A minha cadela não aprende

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

NiBernardes
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta nov 09, 2012 11:34 pm

quarta nov 28, 2012 4:07 am

Ola a todos. :wink:

Já tentei até quase o impossível mas não consigo fazer com que a minha cadela não faça as suas necessidades dentro de casa. Até já fiz uma caixinha com areia, porque ela adora brincar na areia, e nada. Levo-a á rua e não faz nada e chega a casa faz logo... Já me disseram para lhe bater no rabo com o jornal, para dar-lhe a cheirar o lugar onde fez xixi e dar-lhe uma palmada, mas até agora nada disso resultou... Alguém me pode ajudar? obrigada desde já
Becasrub
Membro Veterano
Mensagens: 567
Registado: quinta ago 23, 2007 4:09 pm
Localização: Kimy

quarta nov 28, 2012 7:58 am

Ola.. Sincerament tambem nao sei porque o meu cao e igual e ja ta ca quase a um ano e digo-lhe tentei de tudo mesmo.
<p><a href="http://www.oportodeabrigodaspatinhas.blogspot.com">www.oportodeabrigodaspatinhas.blogspot.com</a></p>
<p>"O destino dos animais &eacute; muito mais importante para mim do que o medo de parecer rid&iacute;culo" - &Eacute;mile Zola</p>
Cresp0
Membro
Mensagens: 81
Registado: terça nov 06, 2012 9:12 am

quarta nov 28, 2012 9:41 am

minha com 3 meses já fazia tudo na rua, mas houve uma altura em que andava igual a sua, ia com ela a rua durante horas não fazia nada chegava a casa pimba mijava, consegui mudar lhe os hábitos indo com ela 5 a 6 vezes a rua por dia mesmo ela não gostando muito da rua nessa fase, a minha cadela nunca fez nada no meu quarto que era onde dormia, entao eu antes de irmos dormir dava lhe comida e agua com fartura depois as 7 da manha, antes de ir para o trabalho, pegava nela e iamos a correr para a rua ela estava tao aflita que fazia logo uns 10 metros a frente de casa, no inicio so fazia na rua de manha depois ao longo das semanas percebeu que era para fazer sempre na rua, ela agora tem 4 meses volta e meia esta mais aflita e faz em casa a porta mas é raro, cocos e que nunca mais fez em casa, não é preciso bater basta mostrar que realmente esta chatiado e ralhar.
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta nov 28, 2012 9:54 am

Os cães não são gatos para fazer em caixinhas de areia!
Tem de criar um horário fixo e ser muito atenta a esse horário. Logo de manhã, logo a seguir a comer, antes de deitar.
Os meus vão 4 X por dia. Aprenderam rápido mas foi preciso muinta a tenção e muta insisitência.

lembre-se que os cães são animais de hábitos, tem de criar o hábito. Não vale apena meter o cão a cheirar e bater-lhe, isso é um mito idiota. O bicho não percebe o porquê.

Tem de ir a horas certas, quer chova quer faça sol.
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta nov 28, 2012 10:14 am

Não sei se isso ajuda, mas no nosso caso, só começámos a levar o nosso à rua aos 6 meses porque ele apanhou parvovirose quando tinha 2 meses e isso atrasou-lhe as vacinas. No início, ele não fazia na rua porque não estava habituado. Assim que chegava à casa, ou até à porta da casa fazia logo as necessidades.
O que fizemos foi levá-lo constantemente à rua, dar algum tempo para ele cheirar e passear, e se ele tentar fazer assim que chegarmos à casa, é logo interrompido e levado para fora de novo.
Depois, as saídas não podem ser só para fazer as necessidades. Depois de ele fazer alguma coisa diziamos "lindo menino!" e continuávamos com o passeio, para que ele não associasse que fazer as necessidades = voltar logo para casa. Também usámos as palavras "faz cocó" para ver se ele podia associar isso com fazer necessidades.

Com algum tempo e paciência, finalmente o rapaz sentiu-se confortável para fazer lá fora, e com algum tempo, deixou de querer fazer dentro de casa. :)
Souvenirs
Membro Veterano
Mensagens: 289
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

quarta nov 28, 2012 10:34 am

tal como ja foi dito aqui..insistência é a chave..levar mais vezes a rua e ir reduzindo gradualmente o numero de vezes..hórarios sempre certinhos, de maanhã cedo, ao chegar a casa, depois de comer e antes de deitar (pelo menos, nos primeiros tempos ate conseguir aguentar mais tempo) cansa-lo na rua ajuda a estimular as necessidades, ralhar sempre e apenas quando for apanhado em flagrante em casa. e elogiar sempre que faça algo na rua. com o tempo eles vao lá..a minha com 5 meses as vezes ainda se descuida..mas já é raro..
Última edição por Souvenirs em quarta nov 28, 2012 10:40 am, editado 1 vez no total.
Garfield2010
Membro Veterano
Mensagens: 2470
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta nov 28, 2012 10:40 am

sasquatch Escreveu:Os cães não são gatos para fazer em caixinhas de areia!
Tem de criar um horário fixo e ser muito atenta a esse horário. Logo de manhã, logo a seguir a comer, antes de deitar.
Os meus vão 4 X por dia. Aprenderam rápido mas foi preciso muinta a tenção e muta insisitência.

lembre-se que os cães são animais de hábitos, tem de criar o hábito. Não vale apena meter o cão a cheirar e bater-lhe, isso é um mito idiota. O bicho não percebe o porquê.

