Rações - uma ajuda na "análise dos rótulos"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

quinta out 29, 2015 10:28 pm

CasaYoshimi Escreveu:Boa tarde, por norma utilizo ração Farmina Team Breeder, no entanto e como não estou muito por dentro deste assunto, gostava que me dessem a vossa opinião sobre esta ração:

Composição: Milho, carne de frango desidratada, farinha de milho, gordura de frango, arroz, polpa de beterraba desidratada, cloreto de sódio.

Aditivo por Kg: Vitamina A 10000Ul; Vitamina D3 1000Ul; Vitamina E (alfa-tocoferolo 91%) 100mg; Vitamina C 100mg; Niacina 25 mg; acido pantotênico 10mg; Vitamina B2 5mg; Vitamina B6 4mg; Vitamina B1 3mg; Vitamina K3 (M.S.B. 53%) 1 mg; Vitamina H 0.25mg; acido fólico 0.30mg; Vitamina B 120.04mg; cloreto de colina 1500mg; Zn-oxido de zinco 108mg; Zn-sulfato de zinco monohidratado 120mg; Mn-silfato manganoso monohidrato 150mg; Fe-sulfato ferroso monohidratado 44mg; Fe carbonato ferroso 60mg; Cu- Sulfato de cobre pentahidratado 50mg; I-iodato de calcio anidro 2.4mg; Co-carbonato básico de cobalto monohidratado 0,54mg; Se - selenito de sodio 0,22mg DL - metionina 1500mg.

Componentes analíticos: Humidade 9%; proteína bruta 23%; óleos e gorduras brutas 11% fibra bruta 2.3%; cinzas brutas 8%

Alimentei o meu primeiro Boxer (o saudoso Tigre) sempre com esta ração, e só na fase final da sua vida é que começou a apresentar alguns problemas de saúde, viveu até aos 12 anos.

Obrigado :)
quando o primeiro ingrediente é milho, é logo de desconfiar... eu não daria isso ao meu. Mas dou proplan que tem milho tambem (mas muito menos quantidade). De uma ou outra forma, o ideal seria evitar milhos e trigos e afins. Ando para mudar para a Acana, vou fazer a transiçao com o ultimo saco que tenho aqui de proplan.
CasaYoshimi
Mensagens: 3
Registado: segunda ago 31, 2015 10:47 am

sexta out 30, 2015 9:36 am

Desde já muito obrigado pela sua resposta, sempre desconfiei da ração Farmina, no entanto como o meu Tigre viveu até aos 12 anos, não muito comum num Boxer, já que a media de idade é de 8/9 anos, sempre pensei que talvez não fosse assim tão má. De momento estou a dar Dibaq ao Asako e à Yoshimi, continuando só o Homer com Farmina para tentar ter um meio de comparação. Ainda não sei bem o que acho desta ração mas deixo aqui a composição para me ajudarem, será esta uma boa ração?

O Asako come:
Composição: Frango (34%), milho, arroz (15%), gorduras animais, hidrolisado de proteínas animais, peixe desidratado (fonte de ácidos gordos ômega 3: EPA e DHA), sal, fermento, extratos de plantas (melissa yucca 0,02% 0,01%), extratos cítricos (fonte de antioxidantes naturais), 0,1% (fonte de FOS) raiz de chicória.

A Yoshimi come:
Composição: Cordeiro (24%), milho, frango, trigo, gordura animal, arroz (9%), produtos de padaria e de fabricação de massas alimentares, sal, proteínas animais hidrolisadas , levedura,
extratos de plantas (melissa 0,02% yucca 0,01%), extratos cítricos (fonte de antioxidantes naturais), raiz de chicória 0,1% (fonte de inulina).

Não sei bem se vou continuar a dar desta ou alterar para outra qualquer...
msilvamaria
Mensagens: 1
Registado: sábado set 21, 2013 2:19 pm

sexta out 30, 2015 6:44 pm

A farmina não é assim tão má! Depende é da gama que compra pois a farmina tem várias gamas.

Por exemplo a farmina tem ração sem cereais e com ingredientes naturais.
wwjj
Membro Júnior
Mensagens: 41
Registado: quinta nov 19, 2015 2:56 pm

sábado dez 05, 2015 1:28 am

surprisedog Escreveu:Peço desculpa, enganei-me é cerca de 40/50%, mas é em comida normal, não é ração.
:?

A ração que aqui tenho agora tem apenas 28% de proteina.
Como você consegue dar 40/50% de proteína para o seu cão com comida?

Se der somente carne fresca o índice de proteína fica abaixo dos 25%, isto sem misturar com arroz.
wwjj
Membro Júnior
Mensagens: 41
Registado: quinta nov 19, 2015 2:56 pm

sábado dez 05, 2015 1:38 am

O que vocês acham desta ração?

Composição Básica

Carne fresca de frango (4,4%), carne fresca bovina, farinha de vísceras de frango, ovo em pó, farinha de carne, farinha de peixe, proteína isolada de suínos, hidrocloreto de glicosamina, sulfato de condroitina, quirera de arroz, farelo de glúten de milho, fígado de suíno, milho integral moído, farelo de soja, polpa de beterraba, levedura (ingrediente vegetal), gordura animal estabilizada, cloreto de sódio (sal comum), cloreto de potássio, açúcar, sulfato de cobre, sulfato de ferro, iodato de cálcio, monóxido de manganês, etoxiquin, selenito de sódio, óxido de zinco, propionato de cálcio, sorbato de potássio, sulfato de cobalto, vitamina A, vitamina A + D3, vitamina B1, vitamina B12, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, vitamina K3, ácido fólico, ácido pantotênico, benzoato de sódio, biotina, cloreto de colina, niacina, hidrolisado de fígado de ave e suíno, metionina, lisina, hexametafosfato de sódio, taurina, complexo zinco aminoácido, aditivo prebiótico (raíz de chicória + parede celular de levedura), cromo orgânico, extrato de yucca, zeólita.

