Ajuda - Devia gostar mais do meu cão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Danielima
Registado: sexta dez 07, 2012 12:08 am

domingo dez 09, 2012 2:20 pm

Boa tarde,

Antes de mais peço que evitem as ironias e comentários em que nada vão ajudar.

A minha namorada ofereceu-me esta semana, um filhote de Golden Retriever , fêmea. A pequenina tem 6 semanas (eu acho que veio demasiado cedo).

Eu sempre adorei cães e adoro a raça, no entanto ainda não consegui desenvolver uma relação de afecto com ela, como devia ser. Eu gosto dela, e preocupo-me muito com o seu bem estar, no entanto não consigo sentir o entusiasmo que tenho perante outros animais. A minha família adaptou-se bem, no entanto eu que sou o dono, não me sinto da mesma forma.

Tenho feito tudo para lhe proporcionar um bem estar e ela está adaptar-se muito bem. Estamos a habitua-la a dormir sozinha, e hoje já só chorou por volta das 8h da manhã. Não tem demonstrado quaisquer sinais de tristeza e inadaptação.

Sinto-me pessimamente. Eu devia querer estar todo o tempo com ela, no entanto dou por mim a evitar passar tempo com ela. Não quero desistir dela e a ideia de a devolver é tenebrosa.

Se me puderem ajudar e agradeço, pois eu não quero sentir assim.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo dez 09, 2012 2:23 pm

é uma cachorra, ainda tão pequenina... vai ver que quando ela começar a fazer gracinhas e a querer brincar vai gostar dela! à medida que ela for crescendo, e caso ela o escolha a si como dono preferido, vai notar a ligação entre vocês a ficar mais forte! ;)

boa sorte com ela! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

domingo dez 09, 2012 2:47 pm

Fez-me lembrar o meu marido quando lhe disse que queria um Chihuahua, ele dizia-me: isso não é um cão a sério, é um cão a pilhas!!
E depois de eu o ir buscar, ele adora-o!!
Vai ver que a medida que o tempo vai passando você vai amá-lo como ela a si!! Tudo de bom para a patudinha ;)
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo dez 09, 2012 2:53 pm

Já procurou parar e analisar o porquê desta sua reacção se sempre gostou de animais e se gosta da raça? Pense bem nas razões que o levam a sentir assim.

Talvez ache demasiada responsabilidade neste momento. Preocupa-o a perca de liberdade que um animal implica e o trabalho que dá e sente que lhe impuseram essa carga sem lhe perguntar?

A sua namorada devia ter -lhe perguntado 1º é verdade, talvez ache que é um presente demasiado complicado.

Ou talvez esteja a ver que a cadela não é um bom exemplar da raça e se sinta um bocado chateado com isso...

Até pode ser que o problema não esteja na cadela mas na sua relação com a namorada....

A mim custa-me de facto compreender porque qualquer bicho apanhado da rua me entusiasma demais. Mas cada um é que sabe da sua cabeça e ninguém é obrigado a desenvolver um relacionamento com um animal que não pediu para ter.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo dez 09, 2012 2:55 pm

Tendo isso em vista..devolva.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

domingo dez 09, 2012 4:30 pm

nao concordo que um cao sirva de presente para alguém como se de um objecto se tratasse :| eu por exemplo nao gostaria de receber um cao de presente se nao me identificasse com a raça em questao, sao riscos muitos acrescidos para o futuro e o bem estar do animal e quanto a isso estou de acordo com o AQuartelmar :wink:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

domingo dez 09, 2012 5:06 pm

Sinceramente... Uma cadela com seis semanas... Quem não gosta dela?... Qualquer que seja a raça. São todos parecidos... uns bébés. Pode é não gostar de ter animais... Pode gostar deles mas não gostar do trabalho que dão... Agora pegar num bichinho de seis semanas e não sentir que gosta dele... uhmmm.
DanielBerto
Membro Júnior
Registado: sábado nov 03, 2012 11:39 am

domingo dez 09, 2012 5:12 pm

AQuartelmar Escreveu:Tendo isso em vista..devolva.
2x
Danielima

domingo dez 09, 2012 5:44 pm

sasquatch Escreveu:
Talvez ache demasiada responsabilidade neste momento. Preocupa-o a perca de liberdade que um animal implica e o trabalho que dá e sente que lhe impuseram essa carga sem lhe perguntar?

Ou talvez esteja a ver que a cadela não é um bom exemplar da raça e se sinta um bocado chateado com isso...

A mim custa-me de facto compreender porque qualquer bicho apanhado da rua me entusiasma demais. Mas cada um é que sabe da sua cabeça e ninguém é obrigado a desenvolver um relacionamento com um animal que não pediu para ter.
A cadela é um exemplar excelente, parece-me. Está a passar pelas fases normais de adaptação a uma nova casa e família.
O problema sou claramente eu. Talvez esteja relacionado com a responsabilidade que me foi depositada. Terei que aprender a viver com isso. A minha família irá procurar ajudar-me da melhor maneira.
Tenho a certeza que ela será muito feliz.

Não a irei devolver.

