Bom dia!
Como num post anterior se falou muito no facto dos cães engolirem alimentos ou outras coisas que podem estar envenenadas, resolvi colocar aqui esta questão para esclarecimento.
Ouvi falar que se deve ensinar os cães a não comerem nada que não venha das mãos dos donos, através de alimentos atirados por cima do muro, ou deixados no chão á disposição dos animais, com substâncias não tóxicas mas desagradáveis ao paladar.
Isto é correcto?
Se sim, quais essas substâncias?
Existem outras formas de ensinar o animal?
Respondam pois infelizmente, em Portugal, muitos cães são mortos por envenenamento.
Beijos e abraços a todos.
Como ensinar um cão a não ingerir coisas estranhas?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Pois, na verdade estive à espera de que algum dos donos mais experientes respondesse este tópico. Eu tento que o meu cãozinho não apanhe nada na rua quando saimos a passear, é uma trabalheira porque o malandro atirasse a qualquer coisa que veja para a comer, agora com a coleira estranguladora (porque estamos a fazer treino de obediência) é mais facil controlar, e como vivo num 2º andar não é assim tão facil alguem atirar nada para a minha varanda, mas tenho certeza que se alguem atirasse qualquer coisa o Dylam comia, está sempre à procura de comida!!!
Alicia

Alicia
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
O melhor seria contactar um treinador que a poderia informar melhor os tipos de treino que existem para a recusa de alimento de outro que não o dono.
Há no entanto 2 métodos que quanto a mim, resultam:
O primeiro consiste em pedir a outras pessoas que se aproximem do seu cão com comida na mão e lhe dêm a cheirar, quando ele for a comer diga um não bem forte. Se mesmo assim ele além de cheirar a comida tiver intenção de a comer, a pessoa que lhe está a oferecer deverá dar-lhe uma palmada seca por baixo da boca (queixo).
Ao fim de algum tempo o cão começa a associar que qualquer pessoa que não o dono que lhe for oferecer comida não tem boas intenções logo começa a recusar a comida sempre, quer o dono esteja presente ou não.
Este treino deve envolver o maior numero de pessoas a oferecerem comida possivel, e nãod eve ser feito só com ração, mas também com carne e outros petiscos que os nossos amigos adoram.
Para o segundo método terá comprar armadilhas para passarinhos, em arame, regularmente espalhe no jardim em que o costuma passear ou no seu quintal bocadinhos de carne com essas armadilhas. Sempre que ele for cheirar e abocanhar a comida espalhada a armadilha irá fechar-se e fazer ruído, não o aleija mas também não se trata de uma experiÊncia agradável para o cão. Ele vai acabar por perceber que o que está no chão não é agradável de comer.
Repita ambos os treinos regularmente até ele ter gravado bem estas 2 inibições.
Mas como disse logo no início, o melhor mesmo será contactar um treinador profissional. Estas dicas foi o treinador da Shiva que mas deu.
Boa sorte!
Há no entanto 2 métodos que quanto a mim, resultam:
O primeiro consiste em pedir a outras pessoas que se aproximem do seu cão com comida na mão e lhe dêm a cheirar, quando ele for a comer diga um não bem forte. Se mesmo assim ele além de cheirar a comida tiver intenção de a comer, a pessoa que lhe está a oferecer deverá dar-lhe uma palmada seca por baixo da boca (queixo).
Ao fim de algum tempo o cão começa a associar que qualquer pessoa que não o dono que lhe for oferecer comida não tem boas intenções logo começa a recusar a comida sempre, quer o dono esteja presente ou não.
Este treino deve envolver o maior numero de pessoas a oferecerem comida possivel, e nãod eve ser feito só com ração, mas também com carne e outros petiscos que os nossos amigos adoram.
Para o segundo método terá comprar armadilhas para passarinhos, em arame, regularmente espalhe no jardim em que o costuma passear ou no seu quintal bocadinhos de carne com essas armadilhas. Sempre que ele for cheirar e abocanhar a comida espalhada a armadilha irá fechar-se e fazer ruído, não o aleija mas também não se trata de uma experiÊncia agradável para o cão. Ele vai acabar por perceber que o que está no chão não é agradável de comer.
Repita ambos os treinos regularmente até ele ter gravado bem estas 2 inibições.
Mas como disse logo no início, o melhor mesmo será contactar um treinador profissional. Estas dicas foi o treinador da Shiva que mas deu.
Boa sorte!
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Oi Cristina.
A sua primeira técnica apenas fará com o que o cão nao coma ao lado do dono, e alguns só não comem com a ordem. Longe do dono, comem tudo na mesma. É assim com o meu, e é assim com todos os que vi com essa técnica.
E não há treinadores em portugal, há escolas de treino que têm pessoas com muita (ou pouca) experiência a treinar cães que nos ajudam.
A sua primeira técnica apenas fará com o que o cão nao coma ao lado do dono, e alguns só não comem com a ordem. Longe do dono, comem tudo na mesma. É assim com o meu, e é assim com todos os que vi com essa técnica.
E não há treinadores em portugal, há escolas de treino que têm pessoas com muita (ou pouca) experiência a treinar cães que nos ajudam.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá,KROZ Escreveu: Oi Cristina.
