12:00 pm

looool eu acho que mesmo que o cansem é normal que eles faça estragos é um cão pequeno, os dentes estao a mudar e ele tem de se entreter com algo... isso acontece a quase tds os cães (eu disse quase tds porque por exemplo a minha Gossip nao teve essa fase esteve sempre muito doente na epoca em que podia roer td) mas a Pitaya gosta de fazer umas asneirolas ás vezes e a DiMafalda que tem 10 semanas adora estragar coisas... é um labrador... ainda gosta mais de fazer asneirolas... tenho uma amiga que a cadela dela nao tarda tem 2 anos e... arranca a tijoleira do chão!!!! e agr tem uma pequenina com elas tambem... é deles.. com o tempo ele muda fica mais "bunacheirão" :P a parte chata é os moveis loooool xD de-lhe brinquedos com força para ele roer... e o facto de lhe dar porradita é normal... de vez em quando faz bem... e os castigos tb ajudam :)
<p>"A Compaix&atilde;o pelos animais, est&aacute; intimamente ligada &aacute; bondade de car&aacute;cter, e quem &eacute; cruel com os animais, n&atilde;o pode ser bom Homem"
<strong>Arthur Schopenhauer</strong></p>
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

terça nov 27, 2012 12:23 pm

Sendo ainda um cachorrinho, e estando tanto tempo sozinho, cansar é mesmo a melhor solução.

Se não tem energia para fazer as 40 voltas que a fteixeira refere, e tiver essa possibilidade, faça-o correr atrás do carro. É o que faço com a minha de vez em quando. Levo-a para o meio da serra, abro-lhe a porta e deixo-a vir a correr atrás do carro. Ela adora, de tal maneira que ás vezes tenho de me chatear para a voltar a meter para dentro...
Tem é de ter muita atenção à velocidade, nem muito devagar para o cão não se meter à frente do carro, nem muito depressa para o cão não se sentir assustado por se estar a afastar do dono.
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
FCarv

terça nov 27, 2012 12:59 pm

Obrigado a todos pelo feedback.
Já tentou deixar-lhe um Kong recheado e uns ossos prensados?
Coloque-os à disposição só quando sair de casa

Pesuise também sobre "ansiedade por separação" e as suas solucoes
maraya
De facto ele não tem nenhum brinquedo Kong. Estou seriamente tentado a comprar uns quantos. Assim terei a certeza de que ele ficará entretido, pelo menos, por algum tempo.

No que toca à ansiedade já li bastante, daí ter começado a deixar o rádio ligado, para ele estar sempre a ouvir vozes, o facto de de vez em quando o deixar sozinho para se ir habituando, etc.
Acho que cansá-lo bastante antes de sair pode ajudar bastante. Se corre 20 voltas e acha que não são suficientes tente correr 40 Se ficar bem cansado vai passar uma boa parte do tempo a dormir/descansar e enquanto o faz não estraga Pode também tentar passar vinagre nos móveis onde ele costuma roer. Funciona como repelente. Descubra qual o tipo de brinquedo/brincadeira favorito e jogue com isso. Pode também deixar pedacinhos de comida (que ele adore) escondida em vários sítios para ele ir descobrindo. Boa sorte!
fteixeira
Parece que vou ter de começar a levar o meu equipamento desportivo.
Agora no Inverno vai ser tão bom. :)
Mais vale cancelar a assinatura no ginásio. Lá terei de tentar as 40 voltas - parece-me que vou ter de acordar mais cedo , lá por volta das 6h30.
Quanto ao vinagre nunca experimentei. Vou tentar também.
looool eu acho que mesmo que o cansem é normal que eles faça estragos é um cão pequeno, os dentes estao a mudar e ele tem de se entreter com algo... isso acontece a quase tds os cães (eu disse quase tds porque por exemplo a minha Gossip nao teve essa fase esteve sempre muito doente na epoca em que podia roer td) mas a Pitaya gosta de fazer umas asneirolas ás vezes e a DiMafalda que tem 10 semanas adora estragar coisas... é um labrador... ainda gosta mais de fazer asneirolas... tenho uma amiga que a cadela dela nao tarda tem 2 anos e... arranca a tijoleira do chão!!!! e agr tem uma pequenina com elas tambem... é deles.. com o tempo ele muda fica mais "bunacheirão" a parte chata é os moveis loooool xD de-lhe brinquedos com força para ele roer... e o facto de lhe dar porradita é normal... de vez em quando faz bem... e os castigos tb ajudam
relifasira
Espero bem que fique mais preguiçoso e com menos energia. A ver vamos.
Eu acho que ele é igual ao Marley - tal e qual. Neste momento acho que ele nunca irá parar!! :)
Sendo ainda um cachorrinho, e estando tanto tempo sozinho, cansar é mesmo a melhor solução.

