Rações - uma ajuda na "análise dos rótulos"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta dez 14, 2012 1:50 pm

Sei que já há centenas de tópicos sobre rações mas decidi criar mais este :oops:


Já há uns tempos que ando para publicar este tópico, tal como tinha prometido num outro.
O texto abaixo é uma "versão trabalhada" de uma resposta publicada num outro tópico sobre o tema.

Quero deixar bem claro que o que o texto abaixo é uma opinião baseada no que tenho lido e aprendido o que não quer dizer que esteja 100% certa!!!. Não tenho nenhum curso de nutrição canina, nem algo que se pareça...
Por isso, falem com veterinário e outros entendidos, pesquisem por vocês e vejam se as coisas são mesmo assim. Não se limitem a acreditar em tudo o que lêm! "Estudem" e formem a vossa opinião. :wink:


Podemos dizer que existem vários pontos de vista, "filosofias", sobre este tema. Logo o que está escrito abaixo é segundo aquilo que eu considero mais "correcto" - equilibrado.

O texto abaixo tem algumas dicas, não todas! Com um pouco de trabalho de pesquisa talvez consigam reunir mais informação.

Estas são dicas mais gerais, no entanto não quer dizer que não existam rações que "produzam" bons resultados mesmo sem seguirem todos os pontos!
Existem raçoes com boas composições e bons resultados e que não seguem todos os pontos abaixo.

ATENÇÃO: Estas dicas não se devem aplicar para escolher a alimentação de animais com necessidade de dietas especiais. Essas devem ser decididas pelo veterinário!
Também não recomendo que se sigam todos os pontos para escolher a ração de um animal sénior.

Sintam-se à vontade para discordar do que vou escrever e dizê-lo, pois assim é uma oportunidade para discutirmos de forma saudável de modo a melhorar este texto e de eu "corrigir" o meu pensamento.
Sintam-se também à vontade para sugerir novos pontos para acrescentar :)

Desde já agradeço aos users que deram sugestões e discordaram de algumas coisas que tinha escrito no outro tópico pois assim ajudaram-me a melhorar o texto :D

Então aqui vai: "Análise de rações" - Algumas Dicas "Básicas"


  • Sobre os rótulos (ingredientes, análises, etc):
  • Percentagem de ingredientes
Numa composição deve-se dar preferência a uma que apresente uma boa quantidade de ingredientes de origem animal de boa qualidade. na lista de ingredientes, estes aparecem organizados segundo a quantidade presente (em 1º o ingrediente presente em maior quantidade). No entanto não basta olhar para o 1º ingrediente. O correcto será comparar a quantidade de carne toda somada com a de cereais todos somados.
Para isto deve-se olhar no mínimo para os primeiros 5 ingredientes.
Ter como 1° ingrediente carne pode não ser assim tão significativo se de seguida estiverem vários nomes de cereais. Isto porque uma das estratégias dos produtores é colocarem vários tipos de cereais numa percentagem inferior à da carne para que na listagem apareçam depois da carne.
Esses cereais todos, depois de somados, acabam por ser a maioria.
Exemplo: "45% farinha de aves, 30% milho, arroz, aveia, trigo, 3% farinha de peixe..."
  • Ingredientes de origem animal
Estes podem ser os ingredientes considerados mais importantes. São eles que fornecem as proteínas que os cães precisam. Teoricamente os cães devem ter uma alimentação com base em carne e por isso é bom sinal quando esta está presente numa quantidade "agradável" na composição. No entanto, e como vou tentar explicar a abaixo, podem ser incluídos muitos tipos de ingredientes de origem animal na composição das rações e nem todos têm o mesmo valor, a mesma qualidade.
E além de variar de ingrediente para ingrediente a qualidade pode variar dentro de um mesmo ingrediente. Por exemplo, uma composição pode incorporar uma "farinha de carne" de qualidade superior a uma outra que tem exactamente o mesmo escrito no rótulo sendo que a "farinha de carne" deste segundo poderá ser de qualidade mais fraca. (Isto acaba por tornar as "análises" muito complicadas...)
  • Nome do ingrediente
Ao olhar para as listas de ingredientes por vezes surgem certos ingredientes escritos de forma muito geral, esses são de evitar pois pode ser uma forma de "esconder" o que é usado na ração.
Exemplos: termos como "carne" "cereais" , "carnes e subprodutos animais", "farinha de carne" etc. devem ser evitados, em vez destes devemos procurar termos que indiquem que tipo de carne é usada (como: "carne de borrego", "farinha de frango" etc)
  • Farinhas de carne
Estes não são propriamente maus ingredientes como o nome pode fazer parecer. Farinha de carne é carne previamente desidratada. Tal como sugerido acima deve-se preferir que seja indicado de que espécie/tipo de animal provem a farinha de carne.
Uma vantagem da farinha de carne é já estar desidratada antes do processo de fabrico, ao contrario da carne fresca. Vou tentar explicar:
Ter uma grande quantidade de "carne fresca" pode-nos soar, a nós, melhor do que ter a mesma quantidade de farinhas de carne.
No entanto quando diz apenas "50% carne de frango" por exemplo esses 50% incluem uma grande quantidade de água visto que a carne ainda não foi desidratada.
No final do processo a quantidade de carne presente é muito inferior a 50% e por isso este ingrediente pode "descer" vários lugares na lista e deixar o 1° lugar a um ingrediente "menos desejável"

