Educação LEÃO DA RODÉSIA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

segunda dez 17, 2012 7:27 pm

Olá,

Tenho agora uma Leão da Rodésia com 9 semanas e está comigo desde as 6. Vi-me obrigado a adquirir um cachorro novo, uma vez que o meu arraçado de pitbull anterior, morreu com um infeliz acidente aos 10meses.

Desde sempre fui um fã de leões da rodésia, e finalmente tive a oportunidade de adquirir um. Ele esta a reagir super bem ao treino, e com 9 semanas, já senta, espera quieto pela comida, vai para a cama quando mando, e alivia-se no sítio correcto.

O meu problema é outro e tem a ver mais com a brincadeira. Sempre que brinco com ele, e faço com muita regularidade, tento usar sempre um brinquedo, para que não se habitua a morder-me as mãos, mas ele não se interessa muito. ja tentei bolas, cordas, brinquedos de borracha, brinquedos com guizos e apitos, brinquedos de tracção, etc.. Mas ele prefere sempre mãos ou a minha roupa. Apenas da atenção aos brinquedos se eu o ignorar... Sempre que me morde repreendo-o com um "Não" firme e ignoro-o por mais ou menos um minuto... Ele tem vindo a aprender e regra geral ja não morde com força, mas volta e meia lá vem uma trinca das boas! E então a sua predilecção pela roupa que as pessoas trazem vestidas é incrível..

Isto é algo que me preocupa um bocado, porque tenho estado atento aos sinais e ele parece vir a tornar-se num cão com um alto nivel de dominância. Tenho tentado apresenta-lo a muita gente, e a outros cães que tenho em casa dos meus pais, para aprender a ser sociável, mas ainda assim, deixa-me um pouco preocupado. Não quero vir a ter problemas mais tarde.

Digam-me se estou a agir bem, e se há alguma coisa mais que possa fazer...
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

segunda dez 17, 2012 7:43 pm

O seu canito ainda é muito novito, por isso é perfeitamente natural que goste de mordiscar as mãos das pessoas e a sua roupa. uma vez que o retirou da mãe antes das 6 semanas, ele perdeu um periudo importante da socialização com esta. nomeadamente a aprendizagem da inibição da mordida, que regra geral é feita pela mãe e os irmãos, dai que seja importante que fique com ela até por volta das 8 semanas ou mesmo as 9 semanas.

no entanto, não creio que isto seja um indicador do que irá acontecer quando for adulto, é uma fase, como nas crianças passamos pela fase das fraldas, do gatinhar, etc. desde que continue a desencorajar essas interações como já tem feito, mais tarde ou mais cedo ele compreenderá que para ter a sua atenção, não precisa de mordiscar. lembre-se que os cachorros apreendem o mundo em grande parte através da boca.

eu tenho uma labradora com 9 meses agora, que na idade do seu, também usava os dentes em demasia, no entanto, com o nascimento dos dentes definitivos perdeu essa mania e agora eu posso por a mão na boca dela que ela não morde com força, a ponto de magoar.

espero ter ajudado :D
vanerodrigues
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 7:47 pm

o magoar o cachorro, quando ele faz algo que é natural, para ele e como tal não compreende que é errado, pode traumatiza-lo e criar medos, que mais tarde vão dar problemas (medo das mãos por exemplo, devido á associação). é importante ensinar-lhe um comportamento alternativo, como por exemplo, cada vez que ele morde na mão, dar-lhe o NÃO vigoroso e em seguida de-lhe algo em que ele pode mordiscar (brinquedo, etc) e ai sim recompense com festas e brincadeiras. mostrar-lhe o comportamento que queremos dele é uma forma mais eficaz e facil, do que deixa-lo descobrir sozinho e arriscar-se a associações erradas (ex: as mãos magoam-me o cachaço, por isso é melhor ter medo delas,etc...)
diogosvp
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 7:50 pm

pois, essa foi a atitude que tive com o meu arraçado de pit bull anterior. e a verdade é que com o tempo, ele que também gostava de umas boas trincas, tornou-se um cão amoroso. E mais ou menos tambem por volta dos 5 meses, quando mudou a dentição, também aprendeu a não morder e qualquer pessoa lhe punha a mão na boca sem qualquer problema.

Eu também já tinha lido sobre isso da inibição da mordida, e como para ele agora a matilha sou eu, é comigo que ele vai ter que aprender..

Só perguntei porque é a primeira vez que tenho um leão da rodésia, e conheço agora várias pessoas que têm leões da rodésia, com sérios disturbios comportamentais.. Eu tenho bastante experiencia com cães, e desde de miúdo que sempre fui o responsavel pela educaçao e treino dos meus cães.. Mas nisto dos leões sou um novato :wink:
vanerodrigues
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 7:53 pm

quanto a leões da rodésia tambem não sou perita XD nem nada que se pareça. mas creio que o treino dos cachorros independentemente da raça, é identico, oque tem feito até agora está correcto, aconselho-lhe os livros do Ian Dunbar, um excelente treinador de cães que tem um livro que se chama after you have your puppy, se fizer uma pesquisa pela net encontra o ebook gratuito. só não envio por mail porque é um ficheiro muito grande

ps: o puto é uma doçura, e tem ar de traquina :D
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

segunda dez 17, 2012 7:54 pm

vanerodrigues Escreveu:o magoar o cachorro, quando ele faz algo que é natural, para ele e como tal não compreende que é errado, pode traumatiza-lo e criar medos
O pegar no cachaço cria medos ao cão? Sabe como as mães castigam ou reprimem as crias certo?

