cães que ladram muito... o que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anacsdias
Registado: quinta mai 31, 2012 12:23 am

sexta dez 07, 2012 10:16 pm

Olá,
O meu cão chama-se Bino, já o tenho há cerca de 1 ano e meio e vivo num apartamento. Apesar de o levar 3x à rua, sendo que numa delas, mais ao final do dia, o solto para ele poder correr e brincar para gastar todas as suas energias. Mas....
Ele ladra muito dentro de casa, os meus vizinhos já me alertaram várias vezes para essa situação.
Quando ele ladra eu reajo quase sempre da mesma fora "Shhh Não", tal como quando ele está deitado na sua cama sem fazer barulho o elogio por estar sossegado.
Já tentei vários métodos que encontrei aqui na internet, tal como borrifar àgua para o focinho quando ele ladra, mas não resulta. Ando nisto ha cerca de 1 ano, sempre a chama-lo à atenção... Eu julgo que seja por causa dos barulhos da rua, ou quando está gente a falar lá fora, ou quando alguns cães começam a ladrar na rua, ele ladra para proteger o território ou algo do género...
Alguém me pode dar umas dicas do que poderei continuar a fazer para evitar que ele ladre tanto dentro de casa?
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado dez 08, 2012 12:17 am

Olá.
É consistente ao repreende-lo?

A minha cadela ladra pouco, mas mesmo assim evito que ela ladre a despropósito. E acho que é difícil repreender TODOS os latidos desnecessários, daí ter perguntado pela consistência.

Nos dias em que ela se estica e parece estar mais excitada, digo-lhe NÃO/NÃO LADRA e se repetir vai para a cozinha (sozinha de porta fechada) uns minutos até sossegar. O castigo típico, porque ela não gosta nada de não poder estar connosco.

Se está mais normal e perto de mim, seguro-lhe no focinho tapando/segurando (Como quem diz, "cala-te") e por vezes se ela continua dou um "tap" com o dedo (adequado á pequena dimensão dela, digamos).

Ela tem a mania de ladrar a animais (sem grande descriminação) na tv. Ainda na semana passada vi com ela um episódio estilo National Geographic para ver se parava de o fazer. Apliquei as técnicas de proximidade que lhe disse acima, e de início dava-lhe uma espécie de beliscão com os dedos (simulação de mordida). Aguentamos qs 1h e nunca mais isto tinha acontecido desde que ela veio cá para casa. Melhorou BASTANTE, mas tenho que repetir o procedimento, claro. No caso dela, a bicharada no ecrã é o calcanhar de Aquiles. Já ao vivo e a cores, nem se dá por ela.

Curiosidade - Hoje conheceu gansos e patos. Se não estivesse de trela, tinha-se posto a milhas dos gansos que lhe faziam "Fssssss" :D :D
anacsdias

sábado dez 08, 2012 2:22 am

SrYuki,

Sou consistente sim, sou capaz de estar 1h a manda-lo calar-se junto a ele, tb já lhe fechei a boca com as mãos e até já o fechei na cozinha tambem como castigo de estar a ladrar... Tambem já experimentei bater com o jornal no chão à frente dele sempre q ele ladra-se e esse foi o método que resultou durante mais tempo, porque ele tinha medo do jornal, mas agora tb já perdeu o medo. Parece que não percebe! Já pensei até ir a um treinador para ele averiguar onde estão os meus erros ao ralhar com ele, ou se ele é simplesmente desobediente...
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sábado dez 08, 2012 10:01 am

Em que situações ladra? Há um padrão? Ladra sempre pelas mesmas razões?
anacsdias

domingo dez 16, 2012 11:12 pm

Ele ladra em várias situações... Quando ouve pessoas lá fora a falarem alto, quando vizinhos entram no prédio e ouve a porta de baixo a bater ou simplesmente quando eu ralho com ele por ele estar a ladrar nessas situações ladra mais a contestar.
miketica
Membro Veterano
Registado: sexta dez 23, 2011 5:38 pm

segunda dez 17, 2012 2:31 pm

estou com o mesmo problema:
o meu cão quando acorda começa a ladrar e não se cala, só quando quando nós acordamos e vamos ter com ele é que ele se cala. os vizinhos já estão a ficar chateados com esta situação.

porque será que ele ladra tanto?
miketica
Membro Veterano
Registado: sexta dez 23, 2011 5:38 pm

segunda dez 17, 2012 2:32 pm

o que poderei fazer para ele não ladrar tanto?
springdog
Registado: sexta jun 01, 2012 3:30 pm

segunda dez 17, 2012 4:40 pm

curiosamente o meu tambem ladra sem nada nem porque. se calhamos de vir de um passei o da rua o "rapaz" quando chega a casa desata numa correria ( brincadeira ) e começa a ladrar sem se calar. a minha soluçao tem sido dar lhe um osso de couro pra o entreter. ja lhe dei com o jornal no focinho mas ele pensa que é brincadeira e ainda ladra mais .
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

segunda dez 17, 2012 5:20 pm

springdog Escreveu:curiosamente o meu tambem ladra sem nada nem porque. se calhamos de vir de um passei o da rua o "rapaz" quando chega a casa desata numa correria ( brincadeira ) e começa a ladrar sem se calar. a minha soluçao tem sido dar lhe um osso de couro pra o entreter. ja lhe dei com o jornal no focinho mas ele pensa que é brincadeira e ainda ladra mais .
Ele pode estar a associar o osso de couro a recompensa... Então quando quiser o osso vai ladrar... Quando ele ladrar para chamar a atenção deve ignorá-lo e virar-lhe costas e premiar quando ele se calar... Atenção que falo do ladrar para chamar a atenção...
springdog

segunda dez 17, 2012 5:39 pm

obrigado fteixeira

nunca tinha pensado nisso!