Enquanto quando diz "50% farinha de carne de frango" ou "50% carne de frango desidratada" esses 50% são praticamente todos compostos por carne de frango.

Portanto entre "50% de carne de X" e "50% de farinha de X/ carne desidratada de X" estes segundos ingredientes contêm na verdade muito mais carne que o primeiro.
No entanto é sempre preciso comparar as percentagens. Entre 60% de carne fresca e 10% de farinha de carne talvez compense optar pela 1ª.
Pode-se sempre investigar a quantidade de água presente na carne de frango e ver-se qual a quantidade de carne que sobra após ser desidratada. Por exemplo se tivermos 60% de carne fresca e essa carne for 80% de água apenas 12% são realmente carne e os outros 48% são agua (isto assim muito rapidamente, pois certamente haverá outras coisas a considerar)
Com tudo isto não quero dizer que a carne fresca é um mau ingrediente, é até um bom ingrediente mas que infelizmente poderá não estar presente na quantidade que nos fazem pensar.
  • Carnes frescas
Carne fresca é a carne no seu "estado natural", se for de qualidade pode ser uma óptima fonte de proteínas de origem animal. No entanto deve-se ter em conta que este ingrediente tem muita água presente que desaparece durante o fabrico (ler o ponto "farinhas de carne" para perceber melhor)
  • Subprodutos animais
Geralmente os sub produtos são as partes do animal não aproveitadas para consumo humano, por isso são ingredientes mais baratos. Assim algumas rações (especialmente as standard) incorporam-nas como ingrediente. Estes ingredientes apesar de conterem proteína não são os melhores visto que pouco é aproveitado pelo cão. Assim devem ser evitados especialmente se na composição estiverem presentes em grande quantidade.
Exemplos: patas, cabeças etc.
Editado: Este ponto tem de ser trabalhado.
Os sub produtos animais podem ser também as entranhas, intestinos, patas, órgãos e outro tipo de partes.
Analisando bem os órgãos não são propriamente maus ingredientes.
No entanto como podemos saber se quando listam "sub produtos" falam de patas ou de órgãos por exemplo?!
É complicado... e aí pode estar um "problema".
Uma boa marca irá, supostamente, evitar ingredientes de baixa qualidade. No entanto eu não escolheria uma ração que tivesse sub produtos como principal ingrediente.
Recomendo que leiam: http://www.askavetquestion.com/nutritio ... yproducts/
  • Subprodutos vegetais
Como os anteriores tratam-se dos "restos" menos desejáveis dos cereais. São também pouco desejáveis (talvez ainda menos do que os subprodutos animais).
  • Cereais
Não é o ingrediente adequado para estar em maior quantidade.. No entanto está presente na maioria das rações e nao as torna necessariamente rações de fraca qualidade. Importante é o "equilíbrio" (não deve haver cereais em excesso ) e a qualidade visto que há cereais com uma maior digestibilidade e que podemos considerar que têm mais "valor" que outros.
Exemplo: Arroz
  • Tabelas de análises nutricionais
As "análises nutricionais" (aquelas que contêm a percentagem de proteínas, fibras etc.) não devem ser a única coisa para qual olhar.
Isto porque a percentagem de proteína (pex) até pode ser altíssima, mas se provier de ingredientes de má qualidade de nada serve pois o cão pouco vai aproveitar dessa percentagem.
Portanto é sempre importante olhar para esta tabela em conjunto com a lista de ingredientes, e não como algo "independente".