Pedro
vanerodrigues
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 7:57 pm

sei sim, e em lado nenhum se vÊ uma mãe pegar as crias pelo cachaço e abana-lo até ele ganir. elas pegam a criam pelo cachaço apenas se tiverem necessidade de transporta-lo gentilmente para qualquer lado.
o que geralmente a mãe faz quando a cria morde com mais força, é afastar-se da cria e negar-lhe a atenção que ele pede e quando a cria persiste dar-lhe um rosnar de aviso, um equivalente ao nosso não por assim dizer :)
diogosvp
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 8:01 pm

exactamente.. é isso mesmo que se vê nas ninhadas, essa coisa de as mães castigarem pelo abanão não passa de um mito..

Eu vejo isso, por exemplo na relação que o meu cão mais velho tem com este pequenote. Quando quer brinca com ele, mas se ele o chateia demasiado ou morde, ele levanta-se e vai para outro sítio... às vezes, precedido de uma pequena rosnadela...
diogosvp
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 8:09 pm

é o que tenho visto e lido... e sinceramente prefiro. Este já é o 4º cão que ensino, e anteriormente (por ignorância) também costumava usar as tradicionais abanadelas de cachaço, mas entretanto comecei a ler e com o meu pit ja não o fiz... eu acho que é preferivel, até porque conheço cães que se tornaram receosos por uso execessivo da força aquando da sua repreensão. Um exemplo foi o rafeiro do alentejo que tenho na quinta dos meus avós que foi ensinado desse modo pelo meu tio... e sinceramente, o cão anda agora com problemas.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

segunda dez 17, 2012 8:21 pm

AST88 Escreveu:
vanerodrigues Escreveu:sei sim, e em lado nenhum se vÊ uma mãe pegar as crias pelo cachaço e abana-lo até ele ganir. elas pegam a criam pelo cachaço apenas se tiverem necessidade de transporta-lo gentilmente para qualquer lado.
o que geralmente a mãe faz quando a cria morde com mais força, é afastar-se da cria e negar-lhe a atenção que ele pede e quando a cria persiste dar-lhe um rosnar de aviso, um equivalente ao nosso não por assim dizer :)
:lol: :lol: tá bem
:D http://youtu.be/oo_n2Y-SUXg

Ignora a atenção e afasta-se.. E nunca faz o canito ganir.. (1:00)

Foi logo o que me apareceu no youtube nem procurei muito mas deve haver certamente melhores e mais elucidativos.

Pedro
Pedro
vanerodrigues
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 8:29 pm

Só não se vÊ no video a mãe a pegar a cria pelo cachaço, e abana-la ... e em nada me parece que ela lhe esteja a ensinar a inibição da mordida. (no entanto não o posso afirmar com certeza, porque não vi, o inicio da interacção .
A mãe empurra o filho, mordiscando-lhe a orelha ( quando o cachorro gane). e a mãe ainda faz certos movimentos que me me fazem suspeitar que ela mais não faz do que brincar com a cria, mas é claro posso estar enganada, não vi o inicio da interacção e como tal não posso aprofundar mais o assunto.
diogosvp
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 8:30 pm

percebo.. e acredito que sim, mas em relação a este vídeo, não vejo mais do que uma mãe babada entretida a brincar com o filhote.. não me parece estar a repreende-lo nunca..
é como lhe digo.. nos primeiros cães que ensinei costumava faze-los, neste dois ultimos ja não. E não tive até agora nenhum cão tão bem ensinado, e com uma relação tão forte como tive com este ultimo arraçado de pit, que infelizmente morreu com 10 meses.
Pelo contrátio, pelo contrario, temos um rafeiro do alentejo na nossa quinta que foi educado pelo meu tio, e ensinou-o com base na palmada (provavelmente em exagero é certo) mas agora o pobre cão anda com alguns disturbios comportamentais. Tem medo das pessoas, foge, se chamam por ele ele vai-se esconder no ninho, sempre encolhido. anda infeliz..
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda dez 17, 2012 10:38 pm

Palmada e tem medo das pessoas??? Se disser paulada eu acredito!

Eu educo os meus cães exactamente do mesmo modo que os filhos, recompensa se se portam bem, castigo se se portam mal. As minhas cadelas que já são velhas sempre que fizeram asneiras eram castigadas e se necessário fosse levavam umas palmadas, nunca tiveram medo da minha mão, de timidas não têm nada e nunca desenvolveram problemas comportamentais, mas foram bem socializadas, habituadas a conviver com todo o tipo de ambientes e são animais alegres e seguros de si.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda dez 17, 2012 10:43 pm

A única coisa que vejo no vídeo é a mãe a brincar com um filho, nada mais. Aliás, a mãe quer brincar e o filho não está para aí virado. De qualquer das formas em relação ao puxar o cachaço do cão, não consigo perceber... mesmo que as cadelas fizessem isso aos filhos, nós não somos cães e os cães vêm-nos como humanos, ponto. Numa situação hipotética era a mesma coisa que um cão nos dar uma chapada (tal como supostamente os pais (humanos) fazem aos filhos), a única coisa que aconteceria era levarmos com as almofadinhas das patas na cara e iamos interpretar isto como uma festinha, vá.
:lol:
diogosvp
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 11:06 pm

kitttten Escreveu:Palmada e tem medo das pessoas??? Se disser paulada eu acredito!
por favor não fale do que não sabe... estou-lhe a contar a minha experiência pessoal e tenho a certeza absoluta que não leva pauladas.
Responder

Voltar para “Cães”