Se não tem energia para fazer as 40 voltas que a fteixeira refere, e tiver essa possibilidade, faça-o correr atrás do carro. É o que faço com a minha de vez em quando. Levo-a para o meio da serra, abro-lhe a porta e deixo-a vir a correr atrás do carro. Ela adora, de tal maneira que ás vezes tenho de me chatear para a voltar a meter para dentro...
Tem é de ter muita atenção à velocidade, nem muito devagar para o cão não se meter à frente do carro, nem muito depressa para o cão não se sentir assustado por se estar a afastar do dono.
Rozza
Seria uma boa alternativa decerto. Contudo, e infelizmente não tenho essa possibilidade. Aqui há muito trânsito e como tal não consigo fazer isso. Mas terei de o cansar de alguma forma.

Em conclusão:

A. Vou adquirir alguns brinquedos Kong, palavra-chave "alguns"

B. Vou começar a dar mais voltas a correr. Não sei se as 40..hehe.

C. Vou tentar o vinagre. Vou comprar um daqueles borrifadores e meto para lá o vinagre e depois é só borrifar :)

Vamos ver se resulta.
Vou dando feedback :)
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça nov 27, 2012 2:03 pm

Atenção que o vinagre mancha a madeira, às tantas é pior a emenda que o soneto. Há cães que gostam do sabor ácido. Há quem ponha piri-piri, mas também há cães que gostam do sabor.

Na minha opinião que vale o que vale ele destrói mais exactamente por ficar confinado à cozinha. Pode arranjar uma crate grande e metê-lo lá dentro.

2 vezes por dia de ida à rua para um cachorro é muito pouco, eles não conseguem aguentar tanto tempo sem fazerem xixi, porque não o leva 3 vezes? Foi sempre assim que fiz com os meus, 1 vez de manhã cedo (volta rápida só para aliviarem a bexiga) 1 vez quando chego a casa, por volta das 18 horas, aí sim uma volta grande para poderem passear e 1 vez à noite antes de ir para a cama, o mais tarde possível para aguentarem toda a noite.

De qualquer modo tudo o que descreveu é o normal de qualquer cachorro, todos fazem disparates, xixis fora do sitio e roem o que apanham, faz parte.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

terça nov 27, 2012 2:26 pm

Parque para cachorro para que não tenha acesso ao que não deve (quanto mais o fizer pior se torna), cansá-lo antes de sair; kongs recheados e ossos prensados (cuidado com as garrafas de água que se podem tornar perigosas). Os outros brinquedos só ganham vida quando o dono está ;)

No parque arranje a zona da cama dele, água sempre à disposição e alguns kongs com a ração e biscoitos (eu optaria por deixar a ração sempre assim) atados na zona da cama. Na zona oposta pode fazer a área da casa de banho com as fraldas ou tapetes, convém tapar os cantos para ele não roer.

Uma escola não lhe faria mal nenhum ;)
FCarv

terça nov 27, 2012 2:28 pm

Pois, eu cheguei a experimentar piri-piri e funcionou. Ele cheira e começa logo a fungar..hehe. No caso dele ele não gosta do piri-piri. Sempre posso pegar por aí.

Tenho é de arranjar muito piri-piri. É que a minha cozinha é daquelas supostamente toda xpto (cheia de móveis e armários e arrumação e tudo encastrado) o que dá uma trabalheira se precisar de colocar piri-piri em todo o lado.. Mas vou fazer isso. Não me importo que dê trabalho se depois acabar por funcionar.

Sim, já me tinham dito algo parecido a isso das 2 vezes. De vez em quando faço mas não o faço regularmente.
Mas penso que isso é realizável. Vou seguir o seu conselho.

Vou adicionar uma ida à rua. E principalmente prolongar o tempo da primeira ida depois de voltar a casa.
A primeira do dia vai continuar a ser grande pois vou cansá-lo o máximo. Sempre é energia gasta.
FCarv

terça nov 27, 2012 2:35 pm

greenandme Escreveu:Parque para cachorro para que não tenha acesso ao que não deve (quanto mais o fizer pior se torna), cansá-lo antes de sair; kongs recheados e ossos prensados (cuidado com as garrafas de água que se podem tornar perigosas). Os outros brinquedos só ganham vida quando o dono está ;)

No parque arranje a zona da cama dele, água sempre à disposição e alguns kongs com a ração e biscoitos (eu optaria por deixar a ração sempre assim) atados na zona da cama. Na zona oposta pode fazer a área da casa de banho com as fraldas ou tapetes, convém tapar os cantos para ele não roer.