  • Aditivos, complementos nutricionais e minerais:
  • Corantes
Rações com corantes não são a melhor das escolhas. Apesar de uma ração colorida nos parecer "engraçada" os corantes são dispensáveis e podem mesmo ser prejudiciais para os animais.
  • Conservantes
Certos conservantes são potencialmente cancerígenos.
Já por aqui foi falado e fica ao critério de cada um. Há quem diga que não vale a pena evitar, pois o risco é mínimo ou não está provado, outros dizem que sim.
Exemplos: E320 - BHA - Butylatedhydroyanilose, E321 - BHT - Butylatedhydroyutoluen, E324 - Ethoxyquin ou Etoxiquina
  • Suplementos e Minerais Geral
Uma boa ração tem os suplementos incorporados de forma equilibrada. Cálcio, fósforo, etc devem estar presentes, mas de forma equilibrada e adequada. Tanto o excesso como a deficiência pode ser prejudicial. Existem suplementos que são mais importantes num tipo de cães no que outros, por exemplo, em raças de porte grande/gigante os condroprotectores são importantes.
Neste ponto há muito que poderia ser dito. Aconselho a pesquisarem sobre as necessidades gerais e especificas de cada cão em termos de suplementos.
  • Cálcio e Fósforo
É importante falar do cálcio e do fósforo em conjunto e relacionar estes dois minerais com a Vitamina D visto que esta vitamina ajuda na absorção do cálcio e na regulação dos níveis de cálcio e fósforo no sangue.
O cálcio é um macromineral e é o mais abundante mineral no organismo. e encontra-se sobretudo nos osso e dentes. O cálcio, apesar de ser um mineral bastante importante, tem de ser administrado de forma equilibrada. A falta deste mineral em quantidade adequada em animais jovens pode levar ao Raquitismo e em animais adultos, a ossos frágeis. Por outro lado o excesso deste mineral pode ter consequências tais como problemas ósseos especialmente em cachorros de crescimento rápido, cálculos renais entre outros.
O fósforo é também um mineral importante e que se encontra principalmente nos ossos e dentes tal como o cálcio. Uma dieta com excesso ou deficiência deste mineral pode levar também a problemas.
A necessidade destes dois minerais é geral, no entanto é diferente dependendo da idade e condição do animal. Um cachorro precisará de uma maior quantidade que um adulto por exemplo.
O rácio entre o cálcio e fósforo é bastante importante este deve ter o mínimo de 1 para 1 e um máximo de 2 para 1. O "equilibrio" andará entre estes dois valores, no entanto não o sei especificar...
Como disse no início a vitamina D desempenha também um papel importante na absorção destes dois minerais. Tal como o cálcio e o fósforo a sua deficiência pode levar a problemas ósseos. A luz solar tem grande influência sobre esta vitamina pois é após a exposição solar que esta vitamina se "activa".
  • Prebióticos e Probióticos
A diferença entre Prebioticos e Probióticos prende-se com o facto de uns serem microorganismos e outros não, no entanto a função é semelhante, ambos estimulam e ajudam o crescimento de bactérias benéficas no intestino
Prebióticos são compostos não digeríveis que ajudam na proliferação de bactérias benéficas no trato intestinal e diminuem a proliferação de bactérias nocivas. Ajudam também na absorção dos nutrientes e facilitam a digestão, reforçam o sistema imunitário (entre outros benefícios)
Exemplos de Prebióticos usados: mananoligossacarídeos (MOS), frutoligossacarídeos (FOS), raiz de chicória
Probióticos são microorganismos vivos benéficos para a flora intestinal.
Exemplo de Probióticos usados: Lactobacillus acidophilus, Enterococcus faecium, levedura de cerveja.
  • Condroprotectores
Os condroprotectores têm como principal função proteger as cartilagens nas articulações.
Os condroprotectores mais usados nas rações são a Glucosamina e a Condroitina e agem quase em conjunto. A Glucosamina estimula a formação de nova cartilagem enquanto a Condroitina inibe as enzimas que destroem a cartilagem mais antiga.
Estes componentes são especialmente importantes em cachorros e cães de porte grande e gigante que são mais propensos a problemas nas articulações.
Estes componentes são também usados para aliviar os sintomas de certos problemas como artrites e displasia
  • Antioxidantes
Os Antioxidantes são elementos cuja função é proteger o organismo da ação dos radicais livres. Estes radicais livres são as moléculas produzidas como resultado da oxidação celular e são os responsáveis pelos processos de envelhecimento. Ao neutralizarem os radicais livres os antioxidantes diminuem a ação dos mesmos sobre o "mau" colesterol e assim previnem problemas cardíacos,podem também contribuir para a prevenção de cancros entre outros benefícios.
Os antioxidantes estão presentes em diversos tipos de alimentos, mas sobretudo em verduras e frutas