Níveis de Garantia

Umidade (máx) 12,0%
Proteína Bruta (mín) 30,0%
Extrato Etéreo (mín) 18,0%
Cálcio (mín) 1,1%
Cálcio (máx) 1,9%
Fósforo (mín) 0,85%
Matéria Fibrosa (máx): 2,5%
Matéria Mineral (máx) 9,0%
E Metabolizável (mín) 3.900kcal/kg
Ômega 3 (mín) 3.000mg/kg
Ômega 6 (mín) 30g/kg
Sódio (mín) 3.000mg/kg
Potássio (mín) 3.200mg/kg
Metionina (mín) 6.500mg/kg
Lisina (mín) 13g/kg
Taurina (mín) 1.500mg/kg
Mananas (mín) 460mg/kg
Inulina (mín) 1.900mg/kg
Sulfato de condroitina (mín) 90mg/kg
Glicosamina (mín) 900mg/kg
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sábado dez 05, 2015 12:55 pm

wwjj Escreveu:
surprisedog Escreveu:Peço desculpa, enganei-me é cerca de 40/50%, mas é em comida normal, não é ração.
:?

A ração que aqui tenho agora tem apenas 28% de proteina.
Como você consegue dar 40/50% de proteína para o seu cão com comida?

Se der somente carne fresca o índice de proteína fica abaixo dos 25%, isto sem misturar com arroz.
Aconselho-o a ler o tópico todo. Vai encontrar a resposta. Ler dá trabalho, mas não faz mal a ninguém! :?
wwjj
Membro Júnior
Mensagens: 41
Registado: quinta nov 19, 2015 2:56 pm

sábado dez 05, 2015 2:45 pm

surprisedog Escreveu:
wwjj Escreveu:
surprisedog Escreveu:Peço desculpa, enganei-me é cerca de 40/50%, mas é em comida normal, não é ração.
:?

A ração que aqui tenho agora tem apenas 28% de proteina.
Como você consegue dar 40/50% de proteína para o seu cão com comida?

Se der somente carne fresca o índice de proteína fica abaixo dos 25%, isto sem misturar com arroz.
Aconselho-o a ler o tópico todo. Vai encontrar a resposta. Ler dá trabalho, mas não faz mal a ninguém! :?
Eu li o tópico inteiro e o único momento que alguém fala de comida é na sua postagem
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

domingo dez 06, 2015 12:31 pm

Para que seja possível fazer alguma comparação, deve-se utilizar a mesma referência - neste caso com a mesma % de humidade.... :?
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

domingo dez 06, 2015 1:37 pm

pela vossa experiencia, costumam misturar agua na ração?

o meu pai sempre deu aos labradores ração misturada com um pouco de agua (não fica tipo sopa, mas ficam mais empapadas). Por acaso à minha PA sempre dei seca, mas ha quem defenda que se deve amolecer com alguma agua. Opinioes sobre isto?
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

segunda dez 07, 2015 10:56 am

Eu só ouvi falar disso nos cachorros, ou quando os cães têm problemas em comer comida mais dura (tipo problemas nos dentes...).
:?
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

segunda dez 07, 2015 10:12 pm

surprisedog Escreveu:Eu só ouvi falar disso nos cachorros, ou quando os cães têm problemas em comer comida mais dura (tipo problemas nos dentes...).
:?
pois... ha quem diga que ajuda ter agua para ajudar a digestao, mas secalhar sao mitos.
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quarta dez 09, 2015 1:23 pm

Nunca ouvi essa teoria. Claro que a água é fundamental, tem de estar sempre à disposição, sobretudo porque a ração é seca. :?
mecas
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 07, 2007 11:34 am

quinta dez 10, 2015 9:30 pm

Muito interessante o tópico.

Vou ter um cachorricho, e é sempre importante ter acesso a esta informação.
Muito obrigada. :wink: :)
<p>Salome Horta</p>
ptmam
Mensagens: 8
Registado: terça mar 11, 2014 1:22 am

domingo jan 17, 2016 6:58 pm

Bom Tarde, vou aproveitar o tópico para fazer uma questão sobre rações.
Eu dou a Triple Crown Gourmet à minha cadela, labrador. E apesar da composição não ser das melhores, seguindo o paradigma, de que o cão é um animal carnívoro e por isso as rações tem de ter carne de qualidade e em quantidade, as fezes apresentam-se consistentes sempre, e o pêlo brilhante, a única coisa que noto, é que há duas alturas no ano, em que o pelo cai com intensidade.
Neste momento o pêlo está óptimo, passa-se a mão e não sai um pêlo, está brilhante e as fezes continuam sempre normais.
No entanto vi algumas rações que me chamaram atenção como:

Bento Kronen de cordeiro para adulto

Brit premium adult large

Aconselham-me a mudança, ou devo manter a ração que estou a dar?
Responder

Voltar para “Cães”