Dar sangue

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta dez 07, 2012 5:23 pm

Li por aí algures qualquer coisa sobre dar sangue.

Não faço ideia se já existem bancos de sangue, mas na qualidade de dona de cães gigantes, treinados, com vacinas em dia e desparasitados, fi-lo durante muitos anos.

O meu "método" é simples: informei o meu vet dessa disponibilidade e ele usava-a quando necessitava e passava a palavra a colegas (outras clínicas) que estivessem a precisar.

Pessoalmente acho que é uma coisa que quem tem estes cães grandes saudáveis pode fazer. Mas implica deslocações a horas impróprias e a locais um bocado fora de mão.

Mas sempre pesou para mim o facto de estar a ajudar outro animal.

Neste momento só o farei num caso extremo porque o macho não está preparado para estar quieto a dar sangue e ia ficar muito assustado. A minha fêmea não pode dar.

Mas aqui deixo a sugestão para quem queira usar este método. :lol: :lol: :lol:
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta dez 07, 2012 5:26 pm

neste momento só tenho um cão que possa dar sangue, precisamente o meu dogue! a Yasha não pode porque teve parvovirose em cachorra, e as whippets não teem peso suficiente. o veterinário dos meus cães já tem lá a informação, bem como outros veterinários meus conhecidos, mas até ver ainda não se estreou!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta dez 07, 2012 5:38 pm

WaterMonitor,

tb davas do teu Bull?
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

sexta dez 07, 2012 5:43 pm

Parece interessante e útil. Tenho de me informar com o meu vet sobre isso.

Mas não creio que a Nikita consiga ser dadora. Ela fica louca quando vê o veterinário. Acho até que gosta mais dele do que dos donos! Fica impossível de controlar mesmo, por isso duvido muito que a conseguisse manter suficientemente sossegada para estar a tirar sangue.
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta dez 07, 2012 6:16 pm

Water, julgo que alguns hospitais veterinários têm bancos de sangue. As condições para guardar o sangue exige maquinaria dispendiosa, pelo que as clínicas veterinárias vulgares não o têm.

Normalmente, a doação funciona como tu dizes: avisa-se o vaterinário de que temos um animal com o peso indicado e nas condições de saúde requeridas e ele recorre a nós quando surge algum caso. Ou então é o próprio médico que nos pede, quando sabe que temos um animal em boas condições para doar sangue.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta dez 07, 2012 6:37 pm

Encontrado no blog do Hospital Veterinário de Almada:
Como é que posso tornar o meu CÃO dador?
Todos os nossos dadores são voluntários. Se o seu cão preenche os seguintes pré-requisitos:

- saudável e afável;
- peso igual ou acima dos 25,0 Kg;
idade entre 1-8 anos;
- se fêmea, sem que tenha tido prévias ninhadas;
- vacinação e desparasitação actualizada;
- prevenção da dirofilariose actualizada.

Então, o seu cão pode ser dador! Para tal, contacte o seu Médico Veterinário de forma a se assegurar que preenche estes pré-requisitos e depois envie-nos, via e-mail, a sua proposta, ou preencha-a directamente na recepção. A partir do momento em que seja aceite, será contactado pelo HVA para a realização dos despistes necessários e tipificação do grupo sanguíneo do seu cão.

Porquê tornar o meu cão dador?
O sangue e seus subprodutos são muitas vezes a única forma de salvar a vida de outro cão, como por exemplo em situações de:

- lesões por acidentes de carro;
- envenenamento por veneno de ratos;
- parvovirose (gastroenterite hemorrágica);
- anemia;
- tratamento de suporte do cancro;
- tratamento de suporte na insuficiência renal crónica;
- tratamento de suporte durante e após procedimentos cirúrgicos.

Esta é uma pequena lista das indicações mais comuns; como separamos os componentes do sangue, cada doação do seu cão pode ajudar, como mínimo, outros dois cães.

Como é realizada a recolha do sangue?
O sangue é retirado da veia jugular, no pescoço, sendo necessário rapar um pouco de pelo nessa zona. É colocado também um cateter numa das patas, de forma a podermos administrar tranquilizantes. Por cada colheita, são retirados 450 ml de sangue, correspondendo a uma unidade de sangue.

O procedimento é doloroso ou perigoso para a saúde do meu cão?
O processo não é doloroso nem prejudica a saúde do seu animal. No total, demora cerca de 10-15 minutos.