  • Como saber se escolhi a ração adequada?:
É importante escolher uma ração com uma composição adequada e equilibrada, adequada à idade, porte, e actividade do animal de preferência.
Depois de o ter feito deve lembrar-se fazer uma transição gradual e avaliar os resultados que o seu cão lhe mostra.
Não esquecer que ais nossos olhos a composição pode ser perfeita, que os outros cães até se dão bem, mas o nosso pode não se dar! Cada cão é um cão e como tal cada um pode reagir de forma diferente à mesma alimentação. É importante referir mais uma vez que existem rações que não "cumprem" tudo o que está acima e no entanto à animais que reagem de forma bem positiva.
Depois da transição estar concluída à pelo menos uma semana (opinião minha) deve-se ter em conta os seguintes aspectos para avaliarmos se a escolha foi correcta: pelagem, fezes, condição física, apetite, no fundo, o estado geral de saúde.
  • Outras dicas e conselhos:
  • Opiniões
Não se baseie apenas no que leu num site/fórum etc. Tente procurar e recolher o máximo de informação de forma a poder construir a sua opinião sobre o assunto.
  • Recolha de sugestões
Peça ajuda/sugestões a criadores, veterinários. É provável que lhe expliquem as coisas e dêem boas indicações. Não esquecer que também à sempre a hipótese de estes tentarem promover o que vendem, que até podem ser boas rações.
Procure também relatos de quem use a ração que está a investigar, claro que não pode esquecer que "cada cão é um cão"
  • Trocas de rações
Quando mudar de ração faça-o de forma gradual para evitar problemas durante a mudança. Há quem defenda que não se deve andar sempre a trocar de ração, se está a usar uma boa ração com bons resultados pense que talvez não tenha motivos para a trocar.
  • Respeite o seu cão
Cada cão é um cão e por isso é normal que reajam de forma diferente à mesma alimentação.
Se ao trocar de ração vir que os resultados não são os melhores (fezes moles, pelo baço, pouca energia etc) não force apenas porque você acha que a composição daquela ração é muito boa. Tente procurar outra de qualidade e faça a troca. (ATENÇÃO que os sinais que referi acima podem ser indicadores de uma doença e não da ração. O melhor nestes casos será consultar o seu veterinário)
  • O porte e idade são importantes
A ração deve ser adequada ao porte e idade do animal. É preciso especial atenção à alimentação de cachorros de porte grande/gigante, pois estes têm uma fase de crescimento longa e delicada que requer uma alimentaçao de qualidade para poderem passar esta fase de forma equilibrada. (Sugiro que quem tem cachorros deste porte pesquise sobre a quantidade de proteínas adequada)
  • Atenção aos suplementos
- não devemos dar suplementos como o cálcio etc, só "porque sim". Essa é uma alternativa a ser muito bem estudada e discutida com o vet. Suplementos a mais podem ser prejudiciais. Geralmente um boa ração já inclui todos os suplementos que um animal em condição normal necessita.
  • Alternativas à ração seca
Informe-se sobre outros tipos de alimentação.
Hoje em dia já existem alternativas ás rações, pesquise e informe-se e faça a sua escolha. (pesquise por alimentação natural, Raw, Barf etc)
  • Horário de alimentação
Podemos distinguir a alimentação ad libitum (sempre disponível em quantidade e tempo), e a alimentação com horários definidos.
Neste segundo caso o horário tem de ser adaptado ao cão. Um cão adulto com uma condução normal pode ser alimentado 2 vezes por dia, já um cachorro de meses deve ter a subalimentação distribuída por mais vezes.
  • Doses diárias
Para sabermos a quantidade de ração que devemos dar ao nosso cão a tabela presente no saco é um bom ponto de partida, no entanto não deve ser seguida como uma lei. Mais uma vez "cada cão é um cão" e por isso o peso não será a única coisa que determina a quantidade de ração necessária. Partindo da tabela de "dose diária recomendada" presente no saco devemos ajustar essa dose ao nosso animal, aumentando-a ou diminuindo-a conforme o estado físico, o exercício feito, o apetite etc. O objectivo é encontrar uma dose que não seja excessiva mas que também não deixe o cão com fome e que não permita que o animal passe da condição física ideal mas que também não fique abaixo da mesma.
  • Recipientes
As taças em que o animal come e bebe devem ser de um material resistente e fácil de limpar. Eu dou preferências às taças de inox pelas razões descritas acima. Ter em atenção que certos animais podem ter problemas com taças de plástico.
Outro assunto muito discutido é a utilização de taças em suportes para ficarem a uma maior altura do chão. Sobre isto não tenho opinião formada. Para mim parece-me mais cómodo para o cão, mas a questão central é se previne ou não as torções de estômago. Ao que parece ainda não se chegou a "acordo" sobre o tema.
Para além das típicas taças há quem use outras técnicas de vez em quando como: usar a comida como recompensa para treinos ou servir a comida em brinquedos próprios para o efeito.
  • Refeições seguidas de exercício
Deve-se evitar que o cão faça exercício físico intenso antes e depois das refeições, especialmente em cães de porte grande. Esta é uma das formas de prevenir a torção de estômago, que é uma condição grave.
  • Água
Este ponto é básico mas bastante importante. O animal deve ter sempre água limpa e fresca à disposição.
  • Snacks
Todos gostamos de dar uns "miminhos" aos nossos pequenos de vez em quando, no entanto isto não deve ser feito de forma excessiva pois certos tipos de biscoitos e guloseimas são altamente calóricos e podem levar o animal a engordar.
  • Ossos e brinquedos
Ossos prensados, ossos reais de vaca e brinquedos estilo Kong sao óptimos recursos para manter o cão entretido e como forma de "miminho".