Uma escola não lhe faria mal nenhum ;)
Ok, noted.
Vou colocar em prática tudo o que disseram a ver se consigo atenuar a situação.

Estou a tentar evitar a "escola". A ideia que tenho desses cursos, apesar de ter ouvido e lido muito bem acerda dos mesmos, é que são carotes. Neste momento não me dava jeito, mas se tiver que ser, remédio!! Até lá é tentar fazer de tudo para que ele passe esta fase e fique mais sossegadito :)

Também cheguei a ouvir falar de "creches" para eles, um sítio onde os deixar durante o dia, em que têm actividades, brincadeiras, etc. Mas julgo que deve ser ainda mais caro.

Gracias,
FCarv
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

terça nov 27, 2012 2:43 pm

Só uma nota, eu já usei vinagre e não manchou... E resultou...
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça nov 27, 2012 2:55 pm

Pelo menos aos fins de semana ou sempre que possa, dê um valente complemento de exterior, utilize os jardins ou parques da sua área, normalmente, estão carregados de cheiros e de coisas porreiras para descobrir,a isso pode juntar uma brincadeira com bolas, paus,recompensas, etc. (para ele ir buscar).
Tente fazer uso do instinto e tire partido disso para poder proporcionar desafios mentais.
Pessoalmente tiro partido do ambiente que me rodeia (sementes de plátano,pilhas fechadas,paus,pedras,etc) fiscalize é com cuidado os objectos naturais para ver se não tem coisas nocivas (p.e. lagarta do pinheiro, se as sementes estão fechadas e de alguma maneira oferecem robustez). Acho que são muito mais apelativos para eles do que objectos de borracha (pelo cheiro).
Poderá ir também à praia utilizar os dotes de natação do seu cão.
Quando não possa fazer isso, tenta dar no mínimo, duas horas diárias ao cão em passeios e exercício. Mas não puxe por ele,deixe-o gastar as energias à velocidade dele. Na fase de crescimento exercício em demasia,pode levar a problemas nomeadamente a nível ósseo.
Em casa,também pode fazer algo em relação a ansiedade de separação, habitua-lo a períodos de solidão cada vez maiores e recompensa.
Mas do que li,acho que o truque é mantêm-lo de alguma maneira ocupado para não se encher de tédio (kongs p.e.).
Para mim,a palavra chave é, desafios.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça nov 27, 2012 3:04 pm

Com o meu nem com o spray amargo funcionava, pois ele roía e não lambia. Foi com um óleo medicinal a mentol forte que o impediu de estragar, só que depois o óleo acabou...

Seria preferível ele estar confinado numa área da casa segura ou até como foi sugerido, numa crate (o maior que puder arranjar). Existem riscos em que o cão possa ingerir algo perigoso ou estragar tomadas.
Embora terá que ver se o cão não é demasiado novinho para aguentar tantas horas na crate por não poder fazer as necessidades.

Concordo com kongs e ossos prensados, e ossos cozidos também não é má ideia. Se ele tiver algo muito mais saboroso, é bem provável que não queira saber do resto que não tem sabor. :)

Já agora, pode experimentar filmá-lo a ver como é que ele se comporta durante o dia.
carlapt2012
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am

terça nov 27, 2012 3:46 pm

Bem eu tenho uma PA agora com quase 8 meses, e já me roeu 2 portas e um movel da entrada, panos de cozinha é molas da roupa é ve-las desaparecer. É um cachorro, mentalizei-me que ia perder algumas coisas pelo caminho.
Eu tentei vinagre, piri-piri, um spray que comprei numa pet-shop, nada, so existe uma coisa que a mantem afastada por uns tempos Pimenta de Caiena. Molho as portas ligeiramente e depois pincelo com a pimenta.

Penso que é ir tentando ate achar algo que ela nao goste ou esperar que cresça :(
FCarv

terça nov 27, 2012 3:56 pm

Vou ter os vossos comentários em conta.

A crate sempre achei uma espécie de prisão porque não estava a pensar na devida utilidade. Vou investir nisso.

Aliás, vou ter de investir bastante para colocar isto tudo em prática.
O cachorro é quase tão dispendioso como ter um filho. :)

Crate
Caminha
Brinquedos KONG
Vinagre/Piri-piri (vou experimentar os dois)
3 idas à rua
2 horas por dia
Brincadeiras originais/desafiantes
Responder

Voltar para “Cães”