Que benefícios é que o meu cão recebe?
Para além da satisfação pessoal de saber que se encontra a participar num programa que salva a vida de outros cães, o seu cão receberá os seguintes benefícios:

- o seu cão tem direito a receber gratuitamente uma unidade de sangue por cada uma doada, durante o resto da sua vida;
- é determinado, de forma gratuita, o grupo sanguíneo do seu cão;
- o seu cão recebe gratuitamente vacinação anual contra a raiva e as principais doenças infecciosas (esgana, parvovirose, hepatite infecciosa canina e leptospirose), bem como uma análise gratuita às fezes para pesquisa de parasitas, a cada 6 meses.
http://www.bancodesangueanimal.blogspot.pt/
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta dez 07, 2012 8:11 pm

a minha Bess( Pastora Belga Malinois) e a minha Chanel (Labradora), são ambas dadoras... Até têm um cartãozinho com o tipo de sangue e tudo... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

sexta dez 07, 2012 9:28 pm

Que parvoice a minha, nunca tinha pensado nisso, os caes tem sangues diferentes como as pessoas?
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sexta dez 07, 2012 10:44 pm

A minha dogue tambem é dadora!! :D
Ela é muito calminha nem pia, fica ali sentadinha... e como é saudavel e tem tudo em dia, nunca teve problemas... porque nao ajudar os outros!!
Inicialmente fez uns exames ao sangue, veio tudo o que seria mau como "negativo", logo ficou apta a ser dadora.

em contrapartida oferecem a vacinação anual.
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
WaterMonitor
Membro Veterano

sábado dez 08, 2012 4:44 pm

LFGomes, não a Peggy (Bulldog) nunca foi dadora porque teve a Leishmania detectada logo ali por volta de 1 ano de idade.

A doença em si não é contagiosa, como sabemos, mas a medicação e as anemias frequentes faziam com que não fosse adequada.

Além disso eu tinha 3 animais perfeitos para isso: os 2 Terranova e a Basset. Todos eram saudáveis e muito bons para aquilo porque ficavam quietos e nem ligavam ao catéter.

Todos, Bulldog incluída, tinham uma excelente relação com idas a sítios, fossem clínicas ou não. Dava-lhes igual, era uma ida a um sítio e pronto.

É evidente que se o meu vet tiver uma situação mesmo má, vou usar o Dogue, mas não arrisco a ir com ele a clínicas desconhecidas porque ele odeia homens, odeia sítios desconhecidos (não agride) e ainda tinha um treco.

Vou confessar: a escrever isto ainda sorri a lembrar-me das vezes que segurávamos todos na marquesa para os Terranova saltarem lá para cima e o meu marido amparava o rabo do saltador. :lol: :lol: :lol:
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

sábado dez 08, 2012 9:09 pm

WaterMonitor Escreveu:Vou confessar: a escrever isto ainda sorri a lembrar-me das vezes que segurávamos todos na marquesa para os Terranova saltarem lá para cima e o meu marido amparava o rabo do saltador. :lol: :lol: :lol:
Francamente :evil: Não havia uma alminha que tivesse a amabilidade de pegar no "pequeno" ao colo? :lol: :lol: :lol:
Clara
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sábado dez 08, 2012 10:30 pm

O meu mitreiro tambem é dador. Até agora ainda só teve uma " ameaça" de ter de dar. Mas acabou por não ser preciso. Felizmente para o cão necessitado.( Ainda ficava com alguma da tolice do espaventoso ) :lol:
Sofia
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda dez 10, 2012 10:08 pm

osmclara, eu tive mesmo, mas mesmo, os cães perfeitos.

Saltavam a alturas inacreditáveis à voz de "em frente, hop".

Mas as marquesas são de metal e eles eram brutos como as casas.

O meu vet, que os conhecia de bebés, sentava-se no chão à frente deles, dava ele próprio os comandos "sentado" e "quieto" e fazia-se aquilo na boa (tirando a parte em que lhe cheiravam e lambiam o alto da cabeça).

Os vets desconhecidos queriam sempre na marquesa e dava sempre direito a número de circo. Era demais! :lol: :lol: :lol:

Há pessoas que se gabam de andar nas noites, das noitadas que fazem, etc. Também me posso gabar, mas não conheci bares ou discotecas, conheci foi muita clínica veterinária durante as madrugadas. :lol: :lol: :lol:
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

segunda dez 10, 2012 10:34 pm

Peço desculpa o off-topic mas a conversa da Water fez-me lembrar uma aula que tive recentemente em que fomos precisos 4 alunos para colocar um Dogue Alemão em cima de uma marquesa. E bem gregos que nos vimos :lol:
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça dez 11, 2012 7:06 pm

:D :D A minha ainda é muito adolescente, não pára quieta. Mas no dia 18 (já marquei) vou àquele Vet que é o Dr. House dos Bulls LOL (onde vai o Horácio) e aproveito para questionar em relação a isto também.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”