Cio Cadela!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
M_D
Registado: quinta jul 20, 2006 1:31 pm

sábado dez 01, 2012 12:50 am

Olá a todos,

Tenho uma "rafeirita" de seu nome Pandora, que tem sensivelmente 9 meses, não sei ao certo pois era abandonada e a pessoa que me deu não tinha a certeza do dia de nascimento dela.
O que se passa é que a Pandora teve o primeiro cio em finais de Agosto, princípios Setembro e agora desde a 3 dias para cá está novamente com o cio, penso eu pois está com o corrimento de sangue e mais meiga, ou seja está com os mesmo sintomas de quando esteve com o cio. Agora pergunto é normal que neste pequeno espaço de tempo possa ter o cio novamente? Tinha em mente que o cio seria de 6 em 6 meses.
Conto com a vossa ajuda.

Cumprimentos.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado dez 01, 2012 12:56 am

Não me parece que possa ser cio, mas quem está habilitado a identificar o que se passa é o veterinário.

E leve-a quanto antes, esse corrimento pode ser sinal de piómetra, uma infecção uterina que pode matá-la.

É uma urgência.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
M_D

sábado dez 01, 2012 1:25 am

Ok, obrigado pelo conselho. Mas será de todo impossível que seja novamente o cio? É que ela está normal, come bem, brinca, não aparenta assim nenhum sinal de doença. Essa doença de que fala não apresenta outros sintomas para além do corrimento?

Cumprimentos.
M_D

sábado dez 01, 2012 1:31 am

"A piometra pode surgir de duas formas, a aberta, em que o animal apresenta uma descarga vaginal de pús ou fluido uterino geralmente com mau cheiro". Retirei isto duma pesquisa que fiz, esse fluido uterino tem a cor do sangue?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado dez 01, 2012 1:49 am

O fluido da piómetra geralmente não é sanguinolento, é amarelado. Se vir a cadela a beber quantidades anormais de água, febril ou prostrada... corra para o vet.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

M_D

sábado dez 01, 2012 2:01 am

Mas o que corre é mesmo sangue, no primeiro dia era mais escuro agora e normal, ela não apresenta qualquer sintoma está normal, no entanto vou ao veterinário para ficar descansado, pois isto é muito estranho.
dinodane
Membro Veterano

sábado dez 01, 2012 2:09 am

Essa, é sempre a atitude mais acertada. Depois diga como correu.

M_D

sábado dez 01, 2012 8:06 pm

Olá boa tarde a todos.

Não tive hipótese de ir ao veterinário hoje e como vejo que ela está super bem não dei essa preocupação a outra pessoa que poderia fazê-lo. Mas ao passear a Pandora de manhã, um rafeirito abandonado que anda sempre aqui pelo bairro não a largava nem por nada e aos outros dias pouco lhe liga, e reparei também que ela está com a vulva inchada o que me leva a ter quase a certeza de que estará com o cio. Agora pergunto se alguém já teve esta situação com o seu animal, de ter 2 cios num tão curto espaço de tempo?

Cumprimentos.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado dez 01, 2012 8:57 pm

Acho que deve levar a patuda ao vet na mesma...
dinodane
Membro Veterano

sábado dez 01, 2012 10:01 pm

Às vezes as cadelas são como as mulheres, no início da vida fértil levam algum tempo a regular.

sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo dez 02, 2012 12:45 pm

Tenha mas é cuidado para daqui a pouco não andar à procura de donos para mais uma ninhada inesperada....

Vá ao vet e combine a melhor altura para a esterilizar. Fica logo sem mais preocupações de cios, doenças, etc.
M_D

domingo dez 02, 2012 8:26 pm

Boa tarde a todos.

Sim a esterilização está nos planos, até era pra já ter sido feita, mas o valor que me pediram no veterinário que costumo ir é um pouco "puxado" e nesta altura está complicado, mas brevemente irá ser esterilizada. Mas o que me está a fazer confusão e ter tido os dois cios tão próximos um do outro..

Cumprimentos.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

domingo dez 02, 2012 9:35 pm

Sempre pode falar com o seu vet e perguntar se lhe facilita o pagamento .... tenha cuidado com os patudos machos :lol: :lol:
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda dez 03, 2012 8:36 am

A minha tem o cio de 5 em 5 meses...
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda dez 03, 2012 2:20 pm

Os 1ºs cios nao têm que ter necessariamente 6 meses de diferença..ha cadelas em que nunca se verifica essa regra, mas o melhor mesmo é ir ao Vet.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”