  • Documentos com possível interesse relacionados com o tema:

•Regulamento sobre a utilização de de subprodutos animais: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/Lex ... 033:PT:PDF

•Regulamento geral relativo aos requisitos necessários para a colocação no mercado de alimentos para animais: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/Lex ... 028:PT:PDF

•Regulamento que cria o Catálogo de matérias-primas para alimentação animal: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/Lex ... 032:PT:PDF

•Regulamento relativo ao Catálogo de matérias-primas para alimentação animal: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/Lex ... 065:PT:PDF
Última edição por maraya em quarta mai 01, 2013 1:44 pm, editado 32 vezes no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

sexta dez 14, 2012 2:35 pm

Foi sucinta no que disse, mas tem aí tudo o que é essencial. Acho que é uma boa referencia para quem esta a procura de uma raçao. :D Obrigada maraya.
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
Sasha9
Membro Veterano
Mensagens: 1386
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta dez 14, 2012 2:50 pm

Bom tópico, resume os pontos essencias a ter em conta na escolha de uma ração! :wink:
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta dez 14, 2012 3:02 pm

Obrigada :D

O texto/resumo ainda não está acabado, vou acrescentando conforme me lembrar e segundo sugestões :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
nbraganca
Membro
Mensagens: 162
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

sexta dez 14, 2012 3:48 pm

Muito bom. Parabéns :)
magggie
Membro
Mensagens: 161
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

sexta dez 14, 2012 7:09 pm

Excelente tópico :D
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado dez 15, 2012 10:25 am

Mais uma vez, obrigada :D

Editei de novo e acrescentei alguns pontos no tópico dos aditivos e suplementos :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
canifeli
Membro
Mensagens: 65
Registado: domingo out 14, 2012 9:18 pm
Localização: 2 cães e 2 gatos

sábado dez 15, 2012 1:12 pm

Bom dia

Parabéns pelo artigo aqui redigido, muito bom. Aproveito para pôr aqui uma tabela que na minha modesta opinião é excelente para os cães, mas queria que desse a sua opinião, considerando o artigo, sobre esta tabela que encontrei :

INGREDIENTES: Carne de frango, arroz moído, milho moído, gordura de frango (conservada com tocoferóis mistos, uma fonte de vitamina E e ácido cítrico), frango fresco, polpa de beterraba, gordura de frango, farinha de salmão, fosfato bicálcico, óleo de salmão (conservada com tocoferóis mistos, uma fonte de vitamina E, e ácido cítrico), linhaça, ovo em pó integral, alfafa, fibra de aveia, cloreto de potássio, sulfato de cálcio, o tripolifosfato de sódio, extracto de raiz de chicória, farinha de algas secas, vitamina E , vitamina A, vitamina D3, niacina, vitamina C, inositol, d-pantotenato de cálcio, mononitrato de tiamina, riboflavina, beta-caroteno, cloridrato de piridoxina, ácido fólico, biotina, vitamina B12, proteinato de zinco, sulfato ferroso, proteinato de ferro, óxido de zinco , proteinato de cobre, sulfato de cobre, proteinato de manganês, óxido de manganês, iodato de cálcio, selenito de sódio, ácido cítrico, cálcio, espinafre, propionato desidratado, cloridrato de glucosamina, cloreto de colina, metionina DL, extracto de yucca schidigera, lábio verde de mexilhão (fonte de condroitina), folhas de chá verde, folhas de hortelã-pimenta, folhas de salsa, ginkgo, equinácea, camomila, extrato de alecrim.