Tem de ir a horas certas, quer chova quer faça sol.
A cocker dos meus pais aprendeu logo em bebé a fazer num tabuleiro com areia dos gatos, sim. E durante 15 anos manteve o hábito. Caso a ida à rua não pudesse ser (quer por mau tempo, atrasos ou mesmo tratamentos médicos), ela ía às pedras. Claro que teve de ser construído um tabuleiro à medida dela. E conheço outros exemplos de cães que fazem o mesmo.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta nov 28, 2012 10:50 am

A minha falecida Tita (caniche) também fazia como os gatos e fê-los durante 14 anos.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta nov 28, 2012 10:59 am

Os cachorrinhos ainda mal desmamados que cá estiveram em FAT à pouco tempo iam fazer xixi à caixinha de areia que pus à disposição. Eram tão pequeninos que mal conseguiam entrar e sair dela, mas ainda assim faziam mais vezes na caixa que fora. Foi uma grande ajuda, com tantos cachorrinhos e tão pequenos.
magggie
Membro
Mensagens: 161
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

quarta nov 28, 2012 11:35 am

A minha cadela apesar de ter levado algum tempo a aprender já fazia as necessidades na rua, mas foi esterilizada quase aos 7 meses, esteve uma semana sem sair de casa e esteve com alguma incontinência durante quase duas semanas. Voltou por isso a fazer as necessidades em casa... podiamos ter chegado da rua à 5 minutos que assim que tinha vontade fazia xixi... Voltei a ir com ela à rua 4 vezes por dia, de manhã, depois de almoço, na final da tarde e depois de jantar. Pelo menos durante o dia tem funcionado, mas se de manhã me atraso 5 minutos lá vai ela fazer xixi na cozinha...
Ultimamente tenho tentado ensiná-la a pedir para ir à rua ou à varanda quando está aflita, ela costuma aprender os truques que lhe ensinamos relativamente depressa mas este está a demorar algum tempo, e muitas das vezes ainda não o faz... Mas com paciência e apanhando muitos xixis pelo caminho havemos de lá chegar... :D
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta nov 28, 2012 12:18 pm

Para mim é mais " o dono não sabe ensinar", não leve a mal.

Há cães mais difíceis é um facto mas regra geral são os métodos de ensino que estão errados.

Também não concordo nada com essa historia dos cães fazerem xixi em caixas como se fosse gatos, mas adiante.

Só vale ralhar quando a apanhar no acto de outra forma, não vale a pena.

Crie rotinas. Geralmente eles acordam com vontade de fazer, leve-a logo á rua assim que se levantarem e compense-a quando ela fizer lá fora.
Com tempo e paciência ela vai entender.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Garfield2010
Membro Veterano
Mensagens: 2470
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta nov 28, 2012 12:29 pm

LFGomes Escreveu:
Também não concordo nada com essa historia dos cães fazerem xixi em caixas como se fosse gatos, mas adiante.
Porque?? Não me diga que no livrio de instruções dos cães é contra-indicado :lol:

Pelo menos, em caso de atrasos o animal não sofre. Isso não impede que tenham os seus passeios diários. Apenas impede que hajam acidentes ou sofrimento por parte do animal....

Há com cada panca.... :roll:
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta nov 28, 2012 12:36 pm

Porque não é higiénico; porque confunde o animal; porque os donos aproveitam para nem levar os cães á rua.

Quanto á sua tentativa de causar algum atrito, não perca o seu tempo porque não respondo a provocações.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta nov 28, 2012 12:59 pm

Tal como a sas lhe disse.
Mitos e boatos assim como superstições prevalecem quando a ignorância as acompanha. E os conselhos, sobretudo esses que recebeu são no mínimo contraproducentes.
1º conselho que lhe dou.
Não ouça o primeiro idiota que lhe apareça à frente,informe-se bem primeiro, antes de agir,estamos no século XXI e tem ferramentas ao seu dispor.Portanto só não é esclarecido(a) se não quiser.
Não disse a idade do animal, mas normalmente eles passam por 3 fases:

1ª Fazem tudo em casa.
2ª vão à rua, passam lá horas e fazem assim que chegam a casa.
3ª Passam a fazer só na rua.