começo a pensar que quem precisa de treino e ser ensinado sou eu.... ; )

abraço
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

segunda dez 17, 2012 5:45 pm

springdog Escreveu:obrigado fteixeira

nunca tinha pensado nisso!

começo a pensar que quem precisa de treino e ser ensinado sou eu.... ; )

abraço
É muito comum as pessoas fazerem isso... :) O cão começa a ladrar, ficamos irritados, não queremos que faça barulho, então damos qualquer coisa para ele se calar... Pensamos nós... Eles entendem que estão a ser recompensados e então quando quiserem mais voltam a ladrar... É instintivo, não fazem para nos aborrecer :)
Premiar, só os bons comportamentos... Há uma técnica que comigo também resulta e que li num livro que é chocalhar por exemplo um mealheiro ou uma garrafa com pedras dentro, qualquer coisa desse género. Por norma não gostam desse barulho e calam-se. Com a minha resulta... Embora ladre muito pouco. Quando se "arma" e ladra para chamar a atenção, simplesmente ignoro-a e viro costas e até saio de junto dela para um sítio onde não me possa ver... Cala-se logo! :)
wishe
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 9:40 pm

segunda dez 17, 2012 6:10 pm

springdog Escreveu:curiosamente o meu tambem ladra sem nada nem porque. se calhamos de vir de um passei o da rua o "rapaz" quando chega a casa desata numa correria ( brincadeira ) e começa a ladrar sem se calar. a minha soluçao tem sido dar lhe um osso de couro pra o entreter. ja lhe dei com o jornal no focinho mas ele pensa que é brincadeira e ainda ladra mais .
Se diz que ele fica muito excitado depois do passeio, eu sugeria um passeio maior( ou com mais actividade ffísica) e mais disciplina a entrar em casa. Um dos objectivos do passeio é gastar energia para que seja mais fácil portar-se bem em casa. Isto na minha maneira de ver as coisas..
springdog

segunda dez 17, 2012 8:36 pm

em boa hora descobri este forum , nunca pensei que teria resposta tao pronta e quase imediata.

agradeço a todos ( wishe e fteixeira ) a atençao que deram ao meu caso , ( o spring ainda ladra ) mas vou experimentar usar uma garrafa com pedritas para o asustar , e da mesma forma darei um passeio maior para o cansar. o spring é um basset com 9 meses , andar nao é muito com ele mas com jeitinho la lhe darei a volta....

obrigado a todos mais uma vez

( devo confessar que ja me passou pela cabeça da-lo a minha sogra ou a alguem que o estimasse, mas quando olho para ele derreto me e nao sou capaz de o fazer , se a minha filha calha de ler este paragrafo poe me fora de casa) ; )
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

segunda dez 17, 2012 9:39 pm

:roll: :roll: :roll: Então devo ter o melhor cão do mundo em termos de ladrar, pois o meu Rufus tem um ano e se ladrou 2 vezes na sua vida foi muito :roll:
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda dez 17, 2012 9:47 pm

A basset de um familiar faz exactamente o mesmo, assim como o meu beagle. Desatam a correr e a ladrar para brincar, na rua até pode ser engraçado, em casa é uma chatice. O ideal é ignorar mas na prática isso não resulta porque entretanto o prédio já ficou em alvoroço pois o ladrar de um basset não é nada silencioso. Portanto a meu ver a solução está em ensinar ao cão que só brinca quando o dono quer, isto é, tirar vários bocadinhos do dia para brincar com o cão, por exemplo ao tug of war, durante 5 minutos. O objectivo é que o cão não peça para brincar mas sim, perceba que o dono é que tem que ter a iniciativa, isto vai evitar que ele ladre porque quer brincadeira. Outra solução está em distraí-lo com outra coisa, nem que seja a pedir "sentas". Isto é, o cão ladra -> pedimos um "senta" -> recompensamos com um biscoito pelo "senta".
Em caso de cães que ladram porque ouvem barulho na rua, ou porque passa um carro, ou porque a campainha tocou, ou porque ouvem outros cães a ladrar acho que tudo se resume a recompensar o cão por se manter calmo, e a meu ver mantinha a mesma lógica acima, pedimos um "senta" ao cão e recompensamos por estar sentado. Quando o cão ladra por muitas situações para se ter um treino 100% eficaz teria que se trabalhar individualmente cada um das situações que são responsáveis pelo ladrar do cão e isso já exige muito trabalho por trás.
Há quem diga que uma boa solução para os cães não ladrarem tanto é ensinar ao cão a ladrar sob comando, isto vai facilitar porque quando queremos que ele ladre é recompensado, sempre que ladra sem comando não é recompensado. Mas aqui acho que é preciso fazer um treino como deve ser, senão o cão vai ladrar quando queremos e quando não queremos. Portanto não aconselho muito. Mas há treinadores que o fazem.
Responder

Voltar para “Cães”