Obrigado pela ajuda.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo dez 09, 2012 6:11 pm

Compreendo-a. Há 2 anos, por esta altura, foi-me "imposta" uma cachora amorosa, com apenas 4 meses - a dona pediu-me que cuidasse dela até a sua vida se resolver mas... depois não a quis de volta. Apesar de querida, não tive empatia com ela. Pu-la para adopção mas durante dois anos ninguém lhe "pegou"; no entanto, durante ese tempo, cuidei dela da mesma forma que cuidei dos outros: boa alimetação, cuidados veterinários - vacinas, esterilização, enfim, tudo o que é suposto. Menos o afecto especial - gostava dela como gosto de cães em geral, embora nem todos sejam para mim. Quando finalmente surgiu uma família que a adoptou e a fui entregar, conheci uma cadela nova! Obediente, calma, foi feliz da vida com a nova dona, que estava encantada, e nem olhou para trás... a ingrata! :lol: Não sinto saudades dela, tal como ela não sente a minha falta, de certeza. Há casos assim, sobretudo quando existem "imposições" e não temos como escolher. Das duas uma, ou tenta desenvolver uma relação afectiva com a cadelinha ou devolve ao criador. Eu devolveria e teria uma conversa séria com a pessoa que me tivesse dado tal presente. Animais não são coisas...
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

domingo dez 09, 2012 6:49 pm

Eu acho que ter um cão é como ter um filho, de certa forma: implica fazer esforços para ter alguém feliz ao nosso lado, que nos retribui com carinho.
Existem pessoas que não teem feitio para ter filhos ou animais, é simplesmente isso.

Quando tive de cuidar sozinho do meu primeiro cão também me senti um pouco apreensivo e não tinha grande vontade de estar com ele (apenas nos primeiros dias) mas penso que isso derivava a ambos nos estarmos a habituar a um novo ambiente.

Não entendo o seu tipo de inadaptação, a que nível será.
Acho que deve conversar já com os seus familiares para evitar dissabores futuros pois se não está emocionalmente preparado para assumir o cão e as suas responsabilidades, deveria passá-las para algum deles ou mesmo dar o cãozinho.

Vá avaliando a sua relação com o cão por mais um tempo, quando são muito pequenos não teem tanta capacidade para serem palhaçinhos e ainda não se demonstram grandes companheiros pois deveriam estar com a mãe e irmãos até, pelo menos, às 8 semanas de idade.

Lembre-se que um cão dessa raça dura mais de 10 anos, normalmente 13 a 15. Para o bem de toda a família, deveria pensar se é mesmo isso que quer.
São grandes companheiros mas exigem-nos muito tempo. Acredite que não vai querer passar tantos anos a discutir sobre quem vai à rua com o cão numa noite de chuva, quem lhe dá banho, quem vai com ele ao vet, etc.

Boa sorte! :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

domingo dez 09, 2012 6:50 pm

Eventualmente, visto dizer que a familia o vai ajudar, falar com a sua mãe, expor-lhe o seu sentimento, e ver a possibilidade de ser ela a dona da cadelinha, talvez a sua mãe sinta o carinho pelo animal que você não sente, e poderá não vir a sentir.
Para um animal, ter um bom tratamento (comida, abrigo, veterinário,...) é muitissimo importante, mas não é tudo, aquele carinho especial vindo de alguém em particular é igualmente importante. Se você não o sente é um facto e não pode fazer milagres, mas veja à sua volta quem poderá ter esse lugar :wink:
Clara
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo dez 09, 2012 7:13 pm

Vou deixar aqui o meu testemunho.
Um dia a irmã de uma amiga minha ligou-me a dizer que havia um cão para adopção porque a dona não o queria mais. Eu na altura vivia em casa dos meus pais e ia mudar de casa ao fim de 1 mês, disse-lhe que não podia ficar com o cão e não queria um cão para já, primeiro queira arranjar a minha casa, habituar-me à casa e só depois pensar nisso. No entanto fui ver o cão, não lhe achei piada nenhuma, não o achei bonito e não senti qualquer ligação ao cão mas por pena, e depois de saber a história dele, disse que ficava com ele. Hoje, passado 1 ano e meio, não consigo viver sem ele, adoro o meu cão e dedico-me muito a ele. Mas a relação dono/cão não se desenvolve de um momento para o outro, e isso é uma coisa que aprendi ;)
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo dez 09, 2012 7:38 pm

Depende: tive cães e gatos que os vi no próprio dia em que nasceram e senti logo que era aquilo que queria, porque escolhi logo.

Tive animais que trouxe da rua já crescidos e senti no momento em que nos olhámos e me decidi a os recolher uma ligação que durou até morrerem de velhos.

Outros deram-nos bebés e toda a gente cá em casa sentiu aquele sentimento de pertença.

Mas se o forista não sente isso, é porque não está à vontade com algo. Atenção: os cães e também os gatos, percebem tudo.
Um cão especialmente ( e esta vai ficar grande) precisa de ser treinada, educada, precisa muito de ter uma ligação forte com um ser humano.

Pense bem nisso.
Danielima

domingo dez 09, 2012 8:53 pm

A situação está resolvida.

Já falei com a minha família.
Ela será muito amada e muito acarinhada.
Provavelmente ela acabará por reconhecer no meu pai o verdadeiro dono, uma vez que ele passará mais tempo em casa que eu, uma vez que estudo.

Obrigado pela ajuda.
Responder

Voltar para “Cães”