Análise garantida:

Proteína Bruta min 26%
Gordura bruta min 16%
Fibra bruta Máx 3,5%
Humidade Máx 10%
Cinza bruta Máx 8,0%
Cobre min 13,5 mg / kg
Vitamina A min 12000 UI / kg
Vitamina D3 min 1.300 UI / kg
Vitamina E min 170 UI / kg
Glucosamina * min 600 mg / kg
Omega-6 * min 2,90%
Omega-3 * min 0,40%

Energia metabolizável 3850 kcal / kg
Energia metabolizável 425 kcal / copo

* Não é reconhecido pelo AAFCO como essencial

Cumprimentos,
LR.
Última edição por canifeli em segunda jan 07, 2013 5:19 pm, editado 2 vezes no total.
canifeli
Membro
Mensagens: 65
Registado: domingo out 14, 2012 9:18 pm
Localização: 2 cães e 2 gatos

sábado dez 15, 2012 1:36 pm

Bom dia,

Esta é a dos gatos da mesma marca:

INGREDIENTES: Carne de Frango, gordura de frango (conservada com tocoferóis mistos, uma fonte de vitamina E e ácido cítrico), milho moído, glúten de milho, farelo de arroz integral, farinha de salmão, frango fresco, polpa de beterraba, gordura de frango, frutos do mar(farinha de lagosta e caranguejo) , mistura de feno-grego, óleo de salmão (conservada com tocoferóis mistos, vitamina E e ácido cítrico), carbonato de cálcio, ácido fosfórico, fibra de psílio, casca de ervilha, cloreto de potássio, cloreto de colina, sal, , taurina, extracto de raiz de chicória, levedura de cerveja, farinha de algas secas, ácido cítrico, vitamina E, vitamina C, niacina, inositol, vitamina A, mononitrato de tiamina, d-pantotenato de cálcio, cloridrato de piridoxina, riboflavina, beta-caroteno, vitamina D3, ácido fólico, biotina, vitamina B12, proteinato de zinco, sulfato ferroso, óxido de zinco, proteinato ferro, sulfato de cobre, proteinato de cobre, proteinato de manganês, óxido de manganês, iodato de cálcio, selenito de sódio, cálcio, espinafre, propionato desidratado, luteína, DL mandioca, metionina, extrato schidigera, L-carnitina, lábio verde de mexilhão (fonte de condroitina), folhas de chá verde, folhas de hortelã-pimenta, folhas de salsa, ginkgo, equinácea, camomila, extrato de alecrim.

Análise garantida:

Proteína Bruta min 33,0%
Gordura bruta min 21,0%
Fibra bruta Máx 3,0%
Humidade Máx 10,0%
Cinza Bruta Máx 7,5%
Magnésio Máx 0,1%
Cobre min 23 mg / kg
Vitamina A min 22000 UI / kg
Vitamina D3 min 2,000 UI / kg
Vitamina E min 220 UI / kg
Taurina min 2000 mg / kg
Omega-3 * min 0,30%
Omega-6 * min 3,40%

Energia metabolizável 4050 kcal / kg
Energia metabolizável 480 kcal / copo

* Não é reconhecido pelo AAFCO como essencial
Última edição por canifeli em segunda jan 07, 2013 5:22 pm, editado 1 vez no total.
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sábado dez 15, 2012 1:59 pm

canifeli Escreveu: Bom dia

Parabéns pelo artigo aqui redigido, muito bom. Aproveito para pôr aqui uma tabela que na minha modesta opinião é excelente para os cães, mas queria que desse a sua opinião, considerando o artigo, sobre esta tabela que encontrei :

INGREDIENTES: Carne de frango, arroz moído, milho moído, gordura de frango (conservada com tocoferóis mistos, uma fonte de vitamina E e ácido cítrico), frango fresco, polpa de beterraba, gordura de frango, farinha de salmão, fosfato bicálcico, óleo de salmão (conservada com tocoferóis mistos, uma fonte de vitamina E, e ácido cítrico), linhaça, ovo em pó integral, alfafa, fibra de aveia, cloreto de potássio, sulfato de cálcio, o tripolifosfato de sódio, extracto de raiz de chicória, farinha de algas secas, vitamina E , vitamina A, vitamina D3, niacina, vitamina C, inositol, d-pantotenato de cálcio, mononitrato de tiamina, riboflavina, beta-caroteno, cloridrato de piridoxina, ácido fólico, biotina, vitamina B12, proteinato de zinco, sulfato ferroso, proteinato de ferro, óxido de zinco , proteinato de cobre, sulfato de cobre, proteinato de manganês, óxido de manganês, iodato de cálcio, selenito de sódio, ácido cítrico, cálcio, espinafre, propionato desidratado, cloridrato de glucosamina, cloreto de colina, metionina DL, extracto de yucca schidigera, lábio verde de mexilhão (fonte de condroitina), folhas de chá verde, folhas de hortelã-pimenta, folhas de salsa, ginkgo, equinácea, camomila, extrato de alecrim.