Um animal com meses (agora não estou certo até que idade) não tem ainda o controlo da bexiga e esse problema poderá continuar para além do normal com esse tipo de coisas que anda a fazer.(esfregar o focinho no xixi, desculpe lá que lhe diga mas isso não é nada).
Se deparar com qualquer coisa no chão (xixi ou cócó) não o repreenda,mesmo que seja dois ou três minutos depois, ignore e limpe.
Pois ele não vai perceber porque está a levar o correctivo.
Se o apanhar no acto ou prestes a fazer (há que saber ler o cão) repreenda com um não firme (sem gritar) e mande-o ou ponha-o no sitio já reservado para esse efeito. (há fraldas ou resguardos guardados para esse tipo de coisas nos supermercados).
Se necessário, reforce esse comportamento com recompensas (biscoitos para cão, um bocado de carne cozinhada sem sal, etc).
Há que ter paciência e calma,pode demorar algum tempo e essa associação poderá ser feita em várias vezes, pode não ser à primeira. Especialmente agora que o cão não percebe o que quer, só sabe que está sempre a ser repreendido e talvez tenha problemas ou venha a adquirir problemas de auto confiança, porque não sabe se o que faz é bom ou mau. E isso é torna-lo fraco.
O que me leva ao próximo assunto, um cão cessa o crescimento físico por volta dos 12 meses,mas também requer uma maturação psicológica e consequente desenvolvimento mental para obter um animal equilibrado,ou seja, Faça-o ou deixe-o explorar o meio que o rodeia, sociabilize-o bem e tenha um certo cuidado com os outros cães.
Não sobrecarregue o cão com comandos,o primeiro comando é o não.
A partir dos 6 meses comece a introduzir os comandos básicos (aqui, senta, deita, etc) de intensidade crescente nos meses a seguir.
Para um comando serão precisas algumas sessões nunca superior a 5 minutos em cada uma.
Nunca ensine vários comandos numa sessão,certifique-se que ele percebe e que faz sempre o exercício,não deixe nenhum por fazer, ou seja, nunca deixe uma ordem por obedecer.
De cada vez que ele obedecer, dê-lhe recompensas e vá apanhar as canas sozinho(a) (lindo menino, bom,etc).
Quando estiver satisfeito com o resultando passe ao seguinte.
Para cultivar a auto estima do cão comece e acabe com um comando que tenha certeza que ele vai obedecer e recompensa e foguetes para cima.
Nunca perca a calma,nem comece a gritar, é preferível fazer só quando quando tiver a disponibilidade temporal e psicológica para tal,antes poucos e bons do que muitos e maus.
Quanto à sociabilização, prefira cães presos com donos capazes, pergunte sempre primeiro se os cães são sociáveis, se a resposta for negativa ou parecer que o dono não sabe o que diz,evite. Cães soltos ou abandonados intervenha ou faça manobras de evasão. Salvo cães que ele já conheça e que esteja certo(a) que não haverá problemas.
Pelo menos aos fins de semana ou sempre que possa, dê um valente complemento de exterior, utilize os jardins ou parques da sua área, normalmente, estão carregados de cheiros e de coisas porreiras para descobrir,a isso pode juntar uma brincadeira com bolas, paus,recompensas, etc. (para ele ir buscar).
Tente fazer uso do instinto e tire partido disso para poder proporcionar desafios mentais.
Pessoalmente tiro partido do ambiente que me rodeia (sementes de plátano,pinhas fechadas,paus,pedras,etc) fiscalize é com cuidado os objectos naturais para ver se não tem coisas nocivas (p.e. lagarta do pinheiro, se as sementes estão fechadas e de alguma maneira oferecem robustez). Acho que são muito mais apelativos para eles do que objectos de borracha (pelo cheiro).
Poderá ir também à praia utilizar os dotes de natação ou de corrida do seu cão
Quando não puder fazer isso, tenta dar no mínimo, duas horas diárias ao cão em passeios e exercício. Mas não puxe por ele,deixe-o gastar as energias à velocidade dele. Na fase de crescimento exercício em demasia,pode levar a problemas nomeadamente a nível ósseo.
Em casa,também pode fazer algo em relação a ansiedade de separação, habitua-lo a períodos de solidão cada vez maiores e recompensa.
Para mim,a palavra chave é, desafios.

leia isto.
http://www.pet.vet.br/agressao.html
http://www.saudeanimal.com.br/artig127.htm
http://www.eukanuba.pt/pt-PT/adult-dog- ... r-dog.jspx
http://www.cm-evora.pt/NR/rdonlyres/000 ... aCauda.pdf
http://www.lordcao.com/lcn015.htm
http://www.universodocao.com.br/dogpedi ... asp?id=244
http://dicaspeludas.blogspot.pt/2012/05 ... ondem.html

boa sorte e bom proveito
Última edição por botas96 em quarta nov 28, 2012 1:28 pm, editado 5 vezes no total.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta nov 28, 2012 1:06 pm

Excelente post, Botas96. Todo um programa de educação de um cachorro. Parabéns pelo resumo. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”