O treino resulta se após as primeiras vezes com o dono junto e a voz de inibição Não, o dono começar a não estar presente (fora do campod e visão do cão). Garanto que o cão não precisa do dono para nada a partir do momento que grava a situação de que comida de estranhos = a experiência dolorosa ou humilhante...
Conheço vários cães em que esta técnica resultou quando bem executada.
<p> </p>
<p> </p>
Mas um "não" não é uma experiencia nem dolorosa nem humilhante para o cão. Se viu cães a recusarem uma salsicha sem o dono por perto, não é apenas com essa técnica que eles aprenderam a recusar, penso eu. Se puder confirme, pois gostaria de saber. Eu nunca vi nenhum cão a recusar com apenas essa técnica, e conheço muitos cães treinados. Recusam todos com o dono por perto, mas no dia a dia, soltos na rua, o que apanharem comem.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá,KROZ Escreveu: Mas um "não" não é uma experiencia nem dolorosa nem humilhante para o cão. Se viu cães a recusarem uma salsicha sem o dono por perto, não é apenas com essa técnica que eles aprenderam a recusar, penso eu. Se puder confirme, pois gostaria de saber. Eu nunca vi nenhum cão a recusar com apenas essa técnica, e conheço muitos cães treinados. Recusam todos com o dono por perto, mas no dia a dia, soltos na rua, o que apanharem comem.
na fase em que estamos com o cão, a outra pessoa (sujeito) aproxima-se e dá-lhe a comida a cheirar, nós dizemos Não - mas a maioria das vezes e então se for feito com carne, o cão vai tentar comer - e aí o sujeito dá-lhe a chapada por baixo do focinho (convem ser com uma certa força).
Quando o cão deixa de aceitar só com o nosso Não, então passa-se á segunda fase. Deixamos o cão solto, ou preso, e afastamo-nos para fora do seu campo de visão. O sujeito aproxima-se, dá a cheirar e se o cão for a comer, nova chapada.
Convem ir variando os sujeitos o máximo possível e incluir pessoas que o cão não conhece. Dessa forma o cão grava que não pode aceitar de nenhuma pessoa e não só de uma ou duas em particular.
No caso dos cães de raça grande já adultos, ou cães mais agressivos, já é mais complicado encontrar sujeitos dispostos a participarem. Nesse caso o melhor é ter os cães presos e sujeitos habituados a lidar com cães.
Depois há que ir fazendo "reciclagens" regulares, para que o cão não "esqueça".
Ao treinar-se assim um cão é importante ter a colaboração de todos os que lidam com ele - a comida só deve ser dada pelo dono, e o cão deve comer sempre do mesmo recepiente. É comum nas visistas familiares o "ohh tão querido, vá lá, é só um bocadinho, ele até está a pedir..." acho que todos estamos familarizados com isso, mas é muito importante "educar" também as outras pessoas. Se acharmos que ele até pode comer, por exemplo, é um pedaço de carne cozida sem condimentos, então devemos ser nós a dar-lhe (pedimos á pessoa para nos passar o pedaço).
Espero ter ajudado. Como disse anteriormente, não há metodos infaliveis, mas estés 2 já os vi resultar.
<p> </p>
<p> </p>
Ahh ok, assim mais explicado já acredito que funcione. Eu não tinha percebido que a pessoa que lhe dá de comer também lhe bate. Por isso não acreditava que com o dono longe o cão não trincasse a comida.
A minha técnica é muito parecido mas não tem agressões. Após o não eu dou comida de modo a que ele prefira comer de mim do que de estranhos. Após um certo tempo ele sabe que após o não, não vale a pena comer pois eu dou-lhe. Mas deste modo não dá para ele aprender a não comer longe de mim.
A minha técnica é muito parecido mas não tem agressões. Após o não eu dou comida de modo a que ele prefira comer de mim do que de estranhos. Após um certo tempo ele sabe que após o não, não vale a pena comer pois eu dou-lhe. Mas deste modo não dá para ele aprender a não comer longe de mim.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Exactamente, o problema é esse, é que se alguem lhes oferecer um bifinho temperado com algum veneno e nós não estivermos perto...
A agressão depende também do cão, do tamanho, sensibilidade, caracter, etc.
A agressão depende também do cão, do tamanho, sensibilidade, caracter, etc.
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Olá
O homem que treina o meu Tião, faz o que a nynf disse, mas não dá a palmada por baixo da boca, mas sim tenta-lhe apertar o nariz e os cães não gostam nada que se faça isso
. Ele faz o treino de duas maneiras: ou dá o biscoito na mão ou atira para o chão e se o cão vai lá tentar apanhar o biscoito, eu digo o Não e ele aperta-lhe o nariz
. Acho que é uma técnica boa, pois o Tião aprendeu num instante, ao fim de 3 aulas já não queria comer o biscoito. E em cada aula, são sempre alimentos diferentes.
Beijinhos
Tchinho
O homem que treina o meu Tião, faz o que a nynf disse, mas não dá a palmada por baixo da boca, mas sim tenta-lhe apertar o nariz e os cães não gostam nada que se faça isso

Beijinhos
Tchinho