Análise garantida:

Proteína Bruta min 26%
Gordura bruta min 16%
Fibra bruta Máx 3,5%
Humidade Máx 10%
Cinza bruta Máx 8,0%
Cobre min 13,5 mg / kg
Vitamina A min 12000 UI / kg
Vitamina D3 min 1.300 UI / kg
Vitamina E min 170 UI / kg
Glucosamina * min 600 mg / kg
Omega-6 * min 2,90%
Omega-3 * min 0,40%

Energia metabolizável 3850 kcal / kg
Energia metabolizável 425 kcal / copo

* Não é reconhecido pelo AAFCO como essencial

Cumprimentos,
LR.
Faltam os valores do cálcio e do fósforo.
canifeli
Membro
Mensagens: 65
Registado: domingo out 14, 2012 9:18 pm
Localização: 2 cães e 2 gatos

sábado dez 15, 2012 2:24 pm

Aletheia Escreveu:
canifeli Escreveu: Bom dia

Parabéns pelo artigo aqui redigido, muito bom. Aproveito para pôr aqui uma tabela que na minha modesta opinião é excelente para os cães, mas queria que desse a sua opinião, considerando o artigo, sobre esta tabela que encontrei :

INGREDIENTES: Carne de frango, arroz moído, milho moído, gordura de frango (conservada com tocoferóis mistos, uma fonte de vitamina E e ácido cítrico), frango fresco, polpa de beterraba, gordura de frango, farinha de salmão, fosfato bicálcico, óleo de salmão (conservada com tocoferóis mistos, uma fonte de vitamina E, e ácido cítrico), linhaça, ovo em pó integral, alfafa, fibra de aveia, cloreto de potássio, sulfato de cálcio, o tripolifosfato de sódio, extracto de raiz de chicória, farinha de algas secas, vitamina E , vitamina A, vitamina D3, niacina, vitamina C, inositol, d-pantotenato de cálcio, mononitrato de tiamina, riboflavina, beta-caroteno, cloridrato de piridoxina, ácido fólico, biotina, vitamina B12, proteinato de zinco, sulfato ferroso, proteinato de ferro, óxido de zinco , proteinato de cobre, sulfato de cobre, proteinato de manganês, óxido de manganês, iodato de cálcio, selenito de sódio, ácido cítrico, cálcio, espinafre, propionato desidratado, cloridrato de glucosamina, cloreto de colina, metionina DL, extracto de yucca schidigera, lábio verde de mexilhão (fonte de condroitina), folhas de chá verde, folhas de hortelã-pimenta, folhas de salsa, ginkgo, equinácea, camomila, extrato de alecrim.

Análise garantida:

Proteína Bruta min 26%
Gordura bruta min 16%
Fibra bruta Máx 3,5%
Humidade Máx 10%
Cinza bruta Máx 8,0%
Cobre min 13,5 mg / kg
Vitamina A min 12000 UI / kg
Vitamina D3 min 1.300 UI / kg
Vitamina E min 170 UI / kg
Glucosamina * min 600 mg / kg
Omega-6 * min 2,90%
Omega-3 * min 0,40%

Energia metabolizável 3850 kcal / kg
Energia metabolizável 425 kcal / copo

* Não é reconhecido pelo AAFCO como essencial

Cumprimentos,
LR.
Faltam os valores do cálcio e do fósforo.
de facto é verdade, o fabricante não menciona a quantidade de cálcio e fósforo na página da empresa, apenas isto :

MOBILIDADE
Glucosamina e Lábio de Mexilhão verde da Nova Zelândia para ajudar a promover articulações saudáveis.

IMUNIDADE
Antioxidantes naturais e Omega-3 e 6 para auxiliar o sistema imunológico e ajudar a promover um revestimento brilhante.

PALATABILIDADE
Carne de frango, muito saboroso com proteína de alta qualidade.

DIGESTIBILIDADE
Enriquecido com prebióticos, facilita o sistema digestivo.

ORAL CARE
Fibra de aveia e STPP para ajudar a reduzir tártaro. Folhas de chá verde para ajudar a refrescar o hálito

nem reparei nesse pormenor, vou questionar o fabricante para me dar essa e outras informações sobre a mesma.
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado dez 15, 2012 3:23 pm

Acho que sei de que marca é essa composição: Nutram?
Encontrei-a recentemente e pareceu-me bastante boa tendo em conta o preço.

É possível que tenha um pouco mais cereais do que aparenta à primeira vista pois não referem a percentagem de nenhum ingrediente.

No geral parece-me uma boa ração para cães adultos, e com uma boa relação qualidade preço.

Só tenho pena de ainda não ter lido relatos de gente que utilize.

(Sim, e falta esse "pormenor" importante do cálcio e fosforo...)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
canifeli
Membro
Mensagens: 65
Registado: domingo out 14, 2012 9:18 pm
Localização: 2 cães e 2 gatos

sábado dez 15, 2012 11:01 pm

maraya Escreveu:Acho que sei de que marca é essa composição: Nutram?
Encontrei-a recentemente e pareceu-me bastante boa tendo em conta o preço.

É possível que tenha um pouco mais cereais do que aparenta à primeira vista pois não referem a percentagem de nenhum ingrediente.

No geral parece-me uma boa ração para cães adultos, e com uma boa relação qualidade preço.

Só tenho pena de ainda não ter lido relatos de gente que utilize.

(Sim, e falta esse "pormenor" importante do cálcio e fosforo...)
Maraya

Boa noite,
:D por acaso é a marca, despertou-me interesse pela relação qualidade/preço que tem, como estou a gastar da marca branca da mesma loja, pedi amostras desta para testar.
Só um aparte, as fezes dos meus patudos com a marca da loja que estou a usar, eles evacuam bolas castanhas escuras, faz-me lembrar as fezes dos coelhos em tamanho maior e fazem-no após cada refeição como é normal duas vezes ao dia e em pouca quantidade, como nunca tinha visto os meus cães a evacuarem bolas, daí a minha dúvida, será o ideal? não deve ser assim? não sei, eles sempre fizeram "torcidas" normais com outras rações, e agora as bolas, como nunca vi a coisa desta maneira nos cães, a minha dúvida persiste até que alguém aqui fale sobre o assunto para me esclarecer, só vou ao veterinário com os patudos a partir de Janeiro e levarei amostras das fezes em recipiente adequado para ele analisar.

Cumprimentos,
LR.
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo dez 16, 2012 10:50 am

Adicionado mais um "ponto" - Antioxidantes :)

Sugestões para completar mais um pouco o resumo... não há?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo dez 16, 2012 12:13 pm

Excelente tópico.

Elucidou-me algumas dúvidas que eu tinha, nomeadamente na parte das farinhas de carne.

Aproveito para por aqui a ração que estou a dar neste momento aos meus cães.

INGREDIENTS:
Dried lamb, dried salmon, potatoes, fat of lamb, fresh(cool) salmon, starch of potatoes, peas, oil of salmon, liver of lamb, thyme, marjoram, parsley, sage, oregano, linseeds, Jerusalem artichoke, bullfighting, to argousier, dried apples, carrots, tomato purée, spinach, French beans, lucerne, lécithine, livèche, fruits of dog rose bush, camomile, thistle marries, gaillet the truth, the stinging nettles, ripe(mature), the raspberries, the blueberries, the blackcurrant, the bays(berries) of elder, bays(berries) of aronia, hawthorn, ginseng, sea salt, grass of barley, fenugreek, anise, mint, flowers of concerns(marigolds), root of marshmallows, blueberries, minerals and vitamins, DL-méthinine, probiotic elements (FOS Fructooligosaccaride and MB MANNAN-OLIGOSACCHARIDE), extracted from Yucca-Schidigera, L-Carnithine, Béta Carotène

Basic values
Protein considered 30 %
Non food fat 18 %
Fiber considered 3 %
10 % ash believed(raw)
Humidity 8 %
Usable energy 3.590 kilocalories / kg
4 % Omega 6 fatty acids
1,5 % Omega 3 fatty acids
Vitamins
Vitamin A 13500 IU
Vitamin D 900 IU
Vitamin E 500 milligrams / kg
Thiamin (Lives. B1) 6.5 milligrams / kg
Riboflavin (Lives. B2) 15,5 milligrams / kg
Panthothensäure (Lives. B5) 40 milligrams / kg
Niacin (Lives. B3) 21 milligrams / kg
Pyrodoxin (Lives. B6) 3,5 milligrams / kg
Folsäure (Lives. B9) 1,4 milligrams / kg
Biotin 205 µ the gram / kg
Vitamin B 12 85 µ the gram / kg
Cholin (Lives. B the group) 180 milligrams / kg
Bullfighting 0,34 %
Minerals
Calcium 2,51 %
Phosphor 1,33 %
Potassium 1,0 %
Sodium 0,39 %
Magnesium 0,14 %
Irons 74 milligrams / kg
Copper 11 milligrams / kg
Manganese 30 milligrams / kg
Zinc 120 milligrams / kg
Code 0,3 milligrams / kg
Selen 0,18 milligrams / kg
Aminosäuren
2,3 % Arginine
0,6 % Histidine
1,12 % Isoleucine
2,05 % Leucine
2,1 % Lysine
0,49 % Cystine
1,2 % Methionine
1,15 % Methionin-Cystine
1,10 % Phenylalinine
1,7 % Threonine
Trypthophan 0,39 %
1,60 % Valine

Desculpem a tradução ;)
Responder

Voltar para “Cães”